Conecte-se conosco.

Destaques

Retrosfera Especial: Entrevistamos Marcelo França Kerber

Publicado

em

Continuamos nossas andanças pela internet, conhecendo pessoas e suas coleções, descobrindo de onde vem o seu carinho pelos games e do que são capazes para deixar o acervo em dia!

O maluco da vez é o Marcelo França Kerber, um colecionador super dedicado e atencioso que decidiu dividir com a gente um pouquinho da sua própria intimidade e do seu cantinho gamer. Nós ficamos com inveja, depois de ver a coleção do rapaz!

 

PlayReplay: Fala, Marcelo! Antes de mais nada, conta pra gente como surgiu a sua paixão pelos videogames?

Marcelo Kerber: Foi no final da década de 80, quando eu ainda morava no interior (do Rio Grande do Sul). Na época, nós costumávamos visitar meus primos e tivemos um primeiro contato com o Atari, na casa de um amigo. Não me recordo do modelo do console, mas lembro claramente que se tratava de um game de boxe.


10373496_402027629947467_8410448461200747666_n

Olha o cantinho dos games que o Marcelo tem

Mais tarde, meu irmão mais velho acabou comprando um Turbo Game (clone do Nes), acompanhado dos cartuchos Tiger-Heli e Batman. Foi um alvoroço só e até a minha mãe jogou, ou pelo menos tentou jogar! Ali, surgia a minha paixão pelos games…

 

PR: Sua coleção é bem diversificada. Qual é o seu foco como colecionador?

MK: Eu não tenho um foco, apenas busco os itens que me interessam. Enquanto colecionador, a única certeza que tenho é do que não quero ter na estante. Se um item desses chega pra mim, acabo passando pra frente.

Sobre os consoles e jogos, dou prioridade aos aparelhos em suas respectivas caixas ou berços. A minha ideia é deixar a coleção sempre organizada, ‘tri legal’! Em alguns casos, recorro até mesmo a réplicas das caixas, como é o caso do Telejogo, do fim da década de 70.

Quando comecei a colecionar, eu só pensava em realizar um sonho de criança de ter os videogames que sempre quis. Se o console me traz boas lembranças, não sossego até tê-lo exposto em meu cantinho dos games, que chamo de Sala do Kratos (por conta de uma máscara do espartano na parede).

11141348_469829263167303_1363610629247381477_n

PR: Quais são os seus itens favoritos de toda a coleção e quais foram os mais difíceis de conseguir?

MK: Bah! Essa é muito difícil! Afinal, como você pergunta a um pai qual é o seu filho favorito? (risos)

PR: Você pode dividir a resposta em categorias, se te facilitar!

MK: Os itens mais difíceis ainda não vieram e está sendo uma batalha longa. No momento, estou atrás de todo o acervo de jogos da CCE com 60 pinos para Turbo Game. Até onde sei, são 50 cartuchos ao todo e eu já tenho 47. Falta pouquinho e se eu conseguir completar, te garanto que vou ser o cara mais feliz da minha sala de jogos! (risos gerais)

10350334_311603892323175_2497819013355323747_n

Dentre os itens que eu já possuo, o mais difícil foi sem dúvidas o Telejogo. Achar um em bom estado e sem trincados na madeira ou manchas é bem difícil. O meu está em excelente estado.

Já sobre os favoritos, da minha coleção acho o GameCube o console mais charmoso, muito por conta do seu design super estiloso. Tem também o meu Mega Drive importado do Japão, que fiz questão de gravar o momento em que abri sua caixa pela primeira vez. Tenho muitos itens de que gosto muito, são relíquias que pretendo guardar para sempre. (o vídeo está disponível no final do post)

 

PR: Bacana! E que cuidados especiais você toma para preservar o seu acervo?

MK: Sempre que chega um item novo, eu sigo o mesmo ritual: limpo todas as partes plásticas com álcool, sempre evitando passar sobre a label, depois dou uma geral com pincel, cotonentes, limpadores de contato, óleo de peroba e um pano de algodão. Tudo isso fica guardado em uma caixa específica para a limpeza dos games.

10801956_402027606614136_1411429283807022644_n

Perceberam o Kratos vigiando tudo lá do alto?

