Cinema e TV
Quarta temporada de Black Mirror é mais um fiasco
Publicado
em

Black Mirror não é mais o mesmo. É difícil saber o quanto disso é ou não culpa da Netflix mas, seja pela transição ou mero acaso, a terceira temporada da série já apresentou uma queda considerável de qualidade em relação aos primeiros anos, e a quarta também tomou o caminho da queda livre. O que já foi uma ficção científica bem espertinha, hoje é uma sombra de si mesma, e parece ter dificuldades para emplacar um simples episódio consistentemente bom do começo ao fim.
Veja também:
- Netflix solta brincadeira com Ross prevendo Black Mirror
- A ficção científica volta quando mais precisamos
É especialmente estranho testemunhar essa catástrofe quando temos a confirmação de que o criador e principal roteirista da série continua sendo Charlie Brooker. A questão, então, é se a fonte secou, se rolou um ghost writing básico em algum momento, ou se os produtores da Netflix estão metendo mais as mãos na série do que gostaríamos. Seja qual for o caso, uma breve análise de cada episódio deixa evidente o péssimo saldo do ano quatro de Black Mirror:
USS Callister é, de longe, o episódio que começa de forma mais interessante na temporada, mas também é o que sofre o maior tombo por isso. Os primeiros cinco minutos são muito engraçados e criativos já que, sem aviso ou contexto, começamos vendo uma sátira de Jornada nas Estrelas, e o tudo é filmado como um legítimo sci-fi dos anos 1960-70. Estranhamente, pouco depois isso é abandonado e, a despeito dos trajes e atmosfera, a cinematografia toda ganha ares mais modernos mesmo nas cenas situadas fora do mundo real.
Isso, no entanto, é um problema minúsculo quando comparado aos conceitos alucinantes presentes no restante do episódio. Ainda é possível tirar alguma diversão dele caso você esteja disposto a aceitar a premissa insana e cientificamente incorreta de que, caso você pegue o DNA de alguém, as memórias da pessoa viriam junto com ele. Além disso, as regras internas do episódio são ainda piores: um personagem alega ser uma espécie de deus da dimensão, mas sua escala de poderes ora parece gigantesca, ora é limitada demais sem razões críveis para tanto. O final, preguiçoso, repete o mantra e clichê da série: quem mexe com realidade virtual está fadado a morrer.
As coisas melhoram um pouco em Arkangel, o hypado episódio dirigido por Jodie Foster. Tecnicamente competente, o grande problema da história é a sua gigantesca previsibilidade, que não reserva qualquer reviravolta ou surpresa até mesmo para o espectador mais desatento. Nos primeiros minutos a história sugere que a paranoia e eterna vigilância de uma mãe super zelosa pode trazer sérios problemas para sua filha. Uma hora de episódio depois, temos a exata confirmação disso, o que faz o episódio parecer uma grande perda de tempo. Ao menos ele ganha pontos de coerência interna, e provoca um debate mínimo sobre os limites do controle e privacidade.

Black Mirror crítica temporada 4 (Divulgação Netflix)
Crocodile completa a trinca de episódios mais fracos da temporada transbordando potencial desperdiçado. Quem sabe se, ao invés de tornar a sua protagonista uma serial killer de motivações pessimamente fundamentadas (algumas, senão a maioria das mortes que ela provoca beiram o ridículo e aproximam a obra de uma comédia acidental), não seria melhor redirecionar o foco para o interessante e promissor arco da investigadora particular, que colhe relatos de cenas do crime a partir das memórias das vítimas?
A tecnologia em si parecia bastante interessante, mas fica subutilizada em uma trama completamente maluca com um desfecho que mais parecia uma piada mal executada do que as boas sacadas que Brooker sabia escrever tão bem. E nem se preocupe em abrir o google depois do episódio para pesquisar como funciona a memória de um porquinho da índia: claramente nem a equipe criativa da série teve interesse o bastante para fazer isso.
Após muita espera e sofrimento, Hang the DJ finalmente traz um sopro de qualidade à temporada, e é o único capítulo do ano que não faria feio caso inserido nas temporadas 1 e 2, onde seria considerado um episódio dos mais fraquinhos, mas ainda assim bem agradável e passável no geral.
A tecnologia que ele apresenta (uma espécie de Tinder ultra avançado) é bem explicada e encaixa bem com a trama e conceitos. O casal de protagonistas conseguiu estabelecer uma química muito boa, o que é ajudado pelos diálogos divertidos e delicados que lhes deram para interpretar. De certa forma, não é absurdo dizer que este é uma espécie de San Junipero (o melhor episódio do ano 3, disparado) desta temporada, pois, além da qualidade, também se trata de uma história de amor bem bonita e com um tom relativamente otimista no geral.
Metalhead é um caso muito curioso, o que não deixa de ser um elogio e uma crítica ao mesmo tempo. O fato é que ele é totalmente desligado dos outros quase 20 episódios que compõem a série. Filmado em preto e branco como um suspense cheio de perseguições e tensão, mais parece um exercício técnico e de ego do que um capítulo legítimo de Black Mirror. Como o recente Dunkirk de Christopher Nolan, se você tem interesse nos aspectos mais técnicos de uma obra, provavelmente vai conseguir apreciar e se divertir com Metalhead, a despeito do seu conteúdo inacreditavelmente raso. Ao menos o episódio é honesto sobre isso e em nenhum momento promete entregar mais do que realmente oferece.

