Conecte-se conosco.

Games

Pokémon GO | Guia do Iniciante Parte 1: Começando sua aventura

Publicado

em

♫ “Esse é meu jeito de viver, ninguém nunca foi igual… A minha vida é fazer o bem vencer o mal!”

Desde os anos 90, crianças do mundo todo cresceram com a esperança de sair pelo mundo com uma mochila nas costas, um boné na cabeça e cantarolando essa música para viver altas aventuras. Agora, vinte anos depois, o sonho desses treinadores já grandinhos se tornou “realidade”: com Pokémon GO, podemos sair capturando os monstrinhos de bolso por todo o planeta, além de travar altas batalhas em ginásios e, finalmente, ser o mestre Pokémon da sua cidade!

Mas se você não acha que está preparado para essa grande aventura, o PlayReplay está aqui para te ajudar. Preparamos um guia completo de como aproveitar tudo que o app pode oferecer, além de te dar várias dicas para se tornar um verdadeiro treinador dos monstrinhos. Gotta catch ‘em all!

Mas meu aplicativo não funciona!” QUEM DISSE QUE NÃO?

entei-tudo-bem-agoraDepois de muito chorar e esperar, Pokémon GO está disponível oficialmente no Brasil! Agora, você pode sair por aí na sua jornada Pokémon com seus amigos e aproveitar o game nesse país tropical. Ele está disponível para dispositivos iOS (como iPhone e iPad) e Android. Clique na loja de aplicativos do seu sistema e comece a jogar!


Google Play   App Store


Começando a aventura

Abrindo o aplicativo pela primeira vez, ele pedirá que você entre com a sua conta do Google ou do Pokémon Trainer Club para começar. Se você ainda não conhece, o Trainer Club é um serviço da franquia que permite aos usuários vários benefícios ― jogar o TCG online, participar de competições e, no caso de Pokémon GO, receber newsletters com códigos que liberam ítens no jogo. Assim, se você realmente quiser investir no game, é uma boa criar uma conta por lá. De toda forma, você poderá associá-la ao seu avatar posteriormente, no menu de configurações do app.

dica-de-treinadorDica de Treinador: é claro que Pokémon GO consome uma quantidade razoável de bateria. Para ajudar nesse problema, aproveite o menu de configurações do app e selecione a opção “Battery Saver”.

Após isto, você conhecerá Professor Willow, o seu guia pelo mundo de Pokémon GO, que te convidará a montar o seu avatar. Dê um nome ao seu personagem dentro do jogo e modifique-o para deixar a sua cara, dos detalhes do rosto à roupa que vai usar. Como segue o padrão, ele te deixará escolher um Pokémon inicial e aproveitará esse fato para te mostrar as mecânicas básicas de captura. Você vai ver, em sua volta no mapa, um Charmander, um Squirtle e um Bulbasaur. Toque em um deles para pegá-lo e começar a sua aventura.

Se você já achava difícil escolher entre três, agora vai ficar mais difícil ainda...

Se você já achava difícil escolher entre três, agora vai ficar mais difícil ainda…

Ainda não se sabe se isso é um glitch ou segredo do jogo, mas também é possível escolher Pikachu como monstrinho inicial, no melhor estilo Pokémon Yellow. Para fazer isso, o processo é simples, mas um pouco demorado. Quando os três iniciais aparecerem, ignore e saia andando para longe deles. Quando tomar uma certa distância, eles vão reaparecer em volta do seu avatar. Continue fazendo isso e, na quarta vez que eles aparecerem, Pikachu também aparecerá e você poderá capturá-lo como inicial.

