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Críticas

Crawl | Escape das masmorras neste excelente multiplayer assimétrico

Enquanto você controla o herói, os seus amigos ficam no controle dos monstros ao seu redor.

Publicado

em

Existem quatro coisas sobre o Switch que não se pode negar: ele é um excelente lugar para jogos indies, ele foi feito para jogatinas rápidas, pixel art é linda na sua tela em modo portátil e ele é uma excelente plataforma para multiplayer local.

Muitos jogos atuais possuem essas características, mas elas são ainda mais evidentes em Crawl.

Originalmente lançado em 2014 na Steam, Crawl, como talvez você possa advinhar, trata-se de um dungeon crawler com elementos procedurais. A diferença aqui é que tanto os exploradores quanto os monstros da masmorra são controlados por jogadores (ou pelo computador, caso esteja jogando solo).

Empurrando a estética de uma maquina de fliperama desde sua tela inicial, Crawl opta por jogatinas rápidas e repetidas. A ideia aqui é que quatro jogadores competem para sair da tal masmorrana qual se encontram – mas somente um poderá sair de lá vivo.

Após o primeiro embate entre os jogadores – para definir o primeiro sobrevivente, cabe aos jogadores mortos assumirem o papel de fantasmas que podem incorporar objetos e armadilhas ou invocar monstros em círculos de magias arcanas para tentar derrotar o jogador humano. Quem acertar o golpe fatal recupera sua humanidade enquanto o recém-falecido assume a forma de fantasma.

Mas para escapar dessa masmorra não basta estar vivo. Você terá que coletar experiência o suficiente, chegar ao nível 10 e enfrentar um chefe gigante que também tem cada uma de suas três partes controladas pelos outros na partida.

Ainda assim, ficar no mundo dos vivos nem sempre é uma boa ideia, já que é na forma de fantasma, causando dano ao jogador vivo, que se adquire ouro para comprar melhores armas e habilidades – o que lhe oferecerá melhores chances de derrotar o chefão.

Alternar entre fantasma, humano e monstros é simples pelo fato do jogo manter o mesmo esquema de controle independentemente da entidade sendo controlada. “A” é seu ataque simples, “B” seu especial (que pode ser um ataque, invocação ou desvio de golpe) e o direcional lhe move.

A cada andar da masmorra o jogo balança os jogadores ao distribuir pontos que permitem tornar mais fortes os montros invocados através de uma árvore de upgrades. O balanceamento se dá através da distribuição dos pontos ser proporcional aos níveis adquiridos por seus rivais.

Desta forma, quem está em último recebe mais pontos para ter monstros mais fortes e, ultimamente, mais chances de derrotar o humano no próximo andar.

Um dos aspectos mais bacanas de Crawl é que existe uma certa progressão, apesar da abordagem arcade do jogo. Ao chegar em níveis mais profundos da masmorra, novos itens e monstros são desbloqueados para serem comprados e invocados, respectivamente. Com eles, novos desafios para um jogador são destravados.

Por todos os jogadores sempre estarem no mesmo cômodo da masmorra, Crawl também é uma excelete opção para se jogar em modo portátil com outros amigos, já que os pixels e cores primarias contra os cenários de tons terrosos são fáceis de se distinguir.

Com uma leve pegada Lovecraftiana em seu design e história (que até no multiplayer permite que “todos percam”), Crawl consegue intrigar e prender a atenção do jogador facilmente.

Também vale mencionar sua excelente direção artística em pixel art, que conta com uma paleta de cores limitada e com pixels relativamente grandes, mas que ganham vida através de animações detalhadíssimas.

Uma trilha sonora em chiptune empolgante e viciante eleva tudo a um outro nível, fazendo deste um excelente jogo para rápidas doses single-player ou horas de diversão e gritaria com amigos.

Crawl - Switch
9 Nota
5.5 Leitores (2 Notas)
Prós
  • Excelente direção artística
  • Ótimo como single e multiplayer
Contras
  • Alguns Easter Eggs foram retirados
Avaliação
Além de um estilo artístico incrível e uma ótima trilha sonora, Crawl oferece um tipo de conteúdo que funciona muito bem no single player e no modo cooperativo.
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Cursando Game Design, Artes Sequenciais e Design de Serviços nos EUA, quando não está colocando seus desenhos no instagram (@hugoh2p), está gritando "Objection!" por aí, resolvendo enigmas com o Professor Layton ou assistindo a todas as séries de super-heróis da DC.

Críticas

Little Witch Academia | Vol. 1 do mangá da JBC é tão divertido quanto o anime

Um dos melhores lançamentos de mangá em 2018

Publicado

em

Este mês a editora JBC colocou nas bancas de todo o Brasil o volume 1 do mangá Little Witch Academia, a adaptação do querido anime do estúdio Trigger e de Yoh Yoshinari. Em quadrinhos, a adaptação ficou a cargo de Keisuke Sato, que conseguiu replicar muito bem o clima de magia, humor e aventura da obra original.


