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Prévia: Natural Doctrine será um prato cheio para estrategistas hardcore

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Desenvolvido no Japão pela Kadokawa Game Studio e trazido para o Ocidente pela NIS America, Natural Doctrine é um RPG tático que será lançado no dia 30 deste mês. O título, dirigido por Atsushi Li, que também foi diretor no desenvolvimento de Patapon (PSP), promete começar a saciar a sede por RPGs japoneses de estratégia no PlayStation 4, mas marcará presença também no PS Vita e no PS3, inclusive fazendo uso de um sistema cross-play e cross-save entre estas três plataformas da Sony.

 

Nós pelo petróleo, eles pelo Pluton

O jogo se passará num mundo de fantasia medieval mórbido e caótico, onde humanos, lagartos, minotauros e duendes malignos se digladiam ferozmente. Todas essas batalhas parecem ter sua motivação girando em torno de uma única coisa: a poderosíssima fonte de energia conhecida como Pluton, que é utilizada até mesmo na conjuração de magias.

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Dito isso, a missão de Jeff, o guerreiro protagonista da história, será justamente a de se unir a outros combatentes para tentar derrotar uma ameaça maligna; e com isso garantir o fluxo de acesso da humanidade a esse tão valioso recurso.


 

Visual simples e jogabilidade robusta

Logo de cara já podemos perceber que Natural Doctrine não impressionará ninguém com seus gráficos. Contudo, seu sistema de personalização de classes de personagens robusto e a interação inusitada disso com o sistema de combate parece ser algo que fará o jogo brilhar na mente dos amantes do gênero RPG tático.

O gameplay será similar ao de jogos de franquias como Final Fantasy Tactics, Disgaea e Tactics Ogre Battle. As batalhas se travarão em um mapa que se assemelha vagamente a um grande tabuleiro de xadrez e você deverá customizar sua equipe de combatentes de acordo com a configuração da equipe oponente.

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Contudo, apesar de a jogabilidade ter essa base tradicional já há muito utilizada, ela também parece introduzir conceitos bastante inovadores. Dentre estes eu poderia citar o sistema de customização sempre dinâmico da árvore de habilidades dos personagens e também a possibilidade de se configurar formações de combate através do agrupamento de combatentes em áreas específicas do campo de batalha.

Esses novos elementos de jogabilidade tornam o combate muito mais robusto e estratégico, mas também elevam consideravelmente o nível de dificuldade das batalhas. Principalmente quando se leva em conta que a inteligência artificial dos inimigos não é nada fraca. Mas dificuldade elevada nem sempre é uma coisa ruim, não é mesmo? Sim, Dark Souls, estou olhando para você.

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Multiplayer

Para comprovar a confiança que a desenvolvedora tem na robustez do sistema de combate de Natural Doctrine, um dos atrativos maiores pretendidos para o jogo estará em seu modo multijogador com suporte a cross-play, dentro do qual jogadores das três plataformas da Sony poderão se enfrentar em duelos tensos e estratégicos.

Ao que parece, nesta versão do jogo os membros da sua equipe de batalha poderão ser humanos e não-humanos, que serão representados por cards que podem ser aprimorados e subir de nível.[/infobox]

 

Mudanças na versão ocidental

Natural Doctrine já foi lançado no Japão desde abril deste ano, e apesar de muitos reconhecerem o potencial que há em seu gameplay, por lá o título foi bastante criticado por ter poucos checkpoints e por ser de uma dificuldade quase imperdoável. Pois é. Já dá para perceber que esta é uma combinação de fatores bem perigosa e que pode gerar muitas frustrações, não é mesmo?

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Pois então, diante dessa situação, a desenvolvedora decidiu que a versão ocidental do game terá a inclusão de um modo Easy (que nem deve ser tão fácil assim) e um número maior de checkpoints espalhados pelas missões. Com isso, ao que parece, dois dos pontos mais criticados do game serão “consertados”, o que deve facilitar e muito o desenrolar do game.

