ás
Comentários | 44808

Pokémon GO: Guia do Iniciante ― Parte 2

♫ “Vem comigo, vamos formar sempre a melhor equipe. E sempre juntos vamos vencer!”

É hora de continuar a sua jornada para se tornar o maior treinador de monstrinhos de bolso da sua cidade em Pokémon GO! Na primeira parte do nosso guia, mostramos dicas para começar a aventura com o pé direito e explicamos como você capturava os seus primeiros Pokémon. Agora, chegou a hora de subir na vida: vamos aprender a evoluir e entender o seu perfil de treinador, aumentar o poder de combate dos seus monstrinhos e, claro, evoluir os seus Pokémon para novas formas! Gotta catch ‘em all!


Evoluindo seu treinador

Lembra-se do avatar que você criou agora pouco com a sua cara? Ele é a sua representação virtual no mundo de Pokémon GO; portanto, o nível (Level) em que ele está mostra o quanto você é experiente na grande tarefa de capturar monstrinhos pelo mundo real. Além disso, um nível de treinador grande é o que desbloqueia várias coisas novas durante o jogo. Com níveis mais altos, por exemplo, você pode encontrar Pokémon mais raros e mais fortes para capturar e o máximo CP que seus Pokémon podem alcançar também aumenta!

Para evoluir seu treinador, você precisa de pontos de experiência (XP), ganhos de acordo com as ações que você faz no jogo. Confira a lista de ações que você pode fazer para ganhá-los e quanto cada uma gera de XP:

  • pokemongo-experienciaCapturar um Pokémon: 100 XP
  • Incubar um ovo de Pokémon: 200 XP
  • Capturar/Incubar um Pokémon novo (que ainda não estava registrado na Pokédex): 500 XP
  • Evoluir um Pokémon: 500 XP
  • Visitar um PokéStop: 50 XP
  • Treinar em um ginásio amigo: variável
  • Batalhar em um ginásio inimigo: variável

 

dica-de-treinadorDica de Treinador: você ainda pode ganhar XP bônus fazendo um bom lançamento com a Pokébola, desde que acerte-a dentro do círculo colorido em volta do monstro. Quanto menor o círculo, maior o bônus: 10 XP (Nice Throw/Bom Lançamento), 50 XP (Great Throw/Ótimo Lançamento) ou 100 XP (Excellent Throw/Lançamento Excelente).

Diferente de outros jogos, os pontos não são cumulativos; então, quando você sobe de nível, seu contador de XP é zerado. A quantidade de XP que você precisa ganhar para alcançar um certo nível, até o décimo nível, é dado pelo número do nível multiplicado por 1000 ― para chegar no nível 8, por exemplo, você precisa ganhar mais 8000 XP. A partir daí, os valores assuem valores específicos.

dica-de-treinadorDica de Treinador: uma boa dica para conseguir XP no começo do jogo é capturar vários Pokémon que sempre aparecem no mapa, como Pidgey, Zubat e Caterpie, pois, geralmente, a evolução deles é mais fácil. Assim, é fácil acumular os XP dados por captura e evolução e subir de nível rapidamente.

É sempre bom se focar nos pontos de experiência do seu treinador, já que só depois de alcançar certos níveis é que alguns recursos do jogo são desbloqueados. Confira quais são esses recursos e quando eles são desbloqueados:

  • Nível 5: Ginásios, Potions e Revives
  • Nível 8: Razz Berry
  • Nível 10: Super Potions
  • Nível 12: Great Balls
  • Nível 15: Hyper Potions
  • Nível 20: Ultra Balls
  • Nível 25: Max Potions
  • Nível 30: Max Revives

 

Para servir de referência para você durante a jogatina, aqui vai uma tabela que mostra, nível a nível, de quantos pontos de experiência são necessários e os prêmios ganhos quando eles são alcançados:

