Conecte-se conosco.

Destaques

Retrosfera: Guia do Colecionador de Games (Parte 2)

Publicado

em

Na primeira parte do nosso Guia para Colecionadores nós abordamos questões bacanas pra quem está começando, como ter foco e traçar um rumo, otimizando gastos e enriquecendo sua coleção. Afinal, é como disse Séneca: Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir. Profundo, não?

Além disso, listamos algumas dicas pra você não ser passado pra trás nas negociações, já que muitas delas acabam sendo feitas sem nenhum mediador entre as partes, tudo na base da confiança. Um dos meus maiores prazeres enquanto colecionador é receber o pacote e conferir se está tudo certinho. A linha entre sonho e pesadelo, aqui, é muito tênue. Seguindo nossas regrinhas básicas, você diminui as chances de ser passado para trás.

snes-colecionador-playreplay

E para essa semana, como começamos? Comprando, é claro! Vamos listar os principais locais de compra, bem como seus prós e contras. Cabe a você decidir, seguindo sempre o que o deixar mais à vontade.


 

Onde comprar?

retrosfera-2-1-mercado-livre-playreplay

Mercado Livre: Por experiência própria, digo que o Mercado Livre é uma boa fonte de pesquisa, mas uma péssima alternativa de compra para games retrô. Você pode ter uma noção de preços, mas estes sempre estarão pelo menos uns 50% acima do que é considerado razoável. O lado positivo é ter sua compra protegida pelo MercadoPago (lembre-se sempre de questionar se o vendedor trabalha com essa forma de pagamento), mas os preços exagerados acabam afastando compradores. Isso o impede de fazer bons negócios por lá? De forma alguma, eu mesmo já fiz bons (e maus) negócios por lá. Com o tempo e um vendedor de confiança, você consegue preços mais baixos.

Sempre que for consultar um produto, fique de olho na qualificação do vendedor. Ele precisa ter boa qualificação, número razoável de vendas e bastante tempo de cadastro. Assim, é mais garantido que ele não fará nenhuma besteira.

 

ebay_playreplay

ebay: O dólar em alta tem afastado um pouco a galera, mas ainda é uma das melhores opções. Por ter mais opções, por ter vendedores especializados em retrô games e pela falta de noção dos vendedores brasileiros em geral, comprar lá de fora acaba sendo uma opção muito mais em conta, mesmo com os riscos de ser taxado e a demora na entrega.

As dicas aqui são as mesmas do Mercado Livre, com um pouco mais de atenção por envolver encomendas vindas de outros países. É importante consultar se o vendedor tem alguma restrição quanto a enviar para o Brasil, além de estar sempre atento se o anúncio é um leilão ou se a mercadoria está anunciada em seu preço final. Os mais raros e caros, melhor procurar por lá.

Fóruns/Redes Sociais: É onde está o ouro, com um número cada vez maior de adeptos. A cada dia surge um novo grupo no Facebook, mas a organização de boa parte deles ainda é amadora, com poucos ou nenhum recurso para coibir a ação dos vigaristas de plantão. Peça o máximo de recomendações que puder, fotos e tire screenshots de suas conversas, já que prevenir é melhor que remediar.

Já que não há taxa de ágio, os preços costumam ser menores. Não recomendo sair negociando a torto e direito. Em vez disso, descubra alguns vendedores de confiança e peça cotações, sempre comparando preços!

Outra opção é você procurar apenas por vendedores da sua região e marcar a negociação em algum local público. Te dá a chance de conferir o produto de perto antes de fechar negócio.

Lojas e sites especializados: Cobrarão os olhos da cara, mas com maior garantia sobre a qualidade do produto. Aqui, vale o poder da barganha e muita pesquisa, já que sempre tentarão te empurrar algo como ‘um negócio da China’.

Em uma oportunidade próxima, faremos uma lista legal de sites e lojas recomendadas por nós. Fiquem espertos!

 

No estado? Relabel?

Alguns termos usados por vendedores e colecionadores merecem a sua atenção, já que o valor de um game pode mudar drasticamente de acordo com a sua condição. Estar lacrado é o ideal, mas isso vai de cada um. Ter a caixa e o manual originais já preenche os requisitos de muitos colecionadores, ao passo que outros fazem questão apenas de ter os games, a fim de economizar e investir em quantidade. Aqui, valem o seu bom senso e grau de exigência, já que a coleção é sua!

