ás

Top 5½ motivos para comprar um Wii U

O Wii U é um console polêmico. Suas baixas vendas, aliadas à falta de novos jogos nos primeiros meses de seu lançamento, fizeram com que o aparelho se transformasse em uma carta fora do baralho para muitos jogadores. Mas se enganam os que pensam que a Nintendo está para brincadeira com seu videogame de oitava geração. Apesar do início morno, já é fácil perceber que o console se transformou em um produto espetacular com o passar do tempo. E para provar isso, separamos 5 e ½ motivos que justificam a compra do sucessor do Wii!

5. Jogos Indie

Quem iria imaginar que algum dia um console da Nintendo viria a ter alguns dos mais inovadores e divertidos jogos indies do mercado? Pois é isso o que está acontecendo no Wii U. Com jogos incríveis como Shovel Knight, Armillo, Trine 2: Director’s Cut, Scram Kitty and his Buddy on Rails, e com outros títulos que representam a nata da indústria indie atual, o console é um prato cheio para aqueles jogadores que curtem sair um pouco do mainstream de vez em quando.

shovel-knight-11

Para completar, a própria Nintendo vem fazendo um excelente trabalho com jogos como Pushmo World e com o catálogo do Virtual Console, que possui grandes pérolas como Golden Sun, Breath of Fire II e vários jogos da série MegaMan. Um prato cheio para os nostálgicos de plantão.

4. GamePad

Muitos dizem que o GamePad não tem muita utilidade e que a Nintendo errou feio na escolha do controle para seu novo console. Tudo bem. Admito que nem sempre ele é utilizado de formas muito empolgantes, mas ainda assim várias experiências inovadoras e práticas já foram trazidas para o console por intermédio dele. Os minigames de Game & Wario e todas as mecânicas de ZombiU só são possíveis graças ao controle e às ideias geniais de suas desenvolvedoras. Mesmo em experiências que não usam o controle de forma revolucionária, como é o caso de Assassin’s Creed IV: Black Flag, jogar com o GamePad é mais divertido e prático, já que ele exibe quase todo o HUD do jogo e livra a tela da TV de menus e indicadores que poluem o visual.

game-and-wario

Como se não bastassem essas facilidades, o GamePad ainda possibilita o incrível Off-TV Play, que permite que joguemos os mais incríveis jogos da Nintendo sem ter que usar a TV. Contando com uma imagem nítida e bastante viva, o controle pode ser um excelente substituto para a televisão e é perfeito para jogatinas debaixo do edredom nessas noites frias de inverno.

3. Miiverse

Quando a Nintendo anunciou o Miiverse, poucos entenderam. Dos que entenderam, poucos se empolgaram. No fim das contas, a rede social do Wii U (e do 3DS) é uma das coisas mais bacanas que a empresa criou na última década. Prático, intuitivo e divertido, o serviço reúne comunidades de jogos e aplicativos lançados para o console, onde os jogadores compartilham imagens, desenhos e informações que descrevem a sua experiência.

image_53821_thumb_wide610

Excelente ponto de encontro para fãs de todos os tipos de jogos, o serviço acabou conquistando todos os usuários do console por ser muito útil para conhecer novos jogos e até mesmo para pedir ajuda nos momentos de desespero em algum jogo muito difícil. A ideia do Miiverse é tão boa que tanto a Sony quanto a Microsoft tentaram criar serviços parecidos em seus consoles, mas sem toda a elegância e carisma peculiares da Nintendo.

2. Gráficos

“Espera aí! O Wii U tem gráficos péssimos e nunca vai ser capaz de competir com os gigantes da Sony e da Microsoft!”

Se você é dono de um Wii U e está cansado de ouvir isso, bem vindo ao clube. Aposto que grande parte dos que dizem algo assim nunca sequer viram um jogo do console da Nintendo rodando em sua frente, já que o Wii U não só produz gráficos incríveis como também muitas vezes é capaz de deixar os jogadores de queixo caído. Dos cenários vibrantes e fotorrealistas de Pikmin 3 até o show de cores e detalhes de Super Mario 3D World e de The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, os jogos de Wii U são um colírio para os olhos, e surpreendem por sua fluidez.

mario_kart_8_track_slide

Se você ainda duvida, confira algumas fotos de Mario Kart 8 para perceber a riqueza de detalhes do jogo. Agora imagine que tudo isso roda a 60 quadros por segundo sem nenhuma queda durante os momentos mais caóticos das competições. De cara, você perceberá que o Wii U é extremamente poderoso e que a Nintendo e suas parceiras não estão fazendo a menor cerimônia para demonstrar tudo isso.

1. Jogos exclusivos e franquias da Nintendo

Dentre os exclusivos lançados até o momento podemos destacar Super Mario 3D World, The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, Mario Kart 8, Game & Wario, The Wonferful 101, Pikmin 3, Sonic Lost World, New Super Mario Bros. U, Zombi U, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Nintendo Land, Wii Party U e Lego City Undercover. E isso tudo foi lançado em apenas um ano e meio de vida do console! Com tantos jogos únicos e exclusivos somados a tudo o que a Nintendo está lançando em formato digital por meio da eShop, podemos comprovar que o Wii U está formando uma biblioteca muito sólida. E isso sem levar em conta que o aparelho é compatível com toda a biblioteca do Wii.

2524549-1661364876-Super

Quem tem um console da Nintendo sempre soube bem o que esperar dos jogos exclusivos da empresa e das parcerias que ela costuma formar durante a vida de seus consoles, e nesse quesito o Wii U está fazendo muito bonito! Contando com experiências únicas e impossíveis de serem encontradas em outros consoles, o sucessor do Wii pode não possuir muitos jogos, mas são poucos os que ele tem que não valem a pena. Tudo isso graças ao selo Nintendo de qualidade e às mentes geniais de Kyoto.

½. Lançamentos futuros

Não consigo considerar este como um motivo inteiro pelo simples fato de ainda não ser possível desfrutar das promessas da Nintendo para este e o próximo ano. Ainda assim, é válido lembrar que a Big N não estava para brincadeira na E3 de 2014. Com uma line-up invejável, que rivaliza com a apresentada na E3 de 2002, em que a empresa apresentou todas as suas maiores franquias, todas de uma vez, a Nintendo simplesmente chutou o balde para anunciar que virá com tudo nos próximos meses.

screenshot2

Com o lançamento de Hyrule Warriors, Bayonetta 2, Captain Toad: Treasure Tracker, Super Smash Bros. for Wii U e com o primeiro set dos esperados amiibos, planejados para até o final deste ano, os donos de Wii U terão muito com o que se ocupar enquanto a brincadeira não começar de verdade, já que 2015 será ainda melhor! Promessas incríveis como Splatoon, Kirby and the Rainbow Curse, Yoshi’s Woolly World, Xenoblade Chronicles X, Star Fox e o arrasa-quarteirões que será o novo jogo da franquia Zelda estão todas garantidas para o ano que vem, e a Big N ainda pode estar guardando outras grandes surpresas até lá. É pouco ou querem mais?

 

[infobox color=light]

O Wii U é um console espetacular e vem se firmando cada vez mais como a melhor alternativa para aqueles que desejam uma experiência única que só é possível em produtos da Nintendo. Com um sistema robusto, funcionalidades realmente úteis e muito intuitivas, o sucessor do Wii é um console que precisa ser usado para ser entendido e apreciado como merece. Por isso, caso você ainda não tenha dado uma chance ao aparelho graças às equivocadas propagandas negativas que se espalham por aí, talvez seja hora de abrir a cabeça.

[/infobox]