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Conversamos com Patricia Summersett, a voz oficial da Zelda

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The Legend of Zelda Breath of the Wild não foi apenas o jogo mais aclamado de 2017 e o principal jogo do lançamento do Nintendo Switch, mas também um divisor de águas na história da franquia da Nintendo. Afinal, pela primeira vez tivemos vozes para seus personagens! Dar voz para a Princesa Zelda pela primeira vez era uma grande responsabilidade, que a atriz e dubladora Patricia Summersett tirou de letra! Batemos um papo com ela, e o resultado você confere no vídeo abaixo:


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PlayReplay: Como e quando você decidiu começar a trabalhar com dublagem de jogos?

Patricia Summersett: Oi pessoal, é ótimo conversar com vocês hoje, obrigado por me receberem! Quando eu estava na faculdade estudando para me tornar uma atriz, tinha uma aula de dublagem, e foi quando eu vi, pela primeira vez, que você poderia fazer vozes de personagens, e que as pessoas poderiam te pagar por isso, que era realmente uma opção real de carreira. Instantaneamente eu adorei aquilo e pensei “Nossa, isso vai ser ótimo para a minha carreira.” Isso foi 10 anos atrás, e eu venho trabalhando na área desde então. Comecei a gravar demos ainda na faculdade, e também a me candidatar para projetos independentes, o que levou ao meu primeiro videogame, e depois aos grandes jogos AAA. Algo que eu gosto muito sobre ser dubladora de videogames é a chance de interagir com tecnologia de uma forma realmente significativa, que até me ajuda a entender melhor o mundo em que vivemos. De um ponto de vista artístico, é algo que eu aprecio muito.


Conte um pouco sobre o processo que a levou a ser escolhida como a primeira voz da Princesa Zelda.

PS: Quando eu fiz os testes para o papel de Zelda, eu nem sabia que era para dublar a Zelda em si! A Nintendo é altamente sigilosa sobre os papéis, então eu nunca poderia imaginar. O que me passaram foram os detalhes da dublagem, em um teste ao vivo. Eu li que se passaria em um mundo medieval, preferencialmente com um sotaques britânicos, que eles tentaram de várias formas. A idade da personagem parecia muito vaga, tipo, entre 17 anos e… mais velha. Deixaram tudo bem em aberto mesmo, de forma que você não soubesse quem estava dublando, mas ao mesmo tempo teria uma noção do tipo de voz desejada. Então o que eu ofereci foi essencialmente o que eu fiz na chamada depois do meu primeiro teste, e só descobri semanas depois, quando eu tinha conseguido o papel, quem era a personagem. Então muitas das decisões sobre o que eu poderia trazer criativamente já estavam pré-aprovadas, porque elas tinham que passar por vários lugares ao redor do mundo antes de receber um ok. E eu fiquei em choque, eu não… conseguia acreditar no papel que consegui. Que… que era o papel de Zelda. Foi algo que mudou minha vida, explodiu minha mente e continua sendo o presente mais incrível de todos.

Zelda é uma das personagens femininas mais celebradas e queridas do mundo. Nestes tempos em que o feminismo anda tão em pauta, acha que a Zelda pode representar algo legal para as mulheres de todo o mundo?

Sempre que você pega uma personagem feminina que é tão icônica, e ela parte de não ter uma voz para ter uma voz, acho que há um simbolismo profundo nisso, que dialoga com os tempos em que vivemos e as oportunidades que estão lá. Eu amo interpretar guerreiras, e é algo que, na minha vida, é um sonho meu continuar fazendo. Interpretei várias delas, mas Zelda é uma das personagens mais icônicas e gigantescas guerreiras dos videogames, obviamente. Então foi muito legal viajar ao redor do mundo e conhecer muitas mulheres, e poder representar esta personagem guerreira… eu acho que há uma responsabilidade nisso, de interpretar bem o papel e falar bem por todas elas, então… eu tentei.

The Legend of Zelda Breath of the Wild está sendo um sucesso gigantesco de vendas. Seu contato com os fãs mudou depois do lançamento do game?

