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Fábrica de Jogos: saiba como criar jogos digitais divertidos

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Todos nós buscamos com os jogos a diversão. Afinal, estamos lidando com uma plataforma de entretenimento.
Você já se perguntou como se promove isso dentro de um jogo? O que é necessário?

Vamos apresentar algumas teorias que dão alguma orientação a esse tema. Verá que existe muito mais preparo do que se imagina para se ter diversão em jogos digitais.

Entendendo as Necessidades do Jogador

Afinal, o que os jogadores querem e esperam de um jogo digital? Falamos da diversão, mas pode parecer vaga demais.
Richard Rouse III no livro “Game Design: Theory and Practice” trouxe algumas preocupações que os desenvolvedores necessitam ter em mente quando produzirem seus games.

Algumas vocês vão olhar e pensar “Que óbvio”, mas, quando se está em um grande projeto, pode passar batido sim.
Vamos ver alguns itens importantes a serem considerados ao produzir jogos para nossos usuários: os players.


Veja também:

Desenvolvimento de games mobile: uma visão geral
Narrativa em jogos digitais: a arte de contar histórias

O que os jogadores querem?

  • Desafio: esta é a grande motivação de um jogo. Eles servem como experiência para aprender, gerando emoção ao serem superados;
  • Socializar: os jogos, de maneira geral, provocam uma experiência social, seja com amigos ou com a família. Quem já não se reuniu para se divertir com jogos?
  • Experiência solitária: apesar de se opor ao anterior, jogadores também sentem prazer em jogar sozinhos. “É como ler um bom livro”;
  • Respeito: ganhar proporciona ao jogador respeito. Quando estão entre os melhores dentro de um ranking do jogo, sentem-se orgulhosos;
  • Experiência emocional: todo o jogador busca um tipo de emoção. Adrenalina e tensão em Battlefield, heroísmo em Super Mario, suspense e medo em Resident Evil;
  • Fantasia: os jogadores gostam de irem para uma realidade ou mundo diferente do real. O motivo é que, nesse mundo especial, podem ter mais liberdade como roubar carros em Grand Theft Auto ou treinar monstrinhos de bolso, tornando-se um especialista sobre eles em Pokémon.

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O que os jogadores esperam?

  • Mundo consistente: o jogador precisa entender o resultado de suas ações dentro do jogo;
  • Entender os limites do mundo: entender o que ele pode e não pode dentro do jogo. Voltar no tempo não é possível em Street Fighter, mas em Braid sim;
  • Direção: saber onde se deve chegar, dar-lhe objetivos. Eu preciso salvar a princesa ou resolver o mistério ou outro objetivo claro;
  • Cumprir tarefas progressivamente: dar-lhe objetivos menores que o levem a meta principal;
  • Imersão: o jogador entra no mundo do jogo em todos os sentidos;
  • Falha: jogos fáceis ou difíceis demais frustram ou entediam o jogador. O equilíbrio entre as falhas dele dentro do jogo deve ser pensado;
  • Sem repetições: não oferecer desafios iguais ao jogador, pois isto torna o jogo desagradável, cansativo e entediante;
  • Desafios possíveis: não coloque um buraco que o deixe impossibilitado de partir para um próximo nível ou não o deixe, dependendo de uma chave para abrir a porta da fase 8.

 

Essas são orientações importantes e você verá relações com os conceitos de diversão nos games. Mas quais elementos podem caracterizá-la?

Elementos que definem a Diversão em Jogos

Existe um método de desenvolvimento de jogos chamado MDA (Mechanics, Dynamics and Aesthetics – ou Mecânicas, Dinâmicas e Estéticas). A preocupação nesse método está em atender as demandas do designer de jogo e jogador, assim criando um jogo sob os aspectos da mecânica dele, a estética (visual, auditiva, narrativa) e a dinâmica que integra tudo.

