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Top 5½: Piores acessórios já criados no mundo dos games

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Nos meus tempos de moleque, ter um Game Boy Color era o auge da ostentação. Quem tinha jogava Pokémon, era o primeiro a ser escolhido no futebol, liderava a turma no recreio, além de outras regalias. Mas dentro desse seleto grupo de afortunados, havia um ente iluminado que se destacava, quase beirando a divindade: quem tinha um desses kits faz-tudo, da foto aí de baixo!

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Com exceção do Super Game Boy, nenhum outro acessório na época era tão cobiçado quanto esse monte de tralhas que transformavam o seu portátil em um não-portátil. Despeito meu ou não (voto pelo não, claro), a verdade é que essa foi uma das boas criações que a indústria de games produziu, quando falamos de acessórios. Pistolas, Bazookas, óculos e outras bugigangas de plástico não são exclusividade das novas gerações de consoles, tendo marcado presença em praticamente toda a história dos videogames. No Top 5½ de hoje, vamos listar os 5 piores apetrechos já lançados, além de um que nem é tão mal assim, mas que ainda não justificou a que veio. Confere aí!

 

5. Nintendo e-Reader

Se tem algo que nós não podemos dizer sobre a Nintendo, é que os caras não gostam de inovar. Controle com sensor de movimento, portátil 3D, impressora para console portátil e mais uma penca de invenções, sempre visando a vanguarda do setor de jogos. Algumas dessas bugigangas dão certo, enquanto outras não compartilham do mesmo sucesso. O Nintendo e-Reader é um bom exemplo.


E-Reader

A ideia era boa: um dispositivo para ler cartões de papel com dados especialmente codificados, acrescentando novos jogos e informações ao Game Boy Advance. O gadget foi lançado em 2001, mas não teve uma vida muito longa. Usá-lo era extremamente trabalhoso, já que eram necessárias muitas cartas para se obter algo ínfimo. No caso de Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3, eram necessários dois Game Boy Advance, além de um cabo link. A troco de quê? Alguns meros power-ups e outras recompensas simples, que não compensavam o esforço. Já foi tarde, e-Reader!

 

4. R.O.B.

Sendo taxativo, a melhor função desempenhada por R.O.B. até hoje foi como personagem de Super Smash Bros.

O camarada robô precisava de 4 pilhas AA para te irritar com sua inutilidade e lentidão. Um CD da Gretchen te irrita por muito menos, além de ser bem mais barato. Para ter um R.O.B. em casa, só pagando pelo kit mais caro do Nes, que chegava a custar US$250 na época.

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O robô recebia estímulos óticos a partir de flashes emitidos pela TV, para funcionar como uma espécie de segundo jogador. A ideia da Nintendo era dar uma cara futurista ao seu console, de modo a distanciá-lo do mercado quase falido de videogames da época. Ok, nesse sentido a ideia era boa, mas a execução foi bem diferente: R.O.B. só funcionava com dois jogos, além de precisar de outras parafernálias para ser funcional. Fala sério!

 

3. Sega Activator

Pra dar uma equilibrada no jogo, vamos espinafrar um pouquinho a maior concorrente da Nintendo na década de 90. Se você for fã de revistas de games antigas, deve ter uma por aí com anúncios do Sega Activator e algumas fotos de Eternal Champions. Não lembra? Uma foto deve te ajudar a clarear a mente.

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A ideia era ter uma parede infravermelha em torno do jogador, captando seus movimentos e atribuindo ações a cada golpe desferido. Vamos dizer que se trata de um kinect da década de 90, ok? Só que o sistema era extremamente confuso, já que cada direção correspondia a um botão do joystick tradicional. Conseguem imaginar o trampo que era para usar um golpe?

Além disso, o Activator precisava ser montado e calibrado a cada jogatina, além de precisar de alimentação externa para funcionar. Tem quem diga que é possível usar dois desses acoplados a um só console, mas nós não recomendamos: a chance de você chutar a canela do seu amiguinho é grande! Quase tão grande quanto a nossa decepção!

 

2. Power Glove

A ideia era boa e o retorno financeiro não foi dos piores, já que foram vendidas 100.000 unidades, só nos Estados Unidos. Ter uma luva e controlar os jogos com movimentos corporais parecia interessante, principalmente para o jogador de 1989. Só que, como todos os acessórios já listados até aqui, usar a Power Glove era extremamente cansativo e irritante. Com poucos jogos exclusivos para o periférico, usar a luva em qualquer outro jogo significava pedir para se aborrecer, já que você precisava descobrir sozinho as funcionalidades da luva, além de rezar para que os três sensores lessem corretamente o seu comando.

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A cereja do bolo veio em forma de filme, que você pode conferir logo abaixo. Depois de se exibir usando o acessório, o meninão solta a frase épica: “I love the Power Glove… It’s so bad!”, vendendo uma falsa ideia de que o trambolho era radical.

