Conecte-se conosco.

Games

Retrosfera: Guia do Colecionador de Games (Parte 1)

Publicado

em

Quando idealizamos o PlayReplay, logo imaginamos que ele seria a casa de todo tipo de jogadores, mas com um quartinho especial pra galera retrô-gamer. Carbono-14 e artigos retrô aos montes não nos deixam mentir, corre em nossas veias o aroma dos cartuchos antigos!

Pensando em vocês, está inaugurada a Retrosfera, uma nova seção especialmente voltada para os colecionadores! Relatos, dicas e entrevistas de montão, com um espaço extra para você exibir suas novas aquisições e tirar todas as suas dúvidas!

Pra começar com o pé direito, confira abaixo a primeira parte do nosso artigo com dicas sobre como ser bem-sucedido em sua coleção de games!


GUIA DO COLECIONADOR DE GAMES – PARTE 1

Muito antes dos famigerados FPS com 32 pessoas jogando de forma simultânea, certamente já era possível se divertir com um joystick nas mãos. Um punhado de sprites, um objetivo na mente e um copão de refrigerante já nos garantiam horas e horas a fio de emoções. Bate uma saudade, né? Dá vontade de voltar no tempo e reviver todas aquelas aventuras, a sensação de ter que soprar um cartucho, anotar passwords intermináveis, enrolar e desenrolar fios… Voltar no tempo não é possível, mas você pode ter uma bela coleção de consoles que te ajudem a lembrar um pouquinho dos bons tempos, que tal?


galeria_pablo_playreplay

Essa coleção invejável de Zelda é do nosso editor de vídeos, Pablo Montenegro

Colecionar videogames é uma arte e um grande prazer, como bem descreveu nosso redator Gabriel Vlatkovic em seu artigo. Mas sem o devido cuidado, pode se tornar um hobby extremamente caro e ainda trazer algumas dores de cabeça desnecessárias. Se você quer recuperar o tempo perdido e tem interesse em videogames antigos, fique ligado nas nossas dicas para montar uma coleção bacana sem grandes problemas!

 

É preciso ter foco

Funciona exatamente da mesma forma para qualquer tipo de coleção e deve ser o seu primeiro questionamento antes de investir seu rico dinheirinho: o que, exatamente, você quer colecionar? Um sistema específico? Apenas consoles de uma empresa ou games de uma só franquia?

Direcionar seus esforços com foco onde quer chegar é uma forma de reduzir custos e evitar gastos desnecessários. Games antigos não são necessariamente baratos (principalmente aqui no Brasil), então é bom mentalizar a jogada para não se perder.

Outro ponto importante é ter um limite sobre o quanto está disposto a investir, principalmente para não perder a mão e acabar gastando mais do que pode. Sabe aquele momento em que você criticou sua mãe por ter muitos pares de sapatos e apenas dois pés? Pois é, a verdade dói e a internet será cada vez mais tentadora, na medida em que você descobre os lugares certos para comprar seus jogos. É preciso ter cuidado!

P1030929

Essa é a coleção de Xbox 360 do Guilherme Soares. Reza a lenda que ele terminou todos esses jogos

 

Jogador ou colecionador?

Ainda na zona dos pensamentos, é válido se questionar até onde você pretende ir. Entre jogador e colecionador, a diferença é grande e envolve o seu bolso. Jogos raros e caros não são necessariamente bons e divertidos. Querer tê-los ou não em sua estante é a diferença entre um grupo e outro!

Eu, por opção e “imposição momentânea da vida”, decidi me encaixar no grupo dos jogadores. Compro apenas o que pretendo jogar, sem me preocupar em ter um padrão. Montei uma base sólida de consoles e os alimento aos poucos, conforme pinta a saudade de algum medalhão. É uma aposta segura e já passa a sensação de estar novamente em contato com aquela fase áurea da vida!

10426631_820419291302791_1906442409991435278_n (1)

O que você daria para ter um 3DS autografado pelo Shigeru Miyamoto?

Se você quer ir além, é importante considerar alguns requisitos básicos para ser um colecionador bem sucedido: dinheiro, espaço físico, tempo, paciência e uma pitada de desconfiança. Os dois primeiros são óbvios, já que não é possível caçar ou cultivar cartuchos em uma horta, tampouco compactá-los em uma pokébola, não é verdade? Tempo para pesquisar é vital, assim como a paciência para fazer bons negócios sem gastar demais e a desconfiança para não cair em um conto do vigário.

 

Contos do vigário?

Aos montes, galera. Em um grupo do Facebook que participo, até resma de papel já enviaram pelo correio, fazendo passar pelo peso de alguns games. Pilantragem existe em qualquer lugar, mas parece fazer parte da nossa cultura querer levar vantagem sobre os coleguinhas, então é bom ficar esperto durante as suas negociações. Preços baixos demais, informações que não batem, ausência de fotos e falta de garantias sobre o produto podem ser indícios de uma cilada, Bino!