Veja também:


O lançamento da JBC conta com 176 páginas (mais 8 coloridas) ao todo e tem preço de capa de R$ 16,90, um valor bem justo e coerente com a qualidade do material. Com classificação livre, a leitura tem potencial para agradar absolutamente todas as demografias, já que os temas que aborda ressoam facilmente com qualquer um que goste de uma boa aventura, não importando sua idade ou gênero.

Bem-vindas à Luna Nova!

Como bom volume inicial, aqui vemos os primeiros passos da história de Atsuko “Akko” Kagari na Escola de Magia Luna Nova, então não é preciso ter qualquer conhecimento prévio sobre a franquia para se divertir e entender toda a trama.

A jovem aspirante a bruxinha quer dominar a magia desde que viu uma apresentação da famosa bruxa Shiny Chariot. No entanto, ela ainda não tem poderes de bruxa (sequer consegue controlar uma vassoura!) e, por isso, fica no alvo e sob constante pressão de suas colegas de classe, sofrendo até um pouco de bullying por não vir de uma linhagem tradicional.

Felizmente, também há muitas pessoas gentis dispostas a ajudar Akko em sua jornada, e aqui podemos testemunhar como ela conheceu suas melhores amigas Lotte Yanson e Sucy Mambavaran. É claro que, pelo caminho, o trio já enfrenta várias confusões, como ficar perdidas na Floresta Arcturus e quase se atrasar para o primeiro dia de aula, mas essa é justamente a graça da trama.

Ao fim do mangá, há um pequeno posfácio engraçadinho e um guia de personagens de duas páginas com artes conceituais das três heroínas principais, o que não deixa de ser interessante, especialmente para quem está treinando desenhos em casa. Com uma boa qualidade de papel. uma história super divertida e traço primoroso, Little Witch Academia já é um dos melhores lançamentos de mangá do ano!

Little Witch Academia 1 (JBC)
10 Nota
0 Leitores (0 Notas)
Prós
  • Valor justo
  • História cativante
  • Ótimas ilustrações
Contras
  • Não há
Avaliação
Little Witch Academia é um dos animes mais legais disponíveis no catálogo da Netflix nacional, mas você também pode viver todas as suas aventuras neste mangá caprichado lançado pela Editora JBC! Com preço justo, o material traz ótimo papel, tradução, traço e história, e é um prato cheio para quem ser um livro cheio de magia, aventura e bom humor!
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Críticas

Super Bomberman R | Uma jornada repleta de nostalgia

Diversão explosiva para curtir com seus amigos!

Publicado

em

Quando o Nintendo Switch foi lançado em março de 2017, Super Bomberman R foi parte da incrível leva de primeiros jogos do console da Nintendo. Mesmo dividindo espaço com pesos-pesado como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o jogo da Konami encontrou espaço e alegrou em cheio a galera mais nostálgica, que sentia falta dos clássicos jogos do Bomberman.


Veja também:


Afinal, o jogo (desenvolvido em parceria entre a Konami e a HexaDrive) trouxe tudo que os fãs mais gostam: uma campanha principal cheia de fases bem pensadas, jogabilidade clássica e, mais importante do que tudo isso, multiplayer tanto cooperativo como competitivo para manter a galera ocupada por centenas de horas!

Edição mais do que brilhante

O melhor de tudo é que, desde o lançamento, bastante conteúdo foi adicionado gratuitamente como DLC! Foram liberadas skins temáticas de outras franquias lendárias da Konami, como Mystical Ninja, Metal Gear Solid, Castlevania e Silent Hill (e até skins temáticas únicas de cada console, como a skin de Ratchet, disponibilizada apenas no PS4, o console que usamos em nosso teste do game). O único inconveniente é que, para comprar todas as skins, é preciso farmar as moedas virtuais do game, o que consome bastante tempo, até porque esse dinheiro virtual também é utilizado como Continue durante a campanha, o que é uma decisão de design bastante questionável.

Ainda assim, é fácil relevar essas escolhas estranhas quando o multiplayer (para até quatro jogadores) é tão bom! Se você já jogou algum capítulo de Bomberman, sabe bem como funciona a jogatina: em um tabuleiro de espaço bem limitado, sua única forma de ataque é soltar bombas.

No entanto, essas mesmas bombas também podem matá-lo caso você esteja na área de explosão. Conforme o mapa vai sendo detonado, power ups aparecem, permitindo que você aumente o raio de impacto, ganhe velocidade ou coloque mais bombas no mapa por vez, o que torna tudo progressivamente mais caótico (e, logo, divertido).