Então, a comunidade de fãs da Nintendo, para mim… ela mudou minha vida no dia a dia. Eu conheço gente de todo o mundo que ama a Nintendo e sente que Zelda é uma parte grande de suas vidas, e das vidas de suas famílias por 30 anos. Eu conheci o Charles Martinet e falei com ele em duas convenções. Ele é tão incrível também, eu acho que ele aprecia esse presente de ser a voz do Mario… é uma comunidade muito, muito especial! A comunidade de Zelda, a comunidade de Nintendo, o que os jogos representam, o quão bem feitos eles são… As pessoas que gostam de jogos de mundo aberto, desse tipo de jogos de Zelda, tendem a ser muito gentis, a amar fantasia… tendem a ser muito interessadas em enigmas, então rolam até umas discussões intelectuais sobre essas coisas. Tem sido simplesmente incrível. Eu senti muito amor, e tento retribuir isso. É uma ótima troca.

O que você acha que tem em comum com a Zelda? E no que são mais diferentes?

A Zelda não é boba, ela está mais para uma geek, meio nerd, talvez… e eu sou mais bobinha. Mas dá quase na mesma, né? Nós duas também amamos sapos! E isso me lembra até da minha cena favorita, que foi uma das mais divertidas de gravar. Porque eu cresci beijando todos os sapinhos, brincando com eles, tentava apanhar um diferente por dia em Michigan, onde cresci, porque tinha muita fauna ao nosso redor, então… é, na verdade eu tenho bastante em comum com a Zelda, mas se tivesse que escolher uma só… definitivamente é o amor pelos sapinhos.

Vamos imaginar um cenário aqui: Link partiu em uma aventura e vai demorar para voltar, enquanto Zelda está entediada e pensa em se divertir com um dos quatro campeões de Breath of the Wild. Quem ele vai chamar?

Com certeza a Urbosa! Tanto no jogo como na vida real ela é minha amigona agora, porque trabalhamos juntas e passamos a nos conhecer, e ela é simplesmente incrível. Seríamos melhores amigas… tanto no jogo como na vida real.

Você não usa sua voz apenas para dublar, né? Pelo que vimos, você também parece gostar bastante de cantar.

Ah, obrigada por trazer esse assunto, minha carreira musical… na verdade eu estou trabalhando em meu segundo disco agora mesmo. Minha banda se chama Summersett Band… e a razão dela levar o meu sobrenome é porque eu tenho três irmãs envolvidas com música, e duas são cantoras e compositoras, uma com ópera e outra com folk. Então Summersett ficou como o nome da banda para que todas ficássemos ligadas online… então é, eu tento fazer essa fusão com folk, mas também colaboro com outros projetos musicais com várias outras pessoas, porque música é uma parte gigantesca da minha vida. Na verdade eu estou fazendo umas coisas bem divertidas que ainda não contei para ninguém ainda, mas… eu posso estar tentando gravar um trabalho de Zelda a cappella com minhas irmãs para o aniversário de um ano do Breath of the Wild, e você ouviu isso primeiro mas… bom, não é nada demais. Summersettband.com, e se você for ao meu site normal, o patriciasummersett.com, eu também tenho links para meus trabalhos musicais e redes sociais… eu provavelmente vou postar mais coisas em breve, porque vamos gravar um novo disco nos próximos meses.

Você tem trabalhado bastante ultimamente, aparecendo em filmes, séries e jogos. Quais são seus planos para a carreira?

Parte do meu plano profissional é visitar muitas convenções, vão acontecer algumas em outras partes do mundo, vou visitar o Oriente Médio de novo… também vão acontecer alguns anúncios de videogame em breve… muito em breve, na verdade! Então fiquem de olho!

Que tal deixar uma mensagem final para os brasileiros que acompanham o seu trabalho?

Uma mensagem para todos os meus amigos no Brasil… a maioria de vocês eu não conheci ainda, mas eu amo vocês, amo a sua música, sua dança, sua comida, e aposto que a gente se divertiria muito caso nos conhecêssemos. Eu vi que Rainbow Six Siege teve um grande torneio em São Paulo, e como eu faço a voz da Ash no jogo, conhecia algumas das pessoas que foram ao Brasil participar do campeonato, e fiquei com tanta inveja, porque eu adoraria ir e fazer parte disso tudo… E sobre Zelda, quem sabe… em algum momento, vamos, vamos, nos encontrar em uma convenção, eu adoraria conhecer todos vocês, compartilhar o seu cosplay e arte, e sua paixão por seja lá o que for que vocês estiverem fazendo. Obrigado por me receber e gostar do jogo!

