Conecte-se conosco.

Destaques

Especial: O encontro dos bosses: Street Fighter 2 X Fatal Fury 2

Publicado

em

Conheça um pouco mais sobre os bosses de cada título e descubra qual franquia vencerá essa disputa


Quem foi o líder absoluto dos games de luta no começo da década de 90? Se você respondeu Street Fighter 2 (que já foi alvo de um texto nosso, com 10 excelentes curiosidades), sua resposta está absolutamente certa! Mas… foi o único bom título do gênero? De certo que não! Um dos concorrentes mais fortes (e ousados) foi Fatal Fury 2 (Garou Densetsu 2, no original), que inovou ao trazer o hoje clássico esquema de 4 botões da SNK, batalhas em dois planos e um rol de personagens bem diferentes entre si, o que só incrementava ainda mais o momento do fight!

sf2-playreplay

Hoje, 4 de setembro, é o aniversário (segundo dados oficiais das companhias) de dois personagens importantíssimos para Street Fighter e Fatal Fury: Pelo lado da Capcom, o boxeador marrento Balrog, enquanto pelo lado da SNK, o toureiro sanguinário Laurence Blood.

ff2-playreplay


Nós do PlayReplay, que adoramos ver o circo pegar fogo, decidimos confrontar os 4 chefes de cada um dos games em um racha pra ver quem é o melhor, além de destacar suas muitas semelhanças (mesmo que a ordem esteja trocada, apenas para realçá-las). Pra que a luta seja acirrada, focamos nossa disputa em 4 critérios pra não deixar nenhum gamer insatisfeito:

– Técnicas;

– Cenário;

– Background music (BGM);

– Relevância.

Sigam conosco! Fight!

 

Balrog-AxelHawk-playreplay

Balrog e Axel Hawk são os primeiros da lista. A dupla de boxeadores nunca representou grandes problemas para os jogadores mais técnicos, mas uma vez que começavam seu infinito padrão de socos poderosos, a coisa esquentava bastante. Em Street Fighter 2, Balrog era o primeiro grande chefe em seu caminho, ao passo que Axel seria o segundo grande oponente em Fatal Fury, vindo logo depois do britânico Billy Kane.

Técnicas: Disputa acirrada, já que ambos são boxeadores exímios. Não são bons com as pernas, salvo em seu gingado nos ringues para se aproximar e trucidar seus adversários. Balrog tem golpes de longo alcance que são destruidores, além de seu agarrão com cabeçadas que é capaz de tirar qualquer um do sério. Peca em ataques aéreos, perdendo nas disputas para as voadoras. Axel, por outro lado, além dos bons golpes com os punhos, gaba-se de sua magia de furacões, no melhor estilo Haohmaru/Joe Higashi. Boxeador com magia é tenso, então ponto para Axel! 0 x 1

 

 Cenário:

balrog-stage-playreplay

axel-hawk-stage-playreplay

O Cassino de Las Vegas (e sua iluminação fora do normal) sempre foi um dos meus cenários favoritos em SF2, principalmente por representar o começo dos duelos contra os chefões. Mulheres em trajes sumários, carrões por todos os lados e muita gente querendo sangue! Já pelo lado de Hawk, uma paisagem belíssima com arranha-céus iluminados ao fundo, telões exibindo as facetas do boxeador e carros pesadíssimos por toda a volta do ringue. Disputa acirrada, que Axel vence por um pequeno detalhe: cercas eletrificadas! Quer arena mais voraz que essa? Axel Hawk emenda um cruzado de esquerda e vence mais uma!  0 x 2

 

BGM: O cenário másculo e imponente de Hawk é embalado por batidas fortes e cadenciadas que dão o tom do perigo que você corre ao encará-lo. Uma ótima música, não fosse o fato de ter o tema de Balrog como adversário. Uma das músicas mais animadas de Street Fighter, que já ganhou até mesmo versão com vocal, vence de lavada. É de longe uma das preferidas dos fãs da série. Ponto para Balrog! 1 x 2

Balrog:

Axel Hawk:

 

Relevância: Axel Hawk é um cara bacana, um chefe meio osso duro de roer e tudo mais, mas não é dos mais marcantes. Apareceu em poucos games e fez mais pontas do que combate real. Balrog, por outro lado, participou de vários games da série, além de alguns crossovers. Ponto para Balrog e a disputa termina empatada! 2 x 2

 

Vega-LaurenceBlood-playreplay

Mais uma vez, adversários compatriotas! Coincidência ou provocação?

