Conecte-se conosco.

Games

6 games que vão te inspirar a produzir seus próprios jogos

Interessantes e inteligentes, esses jogos vão te inspirar a criar seus próprios games

Publicados

on

* Texto de Samuel Almeida

Os dias passam e novos games são lançados, tanto indies quanto profissionais. Cada vez mais temos pessoas que vivem apenas da produção de games que, querendo ou não, é a profissão dos sonhos de muitas pessoas apaixonadas por jogos eletrônicos e programação.

Enquanto jovens do mundo inteiro pretendem seguir carreira no futebol, boa parte dos gamers pretendem seguir carreira no mundo da programação de games. Para a nossa alegria, o mercado brasileiro de videogames tem se desenvolvido muito bem a uma velocidade astronômica, fazendo com que cada vez mais pessoas sintam-se motivadas a iniciar os trabalhos na área de programação.

Jogos simples de sucesso

Separamos uma lista que contém alguns jogos que são considerados simples, mas que fizeram muito sucesso, alguns são atuais, outros nem tanto. O intuito aqui é mostrar que não é necessário ter idéias de gênio e rios de dinheiro para criar um jogo divertido.

Jogo #01: Flappy Bird

Flappy Bird não poderia estar em alguma outra posição da nossa lista, pelo seguinte fato:

  • O jogo foi criado em menos de 3 dias

O game foi criado em um curto período de 2 a 3 dias e lançado nas plataformas mobile para download em meados de 2013. A mecânica do jogo é bem básica e o seu objetivo era bem simples também: não deixar o pássaro colidir com os canos.

Flappy Bird era desafiador, e conseguia viciar os players em pouco tempo, ignorando o fato de que foi removido das lojas de aplicativos no início de 2014. O criador afirmou que excluiu a obra pelo fato de que o jogo se tornou viciante e que isto era um problema para ele e para os jogadores.

Realmente Flappy Bird era muito viciante e com certeza já deixou milhares de pessoas irritadas, e o indie gerava mais de U$ 50 mil por dia.

Jogo #2: Super Mario Bros

Estamos falando de um dos jogos mais jogados da história dos videogames. Lançado pela Nintendo na década de 1980, Super Mario Bros foi sucesso mundial, tendo inúmeras versões do game criado em uma linguagem de programação relativamente simples.

Mario Bros inspirou milhares de produtores a criarem games justamente pela simplicidade em que foi desenvolvido, e até hoje produtores lançam games com gráficos, mecânica e objetivos semelhantes ao Mario Bros, como é o caso do próprio Flappy Bird que provavelmente você deve ter jogado.

Temos hoje vários cursos, aulas no YouTube e artigos na internet que ensinam qualquer pessoa a criar o jogo do zero, justamente pela facilidade de manuseio do código fonte do game.

Jogo #3: 171 Game

Você que está presente no universo dos games, já deve ter ouvido falar no projeto ousado do 171 Game.

Anunciado em 2015 e conhecido como o GTA brasileiro, 171 Game está sendo desenvolvido pelo estúdio Beta Games Group, que é composto por oito jovens programadores. O jogo está sendo produzido sem grandes recursos e podemos afirmar que o resultado até então é fascinante.

Visto que o game estará disponível para ser jogado em 2019, concluímos que 171 Game foi desenvolvido em um período de 4 anos, um ótimo tempo considerando a beleza dos gráficos, jogabilidade e a série de recursos que o jogador terá à sua disposição.

Jogo #4: Slender – The Eight Pages

Slender é um jogo indie de Survival Horror que marcou uma nova era nos jogos de terror, mas não por exibir cadáveres, criaturas horrendas e muito menos por exibir algo relacionado com o ocultismo. O game conseguiu pôr medo nos jogadores por meio da incerteza e imprevisibilidade, além de um cenário nada amigável.

Em Slender você é jogado em uma floresta no meio da noite absolutamente escura de posse de apenas uma lanterna. Você precisa fugir de uma criatura alta e desfigurada, e encontrar oito páginas para conseguir fugir da floresta. O game não possui gráficos chamativos e foi um sucesso no ano de 2012, tendo sido baixado mais de 50 milhões vezes.