Uma bomba de nostalgia

A campanha não é exatamente extensa e pode ser zerada em cerca de cinco horas, mas vale a pena jogá-la não só por ela ser um ótimo treino para o multiplayer, mas também porque há divertidas cutscenes em estilo desenho animado entre cada mundo, além de chefes criativos e realmente desafiadores ao fim de cada mundo.

Se você nunca gostou de Bomberman, não é esse jogo que vai mudar a sua opinião. No entanto, se você era fã dos jogos antigos, essa viagem cheia de nostalgia é mais do que recomendada, já que entrega doses cavalares de diversão explosiva!

Super Bomberman R
8.5 Nota
0 Leitores (0 Notas)
Prós
  • Nostalgia sob medida
  • Skins históricas
  • Multiplayer viciante
Contras
  • Associar dinheiro
    a continues
Avaliação
Super Bomberman R não é o jogo que vai persuadir alguém que nunca gostou da série a amá-la, mas é um prato cheio de nostalgia para os fãs das antigas.
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Críticas

Gorillaz | The Now Now é um retorno à melhor forma

Sexto disco da banda virtual é um de seus melhores

Publicado

em

The Now Now é o mais novo álbum da banda Gorillaz (já disponível oficialmente para download e streaming no Spotify)  e prova que, mesmo em seu sexto disco, o grupo virtual liderado por Damon Albarn continua em ótima forma, ainda capaz de trazer grandes músicas misturando synth pop, soul, new wave e rock!


Veja também:


Com produção de James Ford e Remi Kabaka, o disco soa bem mais coeso e de qualidade uniforme do que o bom, porém instável Humanz. Em parte, isso se deve a uma redução no número de colaboradores, algo pelo qual a banda sempre foi bastante conhecida. O lance é que o excesso de vozes (tanto criativas como literais) de Humanz atrapalhou demais a identidade do CD anterior. Então, ao compor e gravar o material enquanto o grupo estava em turnê, Albarn conseguiu criar uma obra muito mais espontânea, natural e fluída.

Com cara de Gorillaz

Com isso, até as novas músicas que contam com parcerias soam mais redondinhas. É o caso do single Humilty, que abre o álbum em parceria com George Benson: um chiclete delicioso que, tal qual o clipe indica, é perfeito para ouvir em um dia ensolarado na praia. Como todas as faixas que se seguem, ela é um pouco trippy, atmosférica, com uma batida envolvente e bem construída.

Essa vibe alegrinha se repete em faixas com um foco maior no instrumental, com pouco ou nenhum vocal, como Lake Zurich e Tranz. Curiosamente, The Now Now também explora o outro lado da moeda e possui faixas atmosféricas e instrumentais melancólicas, o que cria um bom contraste com essas músicas e ajuda o álbum a soar mais interessante.

One Percent, Idaho e Souk Eye, por exemplo, podiam facilmente estar em um disco do Blur ou da carreira solo de Albarn, e trocam a vibe ensolarada californiana por uma fria, chovosa e cinzenta tarde londrina. É aquela melancolia (com apenas uma pitadinha discreta de otimismo) que o compositor sempre soube explorar como poucos.

Pequenos tropeços e grande triunfo

Mas nem tudo foi um acerto certeiro no disco. Hollywood, a parceria com Snoop Dogg e Jamie Principle, é uma das poucas decepções do álbum, já que em nenhum momento ela chega ao nível de genialidade esperado por nomes desse calibre. Sorcererz e Kansas também não conseguem criar uma batida tão dançante quanto gostariam, e soam mais como filler do que qualquer outra coisa.

O ponto alto de The Now Now, de longe, é a faixa Fire Flies, possivelmente uma das melhores — ou até A melhor — músicas que o Gorillaz já lançou. Ao mesmo tempo ela consegue trazer um pouco da eletrônica de Daft Punk, o funk de Toejam & Earl e a psicodelia cabeça do disco Think Tank, do Blur. É um achado de canção e, sozinha, ela já vale o disco inteiro!

As poucas faixas fracas não abalam a qualidade geral do disco e, entre tantos acertos, sem dúvidas The Now Now é um dos melhores e mais interessantes trabalhos do Gorillaz!

Gorillaz: The Now Now
9 Nota
0 Leitores (0 Notas)
Prós
  • Mais coeso que Humanz
  • Ótimas faixas como
    Fire Flies e Humilty
Contras
  • Parceria com
    Snoop Dogg decepciona
  • Tem alguns fillers pontuais
Avaliação
Sexto álbum do Gorillaz, The Now Now mostra uma banda em plena forma. Cheio de grandes faixas (como a já clássica Fire Flies, e o ótimo single Humilty), o álbum acerta ao trazer menos participações especiais e mais faixas bem trabalhadas por toda a banda, com foco em um bom instrumental e atmosfera cheia de funk, soul, eletrônica e rock.
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