 

 

1. Acessórios do Wii

O Wii foi o console campeão na arte de acessórios inúteis. Raquetes, tacos de golfe, espadas, escudos, bolas de boliche e mais uma penca de quinquilharias plásticas, todas sem nenhum propósito além de gastar seu rico dinheirinho. Não entendeu? O tio explica: todos esses pseudo-equipamentos precisavam do Wii Remote acoplado para funcionar e não traziam nenhuma funcionalidade nova para o equipamento. Ainda que ruins, todos os acessórios anteriores ao menos se esforçaram para oferecer uma experiência diferente. O campeão da nossa lista, nem isso, já que só servia como uma capa grande e desengonçada para o nosso controle.

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Como se já não fosse constrangedor o bastante correr de um lado para o outro da sala jogando Wii (é divertido, mas é visualmente bizarro, admita), imagina fazer isso segurando um controle em forma de raquete de tênis que não serve para absolutamente nada!

 

½. Kinect

Não é que nós achemos o Kinect ruim. A verdade é que o produto é razoável e cumpre seu papel na hora de capturar os movimentos do jogador, a ponto de ter se provado útil até mesmo quando está longe de um videogame. O problema está no que fazer com esses movimentos, já que poucos jogos fizeram, de fato, bom uso da tecnologia.

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Quando o Kinect foi lançado, imaginávamos estar diante de uma revolução tão grande quanto a causada pelo Wii, mas a enxurrada de joguinhos pseudo-esportivos logo nos fez baixar o ânimo. Salvo Just Dance e similares, que já mostram sinais de cansaço, nenhuma outra franquia conseguiu surfar a onda de “ser o controle”. Ainda está em tempo de mudar esse cenário!

Formado em Publicidade e Propaganda e retrô gamer apaixonado, tem predileção pelos 8 bits. Lê e relê suas revistas de video game antigas todas as noites na hora de dormir. Antes de vir para o PlayReplay, coordenou a área de diagramação do GameBlast.

Cinema

De Fullmetal Alchemist a Samurai X, entenda a febre dos Live-Action

Relembre os melhores filmes em live-action lançados neste século

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Não foi apenas Fullmetal Alchemist que ganhou uma hypada adaptação em live action. A Warner Bros. Japan também está apostando forte no lançamento da versão com atores de Bleach, e esses são apenas dois exemplares de live action que estão repercutindo muito bem na internet!


Veja também:


Com lançamento marcado para 20 de julho de 2018, Bleach chegará aos cinemas japoneses e já tem até um trailer caprichado — esse do link acima —, prontinho para você clicar e se refestelar. Já Fullmetal Alchemist está disponível para streaming no catálogo da Netflix nacional enquanto você lê este texto. Mas não é de hoje que grandes obras dos anime e mangás são adaptadas para filmes!

adaptação em live action de Bleach

adaptação em live action de Bleach

Entre erros e acertos, há uma infinidade de versões com atores de carne e osso por aí. Vamos começar relembrando as melhores lançadas neste século? Todos eles valem um pouquinho do seu tempo!

Os melhores filmes em live-action

Em 2001 tivemos Ichi: O Assassino, adaptação do Ichi the Killer de Hideo Yamamoto. Já em 2003 foi a vez do clássico absoluto Oldboy, baseado no mangá homônimo de Garon Tsuchiya. A versão de Gantz lançada em 2010 também foi uma ótima opção para quem curte os mangás de Hiroya Oku, e ganhou até uma sequência, Gantz: A Resposta Perfeita, no ano seguinte.


Em 2011, Takehiko Shinjo adaptou o mangá Paradise Kiss de Ai Yazawa de forma bem divertida, mas foi em 2012 que tivemos uma das adaptações mais celebradas, quando Keishi Ohtomo lançou Samurai X O Filme, a aclamada versão com atores de Rurouni Kenshin – Meiji Kenkaku Romantan, de Nobuhiro Watsuki.

Já em 2014, outro clássico ganhou vida em Lupin the Third, baseado no Lupin Sansei de Kazuhiko Kato. Apesar da complicada missão, o filme de Assassination Classroom comandado por Eiichiro Hasumi conseguiu ser bem fiel aos livros de Yusei Matsui. Ou seja, não faltam exemplos de boas adaptações por aí!

O cantinho da desonra…

Mas nem tudo são flores quando obras queridas ganham uma nova roupagem, especialmente quando americanos tentam a sorte nesse ramo tão traiçoeiro. O exemplo mais infame, claro, é o execrável Dragon Ball Evolution. Lançado em 2009, até hoje ele causa pesadelos nos fãs da obra de Akira Toriyama.

Os últimos tempos foram particularmente ingratos para adaptações ocidentais, já que os filmes de Ghost in the Shell e Death Note, ambos de 2017, tiveram uma recepção muito fria tanto por parte dos fãs como da crítica especializada. Aqui está nossa crítica de Death Note que não nos deixa mentir…

Ou seja, embora o estouro de popularidade do live action de Fullmetal Alchemist possa fazer alguém recém-chegado ao mundo dos live-action acreditar que isso é novidade, acho que ficou bem claro o quão comum é a prática, certo?

