ás

Análise: “Julgamento”, o terceiro capítulo de Resident Evil Revelations 2, adiciona puzzles à receita de sucesso

O PlayReplay tarda* mas não falha, então prossigamos com nossa análise de Resident Evil Revelations 2, o mais recente título da série de games que é um dos carros-chefes da Capcom.

Se “Colônia Penal” e “Contemplação“, os dois primeiros episódios de Revelations 2, agradaram por seu clima de suspense, priorizando a exploração, a cooperação e ensaiando o sempre prometido “retorno às origens”, o terceiro episódio chegou para reforçar de vez essa ideia.

Não, infelizmente Resident Evil Revelations 2 ainda não se provou o game que levaria a série de volta às suas raízes, mas ficamos extremamente felizes de dizer que o jogo chega bem perto disso.

Afinal, ainda que tenhamos bastante ação (e é mesmo necessário ter alguma ação, as moças estão lutando por suas vidas em uma ilha abandonada cheia de criaturas mortais!), Revelations 2 tem dado grande ênfase a outros elementos que fizeram de RE um grande sucesso.

resident-evil-revelations2-julgamento-01

Altas revelações nesse tal de Revelations…

Em “Julgamento”, se torna ainda mais importante alternar entre os personagens (ou jogar em dupla com outra pessoa), já que sua munição pode mesmo se tornar muito escassa de uma hora para a outra. Então fazer um bom uso da lanterna de Moira ou da habilidade de Nathalia para encontrar itens escondidos é essencial para escapar das criaturas da ilha.

Não queremos entregar muito da história, então vamos nos limitar a falar das mecânicas do jogo. Em “Julgamento” os puzzles reaparecem de forma muito menos tímida, nos fazendo queimar a massa cinzenta com força em algumas passagens e até mesmo arriscar a própria vida em busca da resolução do quebra-cabeças.

Um puzzle em especial me deu algum trabalho: em dado momento, Claire e Moira se deparam com uma espécie de cemitério. Em uma sala próxima dali há uma anotação que explica como funciona o puzzle. Meu jogo estava configurado com legendas em português, então a explicação do puzzle estava em nossa língua — mas uma passagem em específico estava mal traduzida (ou na, melhor das hipóteses, ligeiramente confusa).

Após algumas tentativas chutando uma resolução próxima do que estava escrito, cansei e mudei o idioma para o inglês. Não deu outra: resolvi de primeira.

resident-evil-revelations2-julgamento-02

Já esse puzzle, por outro lado, só demandava a coragem de “pagar pra ver”

Outro chamou a atenção por sua “complexidade simples”. No capítulo de Barry e Nathalia, era preciso levar uma caixa energizada ao longo de praticamente todo o pátio de um complexo de minas repleto de cercas e portões.

Para transportar a caixa de uma área para outra era necessário usar algumas esteiras estrategicamente distribuídas ao longo do complexo, e nem sempre esses locais eram acessíveis pelo grandalhão barbudo (cabendo à pequena Nathalia o trabalho pesado de carregar o caixote).

Foi um puzzle complexo, dado seu tamanho e trabalho necessário para sua resolução, mas bem fácil de resolver. Ponto positivo pra Capcom pela engenhosidade.

resident-evil-revelations2-julgamento-03

Lembre-se, Barry, de que trabalho infantil é ilegal

Ah, não podemos deixar de citar a batalha contra o monstrengo ao final do capítulo de Claire e Moira. Aqui a história do jogo dá um belo salto, tanto em termos de narrativa quando emocionalmente falando, já que ele abala o emocional das duas sobreviventes de tal forma que suas vidas estão ameaçadas não somente por sua presença ameaçadora, mas também porque toda aquela situação gerava um medo tremendo nelas duas. E o medo é o gatilho que faz com que o T-Phobos — vírus com o qual Claire e Moira estão infectadas — entre em ação.

Além desses elementos já citados, que fizeram com que os episódios anteriores se firmassem como ótimas experiências, “Julgamento” se consagra o melhor trecho do jogo até agora também graças a todas as revelações que faz em relação à trama. Se havia dúvidas de que Resident Evil Revelations 2 era realmente um jogo e tanto, todas elas foram sanadas com este incrível terceiro episódio.

Resident Evil Revelations 2 – Julgamento — Nota 5/5

Desenvolvedora: Capcom
Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, PC
Plataforma utilizada na análise: Xbox One

* O amigão aqui precisou atrasar as análises por motivo de doença. Maldita virose! Bom, pelo menos o vírus não era o T-Phobos e muito menos o T-Virus…

Os comentários estão fechados.