Conecte-se conosco.

Games

O que podemos aprender sobre desenvolvimento com os jogos famosos?

Publicado

em

Os desafios de se produzir um jogo digital são os mais diversos. Muitas vezes achamos que somente nós passamos por algumas situações, mas empresa de games, mesmo produtoras menores ou de jogos AAA, também tem ideias mirabolantes e desafios ao fazerem um jogo digital.

Vamos explorar algumas situações da indústria de jogos e tirarmos o que podemos aprender com eles.

 

Restrições são desafios de todo o projeto

Ao se trabalhar em um projeto de jogo digital (game design), restrições fazem parte certamente. Existe um designer chamado Donald Norman que ele diz que design “É a aplicação sucessiva de restrições até que reste apenas um produto”.

Ao se limitar quantos personagens, níveis, plataforma de desenvolvimento, controles e outros detalhes, vamos dando forma ao jogo. Essas são relativas ao escopo, mas, trabalhando com essas limitações, também vamos arrumando outras mediante prazo de entrega e custo. A questão é saber como lidar com eles e mudar a estratégia, caso algo não vai dar certo conforme o planejado antes.

Exemplos disso trago da Nintendo no game Pokémon Gold & Silver. Eles deram um jeito de colocar o mundo de Kanto nas versões do jogo. O cartucho de 2 megabytes ficou cheio com Johto, mas, com uma ferramenta de compressão criada por Satoru Iwata, isso se tornou possível. Ter os dois mundos foi ótimo e só ajudou mais nas vendas do game.

pokemon-silver

Nesse sentido, Iwata também deixou sua marca no Super Smash Bros. A equipe de debug não conseguiria sanar todos os bugs antes do lançamento. Logo, Iwata reuniu a equipe e fez o debug pessoalmente. Em 3 semanas, o jogo estava pronto para o lançamento.

É a velha história de um limão se pode fazer uma limonada.

 

Situações que eram erradas, mas deram certo no final

Eu mesmo na produção de jogos digitais já cometi erros que depois viraram situações que o pessoal aprovou e adorou. Uma vez, em um projeto de jogo de corrida, pensamos em um personagem que acabou ficando com a cabeça menor – fora dos padrões dos outros – e deu uma sensação de agilidade que todos o adoraram. Não era o previsto por mim.

Um famoso vem do Space Invaders. A aceleração do jogo (speed up) não foi pensada e programada desde o início. Foi um erro que no fim deu muito certo ao jogo.

tomb-raider-psx-sss-01

Também, em Tomb Raider, o desenhista Toby Gard inflou os peitos de Lara Croft com um volume de 150%. O erro agradou os outros designers e acabaram ficando com o visual dos seios grandes.

A história dos erros virarem aprendizado é fato, mas eles também podem ser acertos, dependendo do ponto de vista de quem o vê. Quantos bugs em jogos viraram um grande macete e deram certo, não é mesmo?

 

Estudos e mais estudos

Já falamos em várias postagens aqui no PlayReplay sobre a área de jogos, a dedicação que envolve e tudo mais. Porém, não só a parte de código ou algo mais tecnicista, mas, conforme o game que você vá desenvolver, exige que você conheça aquele universo melhor, a temática que vai girar o game.

Fiz certa vez um jogo sobre biossegurança e era uma área totalmente desconhecida para mim. Eu li livros, visitei laboratórios de pesquisa, tentando entrar naquele universo. Assim, ele seria o mais fiel possível na experiência que queria proporcionar.

gran-turismo-4

Já imaginou em vários jogos famosos que conhecemos? Não vamos muito longe, mas, em Gran Turismo 4, eles analisaram 700 carros. E cada um com uma análise com duração de 1 mês. Dá para se entender porque o jogo conquista tanto o pessoal que curte carros mesmo.