Pra facilitar a sua vida, siga as dicas abaixo! Não precisa agradecer, basta fazer uma pequena doação de jogos e revistas em nome do companheiro redator!

  • Preço baixo demais? Desconfie. Pode ser só uma resma de papel ou um produto danificado.
  • Peça sempre fotos do cartucho/console, de preferência em vários ângulos. Se possível, com um pedaço de papel com o nome do indivíduo ao lado. Ajuda a descobrir imperfeições no produto, além de garantir que o vendedor tem o game em mãos e não está usando uma foto qualquer da internet.
  • Se estiver negociando em um fórum ou rede social, peça qualificações do vendedor. Pode ser do mesmo grupo ou de outros espaços em que ele trabalhe. Pergunte sobre prazos, se o vendedor se mostrou solícito para tirar as dúvidas e se voltariam a negociar com o mesmo.
  • Se a compra for feita pela internet, prefira efetuar seu pagamento via PagSeguro, MercadoPago ou outro meio de proteção ao consumidor. Assim, se o vendedor faltar com a sua palavra, você ainda pode recuperar seu dinheiro sem ter que recorrer à Polícia. Se esse for o caso, abra um boletim de ocorrência o quanto antes, sempre munido de screenshots que confirmem sua conversa com o vendedor.
  • Caso o vendedor seja da sua região e você decida fazer a retirada em mãos, opte sempre por ambientes públicos e bem frequentados. Shoppings, por exemplo. E tente sempre ir acompanhado.

 

E termina aqui a primeira viagem à Retrosfera! Claro que ainda restam muitas dicas para dar, ou você achou que seria tão fácil assim montar uma boa coleção de games? Fiquem ligados para o próximo texto, com a continuação do nosso guia e a primeira galeria de coleções de games!

Quer mostrar a sua? Mande um email para [email protected]!

Formado em Publicidade e Propaganda e retrô gamer apaixonado, tem predileção pelos 8 bits. Lê e relê suas revistas de video game antigas todas as noites na hora de dormir. Antes de vir para o PlayReplay, coordenou a área de diagramação do GameBlast.

Games

Burnout Paradise Remastered | Jogo chega aos consoles em março

A versão remasterizada de Burnout Paradise já era esperada há algum tempo, mas a EA só confirmou o lançamento hoje.

Publicado

em

Burnout Paradise Remastered

A Electronic Arts anunciou que o jogo Burnout Paradise Remastered deve ser lançado no dia 16 de março para o PlayStation 4 e Xbox One.


Veja também:


Já havia rumores sobre uma versão remasterizada do jogo há algum tempo, mas a EA só se pronunciou a notícia hoje à tarde.

Além de rodar nativamente em 1080p no PS4 e Xbox One, também haverá suporte para a resolução 4K no PS4 Pro e Xbox One X.


Além disso,  esta versão também terá a maioria dos DLCs lançados anteriormente, exceto por um pacote que liberava todos os carros do jogo.

O jogo deve custar cerca de 40 dólares nas duas plataformas, o que não é nada mal para uma remasterização de um título de mais de  8 anos. Infelizmente, a EA mencionou que não tem planos de trazer o game para o Nintendo Switch no momento.

Continue lendo

Games

Kingdom Come: Deliverance | Modo de salvar o jogo deve mudar em breve

Os desenvolvedores do game estão planejando um recurso de “Salvar e Sair”, mas não há previsão de quando isso acontecerá.

Publicado

em

kingdom come

Kingdom Come: Deliverance é um ótimo jogo de RPG que preza a veracidade histórica em vez de cair nos clichês fantasiosos de outros games semelhantes.


Veja também:


É claro que isso não impede que o título tenha alguns problemas e mecânicas meio irritantes. Um bom exemplo disso é a maneira que os jogadores podem salvar seu progresso.

Atualmente, você só fazer isso de duas maneiras: colocando seu personagem para dormir ou o fazendo beber o “Saviour Schnapps”, uma bebida cara, difícil de conseguir e que ainda pode deixar o seu personagem bêbado.


Fora isso, você ainda pode esperar o game salvar automaticamente, o que só acontece em certos checkpoints em momentos importantes ou durante suas missões.

Este não é o primeiro jogo a limitar a maneira de salvar o progresso (como os fãs de Resident Evil bem sabem), mas Kingdom Come oferece um problema mais sério. O título foi lançado há pouco tempo e ainda tem muitos bugs, o que significa que ele pode simplesmente travar e fazer o jogador perder o progresso de horas porque não tinha como salvar manualmente.

Fora isso, temos que pensar na simples situação de uma pessoa que tem que parar de jogar por algum motivo e não tem como salvar o progresso feito antes de sair.