Formado na arte de reclamar, odeia a internet. Ainda assim, sua hipocrisia sem limites o permite administrar a página no Facebook, plataforma de divulgação do seu primeiro livro. Você também pode seguí-lo em @thomshoes no Twitter, mas provavelmente é uma má ideia...

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Yellow e Red: uma opção simples para filas e banheiros

Puzzles simples, minimalistas e divertidos compõem dois apps que são uma ótima pedida para estarem no seu celular.

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“Entre diariamente para ganhar ítens bônus!”. “Aproveite essa oferta especial de 30 reais que vai acabar daqui duas horas!”. “Quer acelerar essa construção? Faça uma microtransação!”. Quer saber? Na maioria das vezes, eu acho tudo isso um pé no saco. Eu só queria um joguinho simples pra passar um tempo na fila ou fazendo as necessidades no banheiro.

E eu entendo como o mercado mobile tá crescendo e recebendo títulos mais robustos, mas não é pedir muito isso, não? Felizmente, yellowred são duas pequenas pílulas de puzzles que vão servir exatamente pra isso.

Basicamente, cada app é um conjunto de 50 enigmas minimalistas, que são resolvidos apenas utilizando com toques na tela do celular. Reconhecer padrões, resolver desafios lógicos e repetir sequências são alguns dos jeitos que o designer Bart Bonte encontrou para basear os puzzles.

yellow

yellow

Nada de microtransações, notificações indesejadas ou outros sistemas que estamos acostumados. No máximo, um sistema de dicas simples, caso você fique preso em alguma parte, mas que não vai te ajudar em alguns casos e vai te dar todas as respostas em outros. Nenhum dos enigmas são extremamente difíceis, então, recomendo que você vá no seu próprio ritmo.


yellow é um bom ponto de entrada para começar a entender o estilo do jogo e red funciona mais como um segundo desafio, que consegue, inclusive, utilizar conceitos já estabelecidos e usá-los de maneiras diferentes. Mesmo que sejam relativamente curtos, principalmente se você já gosta do estilo, valem a pena. Gratuito, interessante, divertido e minimalista: bem melhor que o rótulo daquele condicionador.

red

red


yellow e red são jogos desenvolvidos pelo belga Bart Bonte e estão disponíveis gratuitamente para Android (yellow/red) e iOS (yellow/red). Ambos os jogos permitem pagamento para retirar os anúncios, que vão aparecer entre uma dica e outra, e para apoiar o desenvolvedor.

Quer conhecer outros jogos gratuitos e inovadores para jogar e aproveitar muito? Dê uma olhada na nossa coluna Free to Play!

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Anime

A divertida safadeza sci-fi de Darling in the Franxx

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Darling in the Franxx chegou de mansinho, mas logo se tornou uma das maiores surpresas da temporada de inverno, sempre figurando entre os animes mais populares do Crunchyroll nacional.


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Como o pôster do anime deixa claro, trata-se de uma ficção científica cheia de mechas, honrando a tradição de obras focadas em robôs gigantescos em lutas divertidas contra criaturas hostis. Mas há algo em Darling in the Franxx que o destaca da concorrência. Algo… bem safadinho.

Co-produzido entre a A-1 Pictures e a Trigger, o anime começou a passar em 13 de janeiro de 2018, e logo no dia seguinte iniciou a sua serialização em mangá. Sua história mostra um futuro pós-apocalíptico no qual a humanidade se viu quase extinta graças à ameaça de criaturas monstruosas.

A raça humana montou, então, uma cidade militar e, nela, crianças passam a ser criadas e educadas desde pequenas a treinar com parceiros do sexo oposto a fim de pilotar os mecha chamados Franxx. Hiro, o protagonista, era visto como um prodígio cheio de potencial, mas estranhamente ele não conseguia passar nos testes e pilotar com as outras garotas, ao menos até encontrar a Zero Two, uma Parasita (piloto) infame por sua letalidade.