 

Tempo e persistência são fundamentais para alcançar o sucesso

Certo dia vi uma palestra da Bel Pesce, famosa na área de TI e do livro “A Menina do Vale”. Ela falava sobre pessoas que veem notícias de um garoto que fez um aplicativo e ficou rico da noite para o dia. Mas ninguém sabe o estudo que ele teve, quantos aplicativos fez antes ou quantas frustrações ele teve para chegar nesse que deu certo. O sucesso nem sempre é tão instantâneo assim. Acredite, mas, mesmo os Flappy Birds e Minecrafts têm um histórico antes de fracassos ou outras experiências que, muitas vezes, não ficamos sabendo.

final-fantasy-playreplay

Acredito que todos conheçam o Final Fantasy. Ele foi criado com o resto do dinheiro de outros projetos mal sucedidos da Square. Com certeza a experiência ajudou nesse, além do dinheiro.
Muitas vezes o tempo e a persistência são a chave para se conquistar as coisas.

 

E aquele 1% de inspiração de onde vem?

De onde vem ideias? Elas vêm de onde menos imaginamos. Um amigo desenvolvedor e eu tivemos a ideia de um jogo de corrida de espermatozoides dentro de um ônibus. Isso foi ao indagar a ausência de games de corrida que não fossem carros, motos, karts etc. E de uma forma bem descompromissada.

O game Pikmin tem esse nome peculiar, pois é o nome do cão de Shigeru Miyamoto. Aliás, esse game designer teve inspirações das mais diversas. Basta lembrar de Donkey Kong e o quanto inovou naquela época.

donkey-kong

As ideias vêm dos lugares mais inesperados que se imagina. Não é à toa que a Google tem blocos espalhados por todo o ambiente. Vá que aquela ideia vem e não tem como anotar? Ou no banho? Já teve alguma nesses momentos?

Esta postagem serve para refletirmos que, mesmo empresas e seus grandes sucessos, passam por desafios que muitos desenvolvedores de jogos iniciantes ou intermediários também passam ou ainda vão enfrentá-los. A questão é: analisá-los, tirar proveito deles e utilizar para os seus jogos digitais.

Caso queira saber mais curiosidades e discussões acerca desse tema, acompanhe o Fábrica de Jogos e nosso canal no Youtube. Crie a experiência conosco para obter o seu sucesso como game developer.
Um abraço e ótimo 2016 a todos!

Fontes das Curiosidades: Uhull e Critical Hits

Compartilhe

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), Pós-Graduado em Docência para Educação Profissional (SENAC), MBA em Game Design (Universidade Positivo) e Mestrando em Tecnologias da Informação e Comunicação (UFSC). Foi redator do portal Nintendo Blast, professor do Senac/Senai e Game Designer/Sócio-Fundador do estúdio Céu Games por 6 anos. Atualmente, é professor do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais (UNESC) e escritor. Fã da série Megaman e jogos de plataforma em geral.

Games

Pokémon | Game Freak registra marca “Ultra Shiny”

Ainda não se sabe o que significado o novo termo terá na famosa franquia dos monstrinhos.

Publicado

em

Foi descoberto recentemente que Game Freak registrou uma nova marca sob o nome de “Game Freak” no Japão.

Apesar de não ter sido anunciado oficialmente, isso pode estar ligado diretamente ao novo título da franquia.

O que ainda não tem nome, mas já foi confirmado para o Nintendo Switch e deve ser lançado ainda este ano.

Também não há uma descrição sobre o que o “Ultra Shiny” seria, então só dá para prever que isso terá a ver com a forma Shiny (coloração alternativa) dos monstrinhos.

Vale mencionar que a marca serve tanto para jogos eletrônicos como para cartas, filmes, séries de TV e tudo o que for relacionado a franquia.

O jeito agora é esperar para ver se a Game Freak e a Nintendo anunciam algo nos próximos meses.

Compartilhe

Continue lendo

Games

Puzzle Fighter | Capcom decide acabar com jogo mobile

Infelizmente, o jogo será retirado da Google Play Store e da App Store em julho.

Publicado

em

Depois de apenas 5 meses desde seu lançamento no Android e iOS, o jogo Puzzle Fighter será retirado do ar.