Nesse método, os autores trazem oito elementos relacionados a diversão, mas principalmente quanto ao quesito estética. São eles:

  1. Sensação: provocar as sensações no jogador. Medo, angústia, alegria etc;
  2. Fantasia: o jogo como faz-de-conta, como mexer com o imaginário;
  3. Narrativa: as histórias, o drama vivenciado pelo herói;
  4. Desafio: aquilo que o jogador irá ter como obstáculo a ser superado;
  5. Amizades: a questão social dos jogos, reunir amigos e pessoas para jogar;
  6. Descoberta: visitar e explorar novos terrritórios, conhecer novas regiões e dominar;
  7. Expressão: entendimento do jogo como auto-expressão;
  8. Submissão: o jogo simplesmente entendido como um passatempo.

 

Se pensarmos neles, realmente nos promovem diversão dentro de um jogo.

Quem nunca achou legal desbravar novas regiões de um jogo ou liberar novas fases? É a descoberta sendo acionada. Junte isso a sensação de alegria, um mundo fictício cheio de cenários a serem explorados e amigos te ajudando em missões. Adicione também criar um avatar e personalizá-lo ao meu jeito, mostrando minha forma de expressão no game, tendo desafios poderosos e sendo um ótimo passatempo para o meu dia.

Conseguiu se identificar jogando um game assim? Um jogo como World of Warcraft pode te oferecer tudo isso e de forma bem complexa.

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Tudo junto e misturado dá essa sensação de diversão. E como dá. :)

Mas de que forma construir isso dentro de um game? É necessário entender a relação entre diversão e aprendizado.

Divertido é Aprender nos Games

A diversão tem uma relação com o aprendizado ao longo do jogo. No livro “Theory of Fun for Game Design”, Raph Koster faz essa relação, demonstrando que o jogador vai aprendendo com o jogo. Conforme vai aprendendo, sente-se motivado a continua e desbravar mais e mais desafios.

Um exemplo é o jogo Megaman X. Pegue a primeira fase e analise. Você aprende a se locomover, depois se vê obrigado a aprender a atirar, com um inimigo impedindo sua passagem. A seguir, aprende a pular, depois a escalar as paredes, ao cair no buraco, e assim por diante. Você está sempre aprendendo algo novo a cada momento, a cada fase. Seja um item, seja um padrão de chefão novo… o interesse é mantido.

Veja também:

– Dez livros para quem deseja ser desenvolvedor de jogos digitais
As lendárias frases equivocadas sobre desenvolvedores de jogos digitais

Nesse sentido, Koster aborda alguns fatores que ocorrem com o jogador, dentre eles o reconhecimento de padrões, o foco nas ações mais importantes (eliminando o desnecessário) e a relação com ações da vida real com o game. Eles contribuem com esse aprendizado e a internalização disso para ações mais rápidas no jogo e, consequentemente, interesse e diversão.

Na prática, o jogador precisa estar aprendendo coisas novas, de forma escalar e sem cair no tédio ou frustração (ou ansiedade). Dessa forma, ele está no estado de fluxo (flow).

Como estar no fluxo em Jogos Digitais?

O que é flow, afinal? É um estado que a pessoa assume ao estar imerso em uma tarefa. A teoria vem dos estudos do psicólogo Csikszentmihalyi (tente pronunciar o nome) e se amplia para várias áreas, uma delas jogos digitais.

Basicamente, ele observou em diversas atividades que, quando existe um equilibrio entre o desafio que a tarefa proporciona e a habilidade exigida, a pessoa fica em um estado de fluxo. Caso não fique, ela ficou entendiada (habilidade dela é maior que o desafio) ou frustrada (desafio é muito grande em relação a habilidade que possui). Em jogos, como podemos pensar nisso?

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Fluxo: a relação entre dificuldade e habilidade do jogador

Vamos imaginar o famoso Super Mario. Coloque um Bowser na primeira fase com uma inteligência artificial absurda. Como você se sentirá? Frustrado. Não dominou as habilidades básicas do jogo ainda para se preparar para esse desafio. Agora coloque um goomba como chefão final na última fase do jogo. Uma pisada em cima e está vencido. Fácil demais, pois a sua habilidade está bem desenvolvida já no game e o desafio é fraco.

Os exemplos são exagerados, mas exemplificam situações indesejadas que podem ocorrer no jogo de maneira mais sutil. Isso pode gerar abandono do jogador por não se divertir. Tudo que não queremos é que ele abandone o nosso game. Como equacionar habilidade e desafio? Como fazer um elo com a teoria de Koster? Criar desafios escalares de forma que, quando o jogador dominar aquela habilidade, ensine outra nova para ele. Assim, eles se mantém aprendendo e não cai na frustração ou tédio.

