ás

Análise: The Amazing Spider Man 2 é muito mais do que apenas uma adaptação

Dois anos após o lançamento do último jogo adaptando a nova série de filmes do Homem-Aranha, a Beenox e a Activision trouxeram uma nova aventura inspirada no segundo filme do Amigão da Vizinhança, The Amazing Spider-Man 2.

Com uma trama diferente da vista nos cinemas, exatamente como aconteceu no jogo anterior, The Amazing Spider-Man 2 finalmente nos coloca na pele de Peter Parker. Em uma sequência nostálgica eangustiante, nosso primeiro contato com o jogo nos faz encarnar o jovem Peter durante a fatídica noite em que, ao negar auxílio a um lojista durante um assalto, acaba deixando fugir o bandido que viria a tirar a vida de seu amado tio.

Passado o choque de participar ativamente da sequência que culminou na morte do Tio Ben, a aventura finalmente começa. O Aranha está por aí, socando bandidos e salvando o povo de Manhattan enquanto busca pelo algoz de seu tio. Em uma de suas andanças ele se depara com informações que podem finalmente levá-lo ao assassino, e assim o Cabeça-de-Teia acaba no meio de uma disputa entre os bandidos de Nova Iorque e uma gangue Russa da pesada.

amazing-spider-man-2-playreplay-003

[infobox color=”light”]

Turma da Pesada

Como o jogo não segue a mesma trama do filme, a participação dos principais adversários do longa metragem não é muito grande no novo game. Ainda assim, Electro e Duente Verde têm alguma importância na trama, só que as atenções acabam sendo divididas com outros bad-boys da galeria de vilões das histórias em quadrinhos do Homem-Aranha. Kraven, o Caçador, por exemplo, tem bastante destaque na história. O Rei do Crime também tem papel importante na trama de The Amazing Spider-Man 2, e outros vilões como Shocker e Camaleão, e a anti-heroína Gata Negra também marcam presença no novo jogo.[/infobox]

Diversas melhorias foram feitas em relação ao jogo anterior. Agora é possível, por exemplo, ter conversas com alguns personagens de forma mais interativa. O jogo permite que, em alguns diálogos, o jogador escolha quais perguntas Peter vai fazer. Não que isso influencie de alguma forma o andamento do jogo, mas é uma adição interessante que passa para o jogador a impressão de que ele está efetivamente participando da história.

Outro ponto que melhorou em The Amazing Spider-Man 2 foram as missões secundárias, nas quais o Aranha deve combater o crime pela cidade. No novo jogo, ele também deve entrar em prédios em chamas ou perseguir carros para salvar os cidadãos feitos reféns, e essas ações são chamadas de Atos Heróicos. Ter sucesso em um Ato Heróico aumenta o moral do Teioso com as forças de defesa de Manhattan. Senão, caso a tentativa de boa ação não seja bem sucedida, o moral cai e a polícia sai no encalço do nosso amigo vigilante.

Não podemos esquecer também do novo esquema de navegação do Aranha pelos céus de Manhattan. Sim, ele continua usando suas teias, mas pela primeira vez ele só pode utilizá-las caso haja onde grudá-las. Isto é, se personagem estiver se balançando lá no alto e chegar a um ponto onde os edifícios são mais baixos, ele só vai conseguir continuar a se mover com as teias quando estiver na mesma altura desses outros prédios. Se não houver edifício algum, o Spidey pode grudar suas teias nas árvores (mas a locomoção acaba sendo bem mais limitada). O mais legal disso tudo é que passa uma verossimilhança muito maior do que qualquer outro título do herói (se você estiver numa boa com a ideia de um cara fantasiado de aranha se balançando entre os prédios, claro).

amazing-spider-man-2-playreplay-002

O jogo traz ainda duas novidades mais do que bem vindas. A primeira delas é a casa da Tia May: é possível perambular pela casa, visitando o quarto do Peter (onde o jogador pode mudar de uniforme e selecionar missões para refazer, funcionando como o apartamento do Stan no primeiro jogo). A segunda e mais sensacional novidade é a loja de revistas em quadrinhos do tal Stan… que por sinal é o bom e velho Stan Lee! Ver o criador interagindo com a sua criação é incrível, e a forma como o personagem foi inserido no jogo foi perfeita. Pra quem tá acostumado com as participações especiais do velhinho gente fina nos filmes da Marvel, essa aparição dele em The Amazing Spider-Man 2 é pra lá de emocionante.

E não é só isso: na banca do Stan você pode ver os colecionáveis desbloqueados, como miniaturas, histórias em quadrinhos clássicas do Homem- Aranha e artes conceituais do jogo. Existe ainda um arcade em um canto da loja, no qual o jogador pode gastar umas fichas em um minigame de luta onde o Cabeça-de-Teia deve vencer vários inimigos em diversos rounds seguidos. Excelsior!

The Amazing Spider-Man 2 traz os tradicionais uniformes alternativos e, embora alguns sejam exclusivos como brindes de pré-venda, muitos deles podem ser adquiridos ao longo da história. Para desbloquear novos uniformes, o Teioso deve invadir as bases de operações dos bandidos Russos, no melhor estilo ação stealth, e liquidá-los um a um. Ao chegar ao final do esconderijo, o uniforme estará lá, lindo e maravilhoso, apenas esperando para ser coletado.

amazing-spider-man-2-playreplay-001

Falando em uniformes, o sistema de níveis do jogo não tem relação direta com Peter Parker. Ou seja, quando o Aranha sai no tapa com os inimigos e recebe experiência, quem sobe de nível é o uniforme que estiver em uso. Isso encoraja o jogador a seguir pela história com apenas um uniforme, deixando para utilizar os demais em um replay, no pós-game ou até mesmo quando a ideia for apenas relaxar se balançando pro aí e esbofeteando a bandidagem da vizinhança.

Com toda a ilha de Manhattan reconstruída digitalmente, The Amazing Spider-Man 2 oferece uma experiência nova e, ao mesmo tempo, bem familiar. “Nova” graças aos diversos novos elementos foram inseridos à jogabilidade, além de a qualidade da Manhattan virtual ter aumentado consideravelmente. E “familiar” pois é a boa e velha Manhattan, com personagens clássicos das HQs e algumas versões da nova série cinematográfica marcando presença.

The Amazing Spider-Man 2 não é apenas uma versão melhorada de seu antecessor, mas também é diversão garantida (principalmente para os fãs do Amigão da Vizinhança).

amazing-spider-man-2-playreplay-004

[infobox color=”light”]

The Amazing Spider-Man 2 – Nota: 4 / 5

Desenvolvimento: Beenox
Plataformas: PS4, PS3, Xbox One, X360, Wii U, 3DS, PC, Android, iOS
Plataforma utilizada na análise: PlayStation 3[/infobox]