 

Quem sabe uma joia bruta

Com um visual simples e uma jogabilidade robusta e cheia de detalhes, Natural Doctrine parece ser o tipo de jogo que não chama a atenção logo de cara, mas que cativa o jogador ao longo do tempo por suas singularidades divertidas, complexas e desafiadoras. É quase certo que este título chegará ao Ocidente sem receber muitos holofotes, mas se você for um apreciador do gênero, é mais que recomendado que você fique de olho na sua data de lançamento.

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Natural Doctrine

Plataforma: PS3/PS4/PS Vita
Desenvolvimento: Kadokawa Game Studio
Distribuição: NIS America
Lançamento: 30/09/2014

Expectativa: Média[/infobox]

Notívago inveterado e apaixonado por tudo o que se liga ao mundo dos games. Lamenta a atual queda na qualidade das capinhas das mídias físicas e o sumiço cada vez mais definitivo dos manuais de jogos, e adora reclamar de tudo isso enquanto aproveita as ofertas de jogos digitais da Steam, da Live e da PSN. Seu gênero preferido é o JRPG.

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Kingdom Come: Deliverance | Os 5 melhores mods para o jogo

Kingdom Come conta com mods que podem consertar problemas do jogo ou que simplesmente contornar mecânicas irritantes.

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kingdom come capa

Apesar de ter sido lançado há pouco tempo, Kingdom Come: Deliverance já se mostrou ser um grande sucesso, especialmente entre os fãs de RPG que queriam algo diferente dos clichês de sempre.



É claro que um jogo deste porte e com tantos jogadores ativos acaba apresentando diversos problemas e algumas mecânicas que não agradam todo mundo.

Felizmente, os jogadores de PC podem contar com modificações feitas especificamente para resolver esses probleminhas. Você pode conferir nossa lista dos cinco mods mais úteis para Kingdom Come logo abaixo!


5. Faster Arrows

Em Kingdom Come: Deliverance, você só conta com armas reais, então aqueles que dão preferência a um estilo de combate de longa de distância, podem acabar gostando de lutar mais com um bom e velho arco e flecha.

O único problema é que o sistema de arco e flecha do jogo não é tão realista assim e as flechas são bem mais lentas do que deveriam ser. Para resolver isso, você pode usar o mod “Faster Arrows”, que ajusta a velocidade das flechas de modo mais aproveitável. Clique aqui para baixá-lo.

4. Cheap Training

Assim como em muitos outros RPGs, você pode pagar por treinamentos para melhorar certas habilidades, mas isso é algo extremamente caro em Kingdom Come.

É claro que você pode fazer bastante dinheiro no jogo, mas isso certamente vai demorar dezenas de horas. Para não sofrer tanto com o preço dos treinamentos no início do game, basta usar o mod “Cheap Training”. Ele diminui o preço para 50% ou 10% do valor original, dependendo do que você preferir. Clique aqui para baixá-lo.

3. Unlimited Weight

O mod “Unlimited Weight” é bem mais superficial e serve para aqueles que não gostam de lidar com sistemas de peso em jogos deste tipo. Basicamente, você pode carregar o que quiser sem se preocupar com o peso dos itens. Você pode clicar aqui para baixar o mod.

2. Sectorial Lockpicking

Quem já jogou qualquer game mais moderno da Bethesda sabe o quanto seus minigames de fechadura são irritantes, mas elas são toleráveis quando você aprende exatamente como elas funcionam.

Já o sistema que implementaram em Kingdom Come consegue ser ainda pior e até os desenvolvedores do game já prometeram sua alteração em uma atualização futura. Enquanto isso não acontece, você pode usar o mod “Sectoria Lockpicking”, que deixa o minigame mais viável sem modificá-lo de maneira extrema. Clique aqui para baixá-lo.

1. Unlimited Saving

Por fim, não dava para deixar de fora um dos mods mais úteis que foram disponibilizados até agora para Kingdom Come. Se você já jogou o título, deve ter percebido que não dá para salvar a qualquer momento, já que você precisa usar o item “Saviour Schnapps” toda vez que quiser fazer isso.