Depois dessa primeira geral, tiro foto de tudo e embalo com um plástico bem firme para não perderem a cor com o tempo. Além disso, tenho tudo catalogado em um caderno para não cometer o erro de comprar o mesmo game duas vezes (já fiz isso). De dez em dez dias, limpo tudo com o maior cuidado. Será que eu sou neurótico?

 

PR: Se for assim, todos somos! Marcelo, o mercado de games está sempre em transformação. Pra você, o que mudou desde que você começou a colecionar?

MK: Eu comecei a colecionar há cinco anos e nesse tempo, não vi muitas mudanças senão a super valorização dos produtos retrô. O que está acontecendo é uma nova onda de colecionismo, onde a galera se diz entendida do assunto, mas não conhece o suficiente.

11138648_469828843167345_3747907298630634966_n

Com a entrada da nova geração, essa sim causando grandes transformações, a forma de interação entre os gamers mudou consideravelmente. Tudo se conecta, não é mais como no tempo em que a jogatina era no sofá de casa. Agora, tudo acontece no ambiente virtual.

 

PR: Pra fechar, fala um pouco de você!

11210440_476134662536763_12751053615522657_n

Nós aqui achamos que o Marcelo leva mesmo a sério essa história de troféus

MK: Mesmo tendo muitos videogames, o que eu curto mesmo é jogar os consoles antigos com os amigos que me visitam. Quando estou sozinho, aí o papo é outro e eu prefiro colecionar troféus nos consoles da Sony. Pra quem quiser me adicionar, meu ID é kiube!
Eu tenho 34 anos, trabalho como motorista de ônibus e tenho um filho de 10, que já joga bastante! Faço questão de ensinar a ele tudo sobre os video games. Sou um cara abençoado por ter um hobby que me faz bem, uma família linda e uma esposa que sempre me incentivou com a coleção. A ela, fica aqui o meu agradecimento mais que especial!

Formado em Publicidade e Propaganda e retrô gamer apaixonado, tem predileção pelos 8 bits. Lê e relê suas revistas de video game antigas todas as noites na hora de dormir. Antes de vir para o PlayReplay, coordenou a área de diagramação do GameBlast.

Destaques

Kingdom Come: Deliverance | Os 5 melhores mods para o jogo

Kingdom Come conta com mods que podem consertar problemas do jogo ou que simplesmente contornar mecânicas irritantes.

Publicado

em

kingdom come capa

Apesar de ter sido lançado há pouco tempo, Kingdom Come: Deliverance já se mostrou ser um grande sucesso, especialmente entre os fãs de RPG que queriam algo diferente dos clichês de sempre.



É claro que um jogo deste porte e com tantos jogadores ativos acaba apresentando diversos problemas e algumas mecânicas que não agradam todo mundo.

Felizmente, os jogadores de PC podem contar com modificações feitas especificamente para resolver esses probleminhas. Você pode conferir nossa lista dos cinco mods mais úteis para Kingdom Come logo abaixo!


5. Faster Arrows

Em Kingdom Come: Deliverance, você só conta com armas reais, então aqueles que dão preferência a um estilo de combate de longa de distância, podem acabar gostando de lutar mais com um bom e velho arco e flecha.

O único problema é que o sistema de arco e flecha do jogo não é tão realista assim e as flechas são bem mais lentas do que deveriam ser. Para resolver isso, você pode usar o mod “Faster Arrows”, que ajusta a velocidade das flechas de modo mais aproveitável. Clique aqui para baixá-lo.

4. Cheap Training

Assim como em muitos outros RPGs, você pode pagar por treinamentos para melhorar certas habilidades, mas isso é algo extremamente caro em Kingdom Come.

É claro que você pode fazer bastante dinheiro no jogo, mas isso certamente vai demorar dezenas de horas. Para não sofrer tanto com o preço dos treinamentos no início do game, basta usar o mod “Cheap Training”. Ele diminui o preço para 50% ou 10% do valor original, dependendo do que você preferir. Clique aqui para baixá-lo.

3. Unlimited Weight

O mod “Unlimited Weight” é bem mais superficial e serve para aqueles que não gostam de lidar com sistemas de peso em jogos deste tipo. Basicamente, você pode carregar o que quiser sem se preocupar com o peso dos itens. Você pode clicar aqui para baixar o mod.