Isso porque, neste texto, só falamos em coisas deste século. Quem sabe na próxima não cobrimos também algumas adaptações ainda mais clássicas? Deixe um comentário aqui embaixo caso tenha interesse no tema!

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Destaques

Kingdom Come: Deliverance | Os 5 melhores mods para o jogo

Kingdom Come conta com mods que podem consertar problemas do jogo e contornar mecânicas irritantes.

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Apesar de ter sido lançado há pouco tempo, Kingdom Come: Deliverance já se mostrou ser um grande sucesso, especialmente entre os fãs de RPG que queriam algo diferente dos clichês de sempre.



É claro que um jogo deste porte e com tantos jogadores ativos acaba apresentando diversos problemas e algumas mecânicas que não agradam todo mundo.

Felizmente, os jogadores de PC podem contar com modificações feitas especificamente para resolver esses probleminhas. Você pode conferir nossa lista dos cinco mods mais úteis para Kingdom Come logo abaixo!


5. Faster Arrows

Em Kingdom Come: Deliverance, você só conta com armas reais, então aqueles que dão preferência a um estilo de combate de longa de distância, podem acabar gostando de lutar mais com um bom e velho arco e flecha.

O único problema é que o sistema de arco e flecha do jogo não é tão realista assim e as flechas são bem mais lentas do que deveriam ser. Para resolver isso, você pode usar o mod “Faster Arrows”, que ajusta a velocidade das flechas de modo mais aproveitável. Clique aqui para baixá-lo.

4. Cheap Training

Assim como em muitos outros RPGs, você pode pagar por treinamentos para melhorar certas habilidades, mas isso é algo extremamente caro em Kingdom Come.

É claro que você pode fazer bastante dinheiro no jogo, mas isso certamente vai demorar dezenas de horas. Para não sofrer tanto com o preço dos treinamentos no início do game, basta usar o mod “Cheap Training”. Ele diminui o preço para 50% ou 10% do valor original, dependendo do que você preferir. Clique aqui para baixá-lo.

3. Unlimited Weight

O mod “Unlimited Weight” é bem mais superficial e serve para aqueles que não gostam de lidar com sistemas de peso em jogos deste tipo. Basicamente, você pode carregar o que quiser sem se preocupar com o peso dos itens. Você pode clicar aqui para baixar o mod.

2. Sectorial Lockpicking

Quem já jogou qualquer game mais moderno da Bethesda sabe o quanto seus minigames de fechadura são irritantes, mas elas são toleráveis quando você aprende exatamente como elas funcionam.

O sistema que implementaram em Kingdom Come também não é nada fácil e muitos fãs já pediram por uma alteração no futuro. Enquanto isso não acontece, você pode usar o mod “Sectoria Lockpicking”, que deixa o minigame mais viável sem modificá-lo de maneira extrema. Clique aqui para baixá-lo.

1. Unlimited Saving

Por fim, não dava para deixar de fora um dos mods mais úteis que foram disponibilizados até agora para Kingdom Come. Se você já jogou o título, deve ter percebido que não dá para salvar a qualquer momento, já que você precisa usar o item “Saviour Schnapps” toda vez que quiser fazer isso.

Como você só tem um número limitado deste item, acaba sendo irritante ter que esperar o jogo chegar em um checkpoint (para salvar sozinho) e tomar cuidado extra para não perder o progresso de horas por algum problema do próprio game, que ainda é bem instável. Felizmente, o mod “Unlimited Saving” resolve isso e permite que você salve a qualquer momento e lugar. Baixe-o neste link.

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Venha fazer um Book Tour pelo mangá oficial de Splatoon

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A Nintendo começou a publicar um mangá oficial de Splatoon a partir de dezembro de 2017 nos Estados Unidos. Apesar de ainda não existir uma versão nacional, o livro está disponível tanto para importação como para venda diretamente pela Amazon nacional através deste link. No vídeo de hoje te convidamos a fazer um passeio detalhado pela obra. Basta clicar no player abaixo!


Veja também:


Escrito e desenhado por Sankichi Hinodeya, o mangá foi publicado originalmente no Japão através da Korokoro Comics em 2016, e depois traduzido e lançado nos Estados Unidos pela Viz Media em 2017.

Por enquanto, apenas o primeiro volume está disponível, mas a edição 2 já tem data marcada de lançamento para março de 2018, enquanto o volume 3 sai em junho de 2018.


Os três primeiros volumes são focados no jogo Splatoon de Wii U, enquanto o volume 4 já começa a mostrar a mitologia e personagens de Splatoon 2, um dos principais jogos do Nintendo Switch.

Depois de ver o vídeo, não esqueça de contar o que achou do mangá nos comentários aqui embaixo! Aliás, por que não aproveita e diz pra gente se você já leu ou se tem vontade de ler o mangá também?

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