ás

Carbono-14: Reviva Final Fantasy VII com algumas curiosidades sobre o game

Quando questionados sobre as maiores franquias de RPG do mundo dos games, 90% dos jogadores respondem sem titubear: Dragon Quest e Final Fantasy. Contudo, o primeiro levou uns aninhos a mais para cair no gosto do público ocidental, seja pela mudança de nome, pela demora na localização de alguns títulos ou por se manter preso às suas raízes por mais tempo. Final Fantasy, por outro lado, sofreu grande transformação a partir do seu sexto episódio. Tramas cheias de reviravoltas, cenários futuristas e personagens andrógenos ditaram os rumos da série. E entre todas as ‘Fantasias Finais’, destaque para Final Fantasy VII, amado e odiado por muitos, mas sem dúvida um dos games mais relevantes da história.

ff7-logo-playreplay

Recentemente foi anunciado um port do game para PS4, a partir da versão para PC. Sem adições ao roteiro, sem gráficos em HD, sem nenhum novo recurso. Nada além de um upscale para a nova plataforma. Os fãs, claro, reagiram mal a notícia.

Para amenizar um pouco o clima, trouxemos 7 curiosidades sobre Cloud e companhia, tudo para homenagear os verdadeiros fãs da franquia. Monte em seu Chocobo e prepare-se, porque a sessão nostalgia vai começar! ;)

 

Como Cloud carrega sua Buster Sword?

Vocês já pararam pra pensar em como Cloud consegue carregar a Buster Sword presa as suas costas? Sem uma bainha apropriada, o que prende a grotesca e pesada lâmina ao corpo do nosso herói?

cloud-buster-sword-playreplay

 

Pois é, se você pensou em imãs gigantes, acertou! De acordo com alguns sketches iniciais do personagem, Cloud teria um grande imã fixado no meio de suas costas para suportar sua espada! Que bizarro!

 

Aeris deveria ou não estar morta?

Um dos momentos mais marcantes da geração 32 bits, sem dúvidas, é a morte de Aeris. Chega a ser difícil acreditar que essa situação não seria revertida ao longo da trama, tudo em prol de um final feliz. Trazer de volta à vida um personagem de videogame não é uma façanha inédita, principalmente quando se tem Phoenix Down a mão. Não aconteceu.

aeris-death-playreplay

Usando de meios ilícitos é possível jogar com a moça das flores, mesmo depois de sua morte no fim do disco 1. Não chega a ser uma boa ideia, já que seus equipamentos não evoluem a partir desse ponto, mas alguém tentou. E nessas tentativas, vejam só, descobriu-se que existem diálogos programados para ela mesmo depois de morta, como se nada tivesse acontecido. Ao que tudo indica, a ideia de mantê-la longe desse mundo era apenas temporária, ou talvez ela tivesse chances de ter sobrevivido ao ataque de Sephiroth. Nunca saberemos.

[youtube id=”0vViHqNrd6E” width=”633″ height=”356″]

Suas falas não são exatamente relevantes para a história, mas deixam aquele gosto amargo da possibilidade de um mundo alternativo onde Aeris ainda vive. ;(

 

Nível Hard

Normalmente a versão ocidental de um game antigo tem seu nível de dificuldade reduzido, se comparado com o original. Curiosamente, Final Fantasy VII foge a regra e tem dois poderosos Weapons que não fizeram parte da edição nipônica: Ruby e Emerald Weapon.

Emerald-weapon-playreplay

 

Ficaram de fora

Yuffie e Vincent são personagens opcionais na trama, podendo ou não ser recrutados sem grande interferência nos acontecimentos. E exatamente por isso, ambos não aparecem na cutscene de encerramento do game. Sacanagem! Confira a cena logo abaixo!

[youtube id=”931prTSaGSQ” width=”633″ height=”356″]

Crédito pelo vídeo: FFWalkthroughs

 

Cow Level aqui também?

Na versão relançada do game para PC (2012), usar um Save Crystal em uma tela específica da Northern Cave faria aparecer “Secret Cow Level” como nome da área. Trata-se de uma homenagem a Diablo II e seu inusitado nível secreto. “Bem bolado!”, como diria o outro.

cow-level-playreplay

 

Final Fantasy VII no Nintendo 64

Com a chegada da 5ª geração de consoles, a Squaresoft (hoje Square-Enix) debandou dos consoles Nintendo para marcar época no PlayStation. Os fãs mais fervorosos, claro, sentiram-se traídos e abandonados. Mas o que poucos sabem é que houve uma demo técnica do que poderia vir a ser Final Fantasy no Nintendo 64.

[youtube id=”e5l0A3zzEgw” width=”633″ height=”356″]

O resultado ficou abaixo do que a Square esperava e esse pode ter sido um dos motivos para a mudança.

 

Sete é o número da vez

Em Final Fantasy VII, quase tudo está ligado de alguma forma ao número 7. Isso tudo só faz realçar o grau de acuidade e capricho do time envolvido na produção do game. Não por acaso, essa é a sétima curiosidade da nossa lista! Confiram as referências e tirem suas próprias conclusões.

  • O nome do bar da Tifa é 7th Heaven;
  • Na primeira batalha do jogo, Cloud sobe para o level 7;
  • O game tem 9 personagens disponíveis, mas apenas 7 deles são obrigatórios;
ff7-personagens-playreplay

Yuffie (de top verde) e Vincent (com a faixa vermelha) são considerados personagens opcionais

  • A AVALANCHE tem sede no Setor 7 de Midgar;
  • Se você ou um inimigo atingirem a marca de 7777 pontos de HP, é ativado o status All Lucky 7, com ataques devastadores que causam 7777 pontos de dano;

all-lucky-7-playreplay

  • Com exceção de Vincent e Cait Sith, todos os outros 7 personagens disponíveis têm 7 Limit Breaks diferentes à sua disposição;
  • No porto de Costa Del Sol, há um avião vermelho com o número 7 em algarismos romanos estampado na lateral;

plane-costa-del-sol-playreplay

  • No início do jogo, 7 pessoas estão no 7th Heaven: Cloud, Barret, Tifa, Marlene, Biggs, Wedge e Jessie;
  • Alguns livros dispostos nas prateleiras da mansão Shinra formam o número 7 em algarismos romanos;

biblioteca-shinra-playreplay

 

Tem outras menções ao número 7 espalhadas por toda a trama. Você sabe de mais alguma? Não deixe de comentar!

[infobox color=”light”]

Carbono-14 é a coluna semanal do PlayReplay destinada a escavações de fatos históricos sobre as franquias e sistemas mais amados por nós, gamers.

[/infobox]

Os comentários estão fechados.