Conecte-se conosco.

Destaques

Retrô: The King of Fighters 95′ e o título de Rei dos Jogos de Luta

Publicado

em

Rugal parecia estar de volta, para o espanto de todos os combatentes. Dado como morto ao final de The King of Fighters 94’, quem poderia imaginar que o “R” estampado em todas as cartas de convocação eram as iniciais de seu nome? Estava aberta mais uma edição do torneio de artes marciais mais famoso do mundo.


 

ESPECIAL KOF – 20 ANOS (Parte 2 de 4)

[youtube id=”8lGUHpOaU6c” width=”633″ height=”356″]

O sistema de trios foi mantido e todos os times decidiram manter suas formações, com exceção do já deslocado grupo norte-americano. Em seu lugar, surge uma nova equipe com muito mais representatividade e imponência: Billy Kane, ex-chefe de Fatal Fury 2; Eiji Kisaragi, ninja oriundo de Art of Fighting e, finalmente, um misterioso jovem de cabelos vermelhos e que viria a transformar a história do game drasticamente: Iori Yagami.

Com a chegada de Iori, a trama de KOF começa a ganhar novas camadas de dramaticidade, aumentando exponencialmente o grau de envolvimento entre máquina e jogador. Iori era o perfeito arquétipo do bad boy, em perfeito contraste ao ar de bom moço exalado por Kyo Kusanagi, seu eterno rival.


Não fosse o bastante, em KOF 95 temos os verdadeiros indícios de que há uma história maior se desenrolando nos backstages, que viria a ser a Saga Orochi, favorita de 10 entre 10 fãs da série. O pau comeria mais uma vez!

poster-kof95

publicidade-kof95-playreplay

 

Trios personalizados

Ter a possibilidade de escolher entre trios, em vez de personagens únicos, era o charme da franquia. As lutas eram relativamente mais longas e reviravoltas aconteciam a todo momento, aumentando a imersão na hora do fight. Para a SNK, isso era o bastante? Definitivamente, não.

Em The King of Fighters 95, você tinha liberdade para personalizar o seu trio, com infinitas possibilidades e estratégias de combate. Unir Terry Bogard, Ryo Sakazaki e Kyo Kusanagi era possível, realizando os desejos mais profundos dos jogadores da época.

kof95-screen-playreplay-1

Team Edit? Um sonho realizado

Terminar o game com os trios “certos” liberava os finais certos, ao passo que um trio personalizado tinha à disposição apenas um encerramento genérico. A escolha estava por sua conta.

Logo abaixo, você confere os 8 times presentes no torneio. Tecerei comentários apenas sobre o Rivals Team, já que as formações foram mantidas com relação ao torneio anterior. Para saber mais sobre eles, basta consultar a primeira parte do nosso especial.

 

Hero Team

Hero-playreplay

Benimaru Nikaido, Kyo Kusanagi e Goro Daimon

Fatal Fury Team

Fatal-Fury-playreplay

Andy Bogard, Terry Bogard e Joe Higashi

Ikari Team

Ikari-playreplay

Ralf Jones, Heidern e Clark Still

Women Team

Women-playreplay

Yuri Sakazaki, Mai Shiranui e King

Art of Fighting Team

Art_of_Fighting-playreplay

Robert Garcia, Takuma Sakazaki e Ryo Sakazaki

Kim’s Team

Kim-playreplay

Chang Koehan, Kim Kaphwan e Choi Bounge

Psycho Soldier Team

Psycho_Soldier-playreplay

Sie Kensou, Athena Asamiya e Chin Gentsai

Rivals Team

Rival-playreplay

Billy Kane, Iori Yagami e Eiji Kisaragi

Billy Kane e Eiji Kisaragi já eram conhecidos da galera por suas participações em suas séries de origem. Billy é mestre em ataques de longo alcance, com seu maldito eficiente bastão. Eiji é veloz, como todo bom ninja, com ataques físicos levemente mais fracos, porém propícios para longas combinações. No vídeo abaixo, você pode ver alguns exemplos.

[youtube id=”Z0Q3iMloud8″ width=”633″ height=”356″]

Por último, o jovem Yagami: rápido, forte, com voadoras e rasteiras de alcance razoável, além de fireballs e outros combos mortais. Facilmente um dos personagens favoritos dos apelões.

 

Bosses

saisyu-playreplay

Saisyu Kusanagi, agora como sub-chefe após uma bela lavagem cerebral

rugal-playreplay

Omega Rugal é o chefão, mais uma vez

 

Mudanças na mecânica e nos gráficos

Eras a frente de seus concorrentes, mesmo assim o time da SNK vislumbrava melhorias em seu sistema de combate, e assim o fez para a edição de 1995. Novos quadros de animação deixaram a movimentação mais fluida, além de pequenos ajustes que só vieram a acrescentar, como o pulo longo, o ataque rápido após a esquiva e o sistema de relacionamento entre personagens. Nesse sistema, ao pressionar os quatro botões de ataque, os personagens do fundo viriam para dar uma mãozinha, caso fossem com a cara do companheiro de equipe.

