ás

Análise: Game of Thrones finalmente é bem representada nos jogos com Iron from Ice

Se existe um universo fictício em que ninguém gostaria de viver, este lugar é Westeros. Cenário de Game of Thrones, o continente é palco de assassinatos cruéis, vidas miseráveis e muita ganância por parte das pessoas poderosas.

Mesmo sendo um lugar repugnante e de vida difícil, a Telltale Games decidiu expandir o universo dos livros e da série de TV com mais um game episódico no melhor estilo de seus clássicos contemporâneos e, como esperado, temos mais um jogo de escolhas difíceis e plot twists surpreendentes.

Conhecendo os Forrester

Neste primeiro episódio (Iron from Ice) de seis previstos para serem lançados, somos introduzidos à família Forrester, que sempre lutou ao lado dos Stark. Por se passar paralelamente à série, conferimos diversos acontecimentos do seriado sob outro ponto de vista. E o início não poderia ser mais chocante, já que Rodrik Forrester e seu pai, Gregor estão acompanhando Robb no famigerado Red Wedding.

Game-of-Thrones-1

Além de Rodrik e Gregor, neste primeiro episódio também somos introduzidos a outros membros da família que estão em diversas regiões de Westeros, e isso torna o jogo extremamente interessante. Assim como a família Stark na série e nos livros, a separação dos Forrester dá dinâmica ao enredo e faz com que conheçamos diversos locais do universo de Game of Thrones, além, é claro, de nos depararmos com personagens bastante queridos (ou não) da saga.

Conforme a história vai se desenvolvendo, é possível perceber como a ruína dos Stark afetou todos os que os acompanhavam e também como o universo literário criado por George R.R. Martin é rico e muito mais expansível do que apenas uma série de TV.

2734294-4

Os Forrester são tão carismáticos quanto os Stark, e, mesmo que neste primeiro episódio a história não se desenvolva muito, as três horas de episódio são bastante interessantes. Mas é bom avisar: não se apegue muito a ninguém, estamos falando de Game of Thrones, e não de Harry Potter.

Intrigas, sangue e mais intrigas

A base de Game of Thrones é muito parecida com a de todos os outros títulos da Telltale Games, mas as decisões são muito mais impactantes do que o normal. Exceto pela primeira temporada de The Walking Dead, nunca vi em nenhum título da desenvolvedoras escolhas tão complicadas e momentos tão chocantes.

Game-of-Thrones-TellTale1

O universo de Game of Thrones está muito bem representado, e a dinâmica dos relacionamentos é bastante fiel ao que estamos acostumados a ver nos livros ou no seriado. Por possuir muitas cenas de ação, espere por diversos Quick-Time Events durante o episódio. Infelizmente, como já é de praxe, algumas travadas podem prejudicar bastante a jogabilidade destas passagens.
Os diálogos do título são brilhantemente bem escritos e ter que se comportar de forma politicamente correta perante personagens repugnantes como Cersei Lannister ou Ramsey Snow é algo muito difícil, já que eles farão tudo para desestabilizar todos que estiverem ao seu redor.

Westeros nunca foi tão…feio

Se você acha que Westeros é feio quando mostrado na TV é porque nunca viu este jogo rodando. A Telltale quis criar cenários que se assemelham a pinturas, com os personagens cartunescos de sempre.

20823568_gotspot4-1416516636882

Apesar das boas intenções, o resultado não foi nem um pouco bom, e ao invés de pinturas, os cenários parecem mais borrões coloridos e feitos às pressas. Uma pena, pois este é o cenário mais promissor que a Telltale já colocou as mãos.

A parte sonora, ao contrário do visual, é excelente. Desde a épica trilha sonora, que inclui uma reprodução da abertura da série, até a dublagem impecável dos personagens, tudo funciona da forma que deveria e torna o clima do jogo extremamente fiel ao universo idealizado por Martin.

Telltale, a fábrica de hits

Como era de se esperar, o primeiro episódio do jogo de Game of Thrones, Iron from Ice, não decepciona. Com um enredo que começa a tomar forma e se desenvolve em um ritmo bom e personagens fortes, o jogo promete ser uma experiência excelente para os fãs da série.

telltales-game-of-thrones-available-for-pre-purcha_gqxv.1920

Infelizmente, diversos problemas de performance e os gráficos terríveis fazem com que o jogo fiquem devendo um pouco. Ainda assim, Iron from Ice é uma parada obrigatória para qualquer fã dos livros ou do seriado, e os próximos episódios prometem expandir ainda mais o rico universo de Game of Thrones.

Game of Thrones – Episode 1: Iron from Ice – Nota 3,5/5

Desenvolvedora: Telltale Games

Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, PC, iOS, Android. Versão utilizada: Xbox One

Os comentários estão fechados.