Capturando Pokémon

Hora de aprender a mecânica básica de Pokémon GO: como capturar os monstrinhos. Diferente dos jogos originais, você não precisa lutar e enfraquecê-los antes de tentar pegá-los para si. De uma forma bem mais intuitiva, é só você tocar na Pokébola e arrastar até o Pokémon que você quer capturar. Para dar aquele “tchan” a mais no seu jogo, pode ativar o modo AR (tocando no canto superior direito da tela) e usar a câmera do seu smartphone para ver o monstrinho ali, na sua frente. Entretanto, sem usar a câmera, você não precisa ficar ajeitando a posição do seu celular e pode até sair de perto de onde o Pokémon estava e, mesmo assim, capturá-lo.

dica-de-treinadorDica de Treinador: faça um movimento circular com o seu dedo antes de lançar a Pokébola. Se você conseguir capturá-lo fazendo isso, ganhará um “bônus de curvatura” (curveball bonus) e conseguirá 10XP extras.

Quando tocar em um Pokémon no mapa e for capturá-lo, você verá, acima dele, o nome da sua espécie e a quantidade de CP dele. O CP (Combat Power) representa o quão forte é o seu monstrinho em batalha; quanto maior o CP, melhor o Pokémon é. Isso reflete na dificuldade de capturá-los, já que os mais fortes são mais difíceis de se pegar. Por mais que você possa jogar quantas Pokébolas quiser (ou ainda usar ítens para facilitar o seu trabalho), é sempre bom saber como resolver esse problema com economia e inteligência.

Um bom treinador sabe o momento certo de agir!

Um bom treinador sabe o momento certo de agir!

Ao tocar na Pokébola, um círculo colorido começará a pulsar em volta do Pokémon. A cor deste círculo é um indicativo da dificuldade de captura dele: verde para “fácil”, amarelo para “médio” e vermelho para “difícil”. Você pode aumentar as suas chances vendo o tamanho deste círculo. Se a Pokébola tocar o monstrinho quando o círculo tiver o menor diâmetro possível, as suas chances aumentam muito! ― então, espere até o momento certo de lançar. Para aqueles com círculos amarelos e vermelhos, saber dominar esse truque é fundamental.

dica-de-treinadorDica de Treinador: você não precisa esperar que uma Pokébola que tenha falhado suma da tela antes de lançar outra. Toque nelas para que sumam e você já possa tentar novamente a captura. Eficiência é tudo!


Gostou das nossas dicas para treinadores em Pokémon GO? Tem alguma dica para compartilhar com os outros leitores? Deixe aí nos comentários!

Agora, continue as suas lições, jovem treinador, com as outras partes do nosso Guia do Iniciante:

Cientista da computação em formação pela USP São Carlos, sempre encontra tempo para falar sobre jogos, tecnologia, viagens no tempo e outras loucuras. Desenvolve jogos, aprecia chocotones, escreve sobre ciência no Deviante e fala sobre pérolas desconhecidas dos games na coluna Free to Play, aqui no PlayReplay.

Games

Dragon Ball FighterZ | Bardock e Broly serão confirmados como DLC

A Bandai Namco só não divulgou a data de lançamento e o preço do DLC com os dois novos lutadores.

Publicado

em

broly

Dragon Ball FighterZ tem feito um grande sucesso desde seu lançamento, tanto por sua qualidade como por sua já grande seleção de personagens.


Veja também:


Felizmente, a Bandai Namco deve continuar oferecendo um belo suporte ao jogo por um bom tempo. De acordo com a revista japonesa V-Jump, os personagens Broly e Bardock serão adicionados em breve.

No caso, os dois poderão ser adquiridos através de DLCs, mas ainda não há detalhes sobre o preço ou se serão lançados separadamente.


Para quem não os conhece, Broly é conhecido como o lendário Super Sayajin que estrelou dois filmes, alguns mangás e diversos jogos da franquia Dragon Ball. Bardock é o pai de Goku e Raditz, que apareceu em um especial de TV nos anos 1990, alguns mangás e jogos da série.

Ao que tudo indica, os dois terão golpes parecidos com o que já foi visto em filmes e jogos anteriores, mas as informações devem ser liberadas nos próximos meses. A data de lançamento dos dois lutadores ainda é desconhecida.