Como você pode observar, Slender não é uma super produção, pelo contrário, é um jogo simples, com um objetivo claro e capaz de colocar muito medo e mexer com o psicológico de quem está jogando.

Jogo#5: Minecraft

O que os jogadores mais querem em um jogo? Liberdade!

Minecraft é considerado um dos jogos mais saudáveis e rentáveis da história dos videogames, e isto se deve ao poder de criação que o jogador possui, você simplesmente pode criar qualquer coisa. O orçamento para criar o fenômeno foi muito baixo e o retorno que o game trouxe ao produtor ultrapassa a casa dos milhões de dólares.

Assim como Super Mario, Minecraft é usado por professores de programação como base para ensinar os alunos a desenvolverem seus primeiros games na prática.

Jogo #6: Plants vs Zombies

Para finalizar a lista, citamos Plants vs Zombies, que é um dos poucos jogos da lista que não é Indie, porém se trata de um game com a mecânica, gráficos e jogabilidade relativamente simples. Trata-se de um jogo de Tower Defense, que basicamente consiste em impedir que os inimigos cheguem ao objetivo ou local. Coisa bem simples.

As plantas não devem permitir que os zumbis consigam chegar na propriedade e você terá que posicionar as plantas estrategicamente para que ataquem os zumbis. Plants vs Zombies agradou muitos jogadores e ganhou a continuação com Plants vs Zombies 2 em seguida.

Compartilhe!

* Texto de Samuel Almeida

Compartilhe

Comentários

Games

Fãs de vampiros estão sedentos por um novo grande jogo do mito – e Bloodlines 2 pode ser a chave

Saiba como Bloodlines 2 pode ser ajudar a modernizar o mito dos vampiros e entregar uma aventura de peso nos videogames

Publicados

on

Vampiros sempre permearam nossas vidas… midiáticas. Antes do clássico filme Nosferatu em 1922, diversos livros já haviam sido lançados sobre o mito que regularmente ganha nossa atenção em formato cinematográfico, musical ou até mesmo em jogos.

Entretanto, para muitos a imagem mais recente dos vampiros não é a do Drácula de Entrevista Com O Vampiro, ou o sanguinário Blade da série homônima. Ao invés disso, pensar em vampiro no pós-2008 é ter um flashback do fenômeno Crepúsculo, cuja série de livros e de adaptações de cinema gerou rios de dinheiro, atenção e críticas pesadas quanto à qualidade da obra.

Não precisamos entrar nos méritos da qualidade da obra criada por Stephenie Meyer, que nem tinha a intenção de lançar a série ao público quando ela foi criada em meados de 2003. Porém, a imagem dos vampiros reluzentes de Crepúsculo está longe do que temos como referência em um passado nem tão distante.

Fonte: “Vampire” por Kevin Dooley (CC BY 2.0)

Fonte: “Vampire” por Kevin Dooley (CC BY 2.0)

Além do cinema e dos seriados, como True Blood da HBO, os jogos também moldaram nossa percepção do mito. Desde o Dracula/Alucard da série Castlevania, até os vampiros que estampam alguns dos jogos de cassino online da Redbet, a imagem que os jogadores de videogame tem dos vampiros é bem diferente daquilo que se tornou a visão prevalente em tempos recentes – o que explica em parte também a grande rejeição que Crepúsculo teve, e tem até hoje.

Entre esses jogos, temos Legacy of Kain em uma série que durou entre 1996 e 2004 com jogos de grande qualidade para a época que até hoje não tiveram qualquer tipo de sinal de atualização ou renovação. Mesmo o apelo dos fãs não moveu projetos de desenvolvimento de um novo jogo da franquia na geração atual, com a mesma basicamente colecionando projetos lançados e cancelados.

