ás

Carbono-14: 10 fatos intrigantes sobre Street Fighter

Vamos fazer um exercício de saudosismo! Quais são suas melhores lembranças de um fliperama? Que jogos você mais jogou ou assistiu aquele seu primo mais velho jogar pelos botecos da vida?

Tenho certeza de que em algum momento das suas lembranças, Street Fighter surgiu, ainda que remotamente. Você talvez não soubesse o nome dos golpes ou não se incomodasse por estar diante de uma versão de rodoviária, mas isso faz pouca diferença. Street Fighter foi o marco de uma era e elevou os jogos de luta 2D a um outro patamar, sendo copiado por todos os seus concorrentes, mesmo que uns apenas por inspiração e outros, cópias descaradas! Aproveitando as emoções e a nostalgia, listamos 10 curiosidades sobre Ryu e seus camaradas que você não pode perder! Hadouken!

 

1. Quem diabos é Sheng Long?

Ryu-Sheng-Long-playreplay

Na versão original para arcade, Ryu gabava-se ao derrotar seus adversários dizendo “You must defeat Sheng Long to stand a chance”– Você deve derrotar Sheng Long para ter uma chance, no original. O problema é que isso não passa de um erro de tradução, já que o correto seria Dragon Punch (o nome em inglês do Shoryuken). O resto vocês já podem imaginar: boatos e mais boatos sobre um personagem secreto, que no final acabou virando o lendário Akuma. Nada como a boa e velha boataria dos anos 90…

 

2. Ken e Guile são cunhados!

Essa é de arrepiar os cabelos e de tomar duas páginas nas revistas clássicas brasileiras (assim como o boato sobre o Mario ser careca, alguém lembra desse?). O lance é que a esposa de Ken, Eliza, e a esposa de Guile, Julia, são irmãs! Imaginem a cena: Guile e Ken saem no braço na base aérea norte-americana, saem pra lá de arrebentados da briga e depois são obrigados a dividir a mesa em um jantar familiar! Barraco na certa!

eliza-julia-street-fighter-playreplay

 

3. Estados Unidos tem maior número de personagens

Seguido de pertinho pelo Japão, os norte-americanos são maioria na franquia: 14 a 12, pelo menos por enquanto! Boa parte desses personagens são oriundos da série Final Fight, incluindo Poison, recém adicionada ao rol de personagens em Ultra Street Fighter IV. Não estão contabilizados na lista os personagens de Street Fighter EX, ok? Abaixo você pode conferir um mapa feito pelo pessoal do Game Radar com a contagem de personagens por país (mas ainda desatualizado com relação a última versão).

street-fighter-personagens-playreplay

 

4. Ken foi o primeiro Street Fighter a ter um sobrenome

Ken é um dos personagens mais polêmicos da franquia e parte disso se deve ao seu nome. Quando a série começou a fazer sucesso e foi licenciada para a produção de bonecos infantis, houve a preocupação em não confundir nosso carateca de vermelho com outro Ken muito famoso: o namorado da Barbie! Para evitar o rolo, foi criado o sobrenome Masters.

Posteriormente, Ryu ganhou o sobrenome Hoshi, no filme da década de 90.

ken-perfil-playreplay

 

5. Bandeira errada?

Sempre que selecionamos Vega, a bandeira da Espanha que aparece relacionada ao lutador é essa da foto abaixo:

vega-bandeira-espanha-playreplay

O grande problema é que essa bandeira representa o período da ditadura militar de Francisco Franco (1939-1975), tendo sido considerada inconstitucional em 1975. O game é de 1991, então são 16 anos de atraso! Que mancada, Capcom! Veja a bandeira atual da Espanha aqui.

 

6. O sistema de combo surgiu de um engano

Assim como o Raio-X, a penicilina, o Big Bang e tantas outras grandes descobertas e invenções! O que acontece aqui é que um bug no código do game permitia ao jogador cancelar alguns ataques durante a animação, permitindo emendar outros ataques. O resto você já sabe: dano pra chuchu e um sistema de combos que elevou a disputa a outro patamar, a partir de Super Street Fighter 2!

street-fighter-combo-playreplay

 

7. Estatua de La Libertad

Essa vem direto de SNKVs. Capcom Chaos, um dos últimos grandes jogos da placa MVS (a mesma de Metal Slug, The King of Fighters e outros títulos da SNK).

Se você finalizar o game controlando o espanhol Vega, você é coroado com um final no mínimo curioso, onde o lutador narcisista torna-se o soberano de todo o mundo e quer que todos os habitantes da Terra reconheçam sua beleza e perfeição. Para tal, ele decide simplesmente destruir a Estátua da Liberdade e reconstruí-la com a sua imagem! Sem noção, né?

vega-estatua-da-liberdade-playreplay

 

8. Mikhail Gorbachev e Street Fighter? Tudo a ver!

Que líder de Estado não gostaria de se promover ao lado de um campeão do torneio Street Fighter, não é verdade? Pois então, se você tiver paciência e força de vontade para zerar o game usando o grandalhão russo, poderá se divertir com a cena clássica da dança cossaca de Zangief e… Mikhail Gorbachev, último líder da antiga União Soviética!

Mikhail-Gorbachev-playreplay

Repare na mancha bem no meio da careca e diga se não é o próprio! Com direito a elogio às habilidades de dança e tudo mais! Será que rolaria uma sambadinha do Blanka com a Dilma se o jogo fosse 23 anos mais novo?

[youtube id=”FVwUUNdc1HU” width=”620″ height=”356″]

 

9. Q já vigiava o Street Fighter de perto

Q é um dos personagens mais enigmáticos de Street Fighter, tendo feito sua primeira aparição em Street Fighter 3 – 3rd Strike. Sua origem é desconhecida, assim como sua motivação para usar uma máscara metálica enigmática. Para dar ares ainda mais suspeitos ao grandalhão de 2 metros de altura, vamos dar uma examinada no cenário de Ken em Street Fighter 2:

q-street-fighter-playreplay

Conseguiu reparar na semelhança e na coloração diferente do rosto, sugerindo a máscara de Q? Sinistro!

 

10. Nin Nin Hall

cenario-balrog-playreplay

No meio dos cassinos onde Balrog luta há um estabelecimento chamado Nin Nin Hall. Nin Nin é o pseudônimo de Akira Nishitani, ninguém menos que um dos responsáveis pela criação de Street Fighter 2. Podemos interpretar esse pequeno detalhe como uma assinatura pessoal do criador! Mas não apenas isso: repare que a cada vez que são exibidos os high scores no game, um deles pertence a ninguém menos que NIN. É Nishitani atacando mais uma vez!

 

[infobox color=”light”]Carbono-14 é a coluna semanal do PlayReplay destinada a escavações de fatos históricos sobre as franquias e sistemas mais amados por nós, gamers.[/infobox]