ás

Top 5½ Jogos Cancelados

Talvez não exista decepção maior para um jogador do que aguardar pelo lançamento de um jogo e ser surpreendido pela notícia de seu cancelamento. A dor é ainda maior quando o jogo está em desenvolvimento há anos, com diversos trailers e informações já divulgadas e, como num passe de mágica, ele é cancelado. No Top 5 ½ de hoje, vamos relembrar alguns dos mais frustrantes cancelamentos de títulos da indústria!

5. Shadow of the Eternals

Eternal Darkness: Sanity’s Requiem é um dos grandes jogos de terror do GameCube e um dos mais criativos de todos os tempos. E não é para menos, já que os efeitos de sanidade presentes no título faziam o jogador desacreditar do que estava vendo na tela.

sote.0_cinema_640.0

Quando Shadow of the Eternals foi anunciado, via Kickstarter, a comunidade nintendista ficou extasiada com a possibilidade de o Wii U receber exclusivamente a sequência do game.

Infelizmente, a baixa credibilidade da desenvolvedora graças ao fracasso de títulos mais recentes como Too Human e o envolvimento de alguns desenvolvedores em escândalos fizeram com que o projeto não alcançasse a meta de doações e fosse paralisado por tempo indeterminado. Uma pena…

4. Star Wars 1313

Por mais que Star Wars tenha sido base para diversos jogos de qualidade desde os primórdios dos videogames, ainda está para nascer um título com direção artística realmente madura e adulta que seja capaz de agradar ainda mais os fãs da franquia intergaláctica.

starwars1313

Star Wars 1313 era a promessa da Lucas Arts para acabar de vez com esse problema. No game, o jogador controlaria Boba Fett em seus primeiros anos adultos e acompanharia sua evolução até se tornar um caçador de recompensas tão talentoso quanto o seu pai.

Infelizmente, após a compra da Lucas Arts pela Disney, todos os projetos em andamento foram cancelados e Star Wars 1313 acabou se tornando mais uma lenda entre tantas que já envolveram o universo criado por George Lucas.

3. Mega Man Legends 3

Mega Man é uma franquia que vem sofrendo nas mãos da Capcom há alguns anos. Após o lançamento de Mega Man 9 e 10, que, cá entre nós, poderiam ter sido melhores, o personagem só fez pequenas aparições em jogos de luta da empresa.

mega-man-legends-3-prototype-620x

Durante o anúncio do 3DS veio a surpresa: Mega Man Legends 3 estava em desenvolvimento para o portátil e poderia trazer a franquia de volta aos trilhos. Mas a promessa ficou por aí mesmo.

Após alguns poucos vídeos de gameplay e até depois do anúncio de uma versão prólogo do jogo, ele foi cancelado sem muitas justificativas. Dentre os motivos furados atestados pela Capcom sobrou até para os jogadores que, segundo a desenvolvedora, não mostraram interesse o suficiente pelo título. Vai entender…

2. Earthbound 64

Ter o posto de franquia underground dentro da Nintendo definitivamente não é um bom negócio. Apesar de ser admirada por muitos, a franquia Earthbound desapareceu do mapa desde o Super Nintendo, e não tem previsão alguma de retorno.

Earthbound_64

O que poucos lembram, no entanto, é que uma sequência para Nintendo 64 do clássico da era 16-bit chegou até a ser anunciada e demonstrada pela empresa. Apesar da empolgação de todos, o jogo, que era previsto para o Nintendo 64 DD, foi cancelado em meados de 2000.

Apesar do cancelamento do jogo no Nintendo 64, em 2003 seu desenvolvimento foi retomado, mas para GameBoy Advance. Infelizmente, essa nova versão nunca saiu do Japão e, nem de longe, é o título tridimensional que todos sonhavam.

1. Starcraft Ghost

A Blizzard é bem famosa não apenas pela qualidade incontestável de seus jogos, mas também pela demora para lançá-los. Starcraft Ghost foi anunciado no início dos anos 2000 e seria um jogo focado nos consoles de mesa da época (PS2, GC e Xbox) em que o jogador assumiria o controle de Nova, uma soldada Terran com habilidades stealth.

starcraft_ghost

Apesar do hype criado pelo lançamento do jogo, que parecia ser de extrema qualidade, a Blizzard acabou deixando-o de lado para desenvolver jogos como Starcraft 2, e por ter de utilizar boa parte de seus recursos para dar suporte ao inesperado sucesso de World of Warcraft. Quem sabe o seu desenvolvimento não seja retomado qualquer dia desses?

½ The Last Guardian

Talvez não exista frustração gamística tão grande para os jogadores de PlayStation quanto a enrolação da empresa para lançar ou até dar qualquer tipo de informação sobre The Last Guardian. Anunciado em 2007, o jogo se passa no mesmo encantador universo de ICO e Shadow of the Colossus.

The-Last-Guardian-31

Dessa vez, o jogador controla um garoto que, com a ajuda de um ser gigantesco que parece uma mistura de pássaro com gato, deve escapar de um castelo em ruínas. Com um forte apelo emocional, o jogo promete ser ainda mais tocante e melancólico que os jogos anteriores.

Apesar de não ter sido oficialmente cancelado, o desenvolvimento do jogo não parece estar indo muito bem, já que novidades sobre ele não aparecem há alguns anos. Quando questionada, a Sony diz apenas que o jogo está em desenvolvimento, mas que não há novidades para mostrar no momento. Será que The Last Guardian ainda verá a luz do dia?