ás

Prévia: Super Smash Bros. for 3DS traz a pancadaria aos portáteis

A hora que todos esperavam está chegando! Estamos há menos de um mês do lançamento ocidental de Super Smash Bros. for 3DS e muitos mal conseguem conter a ansiedade (o que justifica a quantidade de pessoas desesperadas por um código de acesso à demo do jogo, que foi lançada na última sexta).

Com a promessa de elevar a franquia a um novo patamar, o game é o primeiro a ser lançado para um portátil na história da série; e a Nintendo não está medindo esforços para oferecer uma experiência digna da série no 3DS. Mas será que isso é possível?

Pancadaria portátil

Super Smash Bros. for 3DS foi citado pela primeira vez bem antes de seu anúncio oficial. Os boatos que cercavam o jogo diziam até mesmo que ele seria apenas algo complementar à versão de Wii U, que ofereceria a experiência completa. Após o anúncio oficial, descobrimos que o game se tratava de um autêntico Super Smash Bros., e que ele possuiria tanto conteúdo quanto qualquer contraparte para consoles de mesa.

i5mfhhfL525Wl

Com um elenco gigantesco, de quase 50 personagens, arenas exclusivas baseadas em clássicos portáteis da empresa, e até mesmo com um modo de jogo exclusivo, Super Smash Bros. for 3DS tem tudo para se equiparar a todos os títulos já criados na franquia. Os gráficos em cel shading dão um toque único ao visual do jogo, que certamente fará qualquer fã da franquia delirar.

Em busca da vitória

O modo exclusivo para o portátil, Smash Run, promete arruinar amizades com suas disputas frenéticas. Bem bacana e inovador, ele não coloca os combatentes frente a frente logo de cara. Ao invés disso, cada um dos competidores deve, por cinco minutos, derrotar inimigos aleatórios por estágios que lembram bastante os utilizados nos modos de aventura de Melee e Brawl para coletar power-ups.

Parasol_Waddle_Dee_Smash_Run

Após a pancadaria, os jogadores são colocados para lutarem uns contra os outros utilizando tudo o que foi conquistado durante os cinco minutos de batalhas contra o computador. Sendo um belo diferencial em relação à versão de Wii U, a Nintendo está basicamente deixando o recado de que os dois jogos são diferentes e merecem a mesma atenção dos jogadores.

Um elenco invejável

Lá em 1999, Super Smash Bros. para o Nintendo 64 possuía apenas 12 personagens selecionáveis, sendo quatro deles secretos. Com Melee e Brawl os números aumentaram bastante, mas é com as novas versões que a franquia foi elevada a um novo patamar! Com quase 50 personagens revelados até agora, muitos bastante inusitados, como o cachorro de Duck Hunt, Megaman, Pac-Man e até mesmo Schulk, de Xenoblade Chronicles, o game possui uma variedade nunca antes vista na série.

Treehouse-Stream-Ann_09-12-14

Mas como nunca estamos satisfeitos, alguns personagens ainda ficaram faltando. Que fã de Zelda não adoraria poder controlar Ghirahim e dar uma surra no Link? E por que a Nintendo não ouve os fãs de Metroid e não adiciona Ridley à lista de personagens? Para os fãs mais antigos da Nintendo, a falta dos Ice Climbers, presentes em Melee e Brawl, também será bastante sentida. Mas não podemos ter tudo, não é?

As suas reclamações foram ouvidas!

Apesar de ser um jogo excelente, Brawl pecou pela jogabilidade lenta em relação a conhecida nos jogos anteriores. Com as novas versões do jogo, a Nintendo resolveu ouvir as reclamações dos jogadores e tornar o jogo mais fluido e rápido. Testando a demo lançada na última sexta feira para membros Platinum do Club Nintendo, pude perceber que a melhora não ficou apenas na promessa, já que o jogo está realmente mais rápido do que Brawl.

super-smash-bros-3ds-52dcee458f862

Contudo, não vá esperando a agilidade de Melee, já que o jogo não chega a ser tão rápido quanto o título de GameCube, ainda que seja bem superior a Brawl neste quesito. Alguns golpes foram inclusive modificados para tornar o gameplay mais ágil. Na versão demo, o personagem antigo com a pegada mais diferente é Link, que está mais leve e com ataques que parecem mais devastadores do que nunca!

Por glória ou por diversão?

Outra inovação que as novas versões do jogo estão trazendo é um modo online mais robusto e que promete satisfazer todos os tipos de jogador. Dividido em duas categorias, For Fun e For Glory, o multiplayer pode ser jogado com ou sem compromisso.

for-fun-for-glory

No modo For Fun, todos os cenários podem ser escolhidos e os itens estarão disponíveis durante a pancadaria. Com um foco mais casual, a modalidade não conta com rankings e serve unicamente para os jogadores se divertirem com a excelente jogabilidade da série.

Já o modo For Glory é tudo o que os fãs mais hardcore da franquia sempre desejaram. Sem itens e apenas com a fase Final Destination (com vários cenários de fundo) disponível, os jogadores devem mostrar toda a sua habilidade de luta sem qualquer tipo de auxílio do jogo. Ao contrário do modo para diversão, este conta com leaderboards e com certeza será o ponto de encontro para jogadores profissionais da franquia.

Mais que um jogo, um tributo!

Super Smash Bros. for 3DS é muito mais do que um jogo de luta que reúne personagens da Nintendo. O game é na verdade uma bela homenagem ao legado que a Big N construiu durante todos esses anos na indústria dos videogames.

Spirittrain3ds01

Além de todos os personagens disponíveis, ainda existem troféus de diversos personagens e itens das mais variadas franquias da Nintendo. Assim como em Melee e Brawl, eles contam com descrições detalhadas sobre o objeto ou personagem em questão, para que os jogadores aprendam mais sobre as séries de sucesso da Big N.

Como se não bastasse tudo isso, os Assist Trophies, itens que invocam diversos personagens para lhe auxiliar nas batalhas, estão de volta com força total, e contabilizam ainda mais referências às icônicas séries da gigante nipônica.

Segredos não revelados

Super Smash Bros. for 3DS será lançado no início do próximo mês, mas mais surpresas podem surgir até mesmo após o seu lançamento. O que já sabemos até agora é que os amiibos, assim como na versão para Wii U, serão compatíveis com o título, mas um mistério ainda está no ar.

Smash-Bros.-4

Que o jogo poderá se conectar à versão de Wii U todos já sabemos, mas ainda não está claro o que será possível com essa integração. Dentre os boatos que circulam pela rede, surgiu um interessante que diz que mais quatro personagens serão destravados em ambas as versões quando conectadas. Será? Falta pouco para descobrir! Enquanto isso, vou pegar o meu 3DS e treinar um pouco mais naquela demo incrível, e recomendo a todos vocês fazer o mesmo!

 

[infobox color=”light”]

SUPER SMASH BROS. FOR 3DS

Plataforma: 3DS

Desenvolvimento: Sora Ltd /Bandai Namco Games

Distribuidora: Nintendo

Lançamento: 03/10/2014

EXPECTATIVA: ALTA

[/infobox]