2. Sectorial Lockpicking

Quem já jogou qualquer game mais moderno da Bethesda sabe o quanto seus minigames de fechadura são irritantes, mas elas são toleráveis quando você aprende exatamente como elas funcionam.

Já o sistema que implementaram em Kingdom Come consegue ser ainda pior e até os desenvolvedores do game já prometeram sua alteração em uma atualização futura. Enquanto isso não acontece, você pode usar o mod “Sectoria Lockpicking”, que deixa o minigame mais viável sem modificá-lo de maneira extrema. Clique aqui para baixá-lo.

1. Unlimited Saving

Por fim, não dava para deixar de fora um dos mods mais úteis que foram disponibilizados até agora para Kingdom Come. Se você já jogou o título, deve ter percebido que não dá para salvar a qualquer momento, já que você precisa usar o item “Saviour Schnapps” toda vez que quiser fazer isso.

Como você só tem um número limitado deste item, acaba sendo irritante ter que esperar o jogo chegar em um checkpoint (para salvar sozinho) e tomar cuidado extra para não perder o progresso de horas por algum problema do próprio game, que ainda é bem instável. Felizmente, o mod “Unlimited Saving” resolve isso e permite que você salve a qualquer momento e lugar. Baixe-o neste link.

Continue lendo

Destaques

Venha fazer um Book Tour pelo mangá oficial de Splatoon

Publicado

em

A Nintendo começou a publicar um mangá oficial de Splatoon a partir de dezembro de 2017 nos Estados Unidos. Apesar de ainda não existir uma versão nacional, o livro está disponível tanto para importação como para venda diretamente pela Amazon nacional através deste link. No vídeo de hoje te convidamos a fazer um passeio detalhado pela obra. Basta clicar no player abaixo!


Veja também:


Escrito e desenhado por Sankichi Hinodeya, o mangá foi publicado originalmente no Japão através da Korokoro Comics em 2016, e depois traduzido e lançado nos Estados Unidos pela Viz Media em 2017.

Por enquanto, apenas o primeiro volume está disponível, mas a edição 2 já tem data marcada de lançamento para março de 2018, enquanto o volume 3 sai em junho de 2018.


Os três primeiros volumes são focados no jogo Splatoon de Wii U, enquanto o volume 4 já começa a mostrar a mitologia e personagens de Splatoon 2, um dos principais jogos do Nintendo Switch.

Depois de ver o vídeo, não esqueça de contar o que achou do mangá nos comentários aqui embaixo! Aliás, por que não aproveita e diz pra gente se você já leu ou se tem vontade de ler o mangá também?

Continue lendo

Destaques

Yellow e Red: uma opção simples para filas e banheiros

Puzzles simples, minimalistas e divertidos compõem dois apps que são uma ótima pedida para estarem no seu celular.

Publicado

em

“Entre diariamente para ganhar ítens bônus!”. “Aproveite essa oferta especial de 30 reais que vai acabar daqui duas horas!”. “Quer acelerar essa construção? Faça uma microtransação!”. Quer saber? Na maioria das vezes, eu acho tudo isso um pé no saco. Eu só queria um joguinho simples pra passar um tempo na fila ou fazendo as necessidades no banheiro.

E eu entendo como o mercado mobile tá crescendo e recebendo títulos mais robustos, mas não é pedir muito isso, não? Felizmente, yellowred são duas pequenas pílulas de puzzles que vão servir exatamente pra isso.

Basicamente, cada app é um conjunto de 50 enigmas minimalistas, que são resolvidos apenas utilizando com toques na tela do celular. Reconhecer padrões, resolver desafios lógicos e repetir sequências são alguns dos jeitos que o designer Bart Bonte encontrou para basear os puzzles.

yellow

yellow

Nada de microtransações, notificações indesejadas ou outros sistemas que estamos acostumados. No máximo, um sistema de dicas simples, caso você fique preso em alguma parte, mas que não vai te ajudar em alguns casos e vai te dar todas as respostas em outros. Nenhum dos enigmas são extremamente difíceis, então, recomendo que você vá no seu próprio ritmo.


