ás

Análise: Kirby: Triple Deluxe é diversão em triplo no 3DS

Kirby é uma bolota bastante versátil. Já trocou sopapos em Super Smash Bros., disputou corridas em Kirby: Air Ride, foi uma bola de pinball em Kirby’s Pinball Land e até se transformou em lã em Epic Yarn. Mas é claro que o personagem rosado da Nintendo se destaca mesmo em seus jogos de plataforma.

Seguindo o clássico estilo que consagrou o personagem na década de 1990, Kirby: Triple Deluxe mostra como a simplicidade pode ser extremamente divertida, carismática e criativa.

 

Três é demais!

Após um “cansativo” e longo dia no qual Kirby brincou, comeu frutas e dormiu em Dream Land, veio a noite. E lá estava o dorminhoco aproveitando mais um sono! Mas uma misteriosa luz caiu do céu, fazendo crescer um pé de feijão gigante. Após acordar assustado, Kirby vê o vilão Taranza sequestrando King Dedede e decide resgatar o velho antagonista das garras do novo adversário.

Kirby 1

Triple Deluxe não foge do estilo dos jogos side-scrolling de Kirby. Você vai progredir pelas fases usando a clássica habilidade da bolota de sugar inimigos e copiar habilidades até chegar ao final. E, como você deve saber, a dificuldade é baixíssima, já que o foco da série Kirby é principalmente o público infantil. Então isso significa que é um mais do mesmo? A resposta é “não”.

O jogo brinca com o efeito 3D estereoscópico do portátil desde o seu nome (Triple Deluxe, um trocadilho com 3D, sacou?). Nas fases, é possível controlar a bolota tanto no plano principal, no cenário de fundo ou até nos trechos em primeiro plano. O efeito tridimensional de Triple Deluxe mostra-se bastante eficiente ao proporcionar profundidade nos estágios.

Kirby 2

A sacada de interagir com os planos do cenário é utilizada de formas variadas. Há momentos em que é preciso ir ao cenário de fundo para abrir uma passagem no plano principal, enquanto em outros você precisa escapar de ataques inimigos que vem do primeiro plano ou vice-versa e abrir caminhos para um inimigo com a chave que está no plano de fundo.

Outro uso curioso do efeito 3D ocorre quando Kirby precisa passar por Gordos, os inimigos espinhosos. Há sempre um inimigo posicionado à frente da tela do caminho da bolota, permitindo-o passar, apenas podendo ser efetivamente notado se o recurso estereoscópico do portátil estiver ativado. Além disso, alguns inimigos, ao serem derrotados por Kirby, são arremessados em direção à tela.

Kirby 3

 

Homenagem em forma de jogo

Como as chances de morrer em Triple Deluxe são mínimas, sabendo que Kirby pode voar o quanto quiser e mortes acontecem apenas com quedas em abismos ou zerando a barra de vida, o verdadeiro desafio está em encontrar as Sun Stones e chaveiros espalhados pelas fases dos seis mundos do jogo. Cada estágio possui um número determinado de Sun Stones e, ao coletar todas em um mundo, uma fase extra é liberada.

Coletar chaveiros será uma bela onda de nostalgia. Cada fase possui um número variados de chaveiros pratas e um dourado, chamado de Rare Keychain. Eles são ao estilo 8-bits e trazem personagens, poderes, vilões e Kirbies de formas variadas inspirados nos títulos anteriores da série, um prato cheio para os fãs da bolota!

Tanto para encontrar Sun Stones quanto os chaveiros, é preciso atenção e explorar os cenários cuidadosamente para descobrir portas, caminhos secretos e até mesmo usar poderes específicos em determinados locais. Porém, uma das ausências sentidas no título foi um indicador nas fases para mostrar que você coletou ou não os chaveiros, que certamente vai fazer falta para aqueles que querem fazer 100% no jogo.

Chaveiros

Além disso, Triple Deluxe está recheado com trechos que prestam homenagem aos 22 anos da franquia. É possível encontrar pergaminhos em algumas fases que trazem, por exemplo, todas as formas de Kirby ao longo dos anos e a clássica cena da batalha contra King Dedede de Kirby’s Dream Land.

 

Pelos poderes da sucção!

É claro que o foco do jogo é a sucção de inimigos para Kirby copiar habilidades. Os já conhecidos Beam, Bomb, Crash, Cutter, Fighter, Fire, Hammer, Ice, Leaf, Mike, Needle, Ninja, Parasol, Sleep, Spark, Speark, Stone, Sword, Wheel, Whip e Wing retornam, mas Triple Deluxe adiciona quatro novas habilidades a Kirby, além do inédito poder Hypernova:

 

Bzzzzzz!