Laurence Blood é o aniversariante do dia, mas nem por isso terá moleza em um duelo frente a frente com o ágil Vega. Nem mesmo com seu nome trocado, o belo mascarado faz feio em combate, principalmente se tiver a chance de se pendurar em grades para atacar.

Técnicas: Ambos lutam de forma graciosa, mesmo Vega sendo mais furtivo enquanto Laurence tem movimentos de maior fluidez. A garra de Vega tem grande vantagem sobre a espada de Laurence, principalmente por conta de seus ataques vindos de todas as direções. Fora isso, se defender usando uma capa de toureiro é uma baita mancada, né? Por favor! Ponto para Vega! 1 x 0

Cenário:

vega-stage-playreplay

l-blood-stage-playreplay

Laurence luta nas touradas espanholas, o que faz todo sentido, dada a sua profissão. O cenário de Vega é extremamente bem construído, principalmente por ser a arena de maior interação com um personagem em qualquer jogo de luta 2D. Além disso, tem músicos e dançarinos tradicionais ao fundo, que enriquecem ainda mais o ambiente. A disputa é acirrada, mas Laurence leva essa por dois motivos: o primeiro é a superioridade da SNK em criar cenários bacanas. Aqui, os touros do fundo se movem, além de haver transição entre dia e noite conforme os rounds avançam, o que é belíssimo.

sagrada-familia-playreplay

O segundo grande motivo está bem ao fundo: a Sagrada Família, de Gaudí. Uma das mais belas construções da humanidade, a basílica também é das mais longas obras, iniciada em 1882 e com previsão de conclusão apenas para 2026, no centenário da morte do arquiteto. Pra quem acha que video game não é cultura, aquele abraço! E ponto para Laurence Blood, empatando a disputa. 1 x 1

BGM: O tema de Vega é lindo e trabalha super bem com o cenário, além de transmitir todo o calor hispânico. O problema é que o tema de Laurence também interage maravilhosamente bem com as touradas, mas tem o adicional de ter alguns momentos de quebra (e gritos!) que quase te motivam a enrolar um pouco para finalizar a luta, só para ouvir. E eu sei que você já fez isso! Ponto para Laurence, 1 x 2!

Vega:

Laurence Blood:

Relevância: O mesmo caso de Axel Hawk, porém menos acentuado, já que Blood fez participações em Real Bout Fatal Fury. Tivesse dado as caras em KOF (como personagem jogável, cameos não valem), talvez tivesse chances. Vega tem uma longa e vitoriosa carreira e leva essa com facilidade. Um novo empate entre os chefões, 2 x 2!

 

Sagat-BillyKane-playreplay

Maldosos dirão que deixei SagatBilly Kane se enfrentarem por conta da sua vasta cabeleira. Não é verdade! Na minha humilde opinião, Sagat e Billy devem se enfrentar por serem os mais fortes, abaixo, é claro, de seus respectivos patrões. Sagat tem o poder do muai thai e seu forte desejo de vingança, enquanto Billy Kane tem apenas gratidão a Geese Howard por tê-lo tirado das ruas, junto de sua irmã, Lilly Kane. Lilly viria a integrar o cast de KOF Maximum Impact 2, mas essa história fica para outro dia.