Terry94

Terry Bogard em KOF 94

Terry95

Terry Bogard em KOF 95

Todos os personagens ganharam novos ataques, tornando-se mais próximos do que conhecemos hoje, com seus movesets e combos mais famosos. Claro, as coisas eram mais frouxas e choviam combos de 100%, mas isso era visto como parte do charme do game.

Sobre o visual de cada personagem, além dos novos quadros, os sprites foram todos redesenhados, de forma que o visual do game tornou-se ainda mais atraente. A real transformação viria na edição seguinte, The King of Fighters 96. Nem por isso a segunda edição do torneio fez feio, muito pelo contrário: o game conta com uma das melhores introduções de toda a série, com direito ao primeiro flash da rivalidade entre Kyo Kusanagi e Iori Yagami.

Os cenários são um show a parte, característica marcante da SNK. A famosa NeoGeo Land, as águas translúcidas da Sicília, a árvore atingida por um raio na Coreia e outros cenários inspiradíssimos dão o tom do nível de preciosismo por parte dos produtores do game. Confira a relação de backgrounds logo abaixo.

kof95-stage-brazil

Brasil

kof95-stage-china

China

kof95-stage-england

Inglaterra

kof95-stage-italy

Itália

kof95-stage-japan

Japão

kof95-stage-korea

Coreia

kof95-stage-mexico

México

kof95-stage-usa

Estados Unidos

kof95-stage-saisyu

Saisyu Kusanagi

kof95-stage-omega-rugal

Omega Rugal

 

Um pouco da trama

Com o acréscimo de Iori Yagami e a descoberta da sua rivalidade acirrada com Kyo, fica claro que a nova aposta da SNK era tirar o flash da rixa entre Fatal Fury e Art of Fighting, partindo para uma trama própria, mais densa.

Desde a primeira edição do game, imaginava-se que o sobrenome de Kyo, Kusanagi, não estava ali por acaso. A referência remonta à lenda de Yamata no Orochi, ser mitológico de 8 cabeças, similar a uma serpente, que fora derrotado pelo deus Susanoo. Similaridades com Naruto? Sim, ambas as referências bebem da mesma fonte, mesmo que dêem passos igualmente distantes da lenda original. A espada usada por Susanoo chamava-se Kusanagi no Tsurugi, parte dos 3 tesouros sagrados do Japão (os outros dois eram a jóia Yasakani no Magatama e o espelho Yata no Kagami).

 

susanoo-orochi-playreplay

Segundo a mitologia japonesa, coube ao deus Susanoo derrotar Yamata no Orochi

Conhecendo um pouco da história bem sucedida de The King of Fighters, sabe-se que Orochi foi o nome do vilão que dominou o primeiro arco da série. Em 1995, seu nome sequer havia sido mencionado durante toda a trama, exceto por um poder “desconhecido” que Rugal tentava a todo custo controlar. Estava sendo preparado o terreno para algo muito maior, que envolveria três clãs (o terceiro clã ainda não havia dado as caras, até então) em um combate de proporções muito maiores que um simples torneio de artes marciais.

KOF 95 geralmente fica esquecido em um canto, quando o assunto envolve listar os melhores episódios da série. Ofuscado por versões mais recentes, a verdade é que a evolução nascia por aqui, em todos os aspectos. Visualmente, pouco havia mudado de um ano para o outro, mas as transformações foram profundas e acertadas.

[youtube id=”greALx7jn4U” width=”633″ height=”356″]


Um passo largo para o título de Rei dos Jogos de Luta havia sido dado, enquanto o concorrente apostava em remodelar sua série de forma brusca e surpreendente, com Street Fighter Alpha. Na sua opinião, quem foi o vencedor?

 

Formado em Publicidade e Propaganda e retrô gamer apaixonado, tem predileção pelos 8 bits. Lê e relê suas revistas de video game antigas todas as noites na hora de dormir. Antes de vir para o PlayReplay, coordenou a área de diagramação do GameBlast.

Destaques

Kingdom Come: Deliverance | Os 5 melhores mods para o jogo

Kingdom Come conta com mods que podem consertar problemas do jogo ou que simplesmente contornar mecânicas irritantes.

Publicado

em

kingdom come capa

Apesar de ter sido lançado há pouco tempo, Kingdom Come: Deliverance já se mostrou ser um grande sucesso, especialmente entre os fãs de RPG que queriam algo diferente dos clichês de sempre.



