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Prévia: Super Smash Bros. for 3DS traz a pancadaria aos portáteis

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A hora que todos esperavam está chegando! Estamos há menos de um mês do lançamento ocidental de Super Smash Bros. for 3DS e muitos mal conseguem conter a ansiedade (o que justifica a quantidade de pessoas desesperadas por um código de acesso à demo do jogo, que foi lançada na última sexta).

Com a promessa de elevar a franquia a um novo patamar, o game é o primeiro a ser lançado para um portátil na história da série; e a Nintendo não está medindo esforços para oferecer uma experiência digna da série no 3DS. Mas será que isso é possível?

Pancadaria portátil

Super Smash Bros. for 3DS foi citado pela primeira vez bem antes de seu anúncio oficial. Os boatos que cercavam o jogo diziam até mesmo que ele seria apenas algo complementar à versão de Wii U, que ofereceria a experiência completa. Após o anúncio oficial, descobrimos que o game se tratava de um autêntico Super Smash Bros., e que ele possuiria tanto conteúdo quanto qualquer contraparte para consoles de mesa.

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Com um elenco gigantesco, de quase 50 personagens, arenas exclusivas baseadas em clássicos portáteis da empresa, e até mesmo com um modo de jogo exclusivo, Super Smash Bros. for 3DS tem tudo para se equiparar a todos os títulos já criados na franquia. Os gráficos em cel shading dão um toque único ao visual do jogo, que certamente fará qualquer fã da franquia delirar.

Em busca da vitória

O modo exclusivo para o portátil, Smash Run, promete arruinar amizades com suas disputas frenéticas. Bem bacana e inovador, ele não coloca os combatentes frente a frente logo de cara. Ao invés disso, cada um dos competidores deve, por cinco minutos, derrotar inimigos aleatórios por estágios que lembram bastante os utilizados nos modos de aventura de Melee e Brawl para coletar power-ups.

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Após a pancadaria, os jogadores são colocados para lutarem uns contra os outros utilizando tudo o que foi conquistado durante os cinco minutos de batalhas contra o computador. Sendo um belo diferencial em relação à versão de Wii U, a Nintendo está basicamente deixando o recado de que os dois jogos são diferentes e merecem a mesma atenção dos jogadores.

Um elenco invejável

Lá em 1999, Super Smash Bros. para o Nintendo 64 possuía apenas 12 personagens selecionáveis, sendo quatro deles secretos. Com Melee e Brawl os números aumentaram bastante, mas é com as novas versões que a franquia foi elevada a um novo patamar! Com quase 50 personagens revelados até agora, muitos bastante inusitados, como o cachorro de Duck Hunt, Megaman, Pac-Man e até mesmo Schulk, de Xenoblade Chronicles, o game possui uma variedade nunca antes vista na série.

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Mas como nunca estamos satisfeitos, alguns personagens ainda ficaram faltando. Que fã de Zelda não adoraria poder controlar Ghirahim e dar uma surra no Link? E por que a Nintendo não ouve os fãs de Metroid e não adiciona Ridley à lista de personagens? Para os fãs mais antigos da Nintendo, a falta dos Ice Climbers, presentes em Melee e Brawl, também será bastante sentida. Mas não podemos ter tudo, não é?

As suas reclamações foram ouvidas!

Apesar de ser um jogo excelente, Brawl pecou pela jogabilidade lenta em relação a conhecida nos jogos anteriores. Com as novas versões do jogo, a Nintendo resolveu ouvir as reclamações dos jogadores e tornar o jogo mais fluido e rápido. Testando a demo lançada na última sexta feira para membros Platinum do Club Nintendo, pude perceber que a melhora não ficou apenas na promessa, já que o jogo está realmente mais rápido do que Brawl.

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Contudo, não vá esperando a agilidade de Melee, já que o jogo não chega a ser tão rápido quanto o título de GameCube, ainda que seja bem superior a Brawl neste quesito. Alguns golpes foram inclusive modificados para tornar o gameplay mais ágil. Na versão demo, o personagem antigo com a pegada mais diferente é Link, que está mais leve e com ataques que parecem mais devastadores do que nunca!

Por glória ou por diversão?

Outra inovação que as novas versões do jogo estão trazendo é um modo online mais robusto e que promete satisfazer todos os tipos de jogador. Dividido em duas categorias, For Fun e For Glory, o multiplayer pode ser jogado com ou sem compromisso.

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No modo For Fun, todos os cenários podem ser escolhidos e os itens estarão disponíveis durante a pancadaria. Com um foco mais casual, a modalidade não conta com rankings e serve unicamente para os jogadores se divertirem com a excelente jogabilidade da série.