Técnicas: Billy Kane usa seu bastão desde sempre com maestria e tem excelentes ataques de curto, médio e longo alcance. Aqui, Billy já tinha seu desperation move em que gira o bastão em alta velocidade, atirando um grande círculo de fogo. Forte? Com certeza, mas não o bastante. Sagat tem opções para combater todo tipo de adversidade, mesmo que não tivesse Super ou Ultra combos na época. Usar magias de pé ou agachado e finalizar com um Tiger Uppercut no queixo não tem preço. Ponto para Sagat! 1 x 0

Cenário:

sagat-stage-playreplay

billy-kane-stage-playreplay

O cenário de Sagat tinha um coqueiro na primeira versão do game, que sumiu com o tempo, assim como a pedra no chão. Reza a lenda que a pedra aparecia em posições aleatórias a cada nova jogada, de forma a não se tornar uma referência estratégica nos combates. O cenário de Billy Kane é cheio de engrenagens giratórias, correntes e outros elementos metálicos, o que dá um ar steampunk e remete à Revolução Industrial. Ainda que a fase de Londres seja mais bem trabalhada graficamente, Sagat leva essa pela referência histórica: a estátua de Buda em seu cenário existe e está localizada nas ruínas de Ayutthaia, na Tailândia. Confira a foto abaixo e veja Sagat ampliar sua vantagem para 2 x 0!

putthai-playreplay

BGM: A disputa menos acirrada, muito por conta das várias releituras sobre o tema de Billy, principalmente em suas participações no KOF. A música que embala o cenário de Sagat é interessante e tem todo um ar asiático, mas não acompanha a ferocidade do tigre guerreiro, enquanto o rock sujo britânico carrega todo o visual descolado de Billy. Ponto fácil para Kane, 2 x 1!

Sagat:

Billy Kane:

Relevância: Sagat tem suas próprias convicções para participar do torneio. Mesmo sendo um dos chefes, é considerado um lutador determinado e honrado. De forma injusta, não participou de nenhum dos crossovers da Marvel, mas deu as caras em Capcom vs SNK. Billy Kane começou em Fatal Fury, mas participou do KOF por diversas vezes, inclusive em sua versão 3D, Maximum Impact. Com certeza leva essa por suas participações em diversos títulos, além de ter feito parceria com Iori Yagami, logo em seu ano de estreia no The King of Fighters (95), ao lado de Eiji Kisaragi.

2 x 2 no placar, pela terceira vez!

 

Bison-Krauser-playreplay

Para desempatar a peleja, a responsabilidade ficou nas mãos dos verdadeiros chefes. De um lado, M. Bison, cuja origem é desconhecida, mas seus planos maliciosos são pra lá de manjados. Do outro, Wolfgang Krauser von Stroheim, meio-irmão de Geese Howard. Quem vencerá o duelo final?

Técnicas: De acordo com a história de Street Fighter 2, M. Bison não usou 100% dos seus poderes. Mesmo com o Psycho Power, sua atuação foi muito aquém do que vimos em outros títulos da série, onde o ditador atira projéteis, se teleporta e tem um Psycho Crusher matador. O alemão Krauser usa de tática diferente, não apenas atirando bolas de fogo, como atirando bolas altas e baixas. Fora isso, aproveita-se de sua envergadura para ganhar todas em socos poderosos. Não fosse o bastante, ainda tem o absurdo Kaiser Wave, que já arrancou muitas fichas por aí. Krauser vence! 0 x 1

Cenário: 

bison-stage-playreplay

krauser-stage-playreplay

Enquanto escrevo este artigo, me pego pensando no quanto Bison é um vilão pobre e o quanto essa disputa é covarde. Por mais bacanas que as ruas da Tailândia possam vir a ser, o que dizer de Mittelbirge Castle, onde lutamos diante de estátuas, candelabros dourados e uma orquestra? Massacre de Wolfgang Krauser! 0 x 2

BGM: Segue o massacre: o tema de Bison tem apenas sinos badalando, enquanto Krauser luta ao som de seu xará, Wolfgang Amadeus Mozart. Precisamos dizer mais? Ouça abaixo Dies Irae, tema da batalha final de Fatal Fury 2. 0 x 3 Krauser!