Outra série clássica destes tempos é Vampire: The Masquerade. O primeiro e até então único jogo da série, Bloodlines, é baseado em um RPG de vampiros já bem famoso entre jogadores de tabuleiro por tratar não só da temática mítica, mas também por enveredar em temas bem mais sérios como política, ética, morte e afins.

Bloodlines foi lançado de forma incompleta em 2004, e ainda assim conquistou uma legião de fãs graças à sua trama totalmente envolvente. Os aspectos técnicos como gráficos, áudio e jogabilidade pecam bastante até mesmo em comparação à jogos da época, onde a competição vinha da Valve com a esperada continuação de Half-Life, e da Konami com o terceiro jogo da série Metal Gear Solid.

Fonte: “vampire-masquerade-redemption” por Gordon Cameron (CC BY 2.0)

Fonte: “vampire-masquerade-redemption” por Gordon Cameron (CC BY 2.0)

Os fãs cult de Bloodlines ajudaram muito a manter o jogo vivo consertando bugs e outros problemas que apareciam com mods e patches independentes. Sua grandeza é lembrada até hoje muito graças a essa dedicação, que faz com que o jogo outrora quebrado de 2004 possa ser jogado até hoje e apreciado.

E essa dedicação foi premiada no começo desse ano. A Paradox Interactive, publicadora e criadora de jogos como Crusader Kings II e Cities: Skylines, lançará em 2020 uma sequência ao primeiro Bloodlines.

O impacto da notícia pode ter sido limitado comparado a outros anúncios. Mas para a tão dedicada base de fãs de Bloodlines, essa talvez tenha sido a melhor notícia do ano. Ainda assim, o impacto de um novo Bloodlines, desta vez carregando o selo Paradox de qualidade, não deve se limitar a esses fãs. Já faz tempo que bons jogos de vampiros não são lançados, e tentativas de modernização de séries antigas como a supracitada Castlevania tem sido esforços sem sucesso.

Bloodlines 2 pode ser a chave para mudar o recorde. A história será escrita pelo mesmo roteirista da primeira obra; e a desenvolvedora, Hardsuit Labs, tem experiência prévia em jogos de ação – justamente aquilo em que o primeiro Bloodlines mais pecava. É uma união que tem muito para dar certo, e colocar vampiros de volta em voga. Adicione tudo isso à falta de um estúdio triplo-A pressionando pela maximização de lucros nessa obra, e é difícil não ficar animado!

Continue lendo

Games

Hollow Knight | Assista agora ao nosso gameplay ao vivo

Publicados

on

Indie games ganham cada vez mais espaço entre os jogos AAA no mundo dos games. Onde as principais franquias não ousam pisar, pode ter certeza que alguma empresa indie vai ousar em fazer diferente.

Hollow Knight com certeza é um desses games que ganharam destaque imenso. Por ser um jogo metroidvania, ele já se torna um game especial! Mas quer saber mais porque Hollow Knight não é apenas mais um game? Acompanhe agora mesmo a nossa live e descubra!

Live de Hollow Knight no Twitch

Watch live video from PlayReplayBR on www.twitch.tv

Live de Hollow Knight no YouTube

Continue lendo

Games

Fortnite | Veja o que mudou com o Patch v.9.21

Veja todas as novidades que a atualização v.9.21 traz para os modos Battle Royale, Salve o Mundo e Criativo de Fortnite

Publicados

on

O Patch v.9.21 de Fortnite chegou trazendo novidades para os modos Salve o Mundo, Battle Royale e Criativo. O patch foi liberado na manhã desta quinta-feira (12) pela Epic Games. Enquanto o patch era aplicado, Fortnite ficou fora do ar por algumas horas mas agora já está online novamente. Se ainda não atualizou o seu jogo, é hora de ligar seu console ou Epic Launcher no seu PC e baixar a atualização. Com o novo patch vieram mudanças, adições e correções do jogo, que você confere na lista mais abaixo com as Notas do Patch V.9.21 de Fortnite. As principais adições desta vez são o Lança-granadas de Proximidade no Battle Royale e no Criativo, além do Plasmatron 9000 no Salve o Mundo.