yellow é um bom ponto de entrada para começar a entender o estilo do jogo e red funciona mais como um segundo desafio, que consegue, inclusive, utilizar conceitos já estabelecidos e usá-los de maneiras diferentes. Mesmo que sejam relativamente curtos, principalmente se você já gosta do estilo, valem a pena. Gratuito, interessante, divertido e minimalista: bem melhor que o rótulo daquele condicionador.

red

red


yellow e red são jogos desenvolvidos pelo belga Bart Bonte e estão disponíveis gratuitamente para Android (yellow/red) e iOS (yellow/red). Ambos os jogos permitem pagamento para retirar os anúncios, que vão aparecer entre uma dica e outra, e para apoiar o desenvolvedor.

Quer conhecer outros jogos gratuitos e inovadores para jogar e aproveitar muito? Dê uma olhada na nossa coluna Free to Play!

Continue lendo

Últimas notícias

Games4 horas atrás

Switch | Acessório transforma o console da Nintendo em um mini arcade

Agora você já pode dar uma surra de Hadoukens nos amigos simulando fliperamas em casa

Cinema5 horas atrás

Hebe Camargo | Andréa Beltrão interpretará a apresentadora nos cinemas

Cinebiografia da saudosa apresentadora ainda não tem uma data de estreia definida

assassin's creed assassin's creed
Games6 horas atrás

Humble Bundle | Jogos da Ubisoft estão em promoção no site

Os descontos em jogos das franquias Assassin's Creed, Far Cry e South Park chegam até 75% do preço original.

fable fortune capa fable fortune capa
Games7 horas atrás

Fable Fortune | Jogo free-to-play será lançado no Xbox One e PC

Depois de quase um ano em acesso antecipado, Fable Fortune será lançado oficialmente ainda esta semana.

Literatura9 horas atrás

Super Mario | Dark Horse lançará enciclopédia sobre os jogos

Demorou, mas a Super Mario Encyclopedia está sendo traduzida e preparada para um lançamento no ocidente neste exato segundo, pelas...

grand theft auto grand theft auto
Games11 horas atrás

Grand Theft Auto V | Edição Premium do jogo aparece na Amazon

A tal edição especial de Grand Theft Auto V foi retirada rapidamente da Amazon e a Rockstar não se pronunciou...

Música11 horas atrás

James Bay | Novo clipe Wild Love traz a Nancy de Stranger Things

O cantor James Bay, um dos nomes mais quentes da atualidade, está bombando com um clipe inédito, o single Wild...

Cinema11 horas atrás

Pantera Negra | Kevin Feige o considerou o melhor filme da Marvel

Ainda nem faz uma semana completa desde a estreia de Pantera Negra, o mais novo filme da Marvel, mas, além...

Notícias12 horas atrás

Sabrina | Atriz afirma que a Aprendiz de Feiticeira não pertence ao mesmo universo de Riverdale

Chances de um crossover entre as duas séries estão cada vez menores

the missing the missing
Games13 horas atrás

The Missing | Novo jogo do criador de Deadly Premonition é anunciado

Hidetaka “Swery” Suehiro prometeu que seu novo projeto irá surpreender a todos.

Cinema13 horas atrás

Fullmetal Alchemist | Live-action está disponível na Netflix

A aventura de Ed e Al em busca da Pedra Filosofal chegou hoje à Netflix

earthbound earthbound
Games14 horas atrás

Earthbound | Funko possui licença para lançar bonecos da franquia

Mesmo tendo os direitos para produzir bonecos de Earthbound, a empresa nunca anunciou nada sobre o assunto.

Games15 horas atrás

Mega Man Legacy | As duas coleções devem ser vendidas juntas no Switch

A Capcom ainda não confirmou a informação, mas uma página do ESRB mostra os dois jogos sendo classificados juntos.

darkest dungeon darkest dungeon
Games16 horas atrás

Darkest Dungeon | Jogo chega ao Xbox One este mês

A Red Hook Studios oferecerá o DLC Crimson Court de graça nos primeiros dois meses do jogo no consoles da...

Cinema1 dia atrás

Tomb Raider | Mattel vai lançar Barbie da Lara Croft

A famosa arqueóloga Lara Croft está prestes a estrelar um novo filme e, para coroar a ocasião, a Mattel já...

Em alta