Como qualquer item de coleção, um game em seu estado original vale muito mais que um cartucho sem seu label (rótulo) original. Confira abaixo um pequeno dicionário de termos usados.

cartucho-relabel-playreplay

Cartucho relabel, com o rótulo mais fosco e escuro que o normal

Relabel – É quando o cartucho teve seu rótulo original substituído por uma réplica. Um cartucho com rótulo alterado tem um valor mais baixo de mercado e dificilmente o resultado é próximo do original. Os processos de impressão são diferentes (sendo as cópias feitas, geralmente, em impressoras laser ou plotters), resultando em cor, textura e brilho diferentes do original. É importante o vendedor deixar sempre claro quando um cartucho estiver nessas condições.

Repro – São cartuchos regravados. Você pode achar, por exemplo, um cartucho original de Chrono Trigger em português. Para tal, basta trocar o chip, mantendo as demais propriedades intactas. Normalmente, cartuchos de menor valor são regravados com games de maior valor de mercado.

cartucho-paralelo-snes-playreplay

Sonic no Super Nintendo? É uma cilada, Bino

Alternativa / Paralela – Cartuchos pirateados. Fuja deles, sempre. São feitos com componentes de baixa qualidade, além de ter pouco ou nenhum valor para uma coleção. Se você investiu seu rico dinheirinho em um console antigo, qual o propósito de ter um cartucho pirata?

Claro, a discussão não é tão rasa e rende muito pano pra manga, mas nós do PlayReplay não incentivamos a pirataria, dentre tantos outros motivos, porque respeitamos a indústria. Simples assim! ;)

No estado –  Se um vendedor diz que algo está “no estado”, passe longe. A ideia é que “no estado” seja algo sem nenhum teste, podendo ou não funcionar. Na prática, ninguém seria tolo o bastante para não testar algo, já que a diferença de preço entre um estado e outro é grande. Assim, “No estado” significa que é sucata. A menos que você tenha interesse em reaproveitar peças, não espere nada funcional disso.

Refurbished – Remanufaturado, em tradução literal. Normalmente, trata-se de um produto que apresentou defeito ao sair de fábrica. Quando isso acontece, o produto é devolvido para a empresa, que não pode mais vendê-lo como um produto novo. Se o defeito for algo simples de se consertar, ele é corrigido e volta ao mercado como um produto refurbished.

Se você já fez compras em sites como Deal Xtreme, deve estar acostumado com o termo. Apesar do preconceito (muito por conta do desconhecimento), geralmente são tão bons quanto os novos, por um preço bem mais em conta.

Loose –  São os cartuchos soltos, sem capa, caixa ou manual. É o que mais se encontra por aí e isso não é algo necessariamente ruim. Se você for um colecionador exigente, passará longe. Se seu intuito é apenas ter os games em sua estante, vai pagar menos por eles.

 

E é isso, galera! Por essa semana, é só! Com as dicas que demos até aqui, você já está preparado para começar a sua coleção sem grandes problemas. Se pintar alguma dúvida ou você tiver alguma sugestão de artigo para colecionadores, não deixe de comentar, ok?

Para a semana que vem, mais algumas dicas e a nossa primeira colecionadora entrevistada!

Quer mostrar a sua coleção? Mande um email para [email protected]!

Formado em Publicidade e Propaganda e retrô gamer apaixonado, tem predileção pelos 8 bits. Lê e relê suas revistas de video game antigas todas as noites na hora de dormir. Antes de vir para o PlayReplay, coordenou a área de diagramação do GameBlast.

Destaques

Kingdom Come: Deliverance | Os 5 melhores mods para o jogo

Kingdom Come conta com mods que podem consertar problemas do jogo ou que simplesmente contornar mecânicas irritantes.

Publicado

em

kingdom come capa

Apesar de ter sido lançado há pouco tempo, Kingdom Come: Deliverance já se mostrou ser um grande sucesso, especialmente entre os fãs de RPG que queriam algo diferente dos clichês de sempre.



É claro que um jogo deste porte e com tantos jogadores ativos acaba apresentando diversos problemas e algumas mecânicas que não agradam todo mundo.

Felizmente, os jogadores de PC podem contar com modificações feitas especificamente para resolver esses probleminhas. Você pode conferir nossa lista dos cinco mods mais úteis para Kingdom Come logo abaixo!


5. Faster Arrows

Em Kingdom Come: Deliverance, você só conta com armas reais, então aqueles que dão preferência a um estilo de combate de longa de distância, podem acabar gostando de lutar mais com um bom e velho arco e flecha.