Parece fácil fazer isso, mas exige bastantes testes e um design de níveis (level design) bem feito de cada fase.
Comece a analisar os games e perceba isso e suas sensações em relação a isso. É um treino válido para perceber esses fatores que apresentei aqui.

O tema é bastante amplo e focamos em algumas variáveis. A psicologia ajuda muito no tema, principalmente se quiser ampliar seu horizonte com vertentes como o behaviorismo, entendendo reforços e influência no comportamento dos jogadores. Aos curiosos, podem ler esse artigo nosso e ir à fundo nisso.

Também é importante ressaltar que mostramos caminhos para a diversão, não soluções únicas e absolutas. Mais fatores devem ser analisados e a riqueza está na combinação das técnicas.

Caso queira saber mais como criar games bacanas, acesse o Fábrica de Jogos e aprenda tudo isso e muito mais.

Abraços!

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (SENAC), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrando em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais (UNESC) e escritor. Fã da série Megaman e jogos de plataforma em geral.

Games

Kingdom Come: Deliverance | Como fazer poções e aprender alquimia

Um tutorial completo para você se tornar um verdadeiro rei das poções

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Kingdom Come: Deliverance é um jogo de RPG desenvolvido pela Warhorse Studios e publicado pela Deep Silver no PC (steam), PlayStation 4 e Xbox One. Sua pegada medieval bem realista ajudou o game a virar febre na internet, com milhões de downloads em todo o mundo. Confira nosso guia e aprenda, no tutorial completo, a melhor forma de fazer poções em Kingdom Come Deliverance.


Veja também:


Aprender poções não é apenas um talento útil, mas também algo essencial para te ajudar a salvar o jogo, ganhar bônus em atributos e os mais variados benefícios. É necessário aprender o básico da alquimia antes de poder fazer suas próprias poções mas, felizmente, estamos aqui para te ajudar!

Ler, estudar e aprender

Para aprender alquimia da forma mais rápida possível, primeiro é necessário completar a quest principal Awakening (Despertar) e se estabelecer em Rattay. Antes de encontrar um professor, é necessário aprender a ler para poder decifrar as receitas de aliquimia, e também guardar ao menos 60 Groschen para poder pagar pelos serviços de ensino.

Quando estiver pronto, procure pelo Apothecary shop (apotecário) no centro da cidade, perto do portão que você pode até acessar via viagem rápida. Chegue às 10 da manhã para ter certeza de que o apotecário estará aberto, entre na loja e escolha a opção de diálogo “Training” (treino).


Kingdom Come Deliverance: guia completo de alquimia (reprodução/Prima Games)

Kingdom Come Deliverance: guia completo de alquimia (reprodução/Prima Games)

Diga que gostaria de receber o treinamento básico em alquimia, o que custará normalmente 60 Groschen, mas pode ser pechinchado para até 50. Ao fim do treino você poderá usar as mesas de alquimia de Kingdom Come: Deliverance, como a que tem na sala de trás do Apotecário, se quiser começar imediatamente.

Há muitas receitas de alquimia diferentes no jogo, então vale a pena correr atrás delas para aumentar o seu repertório! Explore bastante o mapa, converse com as pessoas e não esqueça de treinar sempre para virar o melhor alquimista do reino!

Guia adaptado da Prima Games

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Naruto to Boruto | Beta de Shinobi Striker já começou

Os jogadores que participarem do teste beta no PS4 receberão uma camiseta exclusiva para seus personagens

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Os fãs de Naruto estão cada vez mais perto de jogarem Naruto to Boruto Shinobi Striker, que o jogo mais recente da franquia.


Veja também:


A Bandai Namco anunciou que o beta aberto do game já está disponível para todos os jogadores do PlayStation 4 e PlayStation 4 Pro. Segundo o comunicado enviado à imprensa, os jogadores que participarem do teste beta terão acesso a uma camiseta exclusiva na versão final do jogo, quando Naruto to Boruto Shinobi Striker chegar às lojas.