  • Nível 1 [1000 XP]
  • Nível 2 [2000 XP]: 15 Pokébolas
  • Nível 3 [3000 XP]: 15 Pokébolas
  • Nível 4 [4000 XP]: 15 Pokébolas
  • Nível 5 [5000 XP]: 10 Potions, 1 Incense, 10 Revives
  • Nível 6 [6000 XP]: 15 Pokébolas, 10 Potions, 10 Revives 1 Egg Incubator
  • Nível 7 [7000 XP]: 15 Pokébolas, 10 Potions, 10 Revives, 1 Incense
  • Nível 8 [8000 XP]: 15 Pokébolas, 10 Potions, 5 Revives, 10 Razz Berry, 1 Lure Modulator
  • Nível 9 [9000 XP]: 15 Pokébolas, 10 Potions, 5 Revives, 3 Razz Berry, 1 Lucky Egg
  • Nível 10 [10000 XP]: 15 Pokébolas, 10 Super Potions, 10 Revives, 10 Razz Berry, 1 Incense, 1 Lucky Egg, 1 Egg Incubator, 1 Lure Module
  • Nível 11 [10000 XP]: 15 Pokébolas, 10 Super Potions, 3 Revives, 3 Razz Berry
  • Nível 12 [10000 XP]: 20 Great Balls, 10 Super Potions, 3 Revives, 3 Razz Berry
  • Nível 13 [10000 XP]: 15 Great Balls, 10 Super Potions, 3 Revives, 3 Razz Berry
  • Nível 14 [15000 XP]: 15 Great Balls, 10 Super Potions, 3 Revives, 3 Razz Berry
  • Nível 15 [20000 XP]: 15 Great Balls, 20 Hyper Potions, 10 Revives, 10 Razz Berry, 1 Incense, 1 Lucky Egg, 1 Egg Incubator, 1 Lure Module
  • Nível 16 [20000 XP]: 10 Great Balls, 10 Hyper Potions, 5 Revives, 5 Razz Berry
  • Nível 17 [20000 XP]: 10 Great Balls, 10 Hyper Potions, 5 Revives, 5 Razz Berry
  • Nível 18 [25000 XP]: 10 Great Balls, 10 Hyper Potions, 5 Revives, 5 Razz Berry
  • Nível 19 [25000 XP]: 10 Great Balls, 10 Hyper Potions, 5 Revives, 5 Razz Berry
  • Nível 20 [50000 XP]: 20 Ultra Balls, 20 Hyper Potions, 20 Revives, 20 Razz Berry, 2 Incense, 2 Lucky Eggs, 2 Egg Incubators, 2 Lure Modules

Conhecendo o perfil de treinador

É sempre bom conferir como está o seu progresso como treinador em Pokémon GO e o app disponibiliza um bonito perfil de treinador para você checar as suas informações. Ele pode ser acessado tocando no rosto do seu avatar, no canto inferior direito na tela. Saiba o que significa cada símbolo que aparece no seu perfil:

pokemongo-perfil-treinador

 

  1. Seu nome de treinador
  2. Seu avatar (toque e arraste para girá-lo!)
  3. Seu nível de treinador atual
  4. Seus pontos de experiência atuais e o quanto falta para subir de nível
  5. Suas PokéCoins atuais (a moeda do jogo)
  6. A data em que você começou a jogar
  7. O seu time de ginásio
  8. Suas medalhas
  9. Dentro desse menu, você pode ver o Journal, que registra todas as suas ações no jogo, com data e hora, e customizar o seu avatar

 

dica-de-treinadorDica de Treinador: as medalhas funcionam como conquistas em Pokémon GO e servem apenas para deixar seu perfil de treinador mais bonito. Você pode conseguir novas alcançando metas, por exemplo, de quilômetros andados, Pokémon capturados ou Pokémon descobertos.

Conhecendo o perfil do Pokémon

Assim como seu avatar de treinador, cada um dos Pokémon que você captura também tem um perfil no aplicativo para você poder ver suas informações. A lista de todos eles pode ser acessada tocando na Pokébola e, depois, em “Pokémon”. Saiba o que significa cada símbolo que aparece no perfil dos seus monstrinhos:

pokemongo-perfil-pokemon2

  1. O Combat Power (CP) do Pokémon
  2. Toque na estrela para adicionar aquele Pokémon aos seus favoritos
  3. O apelido do seu Pokémon
  4. Toque no lápis para trocar o apelido do seu Pokémon
  5. O HP (pontos de vida) do seu Pokémon
  6. O tipo, peso e altura do seu Pokémon
  7. A quantidade de Stardust e Candies que você tem e o quanto você precisa para melhorar/evoluir seu Pokémon
  8. Os ataques do seu Pokémon (em GO, cada monstrinho tem apenas dois movimentos)
  9. No menu, no canto inferior direito, você pode tocar em Transfer e enviá-lo ao Professor Willow.

 

dica-de-treinadorDica de Treinador: é claro que você também tem uma Pokédex, o lugar onde você pode ver todas as espécies de Pokémon que já encontrou pela sua jornada. Para acessá-lo, toque na Pokébola e, depois, no ícone “Pokédex”.