É claro que um jogo deste porte e com tantos jogadores ativos acaba apresentando diversos problemas e algumas mecânicas que não agradam todo mundo.

Felizmente, os jogadores de PC podem contar com modificações feitas especificamente para resolver esses probleminhas. Você pode conferir nossa lista dos cinco mods mais úteis para Kingdom Come logo abaixo!


5. Faster Arrows

Em Kingdom Come: Deliverance, você só conta com armas reais, então aqueles que dão preferência a um estilo de combate de longa de distância, podem acabar gostando de lutar mais com um bom e velho arco e flecha.

O único problema é que o sistema de arco e flecha do jogo não é tão realista assim e as flechas são bem mais lentas do que deveriam ser. Para resolver isso, você pode usar o mod “Faster Arrows”, que ajusta a velocidade das flechas de modo mais aproveitável. Clique aqui para baixá-lo.

4. Cheap Training

Assim como em muitos outros RPGs, você pode pagar por treinamentos para melhorar certas habilidades, mas isso é algo extremamente caro em Kingdom Come.

É claro que você pode fazer bastante dinheiro no jogo, mas isso certamente vai demorar dezenas de horas. Para não sofrer tanto com o preço dos treinamentos no início do game, basta usar o mod “Cheap Training”. Ele diminui o preço para 50% ou 10% do valor original, dependendo do que você preferir. Clique aqui para baixá-lo.

3. Unlimited Weight

O mod “Unlimited Weight” é bem mais superficial e serve para aqueles que não gostam de lidar com sistemas de peso em jogos deste tipo. Basicamente, você pode carregar o que quiser sem se preocupar com o peso dos itens. Você pode clicar aqui para baixar o mod.

2. Sectorial Lockpicking

Quem já jogou qualquer game mais moderno da Bethesda sabe o quanto seus minigames de fechadura são irritantes, mas elas são toleráveis quando você aprende exatamente como elas funcionam.

Já o sistema que implementaram em Kingdom Come consegue ser ainda pior e até os desenvolvedores do game já prometeram sua alteração em uma atualização futura. Enquanto isso não acontece, você pode usar o mod “Sectoria Lockpicking”, que deixa o minigame mais viável sem modificá-lo de maneira extrema. Clique aqui para baixá-lo.

1. Unlimited Saving

Por fim, não dava para deixar de fora um dos mods mais úteis que foram disponibilizados até agora para Kingdom Come. Se você já jogou o título, deve ter percebido que não dá para salvar a qualquer momento, já que você precisa usar o item “Saviour Schnapps” toda vez que quiser fazer isso.

Como você só tem um número limitado deste item, acaba sendo irritante ter que esperar o jogo chegar em um checkpoint (para salvar sozinho) e tomar cuidado extra para não perder o progresso de horas por algum problema do próprio game, que ainda é bem instável. Felizmente, o mod “Unlimited Saving” resolve isso e permite que você salve a qualquer momento e lugar. Baixe-o neste link.

Continue lendo

Destaques

Venha fazer um Book Tour pelo mangá oficial de Splatoon

Publicado

em

A Nintendo começou a publicar um mangá oficial de Splatoon a partir de dezembro de 2017 nos Estados Unidos. Apesar de ainda não existir uma versão nacional, o livro está disponível tanto para importação como para venda diretamente pela Amazon nacional através deste link. No vídeo de hoje te convidamos a fazer um passeio detalhado pela obra. Basta clicar no player abaixo!


Veja também:


Escrito e desenhado por Sankichi Hinodeya, o mangá foi publicado originalmente no Japão através da Korokoro Comics em 2016, e depois traduzido e lançado nos Estados Unidos pela Viz Media em 2017.

Por enquanto, apenas o primeiro volume está disponível, mas a edição 2 já tem data marcada de lançamento para março de 2018, enquanto o volume 3 sai em junho de 2018.


Os três primeiros volumes são focados no jogo Splatoon de Wii U, enquanto o volume 4 já começa a mostrar a mitologia e personagens de Splatoon 2, um dos principais jogos do Nintendo Switch.

Depois de ver o vídeo, não esqueça de contar o que achou do mangá nos comentários aqui embaixo! Aliás, por que não aproveita e diz pra gente se você já leu ou se tem vontade de ler o mangá também?

Continue lendo

Destaques

Yellow e Red: uma opção simples para filas e banheiros

Puzzles simples, minimalistas e divertidos compõem dois apps que são uma ótima pedida para estarem no seu celular.

Publicado

em

“Entre diariamente para ganhar ítens bônus!”. “Aproveite essa oferta especial de 30 reais que vai acabar daqui duas horas!”. “Quer acelerar essa construção? Faça uma microtransação!”. Quer saber? Na maioria das vezes, eu acho tudo isso um pé no saco. Eu só queria um joguinho simples pra passar um tempo na fila ou fazendo as necessidades no banheiro.