BATTLE ROYALE

QUAIS SÃO AS NOVIDADES?

Lança-granadas de Proximidade Não é uma ferradura ou uma granada de mão, mas é quase isso, então tá valendo!

Horda Impetuosa (Em breve) Um novo Modo por Tempo Limitado cooperativo para 4 jogadores está quase chegando! Sobreviva à Horda Impetuosa a partir de 13 de junho.

09BR_LTM_HordeRush_Social.jpg

ROTATIVIDADE DOS MODOS POR TEMPO LIMITADO:

Tiro Certeiro (Duplas) Gravidade Baixa. Cada jogador tem 50 de vida. Armas de precisão são as únicas armas, Ataduras são o único item de cura. Pule alto e mire bem! Horda Impetuosa Demônios Fortnite voltaram à ilha e nunca estiveram com tanta raiva! Lute ao lado de companheiros para aumentar a pontuação encontrando multiplicadores de pontuação ocultos, abrindo baús de saque especiais e eliminando o máximo de monstros possível. Percorra o mapa, sobreviva nos locais de Defesa e derrote o Chefe Final para vencer!
  • Detalhes do Modo
    • Modo de Esquadrões de quatro jogadores dividido em vários estágios.
    • Prepare-se para defender uma área procurando armas e itens, materiais de coleta e defesas de construção.
    • Acumule pontos enfrentando Demônios, coletando multiplicadores de pontuação e destruindo Geradores de Demônios.
    • Recupere-se da batalha e procure mais equipamentos.
    • Atravesse o mapa até o próximo ponto de defesa.
    • Ressurgimento habilitado até o último estágio em que jogadores precisam destruir um Demônio Chefe e sua horda de lacaios.
    • Fique de olho em baús de saque especiais que podem conter armas poderosas e conceder bônus de pontuação.

ARMAS E ITENS

  • Lança-granadas de Proximidade
    • Dispara um projétil explosivo quicante em arco que explode ao se aproximar de um oponente.
    • Disponível nas Raridades Épica e Lendária.
    • Pode ser encontrado em Baús, Transportadores de Saques, Entregas de Suprimentos e Máquinas de Vendas.
    • Semiautomático.
    • Usa Munição de Foguete.
    • Máximo de 2 Projéteis Explosivos.
    • Cadência de Tiro: 0,65 disparos por segundo.
    • Raio de Proximidade de Jogador: 250 unidades (cerca de metade da largura de um quadrado).
    • Raio de Explosão: 300 unidades (cerca de 60% da largura de um quadrado).
    • Dano de explosão:
      • Jogador: 67/70
      • Ambiental: 131/138
    • Velocidade de Recarga: 2,8 s/3 s
    • Projéteis explodem automaticamente após 10 s ou logo antes de parar totalmente.
  • Poção de Escudo
    • Aumentamos a disponibilidade em Baús de Saque de 11,3% para 12,09%.
  • Poção de Escudo Pequena
    • Aumentamos a disponibilidade em Baús de Saque de 16,95% para 18,13%.
    • Com itens sendo adicionados e removidos do jogo, percebemos que acabamos por reduzir a disponibilidade das Poções de Escudo e das Poções de Escudo Pequena nos Baús. Por isso, aumentamos a chance de encontrar Poções de Escudo em Baús.
  • Espingardas
    • Aumentamos a chance total de encontrar em Saques de Chão de 8,50% para 9,77%.
    • Após recebermos o feedback da comunidade sobre as Espingardas, aumentamos sua disponibilidade em Saques de Chão para que sejam mais comumente encontradas nas fases iniciais do jogo.
  • Variantes Épica e Lendária do Rifle de Infantaria
    • Aumentamos a disponibilidade em Saques de Chão de 0,067% para 0,105%.
    • Aumentamos a disponibilidade em Baús de Saque de 0,414% para 0,645%.
  • Variante Comum do Rifle de Assalto Pesado
    • Diminuímos a disponibilidade em Saques de Chão de 2,04% para 1,715%.
    • Diminuímos a disponibilidade em Baús de Saque de 12,47% para 10,46%.
  • Torreta Montada
    • Diminuímos a disponibilidade em saques de chão de 0,59% para 0,46%.
  • Inversor de Tempestade
    • Mudamos o Inversor de Tempestade para causar dano fixo ao invés de ser baseado na Fase da Tempestade ativa no momento.
      • Causa 5 de dano a cada segundo.
      • Essa alteração pode não estar disponível imediatamente no momento do lançamento. Isso requer uma atualização do servidor e estará ativo em algum momento no final do dia.
      • Percebemos, com o dano de escala, que os jogadores mantinham o Inversor de Tempestade para o final da partida, criando efeitos indesejáveis. Essa mudança incentiva os jogadores a usá-lo no início das partidas.
    • Reduzimos a disponibilidade em Baús de 3.39% para 1.69%
    • Reduzimos a disponibilidade em saques de Chão de 3.32% para 1.66%
    • Readicionado nas listas de partidas de Torneios e Arena.
      • Temos alterações de efeitos visuais no v.9.30 que ajudarão a melhorar a legibilidade.