A Capcom anunciou a triste novidade hoje mesmo, apesar de não ter dado muitos detalhes sobre os motivos.

O mais provável é que o app não tenha sido tão rentável quando a empresa imaginava, mesmo que o jogo tenha atraído os fãs do antigo game original.

O fato é que a partir do dia 23 de abril, não será mais possível fazer compras dentro do app e a partir de 1 de julho, o jogo  nem estará mais disponível na Google Play Store ou App Store para download.

 

Compartilhe

Continue lendo

Games

Ao vivo | Assista à equipe do PlayReplay jogando Fortnite

Vargolino, Luciana, Rodrigo e Thomas estarão ao vivo no canal do PlayReplay no Twitch

Publicado

em

E aí, tudo certo? Tá sem programa pra este fim de tarde de sexta-feira? Então que tal assistir a gente jogando algumas partidas de Fortnite Battle Royale ao vivaço?

Daqui a pouquinho, a partir das 16h, Guilherme “Vargolino” Vargas, Luciana Anselmo, Rodrigo Estevam e Thomas Schulze estarão ao vivo no nosso canal no Twitch trocando alguns tiros e tentando sobreviver ao campo de batalha de Fortnite!


Veja também:


Para assistir à nossa transmissão, você tem a opção de acompanhar por aqui mesmo, no player nesta postagem, ou então clicar aqui e assistir direto no Twitch.

Ah, de qualquer forma, não esqueça de nos seguir no Twitch para receber notificações sempre que estivermos fazendo transmissões ao vivo! ;)

Preparar, apontar… FOGO!!

Watch live video from PlayReplayBR on www.twitch.tv

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Séries19 horas atrás

Grey’s Anatomy | Série é renovada para sua temporada 15

ABC confirma mais episódios para o drama hospitalar favorito dos EUA

Séries22 horas atrás

Os Simpsons | Morre Waldyr Sant’Anna, o primeiro dublador do Homer

Dublador tinha 81 anos

Música2 dias atrás

Taylor Swift | Cantora participa de Babe com Sugarland

Música foi disponibilizada oficialmente em vídeo no YouTube

Games2 dias atrás

Pokémon | Game Freak registra marca “Ultra Shiny”

Ainda não se sabe o que significado o novo termo terá na famosa franquia dos monstrinhos.

Games2 dias atrás

Puzzle Fighter | Capcom decide acabar com jogo mobile

Infelizmente, o jogo será retirado da Google Play Store e da App Store em julho.

Anime2 dias atrás

Aggretusko | Anime já está disponível na Netflix brasileira

Confira todos os episódios online para streaming

Música2 dias atrás

Avicii | DJ morre aos 28 anos

Causa da morte não foi revelada

Games2 dias atrás

Ao vivo | Assista à equipe do PlayReplay jogando Fortnite

Vargolino, Luciana, Rodrigo e Thomas estarão ao vivo no canal do PlayReplay no Twitch

Games2 dias atrás

Pokémon | Parada anual de Pikachus em Yokohama está marcada para agosto

Fumiko Hayashi veta nova colaboração com o jogo Pokémon Go

Cinema2 dias atrás

He-Man | Aaron e Adam Nee vão dirigir novo filme do personagem

He-Man e os Mestres do Universo sai em dezembro de 2019

Games2 dias atrás

Graveyard Keeper | Confira o novo trailer do jogo

Infelizmente, ainda não há previsão de lançamento para o jogo no PC e Xbox One.

Cinema2 dias atrás

Bleach | Saiu o primeiro trailer completo do live-action

Filme estreia em julho no Japão

Cinema2 dias atrás

Rocky | Sylvester Stallone reinaugura estátua do Rocky

Warner divulga o feito para promover Creed II

Música2 dias atrás

Scarlett Johansson | Atriz lança a música Bad Dreams com Pete Yorn

Música já está disponível no Spotify

Games2 dias atrás

Fortnite | Jogo será lançado na China

Apesar de não ter feito um anúncio oficial, a Epic Games deixou bem óbvio que o game está prestes a...

Em alta