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Os 11 melhores jogos do Mega Man

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Mega Man, o grande mascote da Capcom e um dos principais heróis dos videogames, completou 30 anos! Celebrando a data, a empresa anunciou várias novidades (saiba tudo sobre elas nos links abaixo), como o grande presente para os fãs que é Mega Man 11. Empolgados com as boas novas, também decidimos comemorar e lançar nosso próprio ranking com os 11 melhores jogos da série até agora. Vale tudo, desde jogos numerados até spin-offs, basta ter o Mega Man no meio da aventura. Tudo claro? Então vamos lá!

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Se estiver com preguiça de ler, você também pode ver essa lista completa em vídeo no link aqui de cima!

11 Mega Man

Que forma melhor de abrir esta lista do que com o jogo que começou tudo? Lançado em 1987 para o Nintendinho, o game inovou ao permitir que o jogador pudesse enfrentar os chefes na ordem que bem desejasse, e então tomasse os seus poderes ao fim das lutas. Seu design exemplar se tornaria modelo a ser lapidado no restante da série, e o alto nível de dificuldade podia até ser bem punitivo, mas não deixava de ser justo no fim das contas. Ele motivava a galera a se aperfeiçoar e evoluir seus poderes, da mesma forma que o robôzinho azulado que viria a se tornar o principal mascote da Capcom.


10 Mega Man ZX

Já deixo avisado: sei que muita gente os ama, mas nenhum jogo da série Battle Network e seus derivados vai aparecer nesta lista. Embora alguns deles tenham me divertido e sejam jogos objetivamente muito bons, sempre preferi, disparado, a fórmula tradicional de plataforma, aquele estilão mais clássico de Mega Man. É exatamente por isso que, entre tantos jogos lançados para GameBoy Advance e DS, a linha Zero foi a que mais me agradou. Se Mega Man Zero acertou em cheio ao resgatar a tradição e lhe dar nova roupagem, ZX lapidou a ideia até o seu limite. Um belo trabalho da Inti Creates, formada por ex-funcionários da Capcom, e que hoje toca a igualmente excelente série Azure Striker Gunvolt.

9 Mega Man V

Favor não confundir este título com o Mega Man 5 para Nintendinho, que considero o capítulo mais fraco dentre os jogos 8 bits. O interessante aqui é que, enquanto os primeiros quatro jogos para GameBoy se limitavam a portar e adaptar conceitos vistos nos jogos para o console de mesa, reaproveitando chefes e níveis, o quinto título do portátil apresentou pela primeira vez uma aventura de bolso totalmente inédita, com inimigos cujos nomes e design foram inspirados nos planetas do sistema solar. Apesar de simples, o jogo compensava suas limitações com bastante charme e carisma!

8 Mega Man Legends

Mesmo com alguns problemas de câmera e controles, a primeira aventura realmente tridimensional do Mega Man é, sem dúvidas, um teste interessante de conceitos. Enquanto Mario conseguiu transportar o seu gameplay de plataforma para o mundo 3D com muita fidelidade, o robôzinho azulado preferiu tomar um caminho bem diferente, mantendo poucas similaridades entre ele e os títulos clássicos para NES e SNES. Plataforma e tiroteio deram lugar a muita conversa e elementos de RPG. Nem todo mundo gostou da troca, mas eu adorei mergulhar em sua história forte e personagens apaixonantes, cortesia de Keiji Inafune e sua equipe.

7 Mega Man X

Levando em conta o quão amada e bem sucedida foi a série X, parece loucura imaginar o quão ousado o seu lançamento parecia no distante ano de 1993. Na época, Mega Man era conhecido apenas por seus games de plataforma para Nintendinho, então saltar para um console mais poderoso era um desafio e tanto! A Capcom habilmente tirou o desafio de letra ao reimaginar o seu principal personagem, agora com um visual mais adulto e enfezado. A trilha sonora ficou ainda mais rockeira e o herói ganhou vários poderes novos, como peças de uma armadura secreta, dash aprimorado e o poder de escorregar pelas paredes e fazer wall jumps.