Black Mirror crítica temporada 4 (Divulgação Netflix)
Black Museum fecha a temporada como uma tentativa bem piorada de fazer um novo White Christmas (um dos, senão O melhor episódio de Black Mirror), com a ousada premissa de contar três pequenas histórias e, então, as interligar em um clímax que tire proveito de tudo que você viu e ouviu até então. O problema é que, enquanto White Christmas tinha uma premissa, execução e desfecho impactante e marcante, Black Museum é tremendamente medíocre em quase tudo que se propõe a fazer.
Ter apenas um episódio realmente bom em uma temporada de seis capítulos, após um terceiro ano já bem fraco e apenas levemente menos pior do que este, é um sinal de alerta para Charlie Brooker e para a Netflix. Talvez valha a pena encurtar um pouco mais a temporada e reaproximá-la do antigo modelo britânico, com apenas três episódios por ano, mas com todos eles mais polidos e bem trabalhados do que o material porco entregue na atual temporada.
Compartilhe
Formado na arte de reclamar, odeia a internet. Ainda assim, sua hipocrisia sem limites o permite administrar a página no Facebook, plataforma de divulgação do seu primeiro livro. Você também pode seguí-lo em @thomshoes no Twitter, mas provavelmente é uma má ideia...

Você pode gostar
-
Aggretusko | Anime já está disponível na Netflix brasileira
-
Revista PlayReplay #07 – God of War
-
Seven Seconds | Netflix cancela a série depois de apenas uma temporada
-
Violet Evergarden | Carta do anime é usada em prova pelo Ministério da Educação da Indonésia
-
Gotham | O Coringa estreia oficialmente na série em trailer do novo episódio
-
Jessica Jones | Netflix renova o seriado para sua terceira temporada
Séries
Westworld | HBO libera novo trailer da segunda temporada
Novo ano estreia neste domingo, dia 22
Publicado
em
22 de Abril de 2018 - 19:00
Neste domingo, dia 22, estreia a segunda temporada do seriado de sucesso Westworld na HBO.
Aproveitando a data, o canal liberou um novo trailer do ano 2, que você pode ver logo abaixo:
ANALYSIS: Here’s a new look at #Westworld Season 2 before tonight’s premiere at 9PM on @HBO. Look closely at the video and tweet @WestworldHBO with what you find. pic.twitter.com/tfHkxMu0sd
— Westworld (@WestworldHBO) April 22, 2018
A segunda temporada terá 10 episódios ao todo, um a cada domingo.
Compartilhe
Séries
The 100 | Quinta temporada da série em clipe inédito
Série volta para novos episódios no dia 24 de abril
Publicado
em
22 de Abril de 2018 - 12:00
Enquanto a quinta temporada de The 100 não chega, a Entertainment Weekly liberou um clipe inédito com cenas do novo ano da série. Confira:
Os novos episódios de The 100 tem estreia marcada para o dia 24 de abril no Estados Unidos.
Na trama da série, 100 jovens criminosos retornam a uma Terra devastada pela guerra nuclear em uma nave com a esperança de repovoar o planeta.
A história é baseada na série literária de Kass Morgan, e tem em seu elenco Eliza Taylor, Bob Morley, Marie Averopoulos, Paige Turco, Henry Ian Cusick, Bosch de Devon, Christopher Larkin, Zach McGowan e Isaiah Washington.
Compartilhe
Séries
Grey’s Anatomy | Série é renovada para sua temporada 15
ABC confirma mais episódios para o drama hospitalar favorito dos EUA
Publicado
em
21 de Abril de 2018 - 18:00
Uma das séries mais tradicionais da televisão, o drama médico Grey’s Anatomy foi oficialmente renovado para sua temporada de número 15!
Por aqui, a série é transmitida pela Sony, toda segunda, às 21h, mas nos EUA a transmissão é da ABC, que renovou Grey’s Anatomy.
Isso não chegou a ser uma surpresa, já que a própria atriz Ellen Pompeo já tinha confirmado ter assinado contrato para pelo menos mais duas temporadas mas, ainda assim, é legal ter a confirmação.
Segundo Channing Dungey, o chefe da ABC Entertainment, “Grey’s Anatomy tem lugar especial no meu coração, e milhões de espectadores se sentem assim também. Obrigado aos fãs leais que estiveram nessa jornada desde o início, e às novas gerações que continuam a descobrir a alegria e o drama do Grey Sloan Memorial. O seriado está mais forte do que nunca!”
via Omelete
Compartilhe
Últimas notícias