Evoluindo seus Pokémon

Como você já deve ter percebido com as formas de captura de monstrinhos, Pokémon GO tem mecânicas bem mais simplificadas que os outros jogos da franquia. Com a evolução de Pokémon, isso não é diferente. Ao invés de você ter que treiná-lo em duras batalhas e alcançar um ponto no qual ele se torna uma nova espécie, aqui, você só terá que alimentá-lo com a comida certa. E isso não é sinônimo de que a tarefa tornou-se mais fácil.

pokemongo-powerupBasicamente, você precisará acumular dois tipos de ítens para aumentar o CP dos seus Pokémon e evoluí-los: Stardust e Candies. O primeiro é usado apenas para melhorar seus monstrinhos, enquanto o segundo é usado também para evolução; entretanto, esses Candies são específicos para cada família evolutiva de Pokémon. Assim, Charmander, Charmeleon e Charizard, por exemplo, usam Charmander Candy para tornarem-se mais fortes. Não é possível usar outros tipos de doces, como Pikachu Candy e Bulbasaur Candy, neste caso. Stardust são genéricos e podem ser usados em qualquer Pokémon, entretanto.

Para melhorar o seu Pokémon, você precisa de uma certa quantidade de Stardust e uma pequena quantidade de Candies da família evolutiva dele. “Melhorar”, nesse caso, significa aumentar o CP do seu monstrinho com um bônus. Para fazer isso, vá até o perfil do Pokémon que deseja melhorar e veja a quantidade de ítens necessários, que são mostrados ao lado do botão “Power Up”. Se já tiver coletado o suficiente, toque no botão e veja o CP dele aumentar!

dica-de-treinadorDica de Treinador: cada Pokémon tem uma quantidade máxima de CP que ele pode ter. Esse “teto” está representado pelo semicírculo em volta do seu monstrinho, no perfil dele. Quanto mais o círculo estiver próximo do fim, mais próximo ele está desse máximo. Para aumentar esse limite, aumente o seu nível de treinador.

pokemongo-maxcp

Perceba o que está em volta do Pidgeotto: ele já está próximo do seu CP máximo.

Para evoluir o seu Pokémon, você vai precisar apenas de uma quantidade significativa de Candies da sua familia evolutiva. Vá ao perfil do seu monstrinho e veja de quantos doces você necessita para trocá-lo de espécie pelo valor indicado ao lado do botão “Evolve”. Se já tiver coletado o suficiente, toque no botão e aproveite o seu novo Pokémon evoluído.

dica-de-treinadorDica de Treinador: até agora, não foi encontrado um padrão para dizer se algum ataque do seu Pokémon se mantém durante a evolução. Por enquanto, o que se sabe é que são sorteados novos ataques aleatoriamente, dentre os possíveis, após o processo.

pokemongo-evolucaoContemple a maravilhosa evolução de um Charmeleon em um Charizard.

Contemple a maravilhosa evolução de um Charmeleon em um Charizard.

dica-de-treinadorDica de Treinador: você tem como escolher em qual Pokémon seu Eevee vai evoluir, mesmo sem a existência das pedras em Go. Para isso, mude o apelido do seu Eevee para Sparky (para um Jolteon), Rainer (para um Vaporeon) ou Pyro (para um Flareon), espere alguns minutos (abrir e fechar o aplicativo também é uma boa ideia aqui) e faça o processo de evolução. Se você não se lembra, esses eram os nomes dos gêmeos Eevee, da primeira temporada do anime.

pokemongo-stardustConseguir mais Stardust é relativamente fácil, pois praticamente todas as ações que você faz relacionadas a conseguir novos Pokémon resulta em mais desse “pó de estrela”. Ao capturar um novo Pokémon, você consegue mais 100 Stardust. Defender um ginásio do seu time também dá mais Stardust a cada 20 horas.

pokemongo-candiesOs Candies também são possíveis de conseguir, mas são mais difíceis de acumular por serem específicos. De toda forma, várias ações dentro do jogo também te dão mais doces. Capturar um novo Pokémon te dá 3 Candies relacionados à aquele monstrinho (por exemplo, capturar um Bulbasaur, um Ivysaur ou um Venusaur te darão 3 Bulbasaur Candies). Ao incubar um ovo, você ganha muito mais doces, fazendo o processo valer bastante a pena.

Em um método alternativo, você pode transferir seus Pokémon para o Professor Willow em troca de mais Candies da família evolutiva correspondente. É claro que isso é indicado quando você capturou dois monstrinhos da mesma espécie, por exemplo. Para isso, vá até o perfil do Pokémon que deseja entregar e toque no botão “Transfer“. Só tome cuidado: esse processo não pode ser revertido.

pokemongo-transfer

dica-de-treinadorDica de Treinador: preste atenção no CP dos seus Pokémon repetidos antes de transferí-los! É bem melhor conferir antes e sempre ficar com você o monstrinho com o maior CP, enviando os mais fracos em troca de Candies.


Gostou das nossas dicas para treinadores em Pokémon GO? Tem alguma dica para compartilhar com os outros leitores? Deixe aí nos comentários!

Agora, continue as suas lições, jovem treinador, com as outras partes do nosso Guia do Iniciante: