Conecte-se conosco.

Cinema

Lady Bird está muito acima dos demais

Publicado

em

Acostume-se com o nome Greta Gerwig pois, salvo uma grande zebra, provavelmente ainda vamos ouvir um bocado sobre ela nos próximos anos. A escritora e diretora de Lady Bird já era uma queridinha do circuito independente, mas provavelmente você, como eu, só teve contato com ela agora, em seu segundo crédito como diretora.

Veja também:

É até difícil acreditar que seu currículo é tão curto, tamanha a delicadeza e perícia com a qual a jovem domina a câmera e seu elenco. É um trabalho de gente grande e madura na arte, que contrasta diretamente com os breves 34 anos de idade da cineasta. Há quem passe uma vida inteira no ofício sem conseguir filmar obras tão tocantes e viscerais!

A protagonista do filme, Christine McPherson (interpretada pela fantástica Saoirse Ronan), por outro lado, começa sua jornada em ponto bem distante ao da autora, com um longo caminho a percorrer até alcançar a maturidade. Ainda na escola, Christine dá a si mesma o nome de Lady Bird, e seguimos sua história de descoberta pessoal até o momento em que ela entra para a faculdade.

lady-bird-filme-critica

lady-bird-filme-critica

Como boa trama de “coming of age” (aqueles filmes de amadurecimento adolescente que existem às centenas por aí), vemos a garota sonhar com uma vida melhor na cidade grande, com mais dinheiro, oportunidades, romances e aventuras, enquanto ela faz seu melhor para sobreviver à pacata vida de classe média em uma escola católica, onde o maior desafio é não zombar do moralismo exacerbado das freiras.

Naturalmente o filme passa por todos aqueles temas que todos que já foram adolescentes um dia precisaram enfrentar, desde a construção de expectativas surreais com delírios de grandeza, corações partidos, até a inevitável rebeldia sem causa contra o sistema. No coração desse turbilhão de emoções ficam os pais de Christine, especialmente a mãe, que é ao mesmo tempo a maior aliada e “inimiga” da protagonista.

Laurie Metcalf manda super bem todas as vezes que precisa contracenar com Saoirse, e seria surpreendente não ver a dupla indicada e premiada em todas as oportunidades possíveis. Ao longo das quase uma hora e meia de filme, mãe e filha passam por diversas situações emocionalmente intensas, e beira o impossível cravar qual das duas atrizes se sai melhor em cena. O que importa é que a química delas é fenomenal!

Como a mãe tem dificuldades para extravasar verbalmente seus sentimentos, muito do filme é narrado mais com as atitudes e reações das atrizes. Sutil e elegante, o roteiro constrói um relacionamento mundano, porém riquissimo nas sutilezas de suas entrelinhas. Vale até preparar alguns lencinhos, pois mesmo sem quaisquer golpes emocionais baratos, o amor que existe entre as duas e a busca pela melhor forma de comunicar isso é arrebatador.

Nestes tempos em que a batalha pelo empoderamento feminino anda tão em voga, é uma gratíssima surpresa encontrar um filme que trata suas personagens e o tema com tamanha elegância e bom gosto. É difícil imaginar que Greta não tenha despejado uma boa dose de autobiografia na trama, já que toda a jornada soa demasiado honesta. Nisso, risadas e lágrimas vêm fácil, fruto da empatia que criamos com os dilemas apresentados aos personagens.

Superficialmente, seria fácil dizer que Lady Bird se limita a narrar a transformação de uma menina em uma mulher, passeando pelos erros e dilemas pelo caminho, mas o filme é muito mais que a soma de suas partes. Ao trazer pura poesia ao mais mundano dos espetáculos, a diretora honrou o nome de sua protagonista e alçou o mais alto dos voos. Ave, Greta!

Compartilhe

Formado na arte de reclamar, odeia a internet. Ainda assim, sua hipocrisia sem limites o permite administrar a página no Facebook, plataforma de divulgação do seu primeiro livro. Você também pode seguí-lo em @thomshoes no Twitter, mas provavelmente é uma má ideia...

Comentários

Cinema

He-Man | Aaron e Adam Nee vão dirigir novo filme do personagem

He-Man e os Mestres do Universo sai em dezembro de 2019

Publicado

em

He-Man e os Mestres do Universo vai virar filme e, segundo a Variety, já encontrou seus diretores:

A dupla Aaron e Adam Nee, de Band of Robbers, vão comandar a adaptação, que terá produção de Todd Black, Jason Blumenthal e Steve Tisch.