Continue lendo

Games

Kingdom Come: Deliverance | Confira os requisitos para rodar o jogo no PC

O tão aguardado RPG da Warhorse Studios não é tão exigente assim com PCs mais modestos.

Publicado

em

kingdom come

Kingdom Come: Deliverance era um dos RPGs mais aguardados para o início de 2018, especialmente porque prometia uma abordagem diferente em vez de seguir os clichês do gêneros.


Veja também:


O título foi lançado oficialmente no dia 13 de fevereiro para o PlayStation 4, Xbox One e PC. Como esperado, ele tem se destacado bastante entre os fãs de RPGs, especialmente com o público do PC.

É claro que neste caso, é necessário saber exatamente o que é preciso para rodar o jogo no seu computador. Para se certificar, você pode conferir os requisitos mínimos e recomendados logo abaixo.


Só vale lembrar que no caso do processador e placa de vídeo, é bom ter pelo menos algo equivalente ou superior aos modelos citados.

Requisitos mínimos

  • Sistema Operacional: Windows 7, Windows 8 ou Windows 10 (versões de 64-bits)
  • Processador: Intel Core i5-2500K 3.3GHz ou AMD CPU Phenom II X4 940
  • Memória: 8 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Nvidia GPU GeForce GTX 660, AMD GPU Radeon HD 7870
  • DirectX: Versão 11
  • Armazenamento: 40 GB de espaço disponível

Requisitos Recomendados

  • Sistema Operacional: Windows 7, Windows 8 ou Windows 10 (versões de 64-bits)
  • Processador: Intel CPU Core i7 3770 3,4 GHz ou AMD CPU AMD FX-8350 4 GHz
  • Memória: 16 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Nvidia GPU GeForce GTX 1060 ou AMD GPU Radeon RX 580
  • DirectX: Versão 11
  • Armazenamento: 40 GB de espaço disponível

 

Continue lendo

Destaques

Yellow e Red: uma opção simples para filas e banheiros

Puzzles simples, minimalistas e divertidos compõem dois apps que são uma ótima pedida para estarem no seu celular.

Publicado

em

“Entre diariamente para ganhar ítens bônus!”. “Aproveite essa oferta especial de 30 reais que vai acabar daqui duas horas!”. “Quer acelerar essa construção? Faça uma microtransação!”. Quer saber? Na maioria das vezes, eu acho tudo isso um pé no saco. Eu só queria um joguinho simples pra passar um tempo na fila ou fazendo as necessidades no banheiro.

E eu entendo como o mercado mobile tá crescendo e recebendo títulos mais robustos, mas não é pedir muito isso, não? Felizmente, yellowred são duas pequenas pílulas de puzzles que vão servir exatamente pra isso.

Basicamente, cada app é um conjunto de 50 enigmas minimalistas, que são resolvidos apenas utilizando com toques na tela do celular. Reconhecer padrões, resolver desafios lógicos e repetir sequências são alguns dos jeitos que o designer Bart Bonte encontrou para basear os puzzles.

yellow

yellow

Nada de microtransações, notificações indesejadas ou outros sistemas que estamos acostumados. No máximo, um sistema de dicas simples, caso você fique preso em alguma parte, mas que não vai te ajudar em alguns casos e vai te dar todas as respostas em outros. Nenhum dos enigmas são extremamente difíceis, então, recomendo que você vá no seu próprio ritmo.


yellow é um bom ponto de entrada para começar a entender o estilo do jogo e red funciona mais como um segundo desafio, que consegue, inclusive, utilizar conceitos já estabelecidos e usá-los de maneiras diferentes. Mesmo que sejam relativamente curtos, principalmente se você já gosta do estilo, valem a pena. Gratuito, interessante, divertido e minimalista: bem melhor que o rótulo daquele condicionador.

red

red


yellow e red são jogos desenvolvidos pelo belga Bart Bonte e estão disponíveis gratuitamente para Android (yellow/red) e iOS (yellow/red). Ambos os jogos permitem pagamento para retirar os anúncios, que vão aparecer entre uma dica e outra, e para apoiar o desenvolvedor.