“O que há de safado nisso?”, você me pergunta, inocente. Bom, eu até poderia até explicar em um parágrafo mas, como dizem por aí, uma imagem vale mais do que mil palavras. Sendo assim, dê uma boa olhada na posição que os garotos e garotas precisam ficar para pilotar as máquinas de combate:

Darling in the Franxx em uma cena sugestiva

Darling in the Franxx em uma cena sugestiva

“Ah, mas isso é só um ângulo infeliz”. “Duvido que todo mundo pilote assim!”. Bom, na verdade…

Darling in the Franxx em uma cena ainda mais sugestiva

Darling in the Franxx em uma cena ainda mais sugestiva

Obviamente essas posições são um pouquinho engraçadas à primeira vista, mas isso poderia até passar batido se não fosse um elemento central do argumento! Repleto de subtextos e metáforas, não é preciso ir muito longe para traçar os mais diversos paralelos entre relações sexuais e as aventuras e arcos dos personagens.

Isso já está fazendo muita gente quebrar a cuca em fóruns de discussão pela internet, montando teorias e caçando significados ocultos nas cenas do anime. Como você bem viu nas imagens acima, em todos os Franxx são os meninos que ficam sentados na posição dominante, enquanto as garotas ficam deitadas em… bem, posição cachorrinho.

O lance é que Hiro simplesmente não consegue botar o seu… “”””robô”””” para funcionar na posição masculina. Na verdade, ele só consegue botar a coisa toda para andar justamente quando aceita ser dominado pela Zero Two, que toma o posto principal. A Zero Two, inclusive, refere-se a si mesma como ぼく(boku, em romaji, um pronome japonês usado apenas por homens e jovens garotos).

Darling in the Franxx: a dominadora Zero Two em toda sua glória parasita

Darling in the Franxx: a dominadora Zero Two em toda sua glória parasita

O que isso quer dizer sobre a relação entre Hiro e Zero Two? Ao menos por enquanto, fica aberto à sua interpretação.

O primeiro episódio do anime é um pouco lento e sem graça, mas se você curtiu as ideias acima, persista, pois do episódio dois em diante esses temas só são explorados mais e mais, cheio de frases de duplo sentido, cenas engraçadas e aquele ecchi maroto, mas também ricas dinâmicas de personagem e símbolos ocultos para aumentar ainda mais a sua diversão.

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Destaques

A Nintendo vai falir? Por que a falta de informação cria uma imagem que não existe?

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Uma coisa que me incomodou muito nos últimos anos foi ver as pessoas falando de forma errônea sobre os prejuízos consecutivos que a Nintendo teve. Muitos disseram que o fracasso de vendas do Wii U só empurrou a empresa ladeira abaixo, que era questão de tempo até que ela desistisse de vez dos hardwares e muito mais loucuras. Outros disseram também que o Switch é a salvação, que as vendas estão maravilhosas e que agora vai dar tudo certo.


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É óbvio que muito disso vem de textos mal traduzidos e especulações fora da realidade, normalmente feitas por redatores ou ‘comentadores’ que entendem pouco ou quase nada de finanças. Como contador e administrador de empresas, me senti na obrigação de falar desse assunto, pois é preciso explicar que muito do que falam não é bem assim e que a desinformação é ruim tanto para quem gosta quanto para quem detesta a Big N. Dito isso, vamos por partes:

1 – A Nintendo só acumulou prejuízos desde o final da vida do Wii

É verdade incontestável. O Wii vendeu muito mais do que o esperado por causa do fator inovação, junto com o Nintendo DS, que também teve um sucesso absurdo de público por conta de suas facilidades. O 3DS começou morno e depois até esquentou, mas nunca chegou perto do seu antecessor, mesmo com títulos incríveis. Mas até onde o prejuízo que a empresa acumulou foi algo ruim?


Prejuízo é muito comum em empresas que vivem do desenvolvimento de novos produtos ou tecnologias. Normalmente, o processo criativo no geral demanda muito recurso, pois o custo é alto, o tempo necessário é difícil de calcular. O resultado só vem após o lançamento do produto. É parecido com uma onda na praia: a água do mar recua um pouco antes anunciando que ela está vindo e depois avança um pouco mais longe do que estava e isso só é perceptível por causa da marca deixada pela onda anterior.

