ás

Top 5½ Ninjas nos games

Segundo conta a história, os ninjas surgiram no século XV como agentes secretos do Japão feudal, com missões que incluíam espionagem, sabotagem e até mesmo assassinatos. Eram peritos em artes ocultas e guerreavam de uma maneira muito própria, geralmente distantes dos holofotes dos campos de batalha.

Mestres da camuflagem, os shinobis (essa é outra forma de chamá-los) dificilmente eram capturados. Se isso acontecesse, estavam dispostos a pagar com a própria vida para evitar o vazamento de informações.

Com tantas peculiaridades e relevância histórica, era só questão de tempo até que se tornassem mestres também no universo virtual. Ainda na geração 8 bits, foram protagonistas de bons (e difíceis) games, no que se seguiu como tradição, console após o outro.

Para recordar essa trajetória ninja, decidimos resgatar 5 ninjas de sucesso da história dos games, além de um nem tão bem sucedido assim. Pronto para a sessão nostalgia?

 

 

5 – Joe Musashi – Shinobi

shinobi-playreplay

Joe é o ninja protagonista de Shinobi, um dos títulos mais famosos do gênero ação/plataforma. Sua história começou ainda na década de 80, quando estrelou o game lançado para os arcades. Posteriormente, tornou-se mais conhecido pelas suas aventuras em consoles de mesa, encontrando um novo lar no Mega Drive.

Perdeu um pouco da sua imponência ao se arriscar no volante com Sonic e seus amigos. Cá pra nós: um assassino frio e impiedoso apostando corrida com ouriços e outros seres encantados é meio estranho, né?

Shinobi-3

Tão mais radical que andar de carro com o Sonic…

 

4 – Raiden – Metal Gear Solid

raiden-playreplay

O ninja dos cabelos brancos de Metal Gear foi o centro de uma das maiores trolladas da história dos games. Após o sucesso estrondoso de Metal Gear Solid (PSX), o que os fãs da série mais desejavam era ter a chance de controlar Solid Snake mais uma vez.

raiden-naked-playreplay

Mas hein?! O_o

 

O que ninguém contava é que o homem, Hideo Kojima, estava prestes a aprontar mais uma das suas, promovendo uma mudança súbita de rumo ao trocar Snake por Raiden. Segundo o próprio Kojima, sua intenção foi mostrar Snake sob outra perspectiva.

No fim das contas, Raiden ainda deu as caras em Metal Gear Solid 4 e Metal Gear Rising: Revengeance.

 

 

3 – Hanzo Hattori – Samurai Shodown

hanzo-playreplay

Hanzo Hattori é um dos personagens mais famosos de Samurai Shodown. Marcou presença em todos os principais títulos da franquia, lhe rendendo uma vaga em nosso Top 5 ½.

Famoso por usar técnicas velozes e ao mesmo tempo destruidoras, Hanzo é também conhecido por ser o pai de Shinzo Hattori, que teve o corpo usado como receptáculo para o renascimento de Amakusa Shirou Tokisada.

[youtube id=”F_8KBltAjCk” width=”633″ height=”356″]

Houve, na história do Japão, um ninja chamado Hanzo Hattori, amigo de Jubei Yagyu (que também emprestou seu nome a um personagem de Samurai Shodown).

 

 

2 – Strider Hiryu – Strider

strider-playreplay

Hiryu é um guerreiro Strider, uma espécie de ninja em um mundo apocalíptico futurista. Strider é um clássico dos arcades e do Mega Drive, embora existam conversões do game para uma pá de consoles e computadores da década de 80.

Seu visual mais próximo de um ninja só foi emplacar por aqui no começo dos anos 2000, quando deu as caras em Marvel vs Capcom. O motivo? A velha mania ocidental de fazer “excelentes” capas para vender seus jogos.

strider-capas-playreplay

Mudou quase nada!

 

 

1 – Ryu Hayabusa – Ninja Gaiden

ninja-gaiden-playreplay

Famoso pela série de jogos de plataforma na década de 80, Ryu Hayabusa é um ninja que sai pelo mundo atrás de vingança, depois de receber uma carta de seu pai, Ken Hayabusa.

A fama da série Ninja Gaiden vem do alto nível de dificuldade de seus jogos, desafiadores desde o começo. Hayabusa, além de protagonista de Ninja Gaiden, deu as caras também em Dead or Alive e Warriors Orochi 3. Versátil, não?

ninja-gaiden-painel-playreplay

 

 

½ – Zool

zool-playreplay

Zool sempre me lembrou Marvin, o Marciano. Viagem minha? Bem, não importa. Ver um ninja correndo por mundos coloridos com gelatina e confetes não é bem o que a gente espera de um “guerreiro das sombras”.

Nosso camarada ninja foi criado para rivalizar com Sonic, tornando-se o mascote do Amiga, no começo da década de 90. O game acabou sendo portado para diversos consoles da época, com recepção mediana. Acabou esquecido no tempo. Pobre gremlin ninja…

zool-2-playreplay

Opa! Essa marca nos é familiar


[infobox color=”light”]O mundo dos games está recheado de ninjas relevantes, mas nós preferimos abris espaço para os mais… ortodoxos! Deixar Sub-Zero, Scorpion ou as Tartarugas Ninjas de fora foi meio tenso, mas quem sabe eles não aparecem no próximo Top 5½? Não deixem de conferir![/infobox]

Os comentários estão fechados.