David Goyer será o roteirista e produtor executivo, e a estreia do longa está prevista para 18 de dezembro de 2019.

O desenho do He-Man fez muito sucesso no Brasil, onde passou na Globo, Rede Família, Record e RBTV ao longo das décadas de 1980 e 1990.

Compartilhe

Continue lendo

Cinema

Bleach | Saiu o primeiro trailer completo do live-action

Filme estreia em julho no Japão

Publicado

em

Continuando a febre das adaptações de animes de sucesso para live-action, agora chegou a vez de Bleach ostentar um novo filme!

Com estreia marcada para o próximo dia 20 de julho no Japão, você já pode conferir o trailer completo agora mesmo:

Bleach é publicado desde 2001, e seu filme será dirigido por Shinsuke Sato, que também fez a versão japonesa de Death Note.

Na trama, Ichigo Kurosaki é um estudante que consegue ver fantasmas e recebe a ordem de combater espíritos malignos, os Hollows.

Compartilhe

Continue lendo

Cinema

Rocky | Sylvester Stallone reinaugura estátua do Rocky

Warner divulga o feito para promover Creed II

Publicado

em

O mito Sylvester Stallone esteve na Filadélfia, a terra natal do Rocky Balboa, para participar de um belo evento na cidade.

Por lá, nosso querido Sly fez as honras de reinaugurar a placa ostentada por sua estátua, como mostrado pelo Instagram da Warner por aqui:

A Warner postou isso para ajudar na divulgação de Creed II, filme que terá novamente Michael B. Jordan como Adonis Creed, Tessa Thompson como Bianca e o próprio Stallone como Rocky.

A novidade da vez é o retorno do Ivan Drago de Dolph Lundgren, que trará consigo o seu filho (interpretado por Florian Munteanu) para lutar contra Adonis. Creed II estreia em 21 de novembro de 2018.

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Games1 hora atrás

Fire Emblem Heroes | Novos personagens são adicionados ao jogo

O update também trará um capítulo inédito para a campanha principal do game.

Música2 horas atrás

The Killers | Discografia da banda é relançada em box de vinil

Box já está em pré-venda no site oficial da banda

Música3 horas atrás

Avril Lavigne | Cantora anuncia disco de inéditas para 2018

É o primeiro disco de inéditas desde 2013

Games4 horas atrás

Darwin Project | Jogo se torna free-to-play no Steam

A partir de hoje, será possível jogar o novo Battle Royale totalmente de graça.

Games5 horas atrás

NBA Playgrounds | Sequência deve ser lançada este ano

A Saber Interactive garantiu que o jogo chega ao PC e consoles até o meio deste ano.

Literatura6 horas atrás

Os Estranhos | Universal Pictures consegue os direitos do livro de Stephen King

James Wan será o produtor e possível diretor do filme

Anime7 horas atrás

Darling in the Franxx | Episódio 16 só irá ao ar no dia 5 de maio

Antes disso teremos um episódio de recapitulação

Séries21 horas atrás

Westworld | HBO libera novo trailer da segunda temporada

Novo ano estreia neste domingo, dia 22

Games1 dia atrás

Wonderful 101 | Platinum Games quer trazer o jogo para o Switch

Apesar de nada estar confirmado, o estúdio está negociando o port do game com a Nintendo.

Séries1 dia atrás

The 100 | Quinta temporada da série em clipe inédito

Série volta para novos episódios no dia 24 de abril

Séries2 dias atrás

Grey’s Anatomy | Série é renovada para sua temporada 15

ABC confirma mais episódios para o drama hospitalar favorito dos EUA

Séries2 dias atrás

Os Simpsons | Morre Waldyr Sant’Anna, o primeiro dublador do Homer

Dublador tinha 81 anos

Games2 dias atrás

Pokémon | Game Freak registra marca “Ultra Shiny”

Ainda não se sabe o que significado o novo termo terá na famosa franquia dos monstrinhos.

Música3 dias atrás

Taylor Swift | Cantora participa de Babe com Sugarland

Música foi disponibilizada oficialmente em vídeo no YouTube

Games3 dias atrás

Puzzle Fighter | Capcom decide acabar com jogo mobile

Infelizmente, o jogo será retirado da Google Play Store e da App Store em julho.

Em alta