ás

Rumor: Konami pode decretar o fim da franquia Metal Gear Solid

Pois é, pessoal, como todos já sabem, a relação entre a Konami e Hideo Kojima não é das melhores. Tudo começando com o anúncio da saída do produtor e diretor de Metal Gear Solid da empresa, removendo o seu nome e o da Kojima Productions de todos os jogos e projetos que estão em desenvolvimento — como o aguardado Metal Gear Solid V: The Phanton Pain — e com seu último projeto em produção, o cancelamento do esperado Silent Hills (e a remoção da famoso demo P.T. da PlayStation Store do PS4).

Mas as coisas não param por ai. Há duas semanas, o usuário do YouTube George “Super Bunnyhop” Weidman publicou um vídeo com um rumor que supostamente explicava a tensão entre a desenvolvedora e o produtor. Porém, hoje, o vídeo se encontra offline devido a reivindicação feita pela Konami. Como já dito, o vídeo deve ser encarado como um rumor. Porém, as ações da empresa acabam dando mais credibilidade para o autor do vídeo.

Resumindo a história: George diz ter recebido informações de um funcionário da Konami (que está sendo mantido em total anonimato), trazendo respostas para o caos que está acontecendo dentro da empresa. Aparentemente, o CEO da Konami, Kagemasa Kozuki, não lida bem com Hideo Kojima e o motivo disso seria o fato de o produtor Kojima gastar muito tempo e dinheiro para desenvolver seus projetos.

kojimakonami-playreplay

Mesmo que a franquia de Metal Gear Solid seja uma das que mais dão retorno para a empresa, aparentemente isso não é o suficiente para o CEO, que agora visa o mercado mobile por atualmente ter maior rentabilidade no Japão, mudando o ramo de desenvolvimento dos jogos da empresa dos consoles para os celulares.

Além disso, George afirma que, por não poder fazer uma demissão em massa, O CEO da Konami quer forçar a equipe de Kojima (os integrantes da Kojima Productions) a se demitirem voluntariamente, visando usar o dinheiro economizado com as recisões para contratar mão-de-obra mais barata para desenvolver os jogos mobile.

Outro fator importante que vale destacar é que, com as supostas ações de Kozuki, a franquia Metal Gear pode estar diante de seu fim. Kojima sabe do amor dos fãs por ele e pela série, e está fazendo o seu melhor para salvar sua equipe e a franquia, temendo que sua demissão tenha sido apenas a ponta do iceberg e muitas outras demissões venham a acontecer na empresa.

Os supostos emails aos quais George teria tido acesso podem ser vistos, em inglês, na imagem abaixo:

email-kojimakonami-playreplay

Se você não viu o vídeo, Ainda é possível assisti-lo graças a cópias feitas por outros usuários no YouTube. Abaixo, você confere um desses backups (que pode ser tirado do ar a qualquer momento):

As coisas parecem estar realmente bem complicadas entre Kojima e Konami, e se a situação for mesmo como afirma George Weidman, a desenvolvedora pode estar seguindo um caminho sem retorno — ou pelo menos um do qual pode ser bem difícil de voltar. Vamos torcer para que a situação não esteja tão ruim como aparentam.

Fonte: Kotaku

Os comentários estão fechados.