Já o modo For Glory é tudo o que os fãs mais hardcore da franquia sempre desejaram. Sem itens e apenas com a fase Final Destination (com vários cenários de fundo) disponível, os jogadores devem mostrar toda a sua habilidade de luta sem qualquer tipo de auxílio do jogo. Ao contrário do modo para diversão, este conta com leaderboards e com certeza será o ponto de encontro para jogadores profissionais da franquia.

Mais que um jogo, um tributo!

Super Smash Bros. for 3DS é muito mais do que um jogo de luta que reúne personagens da Nintendo. O game é na verdade uma bela homenagem ao legado que a Big N construiu durante todos esses anos na indústria dos videogames.

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Além de todos os personagens disponíveis, ainda existem troféus de diversos personagens e itens das mais variadas franquias da Nintendo. Assim como em Melee e Brawl, eles contam com descrições detalhadas sobre o objeto ou personagem em questão, para que os jogadores aprendam mais sobre as séries de sucesso da Big N.

Como se não bastasse tudo isso, os Assist Trophies, itens que invocam diversos personagens para lhe auxiliar nas batalhas, estão de volta com força total, e contabilizam ainda mais referências às icônicas séries da gigante nipônica.

Segredos não revelados

Super Smash Bros. for 3DS será lançado no início do próximo mês, mas mais surpresas podem surgir até mesmo após o seu lançamento. O que já sabemos até agora é que os amiibos, assim como na versão para Wii U, serão compatíveis com o título, mas um mistério ainda está no ar.

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Que o jogo poderá se conectar à versão de Wii U todos já sabemos, mas ainda não está claro o que será possível com essa integração. Dentre os boatos que circulam pela rede, surgiu um interessante que diz que mais quatro personagens serão destravados em ambas as versões quando conectadas. Será? Falta pouco para descobrir! Enquanto isso, vou pegar o meu 3DS e treinar um pouco mais naquela demo incrível, e recomendo a todos vocês fazer o mesmo!

 

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SUPER SMASH BROS. FOR 3DS

Plataforma: 3DS

Desenvolvimento: Sora Ltd /Bandai Namco Games

Distribuidora: Nintendo

Lançamento: 03/10/2014

EXPECTATIVA: ALTA

[/infobox]

 

Economista, colecionador de games e nintendista fanático reabilitado. Também é apaixonado por Zelda, Star Fox, cachorros e coelhos. Atualmente joga de tudo um pouco e, ao contrário de alguns, nem é tão pessimista assim quanto aos rumos da indústria. Ex-diretor de pautas do GameBlast, dedica-se integralmente ao PlayReplay.

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Kingdom Come: Deliverance | Os 5 melhores mods para o jogo

Kingdom Come conta com mods que podem consertar problemas do jogo ou que simplesmente contornar mecânicas irritantes.

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Apesar de ter sido lançado há pouco tempo, Kingdom Come: Deliverance já se mostrou ser um grande sucesso, especialmente entre os fãs de RPG que queriam algo diferente dos clichês de sempre.



É claro que um jogo deste porte e com tantos jogadores ativos acaba apresentando diversos problemas e algumas mecânicas que não agradam todo mundo.

Felizmente, os jogadores de PC podem contar com modificações feitas especificamente para resolver esses probleminhas. Você pode conferir nossa lista dos cinco mods mais úteis para Kingdom Come logo abaixo!


5. Faster Arrows

Em Kingdom Come: Deliverance, você só conta com armas reais, então aqueles que dão preferência a um estilo de combate de longa de distância, podem acabar gostando de lutar mais com um bom e velho arco e flecha.

O único problema é que o sistema de arco e flecha do jogo não é tão realista assim e as flechas são bem mais lentas do que deveriam ser. Para resolver isso, você pode usar o mod “Faster Arrows”, que ajusta a velocidade das flechas de modo mais aproveitável. Clique aqui para baixá-lo.

4. Cheap Training

Assim como em muitos outros RPGs, você pode pagar por treinamentos para melhorar certas habilidades, mas isso é algo extremamente caro em Kingdom Come.

É claro que você pode fazer bastante dinheiro no jogo, mas isso certamente vai demorar dezenas de horas. Para não sofrer tanto com o preço dos treinamentos no início do game, basta usar o mod “Cheap Training”. Ele diminui o preço para 50% ou 10% do valor original, dependendo do que você preferir. Clique aqui para baixá-lo.

3. Unlimited Weight

O mod “Unlimited Weight” é bem mais superficial e serve para aqueles que não gostam de lidar com sistemas de peso em jogos deste tipo. Basicamente, você pode carregar o que quiser sem se preocupar com o peso dos itens. Você pode clicar aqui para baixar o mod.

2. Sectorial Lockpicking

Quem já jogou qualquer game mais moderno da Bethesda sabe o quanto seus minigames de fechadura são irritantes, mas elas são toleráveis quando você aprende exatamente como elas funcionam.

