ás

Golf Story é a delicinha de RPG que queríamos no Nintendo Switch

Bastou aparecer por alguns segundos em um Nintendo Direct especial de jogos independentes (nossos queridos Nindies) para que Golf Story chamasse a atenção de quase todos os seus telespectadores. Ainda não se sabia muito sobre ele na época, mas isso não impediu que a hype sobre o game aumentasse cada vez mais nos próximos meses.

Quase de surpresa, ele ganhou uma data de lançamento inesperadamente e chegou à eShop do Switch no dia 28 de setembro. Felizmente, as expectativas se cumpriram, já que o pessoal da Sidebar Games conseguiu entregar um excelente RPG com visual retrô, humor irreverente e com uma temática bem diferente do que estamos acostumados a ver: golfe.

 

Um Switch no golfe

Logo no começo somos apresentados ao jogo com um tipo de tutorial que também serve para nos revelar parte da trama inicial de nosso protagonista. A história continua 20 anos depois, quando o personagem decide voltar a jogar golfe e superar um suposto incidente com gansos que aconteceu há algum tempo.

É claro que como nossas habilidades estão bem enferrujadas, precisamos aprender novas técnicas e mostrar que temos talento para outros jogadores e treinadores. Quase como um filme de comédia dos anos 1990 (estamos pensando em você “Um Maluco no Golfe”), ninguém acredita no seu potencial inicialmente, mesmo quando mostramos que somos melhores que outros amadores do clube. Isso gera interações bem humoradas com outros personagens e já é possível perceber uma boa inspiração de jogos como Earthbound e Mario Golf.

 

Uma mistura perfeita

3238231-2067839467-wall5

Para quem não gosta tanto do de golfe, mas está interessado no game, vale mencionar que Golf Story não é um jogo focado totalmente neste esporte. É claro que o tema é extremamente importante na história e mecânicas do título, mas você passará grande parte do tempo falando com outros personagens e trabalhando nas missões secundárias, que são muito divertidas. O golfe serve de pano de fundo e é introduzido de maneira fluída e natural, com novas técnicas sendo apresentadas conforme sua progressão.

Como todo RPG que se preze, você poderá subir de nível, melhorar habilidades específicas, desafiar oponentes e adquirir equipamentos melhores ao longo da história. Desta forma, temos um bom equilíbrio dos dois estilo de jogo, mas isso também significa que nenhum deles será tão profundo assim.

Outro ponto positivo vai para o seu visual e sua trilha sonora, que seguem o estilo dos games da era 16-bit, mas também possui personalidade própria. Mesmo quem prefere jogos com um visual mais moderno não pode negar que Golf Story foi muito bem trabalhado neste aspecto.

 

Veja também:

 

Preste atenção nas aulas

golf-story-1

 

No começo você pode até achar que o game é muito fácil, já que seus oponentes não passam de alunos amadores de golfe que mal conseguem acertar a bola na direção certa. Este é o jeito do game te ensinar a maneira de jogar, os diferentes tipos de solos, os diversos tacos disponíveis, as técnicas que você pode usar em cada situação e obstáculos como o vento e árvores, por exemplo.

Conforme você vai aprendendo tudo isso, oponentes mais habilidosos e campos mais complicados são introduzidos. Além disso, há várias missões secundárias que levarão mais de um vez para serem completadas para a maioria dos jogadores. Vale dizer que nenhum desses desafios parece injusto, já que uma vez que você entende como diferentes fatores (que mencionamos logo acima) afetam a sua jogada, fica claro que só depende de você e de como decide lidar com cada tacada.

 

Explorando os campos de golfe

Fora os personagens, missões e campeonatos, há outros fatore característicos dos RPGs que também estão presentes em Golf Story: a exploração e itens escondidos. Há diversos clubes de golfe no game, sendo que você começa no clube apresentado por seu pai lá no início da história. Conforme vai melhorando, os donos do seu clube lhe pedem para ir dar uma olhada nos rivais e jogar por lá para aprender novas estratégias.

Durante toda peregrinação, você acaba encontrando vários itens escondidos e segredos bem interessantes. Não vamos dar muitos detalhes sobre isso, já que parte da graça é descobrir por si mesmo que tipo de coisas podem acontecer se você tacar uma bola de golfe em um local específico. Ainda assim, já adiantamos que esta é uma das partes mais divertidas do game quando você quiser uma pausa das partidas habituais.

golf-story

Outro ponto positivo é que também há um modo multiplayer local para que você possa desafiar seus amigos, o que é perfeito para aumentar a longevidade do game e para testar suas habilidades com oponentes reais. É claro que você também pode experimentar partidas rápidas sozinho a qualquer momento se preferir.

Caso esteja procurando por um jogo diferente e cativante no seu Nintendo Switch, não há dúvidas de que Golf Story é uma das melhores opções da eShop atualmente. Sua mistura casual de golfe e RPG o tornam perfeito tanto para partidas curtas quanto para quiser passar horas com o console híbrido em mãos. Só tome cuidado com os gansos!

 

Golf Story – Nota: 4.5/5

Desenvolvedora: Sidebar Games
Plataformas: Nintendo Switch
Produto cedido para análise: Sim