ás

LEGO Ninjago diverte qualquer fã dos bloquinhos de montar

The LEGO Ninjago Movie Videogame é o novo jogo da LEGO para os consoles Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC. Confira as nossas impressões detalhadas sobre o game na análise completa logo abaixo:

Veja também:

Assista o nosso review em vídeo caso esteja com preguiça de ler o texto aqui embaixo :v

Tão legal quanto o filme

Assim como brincar de LEGO é uma coisa que nunca enjoa, os jogos inspirados nos blocos de montar também estão resistindo bem ao teste do tempo. Desde o lançamento de LEGO Star Wars, lá em 2005, a TT Games encontrou uma fórmula vencedora, e vem a lapidando desde então. As pequenas coisas inseridas em cada lançamento ajudam os jogos a ter identidade própria, e não é diferente com LEGO Ninjago, a adaptação do filme homônimo.

O que permanece igual, claro, é o senso de humor típico da série. Os jogos de LEGO são sempre repletos de pequenas gags visuais e diálogos engraçadinhos, e ajuda bastante que o filme que inspira o game seja bem hilário por si só, já que a trama do game a segue à risca. Inclusive, se você se incomoda com spoilers, é uma boa ideia assistir o filme antes de jogar o game, já que há várias cenas em vídeo tiradas diretamente do longa.

A ideia básica do gameplay ainda é passear pelo cenário arrebentando tudo em seu caminho para colecionar pecinhas, enquanto resolve enigmas pontuais baseados nos poderes únicos de cada personagem, tudo isso enquanto procura por rotas secretas e itens bônus. Como manda a tradição, alcançar os 100% de objetivos concluídos é uma tarefa hercúlea, já que é preciso explorar um grande mundo aberto cheio de missões paralelas e atividades interessantes, como corridas, obras e até os inéditos dojo de combate, que fazem uso da melhor novidade do game.

Poder ninja

Honrando seu nome e temática, as lutas são a chave da diversão em Ninjago, e facilmente são o ponto alto da franquia, que agora possui combos, variações de golpes de acordo com o timing do jogador, e até um sistema de evolução e aprimoramento de habilidades com o passar do tempo. Não é um sistema complicado, e o tutorial inicial faz um ótimo trabalho ao ensinar o caminho das pedras. Há uma certa herança de outros jogos de ação modernos, como a série Batman ou Mad Max, e isso encaixa surpreendentemente bem no gameplay tradicional de LEGO.

Alternar entre botões cria possibilidades de quebra de defesa, ou até de jogar seu oponente para o alto e, por lá mesmo, fazer um combo aéreo devastador! É legal se desafiar a criar o maior combo possível, e o desafio é empolgante, já que há um breve limite de tempo até o combo ser zerado, o que motiva o jogador a ficar sempre em movimento em busca do próximo inimigo com defesa exposta.

Se o sistema cai como uma luva durante a campanha principal, é nos Dojo que ele realmente brilha. Lá, é preciso enfrentar seguidas ondas de capangas de diferentes tipos, até o clímax contra um chefão. Quanto mais pontos forem somados, maior a recompensa, o que aumenta o fator replay. Coletar várias pecinhas e tokens, por sua vez, permite ter Ninjas ainda mais fortes, então o jogo está sempre em movimento, sem cansar demais.

Melhor em dupla

Infelizmente é preciso aguentar uns loadings bem demorados entre as fases, sempre que se viajar de uma área para outra do mapa. Também há alguns problemas de performance que a TT Games ainda não conseguiu resolver, como quedas no framerate, personagens que ficam fatalmente presos no cenário, e até alguns raros travamentos completos. É o mesmo filme de sempre, mas como o jogo é bem acessível e de diversão imediata, no balanço geral, fica fácil relevar essas derrapadas.

Especialmente porque LEGO Ninjago é muito empolgante quando jogado cooperativamente com um amigo a seu lado. É fácil perder a noção do tempo quando dois jogadores estão trabalhando juntos para superar os agradáveis níveis, espalhados por uma boa variedade de ambientes, desde o centro da cidade, passando por praias e cais.

Quem nunca gostou da franquia não vai mudar de ideia com esse game, mas se você tem qualquer interesse na LEGO, pode abraçar sem medo o seu ninja interior!

The LEGO Ninjago Movie Videogame – Nota: 4/5

Produtora: TT Games
Plataformas: PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch
Plataforma utilizada na análise: PS4
Produto cedido para análise: Sim