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Análise: Rise of the Tomb Raider leva Lara Croft aos extremos em busca dos segredos da imortalidade

Um ano depois de passar o maior aperto de sua vida em Yamatai, quando seu navio naufragou na perigosa ilha, Lara Croft saiu em uma nova missão. Após perder diversos amigos e presenciar acontecimentos que até então julgava serem impossíveis, a moça agora se dedica aprovar a existência de segredos místicos escondidos à plena vista ao redor do mundo.

Em Rise of the Tomb Raider, sua mais nova aventura, Lara viaja do calor desértico da Síria para o frio extremo da Sibéria para descobrir a verdade sobre a alma imortal antes que sombria organização conhecida como Trindade tome para si os segredos da imortalidade.

Evolução

Tomb Raider, o reboot da série lançado em 2013, nos apresentou uma Lara Croft jovem, inexperiente e bastante inocente, e agora sua sequência chega para nos mostrar sua evolução. Esqueça a jovenzinha amedrontada do primeiro jogo, aqui a senhorita Croft sabe muito bem o que quer, como quer e o que precisa ser feito para alcançar seu objetivo.

Se o novo esquema de jogo do reboot, que em muito lembrava a série Uncharted (que, por sua vez, se inspira bastante nas aventuras clássicas da série da Square Enix), te agradou ao apresentar um mundo aberto cheio de desafios e perigos em uma ilha perdida e repleta de mistérios, jogar Rise of the Tomb Raider com certeza será uma experiência gratificante. O game tem mais mistérios, mais tumbas, mais ação e muito mais espaço para ser explorado.

A começar pelas locações: sai a paisagem florestal da ilha e entram a Síria e a Sibéria. Lara fica frente a frente com a morte em diversas ocasiões, seja durante uma perseguição no deserto ou numa nevasca na Rússia, e se você der mole vai ver moça sofrendo as consequências de maneiras dolorosas e assustadoras.

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Em Rise of the Tomb Raider, Lara sabe que existe muito mais no mundo do que a humanidade imagina. Depois de presenciar o inexplicável em Yamatai, a moça resolve seguir os passos do pai e sair em busca da Tumba do Profeta, um local que pode ser a chave para provar a existência da alma imortal. O problema é que a moça não está sozinha nessa missão: em paralelo está a Ordem da Trindade, uma organização inescrupulosa que visa tomar para si o poder da imortalidade. E, para tal, eles estão dispostos a passar por cima de qualquer um… incluindo aí a nossa heroína.

Após uma sequência emocionante no deserto sírio, fica claro que a Trindade está aproveitando o talento da jovem Lara e seguindo seus passos para encontrar a Tumba do Profeta. Konstantin, um dos líderes da organização, logo se apresenta e toma para si o posto de antagonista, deixando evidente é capaz de qualquer coisa para ter para si a imortalidade. A aventura parte então para a Sibéria, onde a Trindade tira informações dos nativos à força, e Lara precisa mais uma vez provar que é capaz de sobreviver em quaisquer condições.

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À prova de tudo

Lara está mais confiante do que nunca. Ela sabe como se virar, sabe o que precisa fazer para sobreviver. Mas, para isso é preciso explorar o território e saber utilizar o que o local tem para oferecer. Utilizando seu Instinto de Sobrevivência, Lara pode visualizar no cenário tudo aquilo que pode lhe servir de alguma forma: seja um cogumelo para coletar, um galho para se pendurar ou um pergaminho para ler, tudo o que tiver serventia ganha destaque na tela.

É possível utilizar materiais coletados para criar munição, bandagens para se curar e até mesmo flechas de gás venenoso — que são muito bem-vindas contra grupos de adversários (sejam eles animais ou humanos). Coletar materiais também é importante por conta do sistema de aprimoramento de itens, que permite melhorar a eficiência de suas armas, munições e equipamentos e a carregar mais itens.

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Você pode acessar o menu de aprimoramentos nos acampamentos, locais onde Lara pode dar uma parada para descansar e botar os pensamentos no lugar. Também é ali que a jovem pode realizar as viagens rápidas, indo de um acampamento para outro no intervalo de uma tela de carregamento, e também distribuir seus pontos de habilidade.