6 Mega Man 8

Se Mega Man X foi o salto perfeito para o Super Nintendo, Mega Man 7 me decepcionou bastante. Apesar do seu visual ser lindo, com modelos de personagens bem grandes e coloridos, além de um belo design dos inimigos e aliados, o ritmo era lento demais, desde o arrastado primeiro nível cheio de conversa, até as sessões de plataforma. O oitavo jogo resolveu todos esses problemas e, para completar, usou muito bem o poder de armazenamento dos CDs da época para incluir cenas animadas, músicas ainda mais vibrantes e gráficos que representavam o melhor da plataforma 2D na época.

5 Mega Man 9

Muito antes de Sonic Mania cair nas graças da galera ao levar o mascote da SEGA de volta aos seus tempos de glória no Mega Drive em uma aventura inédita, mas com cara de anos 90, a Capcom já tinha realizado o mesmo truque com muito capricho! Junto com a Inti Creates, em 2008 eles lançaram uma aventura totalmente inédita, mas com toda a estética e gameplay de um legítimo game dos anos 1980. Notoriamente inspirado em Mega Man 2, o jogo tentou simplificar bastante a sua jogabilidade. Afinal, o simples retorno ao passado já era inovação o bastante! Fica o destaque para a Splash Woman, a primeira mestre robô da série, e para a fantástica trilha sonora, que emulou perfeitamente o estilo dos jogos originais.

4 Mega Man 2

Aposto que você abriu este texto imaginando que este jogo estaria no topo da lista, certo? Peço desculpas por te decepcionar, mas aqui vai um argumento para tentar aplacar sua fúria: se eu estivesse listando os jogos mais pioneiros, ou até mesmo o maior salto de qualidade entre games da série, certamente Mega Man 2 estaria no topo, e, com esses critérios, ele seria sim o melhor da série! Afinal, o game pegou todos os elementos de seu antecessor e os aprimorou de forma gigantesca. Os gráficos eram mais bonitos, o castelo do Dr. Wily ficou ainda maior, os seis mestres robô deram lugar a oito, o desafio ficou mais justo, e até as armas do Mega Man se tornaram bem mais divertidas e variadas. É um jogão nota 10 com toda certeza, e um clássico absoluto dos videogames, mas eu acredito que três jogos da série envelheceram melhor, e apresentam um design ainda mais divertido em seus níveis quando jogados hoje em dia!

3 Mega Man 3

Top Man! Shadow Man! Magnet Man! Entre todos os jogos da série principal, o terceiro capítulo tem os meus mestres robô favoritos. Seus nomes e visuais eram incríveis e muito inspirados. A fase do Snake Man, por exemplo, toda verde e com temática de cobras e serpentes é um primor! O mesmo vale para o clima meio espacial, meio orgânico e cheio de cristais do nível do Gemini Man. Navegar pelos níveis ficou ainda mais divertido com a nova habilidade de deslizar pelo chão, perfeita até para speedruns! Como cerejinha neste bolo delicioso, ainda tivemos a estreia do cãozinho Rush, que ajudava a superar as fases com seus poderes de mola, jato e submarino, uma verdadeira mão na roda!

2 Mega Man X4

Após três jogos excelentes para Super Nintendo, chegou o momento da série X passar pelo seu primeiro salto de geração, que também implicava em uma mudança de mídia dos cartuchos para os CDs. Eu enxergo Mega Man X4 como uma versão ainda melhor de Mega Man 8: estão lá as cenas de anime, trilha sonora matadora e níveis bem coloridos e com senso de profundidade aprimorado. Mas X4 ia além, permitindo jogar tanto como X como com Zero desde o começo. Além de ramificar a história, o gameplay também mudava drasticamente entre os dois heróis. Em um tempo em que muitas séries lutavam para migrar para o 3D, por mais tosca que fosse a premissa e direção do game, Mega Man X4 foi um atestado da força dos jogos de plataforma 2D.