[youtube id=”8MQf-86ikvM” width=”633″ height=”356″]

M. Bison:

Wolfgang Krauser:

Relevância: O calcanhar de Aquiles do alemão, que além dos games da série Fatal Fury, participou apenas do KOF 96 ao lado de Geese Howard e Mr. Big, além de entrar na versão definitiva de 98. Bison goza de grande prestígio nos games de luta, tendo participado do crossover com os X-Men, depois em Marvel vs Street Fighter, Marvel vs Capcom, Marvel vs Capcom 2 e outros títulos. Um ponto pela honra da Shadaloo! 1 x 3 Krauser!


A disputa foi quente, mas terminou com vitória da galera da SNK! Nossos parabéns aos aniversariantes, Balrog e Laurence Blood. Continuem conosco e até o próximo confronto entre séries! Não deixe de comentar, ok?

fatal-fury-chars-playreplay

Formado em Publicidade e Propaganda e retrô gamer apaixonado, tem predileção pelos 8 bits. Lê e relê suas revistas de video game antigas todas as noites na hora de dormir. Antes de vir para o PlayReplay, coordenou a área de diagramação do GameBlast.

Destaques

Kingdom Come: Deliverance | Os 5 melhores mods para o jogo

Kingdom Come conta com mods que podem consertar problemas do jogo ou que simplesmente contornar mecânicas irritantes.

Publicado

em

kingdom come capa

Apesar de ter sido lançado há pouco tempo, Kingdom Come: Deliverance já se mostrou ser um grande sucesso, especialmente entre os fãs de RPG que queriam algo diferente dos clichês de sempre.



É claro que um jogo deste porte e com tantos jogadores ativos acaba apresentando diversos problemas e algumas mecânicas que não agradam todo mundo.

Felizmente, os jogadores de PC podem contar com modificações feitas especificamente para resolver esses probleminhas. Você pode conferir nossa lista dos cinco mods mais úteis para Kingdom Come logo abaixo!


5. Faster Arrows

Em Kingdom Come: Deliverance, você só conta com armas reais, então aqueles que dão preferência a um estilo de combate de longa de distância, podem acabar gostando de lutar mais com um bom e velho arco e flecha.

O único problema é que o sistema de arco e flecha do jogo não é tão realista assim e as flechas são bem mais lentas do que deveriam ser. Para resolver isso, você pode usar o mod “Faster Arrows”, que ajusta a velocidade das flechas de modo mais aproveitável. Clique aqui para baixá-lo.

4. Cheap Training

Assim como em muitos outros RPGs, você pode pagar por treinamentos para melhorar certas habilidades, mas isso é algo extremamente caro em Kingdom Come.

É claro que você pode fazer bastante dinheiro no jogo, mas isso certamente vai demorar dezenas de horas. Para não sofrer tanto com o preço dos treinamentos no início do game, basta usar o mod “Cheap Training”. Ele diminui o preço para 50% ou 10% do valor original, dependendo do que você preferir. Clique aqui para baixá-lo.

3. Unlimited Weight

O mod “Unlimited Weight” é bem mais superficial e serve para aqueles que não gostam de lidar com sistemas de peso em jogos deste tipo. Basicamente, você pode carregar o que quiser sem se preocupar com o peso dos itens. Você pode clicar aqui para baixar o mod.

2. Sectorial Lockpicking

Quem já jogou qualquer game mais moderno da Bethesda sabe o quanto seus minigames de fechadura são irritantes, mas elas são toleráveis quando você aprende exatamente como elas funcionam.

Já o sistema que implementaram em Kingdom Come consegue ser ainda pior e até os desenvolvedores do game já prometeram sua alteração em uma atualização futura. Enquanto isso não acontece, você pode usar o mod “Sectoria Lockpicking”, que deixa o minigame mais viável sem modificá-lo de maneira extrema. Clique aqui para baixá-lo.

