Conecte-se conosco.

Cinema

The Post A Guerra (nem tão) Secreta pela liberdade

Publicado

em

Nunca escondi que sou fã do trabalho de Steven Spielberg, seja em seus grandes blockbusters ou em dramas mais sóbrios, artísticos e contidos. Isso me torna um pouco suspeito para falar de sua obra, admito, mas o fato é que eu adorei The Post A Guerra Secreta, e o considero um dos filmes mais fortes e relevantes indicados ao Oscar 2018.


Veja também:


Para quem não está antenado com a história real que inspirou o filme, sua trama resume o conflito entre a imprensa e o governo norte-americano. Ok, eu poderia estar falando da gestão Trump aqui, mas precisamos voltar um pouco mais no tempo, mais precisamente para a guerra do Vietnã e a gestão Nixon.

Após o vazamento de documentos secretos do governo dos Estados Unidos, o jornal The New York Times começa a publicar matérias mostrando para os americanos que Richard Nixon estava enviando jovens para a guerra e gastando muito dinheiro com ela, mesmo sabendo que a batalha não poderia ser vencida de forma alguma. Isso desagrada a Casa Branca, que move seus pauzinhos para proibir o Times de seguir publicando o material.

É nesse contexto que mergulhamos na redação do The Washington Post, onde trabalham os protagonistas da história, Katharine Graham, a dona do jornal, herdado por ela após a morte do marido, e Ben Bradlee, o editor-chefe da publicação, ansioso por torná-la ainda maior e mais relevante. A dupla logo obtém os mesmos polêmicos documentos do Times e, com isso, precisa decidir se irá peitar a justiça e a Casa Branca, ou obedecer suas ordens e seguir circulando sem ser incomodado.

Como já deu para notar, a vibe do filme é bem parecida com a de Spotlight, grande vencedor do Oscar 2016, pois há um certo ar de aula de história enquanto mergulhamos na realidade de um jornal e seus funcionários, imersos em um momento-chave do jornalismo. A diferença entre os dois, sem poupar socos, é que The Post não é um sonífero, mas sim uma jornada muito empolgante!

Em parte isso se deve aos seus brilhantes protagonistas. Contracenando juntos pela primeira vez, os premiadíssimos Tom Hanks e Meryl Streep não decepcionam em nada (alguém se surpreende com isso?), e entregam atuações dignas de seu legado. Streep está particularmente genial, já que recebeu a personagem mais interessante do filme, com bastante material bem emocional para trabalhar.

Como uma mulher aparentemente ainda frágil e insegura em um mundo dominado por homens que desconfiam de cada passo seu, ela passa por um arco de desenvolvimento riquíssimo, já que é sob os seus ombros que recai toda a responsabilidade do mundo: lutar contra o governo poderia implicar na desvalorização do jornal, demissão de funcionários e até prisão dos envolvidos, e só o seu ok ou veto para a matéria podem determinar o rumo das coisas.

Embora a mensagem geral seja necessariamente didática, bem explicada e mastigada para a audiência (“viva a liberdade de imprensa e o bom jornalismo, sempre necessário!”), existe todo um subtexto fascinante sobre feminismo, elaborado especialmente em imagens fortes e marcantes como só Spielberg sabe proporcionar.

São especialmente bem feitas as cenas em que Katharine precisa entrar em reuniões do jornal, bolsa de valores ou em julgamentos, trafegando por um ambiente hostil e masculino, onde as mulheres são filmadas como presentes apenas no lado de fora das salas.

É por sutilezas assim que Spielberg bem merecia ter arrancado uma vaguinha entre os fortes indicados a melhor direção no Oscar deste ano. Aliás, seu eterno parceiro sonoro John Williams abastece o longa com uma trilha poderosa e muito mais interessante do que a de Star Wars Os Últimos Jedi, que acabou indicada em seu lugar, a meu ver, injustamente.

Empolgante, educativa, com ritmo agradável e lindamente filmada, The Post é uma história muito valiosa e tremendamente necessária. Cinemão com selo Spielberg de qualidade.

The Post A Guerra Secreta
9 Nota
0 Leitores (0 Notas)
Prós
  • A história real é interessante
  • Atuações de gala
Contras
  • Os "Spielberguismos" de sempre, caso isso te incomode
Avaliação
The Post A Guerra Secreta é um filme forte e bem pontual nestes tempos de feminismo constantemente em pauta. Some a isso uma história real muito rica e pertinente sobre a liberdade de imprensa e você tem um longa que merece ser compartilhado com todos.
O que as pessoas acharam... Deixe a sua avaliação!
Sort by:

Seja o primeiro a deixar uma avaliação.

User Avatar
Verified
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixe a sua avaliação!

Compartilhe

Formado na arte de reclamar, odeia a internet. Ainda assim, sua hipocrisia sem limites o permite administrar a página no Facebook, plataforma de divulgação do seu primeiro livro. Você também pode seguí-lo em @thomshoes no Twitter, mas provavelmente é uma má ideia...