E eu entendo como o mercado mobile tá crescendo e recebendo títulos mais robustos, mas não é pedir muito isso, não? Felizmente, yellowred são duas pequenas pílulas de puzzles que vão servir exatamente pra isso.

Basicamente, cada app é um conjunto de 50 enigmas minimalistas, que são resolvidos apenas utilizando com toques na tela do celular. Reconhecer padrões, resolver desafios lógicos e repetir sequências são alguns dos jeitos que o designer Bart Bonte encontrou para basear os puzzles.

yellow

yellow

Nada de microtransações, notificações indesejadas ou outros sistemas que estamos acostumados. No máximo, um sistema de dicas simples, caso você fique preso em alguma parte, mas que não vai te ajudar em alguns casos e vai te dar todas as respostas em outros. Nenhum dos enigmas são extremamente difíceis, então, recomendo que você vá no seu próprio ritmo.


yellow é um bom ponto de entrada para começar a entender o estilo do jogo e red funciona mais como um segundo desafio, que consegue, inclusive, utilizar conceitos já estabelecidos e usá-los de maneiras diferentes. Mesmo que sejam relativamente curtos, principalmente se você já gosta do estilo, valem a pena. Gratuito, interessante, divertido e minimalista: bem melhor que o rótulo daquele condicionador.

red

red


yellow e red são jogos desenvolvidos pelo belga Bart Bonte e estão disponíveis gratuitamente para Android (yellow/red) e iOS (yellow/red). Ambos os jogos permitem pagamento para retirar os anúncios, que vão aparecer entre uma dica e outra, e para apoiar o desenvolvedor.

Quer conhecer outros jogos gratuitos e inovadores para jogar e aproveitar muito? Dê uma olhada na nossa coluna Free to Play!

Continue lendo

Últimas notícias

Notícias8 horas atrás

Sabrina | Atriz de O Senhor dos Anéis entra para o elenco da série da Netflix

Miranda Otto será Zelda Spellman, a tia da protagonista da série

Cinema9 horas atrás

Bleach | Adaptação live-action ganha seu primeiro trailer

Bankai! Tensa Zangetsu!!

Cinema10 horas atrás

Jurassic World | Terceiro filme contrata roteirista e ganha data de estreia

Emily Carmichael escreverá o filme com Colin Trevorrow

Games11 horas atrás

Xbox Live Gold | Jogos gratuitos de março são anunciados

Superhot e Trials of the Blood Dragon estão entre os jogos gratuitos do próximo mês.

Anime12 horas atrás

Jaspion | Tokusatsu ganhará remake brasileiro

Coma um boi!

broly broly
Games13 horas atrás

Dragon Ball FighterZ | Confira a introdução de Bardock e Broly no jogo

A Bandai Namco liberou dois curtos vídeos para introduzir Bardock e Broly no jogo.

Cinema14 horas atrás

007 | Danny Boyle é o favorito para dirigir o próximo filme

Longa tem estreia marcada para 2019 e terá Daniel Craig como protagonista

Games15 horas atrás

Assassin’s Creed: Origins | Jogador descobre recompensa do modo Novo Jogo+

O jogador demorou apenas 6 horas para terminar a campanha no Novo Jogo+ e ganhar seu prêmio.

Notícias15 horas atrás

Perdidos no Espaço | Reboot da Netflix tem data de estreia e trailer revelados

Serviço de streaming dará uma nova roupagem para a série que marcou uma geração

fortnite fortnite
Games16 horas atrás

Fortnite | Todas as edições do game estão em promoção

Todas as edições do jogo estão com 50% de desconto durante esta semana.

Cinema16 horas atrás

Pantera Negra | Stallone parabeniza Ryan Coogler e Michael B. Jordan

Trio já tinha trabalhado junto em Creed, a sequência de Rocky Balboa

Burnout Paradise Remastered Burnout Paradise Remastered
Games17 horas atrás

Burnout Paradise Remastered | Jogo não terá microtransações

Um erro na página da PlayStation Store fez os fãs de Burnout Paradise acharem que ele teria compras adicionais.

kingdome-come kingdome-come
Games17 horas atrás

Kingdom Come: Deliverance | Mod de Game of Thrones será lançado em breve

O mod deve incluir todas as facções, personagens e itens que costumamos ver na série de TV.

Cinema18 horas atrás

Sonic | Filme do mascote sairá em novembro de 2019

Paramount levará o herói da SEGA aos cinemas pela primeira vez

metal gear survive capa metal gear survive capa
Games18 horas atrás

Metal Gear Survive | Jogo já está disponível no PS4, Xbox One e PC

O novo título da franquia Metal Gear foca bastante em aspectos de sobrevivência.

Em alta