ás

Hands-On: Demo de Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire é deslumbrante

A demo de Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire começa em um vôo nas costas de Latios. Quem conduz o Pokémon é Steven, enquanto você (o protagonista do sexo masculino, de nome Orlando) apenas observa Hoenn vista de cima na garupa. Um vôo acelerado e vocês aterrissam na cidade de Mossdeep, uma das maiores do game original. Aquela sensação de “já estive aqui antes” bate forte, ainda que as coisas estejam bem diferentes por conta dos gráficos 3D.

pokemon_oras_playreplay_6

Em um passeio rápido pela cidade, é possível perceber uma ligeira evolução com relação a Pokémon X/Y, com gráficos mais detalhados e cores mais vivas. Em Kalos, tudo parecia ligeiramente desbotado, inclusive os monstrinhos. Essa sensação não existe em nosso novo passeio por Hoenn, onde até mesmo a trilha sonora orquestrada parece mais bela. Nesse sentido, ao que parece, a franquia Mega Evoluiu.

pokemon_oras_playreplay_1

Por se tratar de uma demo, as casas e demais localidades da cidade estavam trancadas e inacessíveis. Uma delas, inclusive, tinha algo “invisível” em sua porta que não nos permitia passar, provavelmente um Kecleon. No ginásio, as líderes Tate e Liza barravam a entrada antes mesmo de nos aproximarmos de seus portões. Restava seguir o roteiro.

Próximo de Steven, logo nos vemos obrigados a escolher entre três pokébolas: Grovyle, Combusken ou Marshtomp, todos no level 35 (propositalmente próximos de evoluir). A primeira batalha é contra um capanga da Equipe Aqua, que foge dizendo-se interessado em um pokémon e sua Mega Evolução.

pokemon_oras_playreplay_2

As animações antes das batalhas contra os vilões das Equipes Aqua e Magma estão bem mais bonitas. Contudo, seu poder de batalha não parece ter mudado nada, já que pelo menos na demo foi uma chuva de Poochyena, Swellow e Numel pra todo lado. Em poucas batalhas o Pokémon escolhido evoluiu e Steven logo tratou de arranjar um bracelete, uma pedra para Mega Evolução e Poké Bolas. Também aprendemos uma nova skill, que varia de acordo com o Pokémon que você escolheu no começo: Frenzy Plant para Sceptile, Blast Burn para Blaziken e Hydro Cannon para Swampert.

pokemon_oras_playreplay_4

Algumas novidades ficaram bem destacadas nessa demo, como como a BuzzNav, que fica exibindo uma espécie de noticiário Pokémon na tela inferior do seu portátil enquanto você joga, com dicas do jogo ou textos de algum contexto ligado a trama. Certamente será algo que você poderá desabilitar mais pra frente, servindo apenas como perfumaria.

Outra novidade é poder andar na ponta dos pés sobre as moitas, permitindo não ser detectado em sua caminhada. Para tal, basta mover levemente o circle pad em qualquer direção.

De volta ao roteiro, mais algumas batalhas contra capangas das equipes Aqua e Magma, caverna adentro até encontrar os Admins. Rola um pequeno e divertido diálogo entre eles, até que Steven chega junto para uma batalha 2 vs 2. Você e seu inicial Mega Evoluído, Steven e seu Mega Metagross shiny, sem dar nenhuma chance para o adversário. Ao fim da batalha, você pode duelar contra o Pokémon (Glalie) que os vilões estavam atrás e capturá-lo, sendo possível transferí-lo para a versão completa de Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire, a ser lançada em novembro, já com sua Mega Stone.

pokemon_oras_playreplay_3

Após o combate a demo se encerra com um pequeno trailer mostrando tudo o que vem por aí. Você pode jogá-la mais algumas vezes e cumprir quests ao lado de Steven, com mais pokémon em seu grupo. Na segunda jogada, você já começa com os três iniciais em sua última evolução e mais o pokémon capturado no fim da demo, todos com suas respectivas pedras de evolução! Jogue algumas vezes e ganhe alguns prêmios que poderão ser transferidos futuramente.

pokemon_oras_playreplay_7

Estamos todos ansiosos para capturar pokémon em Hoenn como se fosse a primeira vez!