1. Unlimited Saving

Por fim, não dava para deixar de fora um dos mods mais úteis que foram disponibilizados até agora para Kingdom Come. Se você já jogou o título, deve ter percebido que não dá para salvar a qualquer momento, já que você precisa usar o item “Saviour Schnapps” toda vez que quiser fazer isso.

Como você só tem um número limitado deste item, acaba sendo irritante ter que esperar o jogo chegar em um checkpoint (para salvar sozinho) e tomar cuidado extra para não perder o progresso de horas por algum problema do próprio game, que ainda é bem instável. Felizmente, o mod “Unlimited Saving” resolve isso e permite que você salve a qualquer momento e lugar. Baixe-o neste link.

Continue lendo

Destaques

Venha fazer um Book Tour pelo mangá oficial de Splatoon

Publicado

em

A Nintendo começou a publicar um mangá oficial de Splatoon a partir de dezembro de 2017 nos Estados Unidos. Apesar de ainda não existir uma versão nacional, o livro está disponível tanto para importação como para venda diretamente pela Amazon nacional através deste link. No vídeo de hoje te convidamos a fazer um passeio detalhado pela obra. Basta clicar no player abaixo!


Veja também:


Escrito e desenhado por Sankichi Hinodeya, o mangá foi publicado originalmente no Japão através da Korokoro Comics em 2016, e depois traduzido e lançado nos Estados Unidos pela Viz Media em 2017.

Por enquanto, apenas o primeiro volume está disponível, mas a edição 2 já tem data marcada de lançamento para março de 2018, enquanto o volume 3 sai em junho de 2018.


Os três primeiros volumes são focados no jogo Splatoon de Wii U, enquanto o volume 4 já começa a mostrar a mitologia e personagens de Splatoon 2, um dos principais jogos do Nintendo Switch.

Depois de ver o vídeo, não esqueça de contar o que achou do mangá nos comentários aqui embaixo! Aliás, por que não aproveita e diz pra gente se você já leu ou se tem vontade de ler o mangá também?

Continue lendo

Destaques

Yellow e Red: uma opção simples para filas e banheiros

Puzzles simples, minimalistas e divertidos compõem dois apps que são uma ótima pedida para estarem no seu celular.

Publicado

em

“Entre diariamente para ganhar ítens bônus!”. “Aproveite essa oferta especial de 30 reais que vai acabar daqui duas horas!”. “Quer acelerar essa construção? Faça uma microtransação!”. Quer saber? Na maioria das vezes, eu acho tudo isso um pé no saco. Eu só queria um joguinho simples pra passar um tempo na fila ou fazendo as necessidades no banheiro.

E eu entendo como o mercado mobile tá crescendo e recebendo títulos mais robustos, mas não é pedir muito isso, não? Felizmente, yellowred são duas pequenas pílulas de puzzles que vão servir exatamente pra isso.

Basicamente, cada app é um conjunto de 50 enigmas minimalistas, que são resolvidos apenas utilizando com toques na tela do celular. Reconhecer padrões, resolver desafios lógicos e repetir sequências são alguns dos jeitos que o designer Bart Bonte encontrou para basear os puzzles.

yellow

yellow

Nada de microtransações, notificações indesejadas ou outros sistemas que estamos acostumados. No máximo, um sistema de dicas simples, caso você fique preso em alguma parte, mas que não vai te ajudar em alguns casos e vai te dar todas as respostas em outros. Nenhum dos enigmas são extremamente difíceis, então, recomendo que você vá no seu próprio ritmo.


yellow é um bom ponto de entrada para começar a entender o estilo do jogo e red funciona mais como um segundo desafio, que consegue, inclusive, utilizar conceitos já estabelecidos e usá-los de maneiras diferentes. Mesmo que sejam relativamente curtos, principalmente se você já gosta do estilo, valem a pena. Gratuito, interessante, divertido e minimalista: bem melhor que o rótulo daquele condicionador.

red

red


yellow e red são jogos desenvolvidos pelo belga Bart Bonte e estão disponíveis gratuitamente para Android (yellow/red) e iOS (yellow/red). Ambos os jogos permitem pagamento para retirar os anúncios, que vão aparecer entre uma dica e outra, e para apoiar o desenvolvedor.