O único problema é que o sistema de arco e flecha do jogo não é tão realista assim e as flechas são bem mais lentas do que deveriam ser. Para resolver isso, você pode usar o mod “Faster Arrows”, que ajusta a velocidade das flechas de modo mais aproveitável. Clique aqui para baixá-lo.

4. Cheap Training

Assim como em muitos outros RPGs, você pode pagar por treinamentos para melhorar certas habilidades, mas isso é algo extremamente caro em Kingdom Come.

É claro que você pode fazer bastante dinheiro no jogo, mas isso certamente vai demorar dezenas de horas. Para não sofrer tanto com o preço dos treinamentos no início do game, basta usar o mod “Cheap Training”. Ele diminui o preço para 50% ou 10% do valor original, dependendo do que você preferir. Clique aqui para baixá-lo.

3. Unlimited Weight

O mod “Unlimited Weight” é bem mais superficial e serve para aqueles que não gostam de lidar com sistemas de peso em jogos deste tipo. Basicamente, você pode carregar o que quiser sem se preocupar com o peso dos itens. Você pode clicar aqui para baixar o mod.

2. Sectorial Lockpicking

Quem já jogou qualquer game mais moderno da Bethesda sabe o quanto seus minigames de fechadura são irritantes, mas elas são toleráveis quando você aprende exatamente como elas funcionam.

Já o sistema que implementaram em Kingdom Come consegue ser ainda pior e até os desenvolvedores do game já prometeram sua alteração em uma atualização futura. Enquanto isso não acontece, você pode usar o mod “Sectoria Lockpicking”, que deixa o minigame mais viável sem modificá-lo de maneira extrema. Clique aqui para baixá-lo.

1. Unlimited Saving

Por fim, não dava para deixar de fora um dos mods mais úteis que foram disponibilizados até agora para Kingdom Come. Se você já jogou o título, deve ter percebido que não dá para salvar a qualquer momento, já que você precisa usar o item “Saviour Schnapps” toda vez que quiser fazer isso.

Como você só tem um número limitado deste item, acaba sendo irritante ter que esperar o jogo chegar em um checkpoint (para salvar sozinho) e tomar cuidado extra para não perder o progresso de horas por algum problema do próprio game, que ainda é bem instável. Felizmente, o mod “Unlimited Saving” resolve isso e permite que você salve a qualquer momento e lugar. Baixe-o neste link.

Continue lendo

Destaques

Venha fazer um Book Tour pelo mangá oficial de Splatoon

Publicado

em

A Nintendo começou a publicar um mangá oficial de Splatoon a partir de dezembro de 2017 nos Estados Unidos. Apesar de ainda não existir uma versão nacional, o livro está disponível tanto para importação como para venda diretamente pela Amazon nacional através deste link. No vídeo de hoje te convidamos a fazer um passeio detalhado pela obra. Basta clicar no player abaixo!


Veja também:


Escrito e desenhado por Sankichi Hinodeya, o mangá foi publicado originalmente no Japão através da Korokoro Comics em 2016, e depois traduzido e lançado nos Estados Unidos pela Viz Media em 2017.

Por enquanto, apenas o primeiro volume está disponível, mas a edição 2 já tem data marcada de lançamento para março de 2018, enquanto o volume 3 sai em junho de 2018.


Os três primeiros volumes são focados no jogo Splatoon de Wii U, enquanto o volume 4 já começa a mostrar a mitologia e personagens de Splatoon 2, um dos principais jogos do Nintendo Switch.

Depois de ver o vídeo, não esqueça de contar o que achou do mangá nos comentários aqui embaixo! Aliás, por que não aproveita e diz pra gente se você já leu ou se tem vontade de ler o mangá também?

Continue lendo

Destaques

Yellow e Red: uma opção simples para filas e banheiros

Puzzles simples, minimalistas e divertidos compõem dois apps que são uma ótima pedida para estarem no seu celular.

Publicado

em

“Entre diariamente para ganhar ítens bônus!”. “Aproveite essa oferta especial de 30 reais que vai acabar daqui duas horas!”. “Quer acelerar essa construção? Faça uma microtransação!”. Quer saber? Na maioria das vezes, eu acho tudo isso um pé no saco. Eu só queria um joguinho simples pra passar um tempo na fila ou fazendo as necessidades no banheiro.

E eu entendo como o mercado mobile tá crescendo e recebendo títulos mais robustos, mas não é pedir muito isso, não? Felizmente, yellowred são duas pequenas pílulas de puzzles que vão servir exatamente pra isso.