Como você só tem um número limitado deste item, acaba sendo irritante ter que esperar o jogo chegar em um checkpoint (para salvar sozinho) e tomar cuidado extra para não perder o progresso de horas por algum problema do próprio game, que ainda é bem instável. Felizmente, o mod “Unlimited Saving” resolve isso e permite que você salve a qualquer momento e lugar. Baixe-o neste link.

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Venha fazer um Book Tour pelo mangá oficial de Splatoon

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A Nintendo começou a publicar um mangá oficial de Splatoon a partir de dezembro de 2017 nos Estados Unidos. Apesar de ainda não existir uma versão nacional, o livro está disponível tanto para importação como para venda diretamente pela Amazon nacional através deste link. No vídeo de hoje te convidamos a fazer um passeio detalhado pela obra. Basta clicar no player abaixo!


Veja também:


Escrito e desenhado por Sankichi Hinodeya, o mangá foi publicado originalmente no Japão através da Korokoro Comics em 2016, e depois traduzido e lançado nos Estados Unidos pela Viz Media em 2017.

Por enquanto, apenas o primeiro volume está disponível, mas a edição 2 já tem data marcada de lançamento para março de 2018, enquanto o volume 3 sai em junho de 2018.


Os três primeiros volumes são focados no jogo Splatoon de Wii U, enquanto o volume 4 já começa a mostrar a mitologia e personagens de Splatoon 2, um dos principais jogos do Nintendo Switch.

Depois de ver o vídeo, não esqueça de contar o que achou do mangá nos comentários aqui embaixo! Aliás, por que não aproveita e diz pra gente se você já leu ou se tem vontade de ler o mangá também?

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Yellow e Red: uma opção simples para filas e banheiros

Puzzles simples, minimalistas e divertidos compõem dois apps que são uma ótima pedida para estarem no seu celular.

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“Entre diariamente para ganhar ítens bônus!”. “Aproveite essa oferta especial de 30 reais que vai acabar daqui duas horas!”. “Quer acelerar essa construção? Faça uma microtransação!”. Quer saber? Na maioria das vezes, eu acho tudo isso um pé no saco. Eu só queria um joguinho simples pra passar um tempo na fila ou fazendo as necessidades no banheiro.

E eu entendo como o mercado mobile tá crescendo e recebendo títulos mais robustos, mas não é pedir muito isso, não? Felizmente, yellowred são duas pequenas pílulas de puzzles que vão servir exatamente pra isso.

Basicamente, cada app é um conjunto de 50 enigmas minimalistas, que são resolvidos apenas utilizando com toques na tela do celular. Reconhecer padrões, resolver desafios lógicos e repetir sequências são alguns dos jeitos que o designer Bart Bonte encontrou para basear os puzzles.

yellow

yellow

Nada de microtransações, notificações indesejadas ou outros sistemas que estamos acostumados. No máximo, um sistema de dicas simples, caso você fique preso em alguma parte, mas que não vai te ajudar em alguns casos e vai te dar todas as respostas em outros. Nenhum dos enigmas são extremamente difíceis, então, recomendo que você vá no seu próprio ritmo.


yellow é um bom ponto de entrada para começar a entender o estilo do jogo e red funciona mais como um segundo desafio, que consegue, inclusive, utilizar conceitos já estabelecidos e usá-los de maneiras diferentes. Mesmo que sejam relativamente curtos, principalmente se você já gosta do estilo, valem a pena. Gratuito, interessante, divertido e minimalista: bem melhor que o rótulo daquele condicionador.

red

red


yellow e red são jogos desenvolvidos pelo belga Bart Bonte e estão disponíveis gratuitamente para Android (yellow/red) e iOS (yellow/red). Ambos os jogos permitem pagamento para retirar os anúncios, que vão aparecer entre uma dica e outra, e para apoiar o desenvolvedor.

Quer conhecer outros jogos gratuitos e inovadores para jogar e aproveitar muito? Dê uma olhada na nossa coluna Free to Play!

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