Tudo isso levou a criação de um mod chamado “Unlimited Saving”, que permite que o jogador salve quando e onde quiser, sem a necessidade de itens adicionais. É claro que isso só está disponível no PC, então os jogadores de PS4 e Xbox One ainda sofrem com o problema.

Em resposta a esta situação, a desenvolvedora Warhorse disse que está trabalhando para consertar todos os bugs do game e que planeja liberar um recurso de “Salvar e Sair” em breve. Pode não ser a solução perfeita, mas já é um bom avanço. Infelizmente, ainda não há uma previsão de quando isso irá acontecer.

Continue lendo

Games

League of Legends | Flamengo estreia com vitória

Mengão estreia no Circuito Desafiante de League of Legends vencendo a IDM Gaming

Publicado

em

Como a FERJ conseguiu fazer com que o título da Taça Guanabara valha menos que um chiclete, ao menos o Flamengo pode se gabar de uma conquista bem mais relevante: o time de LOL do Mengão venceu a IDM Gaming no Circuito Desafiante de League of Legends.


Veja também:


Essa foi a primeira partida do time em torneio oficial da Riot Games, e o Flamengo venceu por inquestionáveis 2 a zero, com grande destaque para os roubos do jogador sirT e vitórias notáveis nas team fights, com brTT mostrando bons reflexos e raciocínio apurado.

Na primeira partida foram necessários 38 minutos para o Fla destruir o Nexus rival, enquanto o segundo round levou 37 minutos. O resultado foi bem importante para o Flamengo, que agora soma três pontos na disputada tabela do torneio.

A disputa continua ainda hoje, terça-feira dia 20, com os duelos Operation Kino x 5 Fox e T Show x Iron Hawks.


Já o Flamengo “volta a campo” em no dia 27 de fevereiro para enfrentar a T Show, em um jogo que promete muito!

Será que o Flamengo tem chances de chegar longe? Revele sua torcida nos comentários mais abaixo!

via TheEnemy

Continue lendo

Últimas notícias

Burnout Paradise Remastered Burnout Paradise Remastered
Games5 horas atrás

Burnout Paradise Remastered | Jogo chega aos consoles em março

A versão remasterizada de Burnout Paradise já era esperada há algum tempo, mas a EA só confirmou o lançamento hoje.

Anime5 horas atrás

Star Wars | Animador de One Punch Man recria luta entre Obi-Wan e Darth Maul

Arifumi Imai também trabalhou como animador em Attack on Titan e Guilty Crown

Cinema6 horas atrás

Pantera Negra | Filme já superou a bilheteria americana total de Liga da Justiça

Em menos de uma semana o novo filme da Marvel atropelou o flop da DC nos EUA

Música7 horas atrás

Sade | Cantora participará da trilha de Uma Dobra no Tempo com nova música

Foi divulgada a tracklist completa da trilha sonora do novo filme da Disney

Notícias9 horas atrás

Jessica Jones | Novo trailer da Netflix destaca terapia da heroína

Novos episódios estreiam em Março na Netflix

kingdom come kingdom come
Games10 horas atrás

Kingdom Come: Deliverance | Modo de salvar o jogo deve mudar em breve

Os desenvolvedores do game estão planejando um recurso de "Salvar e Sair", mas não há previsão de quando isso acontecerá.

Games11 horas atrás

League of Legends | Flamengo estreia com vitória

Mengão estreia no Circuito Desafiante de League of Legends vencendo a IDM Gaming

doom capa doom capa
Games12 horas atrás

Doom | Versão do Switch recebe controles de movimento

Depois de alguns desde seu lançamento, os jogadores de Doom finalmente terão uma alternativa melhor para mirar no Switch.

Notícias13 horas atrás

The Walking Dead | Criador queria que Rick perdesse a mão na série de TV

"Eu quero cortar fora a mão do Rick"

Cinema13 horas atrás

Star Wars | Blu-ray de Os Últimos Jedi ganha data e trailer

Star Wars The Last Jedi estará disponível em Download e Blu-Ray já em março

Anime14 horas atrás

Sword Art Online | Terceira temporada cobrirá todo o arco Alicization

Nova temporada cobrirá do nono ao 18º volume das light novels

Cinema14 horas atrás

Sharknado | Sexto filme vai misturar nazistas com dinossauros

Série trash do canal Syfy ainda encontrará um espacinho para a Arca de Noé em sua trama

Cinema14 horas atrás

Blade Runner 2049 | Rutger Hauer não queria que filme existisse

Vilão do filme não ficou satisfeito ao ver uma sequência do clássico cult ganhar forma

Games1 dia atrás

Switch | Acessório transforma o console da Nintendo em um mini arcade

Agora você já pode dar uma surra de Hadoukens nos amigos simulando fliperamas em casa

Cinema1 dia atrás

Hebe Camargo | Andréa Beltrão interpretará a apresentadora nos cinemas

Cinebiografia da saudosa apresentadora ainda não tem uma data de estreia definida

Em alta