Basicamente, cada app é um conjunto de 50 enigmas minimalistas, que são resolvidos apenas utilizando com toques na tela do celular. Reconhecer padrões, resolver desafios lógicos e repetir sequências são alguns dos jeitos que o designer Bart Bonte encontrou para basear os puzzles.

yellow

yellow

Nada de microtransações, notificações indesejadas ou outros sistemas que estamos acostumados. No máximo, um sistema de dicas simples, caso você fique preso em alguma parte, mas que não vai te ajudar em alguns casos e vai te dar todas as respostas em outros. Nenhum dos enigmas são extremamente difíceis, então, recomendo que você vá no seu próprio ritmo.


yellow é um bom ponto de entrada para começar a entender o estilo do jogo e red funciona mais como um segundo desafio, que consegue, inclusive, utilizar conceitos já estabelecidos e usá-los de maneiras diferentes. Mesmo que sejam relativamente curtos, principalmente se você já gosta do estilo, valem a pena. Gratuito, interessante, divertido e minimalista: bem melhor que o rótulo daquele condicionador.

red

red


yellow e red são jogos desenvolvidos pelo belga Bart Bonte e estão disponíveis gratuitamente para Android (yellow/red) e iOS (yellow/red). Ambos os jogos permitem pagamento para retirar os anúncios, que vão aparecer entre uma dica e outra, e para apoiar o desenvolvedor.

Quer conhecer outros jogos gratuitos e inovadores para jogar e aproveitar muito? Dê uma olhada na nossa coluna Free to Play!

Continue lendo

Últimas notícias

Notícias8 horas atrás

Sabrina | Atriz de O Senhor dos Anéis entra para o elenco da série da Netflix

Miranda Otto será Zelda Spellman, a tia da protagonista da série

Cinema9 horas atrás

Bleach | Adaptação live-action ganha seu primeiro trailer

Bankai! Tensa Zangetsu!!

Cinema10 horas atrás

Jurassic World | Terceiro filme contrata roteirista e ganha data de estreia

Emily Carmichael escreverá o filme com Colin Trevorrow

Games11 horas atrás

Xbox Live Gold | Jogos gratuitos de março são anunciados

Superhot e Trials of the Blood Dragon estão entre os jogos gratuitos do próximo mês.

Anime12 horas atrás

Jaspion | Tokusatsu ganhará remake brasileiro

Coma um boi!

broly broly
Games13 horas atrás

Dragon Ball FighterZ | Confira a introdução de Bardock e Broly no jogo

A Bandai Namco liberou dois curtos vídeos para introduzir Bardock e Broly no jogo.

Cinema14 horas atrás

007 | Danny Boyle é o favorito para dirigir o próximo filme

Longa tem estreia marcada para 2019 e terá Daniel Craig como protagonista

Games15 horas atrás

Assassin’s Creed: Origins | Jogador descobre recompensa do modo Novo Jogo+

O jogador demorou apenas 6 horas para terminar a campanha no Novo Jogo+ e ganhar seu prêmio.

Notícias15 horas atrás

Perdidos no Espaço | Reboot da Netflix tem data de estreia e trailer revelados

Serviço de streaming dará uma nova roupagem para a série que marcou uma geração

fortnite fortnite
Games16 horas atrás

Fortnite | Todas as edições do game estão em promoção

Todas as edições do jogo estão com 50% de desconto durante esta semana.

Cinema16 horas atrás

Pantera Negra | Stallone parabeniza Ryan Coogler e Michael B. Jordan

Trio já tinha trabalhado junto em Creed, a sequência de Rocky Balboa

Burnout Paradise Remastered Burnout Paradise Remastered
Games17 horas atrás

Burnout Paradise Remastered | Jogo não terá microtransações

Um erro na página da PlayStation Store fez os fãs de Burnout Paradise acharem que ele teria compras adicionais.

kingdome-come kingdome-come
Games17 horas atrás

Kingdom Come: Deliverance | Mod de Game of Thrones será lançado em breve

O mod deve incluir todas as facções, personagens e itens que costumamos ver na série de TV.

Cinema17 horas atrás

Sonic | Filme do mascote sairá em novembro de 2019

Paramount levará o herói da SEGA aos cinemas pela primeira vez

metal gear survive capa metal gear survive capa
Games18 horas atrás

Metal Gear Survive | Jogo já está disponível no PS4, Xbox One e PC

O novo título da franquia Metal Gear foca bastante em aspectos de sobrevivência.

Em alta