Quer conhecer outros jogos gratuitos e inovadores para jogar e aproveitar muito? Dê uma olhada na nossa coluna Free to Play!

Continue lendo

Últimas notícias

Games4 horas atrás

Switch | Acessório transforma o console da Nintendo em um mini arcade

Agora você já pode dar uma surra de Hadoukens nos amigos simulando fliperamas em casa

Cinema5 horas atrás

Hebe Camargo | Andréa Beltrão interpretará a apresentadora nos cinemas

Cinebiografia da saudosa apresentadora ainda não tem uma data de estreia definida

assassin's creed assassin's creed
Games6 horas atrás

Humble Bundle | Jogos da Ubisoft estão em promoção no site

Os descontos em jogos das franquias Assassin's Creed, Far Cry e South Park chegam até 75% do preço original.

fable fortune capa fable fortune capa
Games7 horas atrás

Fable Fortune | Jogo free-to-play será lançado no Xbox One e PC

Depois de quase um ano em acesso antecipado, Fable Fortune será lançado oficialmente ainda esta semana.

Literatura9 horas atrás

Super Mario | Dark Horse lançará enciclopédia sobre os jogos

Demorou, mas a Super Mario Encyclopedia está sendo traduzida e preparada para um lançamento no ocidente neste exato segundo, pelas...

grand theft auto grand theft auto
Games11 horas atrás

Grand Theft Auto V | Edição Premium do jogo aparece na Amazon

A tal edição especial de Grand Theft Auto V foi retirada rapidamente da Amazon e a Rockstar não se pronunciou...

Música11 horas atrás

James Bay | Novo clipe Wild Love traz a Nancy de Stranger Things

O cantor James Bay, um dos nomes mais quentes da atualidade, está bombando com um clipe inédito, o single Wild...

Cinema11 horas atrás

Pantera Negra | Kevin Feige o considerou o melhor filme da Marvel

Ainda nem faz uma semana completa desde a estreia de Pantera Negra, o mais novo filme da Marvel, mas, além...

Notícias12 horas atrás

Sabrina | Atriz afirma que a Aprendiz de Feiticeira não pertence ao mesmo universo de Riverdale

Chances de um crossover entre as duas séries estão cada vez menores

the missing the missing
Games12 horas atrás

The Missing | Novo jogo do criador de Deadly Premonition é anunciado

Hidetaka “Swery” Suehiro prometeu que seu novo projeto irá surpreender a todos.

Cinema13 horas atrás

Fullmetal Alchemist | Live-action está disponível na Netflix

A aventura de Ed e Al em busca da Pedra Filosofal chegou hoje à Netflix

earthbound earthbound
Games14 horas atrás

Earthbound | Funko possui licença para lançar bonecos da franquia

Mesmo tendo os direitos para produzir bonecos de Earthbound, a empresa nunca anunciou nada sobre o assunto.

Games14 horas atrás

Mega Man Legacy | As duas coleções devem ser vendidas juntas no Switch

A Capcom ainda não confirmou a informação, mas uma página do ESRB mostra os dois jogos sendo classificados juntos.

darkest dungeon darkest dungeon
Games15 horas atrás

Darkest Dungeon | Jogo chega ao Xbox One este mês

A Red Hook Studios oferecerá o DLC Crimson Court de graça nos primeiros dois meses do jogo no consoles da...

Cinema1 dia atrás

Tomb Raider | Mattel vai lançar Barbie da Lara Croft

A famosa arqueóloga Lara Croft está prestes a estrelar um novo filme e, para coroar a ocasião, a Mattel já...

Em alta