Fire Emblem Heroes | Novos personagens são adicionados ao jogo
O update também trará um capítulo inédito para a campanha principal do game.


The Killers | Discografia da banda é relançada em box de vinil
Box já está em pré-venda no site oficial da banda


Avril Lavigne | Cantora anuncia disco de inéditas para 2018
É o primeiro disco de inéditas desde 2013


Darwin Project | Jogo se torna free-to-play no Steam
A partir de hoje, será possível jogar o novo Battle Royale totalmente de graça.


NBA Playgrounds | Sequência deve ser lançada este ano
A Saber Interactive garantiu que o jogo chega ao PC e consoles até o meio deste ano.


Os Estranhos | Universal Pictures consegue os direitos do livro de Stephen King
James Wan será o produtor e possível diretor do filme


Darling in the Franxx | Episódio 16 só irá ao ar no dia 5 de maio
Antes disso teremos um episódio de recapitulação


Westworld | HBO libera novo trailer da segunda temporada
Novo ano estreia neste domingo, dia 22


Wonderful 101 | Platinum Games quer trazer o jogo para o Switch
Apesar de nada estar confirmado, o estúdio está negociando o port do game com a Nintendo.


The 100 | Quinta temporada da série em clipe inédito
Série volta para novos episódios no dia 24 de abril


Grey’s Anatomy | Série é renovada para sua temporada 15
ABC confirma mais episódios para o drama hospitalar favorito dos EUA


Os Simpsons | Morre Waldyr Sant’Anna, o primeiro dublador do Homer
Dublador tinha 81 anos


Pokémon | Game Freak registra marca “Ultra Shiny”
Ainda não se sabe o que significado o novo termo terá na famosa franquia dos monstrinhos.


Taylor Swift | Cantora participa de Babe com Sugarland
Música foi disponibilizada oficialmente em vídeo no YouTube


Puzzle Fighter | Capcom decide acabar com jogo mobile
Infelizmente, o jogo será retirado da Google Play Store e da App Store em julho.

Nintendo Switch | Confira todos os lançamentos desta semana

The 100 | Quinta temporada da série em clipe inédito

Satellite Reign | Jogo está gratuito no Humble Bundle

Fortnite | Onde encontrar todas as pistas de dança

Avicii | DJ morre aos 28 anos
Em alta
-
Séries1 dia atrás
The 100 | Quinta temporada da série em clipe inédito
-
Games2 dias atrás
Pokémon | Game Freak registra marca “Ultra Shiny”
-
Games1 dia atrás
Wonderful 101 | Platinum Games quer trazer o jogo para o Switch
-
Games3 dias atrás
Puzzle Fighter | Capcom decide acabar com jogo mobile
-
Anime3 dias atrás
Aggretusko | Anime já está disponível na Netflix brasileira
-
Séries21 horas atrás
Westworld | HBO libera novo trailer da segunda temporada
-
Séries2 dias atrás
Grey’s Anatomy | Série é renovada para sua temporada 15
-
Música3 dias atrás
Taylor Swift | Cantora participa de Babe com Sugarland