Felizmente, não será necessário ter uma assinatura da PS Plus para baixar ou aproveitar o jogo online, bastando ter uma conta válida na PSN para fazer o download. Durante o teste, os jogadores poderão criar seus próprios personagens ou jogar como Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi.


O teste foi iniciado hoje de manhã e deve continuar até este domingo, dia 25 de fevereiro, às 6h da manhã no horário de Brasília, e inclui dois mapas: Hidden Leaf Forest e Hidden Sand Training Grounds.

Em Naruto to Boruto Shinobi Striker é possível jogar partidas de até quatro jogadores contra quatro, contando com quatro tipos de classes de personagens diferentes: ataque, defesa, alcance e cura — e saber combinar estas classes pode dar uma boa vantagem no campo de batalha.

Naruto to Boruto Shinobi Striker é um jogo luta online que deve ser lançado ao PS4, Xbox One e PC ainda este ano. Ainda não há previsão sobre um teste beta nas outras plataformas.

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Sword Art Online | Fatal Bullet, novo jogo da série, já está disponível

Híbrido de RPG e tiro em terceira pessoa tem versões para Xbox One, PS4 e PC

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Chegou hoje ao Xbox One, ao PS4 e aos PCs (download via Steam) o novo jogo estrelado por Kirito e Asuna, Sword Art Online: Fatal Bullet!


Veja também:


Diferente dos jogos anteriores da série, que eram basicamente RPGs, Sword Art Online: Fatal Bullet mistura agora elementos de RPG e de jogos de tiro em terceira pessoa. Dessa forma, o game apresenta nova jogabilidade que deve tornar as jogatinas ainda mais dinâmicas.

“Sword Art Online sempre contou com uma história envolvente e com a jogabilidade profunda de uma série clássica de RPG, e estamos empolgados em levar a franquia para um novo patamar ao adicionar a jogabilidade de tiro em terceira pessoa nesta combinação,” afirma Randy Le, gerente de marcas na Bandai Namco, segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da empresa.

“A inclusão deste elemento ao jogo dará aos fãs uma experiência dinâmica que combinará muito bem com a história deste título. O time está muito feliz em trazer aos jogadores um game de Sword Art Online como eles nunca viram antes,” completou Le.


O novo game conta com uma trama inédita supervisionada por Reki Kawahara, o criador da série Sword Art Online, que se desenrola no mundo de Gun Gale Online. Na nova aventura, os jogadores podem personalizar o visual de seus personagens e fazer escolhas que podem determinar os rumos da história do game.

Fatal Bullet oferece a possibilidade de jogar sozinho ou com outros jogadores, em modo cooperativo ou competitivo com suporte para até 8 jogadores simultâneos.

No modo multiplayer cooperativo online, é possível formar times de até quatro jogadores para dizimar os adversários em batalhas contra poderosos chefões.

Já no modo multiplayer competitivo, os jogadores são divididos em dois times de quatro jogadores cada. O objetivo é causar mais dano ao chefão e impedir o time adversário de pontuar.

“Suas escolhas são mais rápidas e letais que uma bala.
Viva uma história original onde você é o protagonista do mundo de Gun Gale Online. Crie seu avatar e explore terras devastadas com o auxílio de uma IA neste emocionante RPG de ação em terceira pessoa. Enfrente inimigos e encontre rostos novos e familiares da série Sword Art Online.

Interaja com personagens das histórias, do anime e dos jogos anteriores de Sword Art Online, enquanto explora um mundo personalizável e visualmente aprimorado. Ao contrário dos jogos anteriores, batalhas com armas de fogo têm papel fundamental nesse RPG de ação, com designs únicos e realistas inspirados em filmes de ficção científica, e outras armas e estilos de luta para escolher. O poder da Unreal Engine 4 adiciona realismo às texturas e aos materiais, com gráficos de tirar o fôlego, ajudando o jogador a imergir neste mundo dinâmico. Vivencie Sword Art Online: Fatal Bullet.”

Sword Art Online: Fatal Bullet chegou hoje às lojas (em mídia física ou disponível para baixar nas lojas online) com legendas em português brasileiro com versões para Xbox One, PlayStation 4 e PCs via Steam.

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