Se no jogo anterior essas habilidades eram um tanto escassas e divididas em dois tipos, aqui a coisa subiu de patamar: existem dezenas de skills para liberar, e elas agora são divididas entre combate (permitindo a Lara se tornar mais resistente a dano ou a eliminar adversários mais rápido), caçada (liberando melhorias de mira e coleta de munição) e sobrevivência (possibilitando a criação de itens e munição mais rápido e em maior quantidade). É possível liberar habilidades que funcionam em conjunto, aumentando ainda mais sua eficiência — então, para tirar maior proveito dessa possibilidade, leia a descrição das skills atentamente antes de gastar seus pontos!

Uma novidade bacana é que é possível criar alguns itens longe do acampamento. Por exemplo, quando Lara estiver encrencada e com pouca vitalidade, é possível criar bandagens e se curar no meio do combate. Também é possível criar flechas a qualquer momento, desde que você tenha os materiais necessários.

Explorando tumbas

A série não se chamaria Tomb Raider se não houvesse tumbas para desbravar, certo? Pois saiba que nesta sequência elas existem aos montes. Desde as mais simples às mais complexas, é possível se aventurar por tumbas repletas de informações e itens até encontrar o tesouro ao final. Vale a pena gastar alguns minutos explorando e resolvendo puzzles esses locais porque muitas vezes os prêmios são de grande ajuda, como novas habilidades ou equipamentos.

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Dentre as recompensas ganhas durante suas explorações estão as moedas de ouro, que podem ser utilizadas em uma cabana especial onde um personagem vende itens bastante interessantes. É possível conseguir, por exemplo, um silenciador para sua pistola, uma maquininha para te ajudar a subir tirolesas mais rápido e até mesmo um traje especial!

Outra recompensa legal por explorar é permitir a Lara conhecer novos idiomas. Durante suas andanças você vai encontrar murais que, quando observados, permitem à personagem entender um pouco mais daquela língua e, consequentemente, ser apta a traduzir monólitos que dão valiosas informações.

De cair o queixo

Se o jogo anterior já era lindo (mesmo antes da remasterização para a geração atual), prepare-se para ficar de boca aberta com a beleza de Rise of the Tomb Raider. Tudo é muito detalhado, desde as texturas até o último fio de cabela de Lara — que, graças à evolução da tecnologia, se comporta de maneira mais realista.

A diversão aqui é garantida e você mal vai perceber o tempo passar enquanto explora os ricos cenários, quebra a cabeça com os complexos puzzles das tumbas ou ajuda os nativos em missões paralelas (que, vale apontar, rendem boas recompensas).

Um ponto que fez a diferença no primeiro jogo e retorna nesta sequência é a ótima atuação dos atores no jogo. A bela Camilla Lunddigton empresta seu talento e dá vida novamente à jovem Lara, que tem um elenco de apoio à altura de sua atuação. Se você não é exatamente fluente em inglês, não se preocupe: a produtora fez o dever de casa e localizou completamente o jogo para a nossa língua, então você tem à sua disposição não somente as legendas (com a opção de letras coloridas para diferentes personagens!), mas também a dublagem em português brasileiro.

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Com controles responsivos, jogabilidade fluida e sequências de ação de literalmente tirar o fôlego, o game mostra que a Crystal Dynamics sabe a responsabilidade que é lidar com uma personagem como Lara Croft, e que essa equipe é mais do que gabaritada para cuidar de tamanho projeto.

Rise of the Tomb Raider é um título temporariamente exclusivo da Microsoft, e chega às lojas no dia 10 de novembro para Xbox One e Xbox 360. O jogo tem lançamento para PC previsto para o início do ano que vem, enquanto a versão para PlayStation 4 só chega no final de 2016 (provavelmente em uma edição com conteúdo extra e alguns DLCs inclusos).

Rise of the Tomb Raider – Nota: 4,5/5

Produtora: Crystal Dynamics
Plataformas: Xbox One, PC (início de 2016) e PlayStation 4 (final de 2016)
Plataforma utilizada: Xbox One

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