ÁUDIO

Correções de erro
  • O áudio estava soando abafado devido a um problema com o filtro de otimização.

DISPOSITIVO MÓVEL

Recentemente, percebemos um atraso na disponibilidade dos patches para iOS na App Store. A Apple declarou que pode haver um atraso de até 24 horas para que atualizações de aplicativos apareçam na App Store. Se não houver atualizações disponíveis, acesse nossos canais sociais para mais informações.

MODO CRIATIVO

Quais são as novidades?

Lança-granadas de Proximidade Imagine e crie novos mapas para explorar todas as possibilidades dessa nova arma explosiva!

09BR_ProximityGrenadeLauncher_NewsHeader.jpg

ARMAS E ITENS

  • Lança-granadas de Proximidade
    • Dispara um projétil explosivo quicante em arco que explode ao se aproximar de um oponente.
    • Disponível nas Raridades Épica e Lendária.
    • Semiautomático.
    • Usa Munição de Foguete.
    • Máximo de 2 Projéteis Explosivos.
    • Cadência de Tiro: 0,65 disparos por segundo.
    • Raio de Proximidade de Jogador: 250 unidades (cerca de metade da largura de um quadrado).
    • Raio de Explosão: 300 unidades (cerca de 60% da largura de um quadrado).
    • Dano de explosão:
      • Jogador: 67/70
      • Ambiental: 131/138
    • Velocidade de Recarga: 2,8 s/3 s
    • Projéteis explodem automaticamente após 10 s ou logo antes de parar totalmente.

ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS

  • Galeria de Oficina de Beira de Estrada
  • Galeria de Chão de Grama e Lama
  • Galeria de Chão de Floresta e Grama
  • Galeria de Chão de Grama e Floresta
  • Galeria de Chão de Areia e Rocha
  • Galeria de Objetos Jurássicos

DISPOSITIVOS

Correções de erro
  • Textos colocado em Cartazes antes do lançamento do v.9.20 não aparecerão mais desalinhados.

SALVE O MUNDO

QUAIS SÃO AS NOVIDADES?

Plasmatron 9000 Trava-línguas: tente dizer “pistola de plasma perfurante” bem rápido!
09StW_RetroScifiPistol_Social.jpg
Contagem Regressiva Quântica Aproxime-se e tente acompanhar a bomba de teletransporte.
09StW_Wargames_Social_QuantumCountdown.jpg

MISSÕES E SISTEMAS

Nova simulação Jogos de Guerra: Contagem Regressiva Quântica
  • Nessa simulação, uma bomba instável se teletransporta pela sua base. As Carcaças são atraídas pela energia da bomba e tentam destruí-la. Adapte-se rapidamente para proteger o novo local da bomba conforme as Carcaças traçam novas e inesperadas rotas.
  • Uma nova simulação Jogos de Guerra significa mais chances de ganhar Vales de Evento, um novo estandarte e mais variedade nas Missões Diárias.