Para saber se uma empresa tem lucro ou prejuízo em período, é preciso olhar as suas demonstrações financeiras (Balanço Patrimonial e DRE, para quem gosta de finanças). Se olharmos o balanço de um só período, o prejuízo estará lá, grande e vermelho, chamando atenção. O que fazer? “Bora escrever aquele textão dizendo que a Nintendo vai falir e xingando a falta de novas IPs.” Faltou só olhar o histórico e o patrimônio que foi acumulado nos anos anteriores para fazer uma análise.

Conceitualmente, quando vira o ano, as receitas e despesas são zeradas, então, o resultado de anos anteriores não influencia no resultado do próximo. Entretanto, os lucros acumulados são colocados em reservas, que não ficam tão visíveis e nem são muito claras para quem é leigo. Não quero ensinar Contabilidade aqui, mas não dá pra falar do assunto sem saber disso: não é qualquer redator ou ‘entendido do assunto’ que pode olhar para um demonstrativo e dizer a situação financeira da empresa. Muito menos alguém que vai traduzir termos que podem ser interpretados de diversas maneiras.

2 – O Wii U só empurrou a Nintendo ladeira abaixo

É importante a empresa estar preparada para o possível fracasso ou para vendas fracas de seu produto, como o que aconteceu com o Wii U. É preciso haver planejamento e uma certa segurança financeira na hora de arriscar.

A Nintendo claramente estava preparada para isso, os sites de notícias que não viram (ver item 1). O sucesso estrondoso do Wii e do DS foram suficientes para abastecer o caixa da empresa, de forma que ela podia se arriscar a ter um ou até mais fracassos sem perder seu poder no médio prazo.

É claro que o marketing negativo que se criou nas comunidades foi um inimigo e tanto nesse momento e com certeza impactou o público mais do que deveria, mas é falácia dizer que a empresa não estava bem no lançamento do Wii U ou do Switch. Me lembro de ver notícias no fim da vida do Wii dizendo que a Nintendo tinha dinheiro para se manter por anos sem lançar videogame nenhum… Por que será que essa não viralizou?

3 – A Nintendo não alcançou suas próprias projeções de lucro por anos

OK, essa é uma questão um pouco controversa, pois diverge o conceito da realidade. De fato, muitas projeções que a Nintendo fez aos seus acionistas não foram atingidas, o que pareceu um problemão aos nossos olhos leigos.

Mas veja bem: qual CEO fala para os seus acionistas que o resultado vai ser muito, muito ruim? Acionistas querem ver retorno rápido, ninguém quer esperar quatro ou cinco anos para ver a cor do dinheiro. Por conceito, é preciso informar as expectativas corretas ao investidor, mas não é bem o que acontece na realidade de qualquer organização.

Então, sim, os CEOs colocam uma certa margem de “boas expectativas” nas projeções. Não sou especialista em mercado financeiro, mas pensando como o cara que está lá na frente: é melhor você segurar um acionista conhecido do que ter uma rotatividade muito grande, o que pode desvalorizar ainda mais a empresa. Não é o certo, mas é o que acontece.

4 – O lucro que ela teve com o Switch vai ajudá-la a se manter por muitos anos

Infelizmente, essa é outra falácia. O Switch está com bons resultados sim, as coisas estão melhores do que foram previstas oficialmente. Mas tenha certeza: o lucro que o console teve até o momento está dentro do esperado, ele só está compensando o que foi investido e virou prejuízo nos anos anteriores.

Então, a Nintendo não tem o poder de Deus por console estar obtendo sucesso. Digamos que ela não fez mais do que a sua obrigação como desenvolvedora de produtos. O lucro recente vai ajudar? Vai sim, é claro, mas pode ter certeza de que os especialistas dentro daquele lindo prédio em Quioto já sabiam disso o tempo todo.

O que ela precisa é aproveitar bem o dinheiro que está entrando, manter seu planejamento e continuar trabalhando em bons jogos enquanto desenvolve a próxima tecnologia. Pode dar errado como o Wii U? Pode, mas não significa que ela vai falir ou desistir do mercado por causa disso.

Então, fica a recomendação: não se engane por notícias falaciosas ou sensacionalistas. Não pense que a Nintendo é melhor ou pior do que ela é e procure informações com propriedade, tanto para falar bem quanto para falar mal. Não só sobre a Nintendo, mas de outras empresas também, pois a quantidade de informações incorretas que vemos por aí não é brincadeira.

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