Quer conhecer outros jogos gratuitos e inovadores para jogar e aproveitar muito? Dê uma olhada na nossa coluna Free to Play!

Continue lendo

Últimas notícias

broly broly
Games3 horas atrás

Dragon Ball FighterZ | Bardock e Broly serão confirmados como DLC

A Bandai Namco só não divulgou a data de lançamento e o preço do DLC com os dois novos lutadores.

Mangá4 horas atrás

JBC | Conheça os novos mangás de Fevereiro 2018

A editora JBC tradicionalmente revela todos os meses um checklist com seus principais lançamentos de mangá, e parece que as...

Cinema1 dia atrás

Pantera Negra | Confira o divertido trailer 8-bits do filme

Pantera Negra mal chegou aos cinemas, e já dominou a internet com críticas empolgadas, memes e discussões acaloradas entre fãs...

fe fe
Games1 dia atrás

Fe | Game já está disponível no Switch, PS4, Xbox One e PC

O jogo misterioso mistura elementos de plataforma e puzzle para contar uma história aberta a interpretação.

Cinema1 dia atrás

Disney | Toy Story vai virar atração na Disney World

“Você. É. Um. Brinquedo!” Mais do que nunca, as sábias palavras de Woody se provam verdadeiras. Afinal, o mundo de...

overwatch luta overwatch luta
Games1 dia atrás

Overwatch | Fã reimagina game como jogo de luta 2D

Do jeito que os personagens de Overwatch são diversos, até que este daria um ótimo jogo de luta mesmo.

Notícias1 dia atrás

Santa Clarita Diet | Netflix libera imagens da segunda temporada

Após um tempinho meio sumida, finalmente temos novidades sobre a nova temporada de Santa Clarita Diet. Afinal, a Netflix soltou...

Anime1 dia atrás

Pokémon | Lugia é destaque em pôster do filme 2018

Com o sucesso do filme Pokémon: Eu Escolho Você, que apresentou um reboot das aventuras de Ash e Pikachu, a...

Games1 dia atrás

Green Man Gaming | Metal Gear Solid V, Destiny 2 e PES 2018 são alguns dos destaques em promoção

Entrando na comemoração do ano novo chinês, a Green Man Gaming aproveita a ocasião para celebrar o ano do cachorro com...

Música1 dia atrás

O Senhor dos Anéis | Trilha sonora é relançada em edição especial

Há muitas coisas para se amar nos filmes O Senhor dos Anéis de Peter Jackson, que adaptou com pura genialidade...

devil may cry devil may cry
Games1 dia atrás

Devil May Cry | Jogo estará gratuito no Twitch Prime

Enquanto espera pelo lançamento do Devil May Cry HD Collection, você pode aproveitar o primeiro game de graça.

Notícias1 dia atrás

Cobra Kai | Sequência de Karate Kid ganha trailer

Pode bater na casa do mestre Miyagi e recomeçar seu treinamento! Afinal, toda a sua garra e talento serão necessárias...

pubg pubg
Games1 dia atrás

PlayerUnknown’s Battlegrounds | Vendas chegam a 30 milhões de unidades

Apesar das vendas no PC continuarem boas, o número de jogadores ativos vem caindo desde o mês passado.

Games1 dia atrás

Pokemon Go | Evento do Ano Novo Lunar já começou

Será possível conseguir Poeira Estelar extra e há a chance de encontrar um Poochyena shiny durante o evento.

Cinema1 dia atrás

Batman | Gotham City 1889 já está disponível no Looke

Você já pode conferir a mais recente animação da DC Comics no conforto de sua poltrona, já que Gotham City 1889...

Em alta