ARMAS E ITENS

  • Uma nova arma, Plasmatron 9000, chega à Loja Semanal.
    • Pistola de energia automática de curto alcance que dispara anéis crescentes de plasma que perfuram inimigos.
    • Disponível quarta-feira, 12 de junho, às 21h BRT, até quarta-feira, 19 de junho, às 21h BRT.

GERAL

SOCIAL

  • Adicionamos uma janela e uma mensagem no Menu Principal para ajudar jogadores a entender quando o bate-papo de voz do Xbox Live ou PlayStation está sendo priorizado em relação ao bate-papo de voz de Grupo do Fortnite.
    • Essas mensagens só aparecem se alguém no seu grupo estiver ativo no bate-papo de voz de Grupo do Fortnite e não reaparecerão a menos que você entre em um novo grupo.
    • Adicionamos essas funções em resposta aos jogadores que buscam orientação sobre vários problemas de bate-papo de voz relacionados à priorização do bate-papo de voz de grupo do Xbox Live/PlayStation.

Continue lendo

Newsletter

Últimas notícias

Games2 dias atrás

Hollow Knight | Assista agora ao nosso gameplay ao vivo

Indie games ganham cada vez mais espaço entre os jogos AAA no mundo dos games. Onde as principais franquias não...

Games2 dias atrás

Fortnite | Veja o que mudou com o Patch v.9.21

Veja todas as novidades que a atualização v.9.21 traz para os modos Battle Royale, Salve o Mundo e Criativo de...

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Veja lista de cosméticos com problemas

Saiba quais itens cosméticos estão com problemas na versão v.9.20 de Fortnite Battle Royale

Games1 semana atrás

Google Stadia | Plataforma tem requisitos, preços e jogos revelados

Saiba como vai funcionar o Google Stadia, a plataforma de games do Google

Games1 semana atrás

Star Wars Jedi: The Fallen Order | Veja as artes da caixa do novo jogo

Artes das caixas em versões Standard e Deluxe de Star Wars Jedi: The Fallen Order são reveladas

Games1 semana atrás

Samurai Shodown | Jogo chega ao Xbox One e PS4 com legendas em português

Reboot da clássica série de jogos de luta baseada em armas traz novos personagens e recursos inovadores para várias plataformas

Anime1 semana atrás

Crunchyroll | Plataforma divulga dados de audiência do mês de maio de 2019

Saiba quais fora os animes mais populares entre os fãs ao redor do mundo em maio deste ano

Games1 semana atrás

Fortnite | Veja o que mudou com o Patch v.9.20

Veja todas as novidades que a atualização v.9.20 traz para os modos Battle Royale, Salve o Mundo e Criativo de...

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Veja os desafios da Semana 5 da Temporada 9

Veja quais são os desafios do Passe de Batalha da Semana 5 da Temporada 9 de Fortnite Battle Royale

Games1 semana atrás

Pokémon GO | Prepare-se para as Horas de Reides Lendárias em junho

Reides com Pokémon lendários e de cinco estrelas vão rolar toda quarta-feira pela noite no mês de junho de 2019

Games1 semana atrás

Pokémon Sword & Shield | Jogos chegam em novembro

Muita coisa vai mudar com a chegada de Pokémon Sword e Pokémon Shield, os novos títulos da série exclusivos para...

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Pacote Selvageria já está disponível

Acesse o seu lado selvagem com o Pacote Selvageria em Fortnite Battle Royale

Séries2 semanas atrás

La Casa De Papel | Netflix libera trailer da Parte 3 da série

Desta vez não se trata de dinheiro, mas de família

Games2 semanas atrás

Fortnite | Jogador acusado de trapaça se qualifica para finais da World Cup

Acusado de trapacear e banido na segunda semana da competição, jogador volta a se classificar para as finais do evento...

Literatura2 semanas atrás

Retrogaming | Livro Definitivo Master System & Game Gear é anunciado

Homenagem aos 30 anos do Master no Brasil traz a história de todas as versões do Master System, do Game...

Em alta