1 Mega Man 4

Duas palavras para você: Mega! Buster! Que baita sacada de gênio você poder segurar o botão de tiro para desferir um golpe ainda mais poderoso! Isso alterou para sempre a dinâmica de combate da série e adicionou uma camada riquissima de jogabilidade ao game. Aliás, ele também tinha uma sequência de abertura super pilhante, e a minha versão infantil ficava empolgadíssima só de ver aquilo de novo e de novo! Saca só:

A adrenalina seguia no talo até o final do jogo, quando era preciso enfrentar não o Dr. Wily, mas sim o misterioso Doutor Cossack! Não só isso, ainda cabia espaço para um plot twist e, depois do primeiro castelo, ainda era preciso superar uma nova fortaleza do Doutor Wily! Graças às suas ambições narrativas aliadas às mesmas plataformas precisas, bem pensadas e divertidissimas dos capítulos anteriores, Mega Man 4 é meu favorito da série, e um dos melhores jogos do Nintendinho!

Formado na arte de reclamar, odeia a internet. Ainda assim, sua hipocrisia sem limites o permite administrar a página no Facebook, plataforma de divulgação do seu primeiro livro. Você também pode seguí-lo em @thomshoes no Twitter, mas provavelmente é uma má ideia...

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Kingdom Come: Deliverance | Os 5 melhores mods para o jogo

Kingdom Come conta com mods que podem consertar problemas do jogo ou que simplesmente contornar mecânicas irritantes.

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kingdom come capa

Apesar de ter sido lançado há pouco tempo, Kingdom Come: Deliverance já se mostrou ser um grande sucesso, especialmente entre os fãs de RPG que queriam algo diferente dos clichês de sempre.



É claro que um jogo deste porte e com tantos jogadores ativos acaba apresentando diversos problemas e algumas mecânicas que não agradam todo mundo.

Felizmente, os jogadores de PC podem contar com modificações feitas especificamente para resolver esses probleminhas. Você pode conferir nossa lista dos cinco mods mais úteis para Kingdom Come logo abaixo!


5. Faster Arrows

Em Kingdom Come: Deliverance, você só conta com armas reais, então aqueles que dão preferência a um estilo de combate de longa de distância, podem acabar gostando de lutar mais com um bom e velho arco e flecha.

O único problema é que o sistema de arco e flecha do jogo não é tão realista assim e as flechas são bem mais lentas do que deveriam ser. Para resolver isso, você pode usar o mod “Faster Arrows”, que ajusta a velocidade das flechas de modo mais aproveitável. Clique aqui para baixá-lo.

4. Cheap Training

Assim como em muitos outros RPGs, você pode pagar por treinamentos para melhorar certas habilidades, mas isso é algo extremamente caro em Kingdom Come.

É claro que você pode fazer bastante dinheiro no jogo, mas isso certamente vai demorar dezenas de horas. Para não sofrer tanto com o preço dos treinamentos no início do game, basta usar o mod “Cheap Training”. Ele diminui o preço para 50% ou 10% do valor original, dependendo do que você preferir. Clique aqui para baixá-lo.

3. Unlimited Weight

O mod “Unlimited Weight” é bem mais superficial e serve para aqueles que não gostam de lidar com sistemas de peso em jogos deste tipo. Basicamente, você pode carregar o que quiser sem se preocupar com o peso dos itens. Você pode clicar aqui para baixar o mod.

2. Sectorial Lockpicking

Quem já jogou qualquer game mais moderno da Bethesda sabe o quanto seus minigames de fechadura são irritantes, mas elas são toleráveis quando você aprende exatamente como elas funcionam.

Já o sistema que implementaram em Kingdom Come consegue ser ainda pior e até os desenvolvedores do game já prometeram sua alteração em uma atualização futura. Enquanto isso não acontece, você pode usar o mod “Sectoria Lockpicking”, que deixa o minigame mais viável sem modificá-lo de maneira extrema. Clique aqui para baixá-lo.

1. Unlimited Saving

Por fim, não dava para deixar de fora um dos mods mais úteis que foram disponibilizados até agora para Kingdom Come. Se você já jogou o título, deve ter percebido que não dá para salvar a qualquer momento, já que você precisa usar o item “Saviour Schnapps” toda vez que quiser fazer isso.