Ao engolir o inimigo Beetley, Kirby ganha a habilidade Beetle. Além de poder voar mais rapidamente e emtir som de besouro, com o pequeno chifre na ponta Kirby pode prender inimigos e arremessá-los. Essa habilidade é inspirada em uma espécie de besouro-rinoceronte japonês.

beetle

 

“Bowlota” and Arrow

Quem jogou Kirby & The Amazing Mirror vai achar a nova habilidade Archer bastante familiar com a Cupid. Engolir um Spynum transforma Kirby em um arqueiro, permitindo-o disparar flechas em várias direções. É possível carregar um disparo, causando um dano gigantesco.

Archer

 

Jingle Bell

As ondas sonoras também são armas de Kirby. A habilidade Bell, obtida ao engolir Ringle, permite a bolota atacar com dois sinos, um em cada mão. Além de poder arremessá-los contra inimigos, Kirby pode se proteger de ataques escondendo dentro do sino.

bell

 

Respeitável público!

A habilidade Circus, obtida do inimigo Clown Acrobot, é interessante por sua variedade. Kirby realiza movimentos relacionados ao circo, como fazer malabarismos com pinos flamejantes, saltar através de aros de fogo, se equilibrar em bolas, pular em trampolins e estourar balões. Um artista de respeito!

circus

 

“Kirburaco” negro

O poder supremo de Triple Deluxe se chama Hypernova. Ao engolir uma Miracle Fruit, Kirby fica brilhante e colorido, podendo engolir tudo em seu caminho, já que sua habilidade de sucção é elevada. Inimigos gigantes, chefões, trens e árvores no caminho podem ser engolidos, além do Hypernova ser essencial para resolver quebra-cabeças nos estágios. Kirby se torna literalmente um buraco negro rosado (!?).

hypernova

 

[infobox color=”light”]

Os três Waddle Dees e o Kirby mau

Os 3 porquinhosO jogo faz uma curiosa referência à clássica fábula “Os três porquinhos”. Na fase 3-5, após Kirby conseguir o poder Hypernova, ele encontra um Waddle Dee que se esconde em uma casa de palha.

Após sugar tudo, o inimigo entra na casa de madeira com outro Waddle Dee e novamente a bolota engole tudo. Na sequência, três deles se reúnem em uma construção de pedra.

Notou a semelhança? As diferenças aqui são que Kirby não assopra, mas sim usa a sucção para acabar com tudo e, diferentemente do Lobo Mau da fábula, sai vitorioso e de barriga cheia.

[/infobox]

 

Em ritmo de luta

Duas adições interessantes no título são os minigames. O primeiro deles, Kirby Fighters, é uma espécie de Super Smash Bros. apenas com vários Kirbies com as diferentes habilidades presentes em Triple Deluxe. É possível batalhar em sequência em vários níveis de dificuldade, lutar sozinho ou em multiplayer local no modo livre.

Assim como Smash Bros., itens também aparecem na arena para atrapalhar ou ajudar os jogadores, porém, é uma pena que esse modo não tenha suporte a partidas online.

Kirby Fighters

Dedede’s Drum Dash é o segundo minigame de Triple Deluxe. É um jogo rítmico singleplayer no qual King Dedede salta por tambores até o final da fase. É preciso coletar moedas, desviar de inimigos e acompanhar o ritmo de canções clássicas da franquia antes do término do tempo.

O minigame é divertido, mas bastante curto. E é um pouco triste saber que a Nintendo lançou ambos minigames à parte na eShop com mais fases e modos de jogo, porém, para quem quiser experimentar, é preciso comprá-los, incluindo até mesmo quem já possui o jogo completo.

Dedede Drum Dash

 

O triplo de luxo

Apesar das limitações dos minigames, Kirby: Triple Deluxe alia ideias criativas com a simplicidade e consegue agradar tantos fãs da franquia quanto jogadores que querem apenas se divertir ou completar 100%. E o jogo não acaba quando termina, já que ao finalizar o Story Mode novos modos são desbloqueados. Definitivamente um jogo de luxo com diversão ao triplo!

 

[infobox color=”light”]

Kirby: Triple Deluxe – Nota: 4/5

Desenvolvimento: HAL Laboratory
Plataforma: Nintendo 3DS[/infobox]