ás

7 dicas úteis para começar a jogar Stardew Valley

Stardew Valley foi um grande sucesso desde seu lançamento inicial no PC no começo de 2016, especialmente entre os fãs da franquias Story of Seasons (conhecido antigamente como Harvest Moon) e Rune Factory (um spin-off de Story of Seasons). Com o lançamentos posterior para o PS4 e Xbox One, foi fácil perceber que muitos fãs queriam ver o game em um console da Nintendo.

É claro que o Switch era a plataforma mais indicada para isso, tendo em vista que ele permite que você jogue na TV ou no modo portátil em qualquer lugar que preferir. Agora que o jogo finalmente chegou ao console híbrido, é uma boa hora para você se familiarizar com as suas principais mecânicas. Por isso, preparamos 7 dicas extremamente úteis para quem está começando a jogar Stardew Valley. Confira o resultado logo abaixo!

 

7. Planeje sua fazenda

Há alguns layouts diferentes de fazenda para você escolher, cada um com um propósito diferente: para plantação, para pescar, para mineração, combate contra monstros e para coletar recursos presentes nas florestas. É claro que você pode escolher o laytout baseado só no seu visual, mas é importante saber as vantagens e desvantagens de cada um.

Para garantir que você saiba exatamente como cada um desses laytouts se parece, você pode usar o site Farm Planner. Ele possui todos os itens e prédios disponíveis em Stardew Valley para que você possa fazer o planejamento completo de sua fazenda sem ter que ficar testando tudo no jogo.

 

6. Preste atenção no nível de energia

Assim que iniciar o game, você perceberá uma barra vertical na parte inferior direita da tela com a letra “E” em cima. Essa é a sua barra de energia, que vai se desgastando conforme você realiza diversas tarefas em sua fazenda. Isso inclui quebrar pedras, cortar árvores, arar o solo, plantar sementes, aguar as plantas, etc.

Com as ferramentas iniciais, você gastará bem mais energia, então é preciso prestar bastante atenção para não desmaiar no meio do dia. Se isso acontecer, perderá tempo e ainda terá que pagar o médico por sua ajuda. Para evitar isso, prepare comidas que preencham a barra de energia ou comece a procurar pelos materiais necessários para aprimorar suas ferramentas.

 

5. Administre bem o tempo

Outro aspecto que você precisa prestar bastante atenção é o tempo do seu dia em Stardew Valley, que costuma durar quase 15 minutos se você deixar seu personagem acordado até o tempo máximo (2h da madrugada). Isso pode parecer muito para um único dia dentro do jogo, mas acaba passando muito rápido.

Dê prioridade para certas coisas, como o trabalho em sua fazenda e o relacionamento com os moradores da pequena cidade de Stardew Valley.

 

4.  Pegue tudo o que encontrar

stardew

Tudo o que você encontrar em seu caminho vai ser útil para alguma coisa, mesmo se estiver intitulado literalmente como “lixo”. A maioria das coisas pode ser vendida, dada de presente para outros personagens, doada ao museu (caso seja um artefato), usada para construir itens ou simplesmente para se fazer fertilizante. Sabemos que isso vai ocupar muito espaço do seu inventário, por isso é importante seguir a próxima dica.

 

Veja também:

 

3. Construa baús

Com alguns pedaços de madeira comum, você já poderá construir baús para colocar em qualquer lugar da sua fazenda. Eles servem para armazenar qualquer tipo de item, sejam vegetais, frutas, flores, minérios, pedras preciosas, ferramentas etc. Isso garante você possa coletar tudo o que ver pela frente sem preocupações. Só é importante ter em mente que será necessário ter muitos baús depois de um tempo.

 

2. Não fique acordado até tarde

Já mencionamos que é importante ficar de olho no tempo do seu dia, já que ele pode passar rápido demais e sempre há a tentação de trabalhar até mais tarde. Caso fique acordado após a meia-noite, é bem provável que seu personagem acorde com menos energia que o normal no dia seguinte.

Fora isso, caso esteja longe da fazenda coletando materiais durante a noite, pode ser que não consiga chegar à tempo em sua fazenda. Digamos que passe das 2h da manhã e você não consiga chegar até a sua cama para dormir. Você automaticamente desmaiará, perderá energia e terá que pagar uma conta bem cara para o médico que vier te resgatar.

 

1. Compre uma mochila melhor

Não vai demorar muito tempo para você perceber que depender só dos seus baús é algo bem irritante em questão de armazenamento. Por isso, você precisa começar a economizar para comprar uma mochila melhor na loja de Pierre. Ele vende o primeiro upgrade por apenas 2 mil, o que não é muito difícil de conseguir se você vender seus vegetais e outros itens que encontrar por aí.

Depois disso, haverá outros upgrades para sua mochila na mesma loja, só que eles serão bem mais caros. Basta planejar seus gastos e ver quando a segunda melhoria realmente se mostrar necessária.