Cinema

O Gordo e o Magro | Primeira imagem oficial do longa Stan & Ollie é revelada

Estreia acontecerá no Festival de Cinema de Londres

Publicado

em

O filme Stan & Ollie (O Gordo e o Magro) ganhou hoje sua primeira imagem oficial, que você confere logo acima, na capa desta postagem.

Steve Coogan (Philomena) e John C. Reilly (Guardiões da Galáxia) dão vida aos protagonistas no longa dirigido por Jon D. Baird (Vinyl).

O filme vai estrear no Festival de Cinema de Londres, e será o último filme da mostra. Em sua grama, veremos os bastidores da turnê que Stan Laurel e Oliver Hardy, realizaram em 1953.

Compartilhe

Continue lendo

Cinema

Christopher Robin | Filme é proibido na China por piadas com Xi Jinping

Similaridades entre o presidente e o ursinho geraram polêmica

Publicado

em

Más notícias para nossos amigos chineses que gostariam de ver o filme Christopher Robin legalmente nos cinemas. Segundo o site Hollywood Reporter, o filme foi proibido por lá.

A razão oficial não foi revelada, mas tudo indica que o motivo são as piadas e comparações envolvendo o presidente Xi Jinping e o Ursinho Pooh, a estrela do live-action da Disney.

Independente do que você acha da semelhança física entre os dois, o filme estreia em 16 de agosto de 2018 e terá direção de Marc Forster e roteiro de Allison Schroeder, com Ewan McGregor no papel principal.

Compartilhe

Continue lendo

Cinema

Turma da Mônica: Laços | Nova imagem da turminha é revelada

Filme estreia em 2019

Publicado

em

Já falamos bastante sobre o promissor filme Turma da Mônica: Laços aqui no site, e hoje temos mais uma notinha legal para vocês, cortesia do diretor Daniel Rezende.

 

Mais uma imagem de “Turma da Mônica – Laços” pra celebrar o final das filmagens ❤🧡💚💛 @turmadamonicaofilme

Uma publicação compartilhada por Daniel Rezende (@danirez) em

Em seu Instagram, ele divulgou uma nova imagem do longa, na qual podemos ver os amigos Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha pedalando. Confira:

O elenco de Turma da Mônica Laços reúne Kevin Vechiatto (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali), Gabriel Moreira (Cascão) e Giulia Benitte (Mônica). A estreia é prevista apenas para 2019, mas você já pode compartilhar suas expectativas aqui nos comentários:

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Anime4 dias atrás

One Punch Man | 2ª Temporada do anime ganha teaser trailer

Novos episódios estreiam em abril de 2019 pela JC Staff

Quadrinhos5 dias atrás

CCXP 2018 | Carlos Ruas é confirmado na feira

Autor de Um Sábado Qualquer e Cães e Gatos estará nos quatro dias da feira

Música7 dias atrás

Evanescence | Álbum, Blu-ray e DVD Synthesis Live chega em outubro

Um verdadeiro presente para os fãs da banda

Games7 dias atrás

Red Dead Redemption 2 | Rockstar revela o primeiro trailer de gameplay

Segura, peão!

Especial1 semana atrás

Participe agora mesmo do Forum PlayReplay!

Vem trocar uma ideia com a gente!

Últimas Notícias1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Confira os desafios da 5ª semana da 5ª temporada

Os novos desafios acabaram vazando antes da hora.

Música1 semana atrás

Drake | Veja o clipe de In My Feelings, single do disco Scorpion

Faixa faz parte do disco Scorpion

Games1 semana atrás

A Dark Room | Jogo é anunciado para o Switch

O game de aventura em texto deve chegar ainda este ano no console.

Games1 semana atrás

Detroit: Become Human | Título conta com 1,5 milhão de jogadores

O game também já foi jogado por cerca de 20 milhões de horas no PS4.

Games1 semana atrás

Doom Eternal | Gameplay do jogo será revelado esta semana

Doom Eternal recebeu apenas um teaser bem curto durante a conferência da Bethesda na E3 deste ano, mas logo deve...

Anime1 semana atrás

Cells at Work! | Japoneses elegem os melhores animes da temporada verão 2018

Conheça os 35 animes mais populares, segundo a NTT Docomo

Música1 semana atrás

Selena Gomez | Cantora é a mais pesquisada no Brasil

Ela bateu nomes como Miley Cyrus e Demi Lovato

Anime1 semana atrás

Studio Ghibli | Próximo filme do Miyazaki ainda demorará 3 ou 4 anos para sair

Teremos que esperar um pouco mais por Kimitachi wa Dō Ikiru ka

Séries1 semana atrás

Maniac | Netflix revela trailer da série com Emma Stone e Jonah Hill

Seriado estreia em 21 de setembro

Séries2 semanas atrás

Star Trek | Patrick Stewart estrelará nova série da CBS sobre o Capitão Picard

Audaciosamente indo onde nenhum capitão jamais esteve

Em alta