Como você só tem um número limitado deste item, acaba sendo irritante ter que esperar o jogo chegar em um checkpoint (para salvar sozinho) e tomar cuidado extra para não perder o progresso de horas por algum problema do próprio game, que ainda é bem instável. Felizmente, o mod “Unlimited Saving” resolve isso e permite que você salve a qualquer momento e lugar. Baixe-o neste link.

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Venha fazer um Book Tour pelo mangá oficial de Splatoon

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A Nintendo começou a publicar um mangá oficial de Splatoon a partir de dezembro de 2017 nos Estados Unidos. Apesar de ainda não existir uma versão nacional, o livro está disponível tanto para importação como para venda diretamente pela Amazon nacional através deste link. No vídeo de hoje te convidamos a fazer um passeio detalhado pela obra. Basta clicar no player abaixo!


Veja também:


Escrito e desenhado por Sankichi Hinodeya, o mangá foi publicado originalmente no Japão através da Korokoro Comics em 2016, e depois traduzido e lançado nos Estados Unidos pela Viz Media em 2017.

Por enquanto, apenas o primeiro volume está disponível, mas a edição 2 já tem data marcada de lançamento para março de 2018, enquanto o volume 3 sai em junho de 2018.


Os três primeiros volumes são focados no jogo Splatoon de Wii U, enquanto o volume 4 já começa a mostrar a mitologia e personagens de Splatoon 2, um dos principais jogos do Nintendo Switch.

Depois de ver o vídeo, não esqueça de contar o que achou do mangá nos comentários aqui embaixo! Aliás, por que não aproveita e diz pra gente se você já leu ou se tem vontade de ler o mangá também?

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Yellow e Red: uma opção simples para filas e banheiros

Puzzles simples, minimalistas e divertidos compõem dois apps que são uma ótima pedida para estarem no seu celular.

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“Entre diariamente para ganhar ítens bônus!”. “Aproveite essa oferta especial de 30 reais que vai acabar daqui duas horas!”. “Quer acelerar essa construção? Faça uma microtransação!”. Quer saber? Na maioria das vezes, eu acho tudo isso um pé no saco. Eu só queria um joguinho simples pra passar um tempo na fila ou fazendo as necessidades no banheiro.

E eu entendo como o mercado mobile tá crescendo e recebendo títulos mais robustos, mas não é pedir muito isso, não? Felizmente, yellowred são duas pequenas pílulas de puzzles que vão servir exatamente pra isso.

Basicamente, cada app é um conjunto de 50 enigmas minimalistas, que são resolvidos apenas utilizando com toques na tela do celular. Reconhecer padrões, resolver desafios lógicos e repetir sequências são alguns dos jeitos que o designer Bart Bonte encontrou para basear os puzzles.

yellow

yellow

Nada de microtransações, notificações indesejadas ou outros sistemas que estamos acostumados. No máximo, um sistema de dicas simples, caso você fique preso em alguma parte, mas que não vai te ajudar em alguns casos e vai te dar todas as respostas em outros. Nenhum dos enigmas são extremamente difíceis, então, recomendo que você vá no seu próprio ritmo.


yellow é um bom ponto de entrada para começar a entender o estilo do jogo e red funciona mais como um segundo desafio, que consegue, inclusive, utilizar conceitos já estabelecidos e usá-los de maneiras diferentes. Mesmo que sejam relativamente curtos, principalmente se você já gosta do estilo, valem a pena. Gratuito, interessante, divertido e minimalista: bem melhor que o rótulo daquele condicionador.

red

red


yellow e red são jogos desenvolvidos pelo belga Bart Bonte e estão disponíveis gratuitamente para Android (yellow/red) e iOS (yellow/red). Ambos os jogos permitem pagamento para retirar os anúncios, que vão aparecer entre uma dica e outra, e para apoiar o desenvolvedor.

Quer conhecer outros jogos gratuitos e inovadores para jogar e aproveitar muito? Dê uma olhada na nossa coluna Free to Play!

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