Já o sistema que implementaram em Kingdom Come consegue ser ainda pior e até os desenvolvedores do game já prometeram sua alteração em uma atualização futura. Enquanto isso não acontece, você pode usar o mod “Sectoria Lockpicking”, que deixa o minigame mais viável sem modificá-lo de maneira extrema. Clique aqui para baixá-lo.

1. Unlimited Saving

Por fim, não dava para deixar de fora um dos mods mais úteis que foram disponibilizados até agora para Kingdom Come. Se você já jogou o título, deve ter percebido que não dá para salvar a qualquer momento, já que você precisa usar o item “Saviour Schnapps” toda vez que quiser fazer isso.

Como você só tem um número limitado deste item, acaba sendo irritante ter que esperar o jogo chegar em um checkpoint (para salvar sozinho) e tomar cuidado extra para não perder o progresso de horas por algum problema do próprio game, que ainda é bem instável. Felizmente, o mod “Unlimited Saving” resolve isso e permite que você salve a qualquer momento e lugar. Baixe-o neste link.

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Venha fazer um Book Tour pelo mangá oficial de Splatoon

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A Nintendo começou a publicar um mangá oficial de Splatoon a partir de dezembro de 2017 nos Estados Unidos. Apesar de ainda não existir uma versão nacional, o livro está disponível tanto para importação como para venda diretamente pela Amazon nacional através deste link. No vídeo de hoje te convidamos a fazer um passeio detalhado pela obra. Basta clicar no player abaixo!


Veja também:


Escrito e desenhado por Sankichi Hinodeya, o mangá foi publicado originalmente no Japão através da Korokoro Comics em 2016, e depois traduzido e lançado nos Estados Unidos pela Viz Media em 2017.

Por enquanto, apenas o primeiro volume está disponível, mas a edição 2 já tem data marcada de lançamento para março de 2018, enquanto o volume 3 sai em junho de 2018.


Os três primeiros volumes são focados no jogo Splatoon de Wii U, enquanto o volume 4 já começa a mostrar a mitologia e personagens de Splatoon 2, um dos principais jogos do Nintendo Switch.

Depois de ver o vídeo, não esqueça de contar o que achou do mangá nos comentários aqui embaixo! Aliás, por que não aproveita e diz pra gente se você já leu ou se tem vontade de ler o mangá também?

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Yellow e Red: uma opção simples para filas e banheiros

Puzzles simples, minimalistas e divertidos compõem dois apps que são uma ótima pedida para estarem no seu celular.

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“Entre diariamente para ganhar ítens bônus!”. “Aproveite essa oferta especial de 30 reais que vai acabar daqui duas horas!”. “Quer acelerar essa construção? Faça uma microtransação!”. Quer saber? Na maioria das vezes, eu acho tudo isso um pé no saco. Eu só queria um joguinho simples pra passar um tempo na fila ou fazendo as necessidades no banheiro.

E eu entendo como o mercado mobile tá crescendo e recebendo títulos mais robustos, mas não é pedir muito isso, não? Felizmente, yellowred são duas pequenas pílulas de puzzles que vão servir exatamente pra isso.

Basicamente, cada app é um conjunto de 50 enigmas minimalistas, que são resolvidos apenas utilizando com toques na tela do celular. Reconhecer padrões, resolver desafios lógicos e repetir sequências são alguns dos jeitos que o designer Bart Bonte encontrou para basear os puzzles.

yellow

yellow

Nada de microtransações, notificações indesejadas ou outros sistemas que estamos acostumados. No máximo, um sistema de dicas simples, caso você fique preso em alguma parte, mas que não vai te ajudar em alguns casos e vai te dar todas as respostas em outros. Nenhum dos enigmas são extremamente difíceis, então, recomendo que você vá no seu próprio ritmo.


yellow é um bom ponto de entrada para começar a entender o estilo do jogo e red funciona mais como um segundo desafio, que consegue, inclusive, utilizar conceitos já estabelecidos e usá-los de maneiras diferentes. Mesmo que sejam relativamente curtos, principalmente se você já gosta do estilo, valem a pena. Gratuito, interessante, divertido e minimalista: bem melhor que o rótulo daquele condicionador.

red

red


yellow e red são jogos desenvolvidos pelo belga Bart Bonte e estão disponíveis gratuitamente para Android (yellow/red) e iOS (yellow/red). Ambos os jogos permitem pagamento para retirar os anúncios, que vão aparecer entre uma dica e outra, e para apoiar o desenvolvedor.

Quer conhecer outros jogos gratuitos e inovadores para jogar e aproveitar muito? Dê uma olhada na nossa coluna Free to Play!

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