Conecte-se conosco.

Anime

Darling in the Fraxx | Quanto mais alto o voo, maior o tombo…

O que a Zero Two teve de legal, a mitologia teve de pateta

Publicado

em

Quando a gente fala sobre um grupo de jovens adolescentes à bordo de mechas, os pilotando em lutas contra seres misteriosos, é fácil pensar em Evangelion, o anime da Gainax que redefiniu o gênero em 1995 e, até hoje, é referência no assunto, sendo aclamado por muitos como um dos melhores animes de todos os tempos (ou até O melhor, se você me perguntar). Só que essa a premissa também vale para Darling in the FranXX, o mais recente sucesso da Trigger e Cloverworks, disponível para streaming na Crunchyroll por aqui.


Veja também:


Clique no vídeo acima para conferir a versão em vídeo do nosso review, postada no canal parceiro Aquele Cara!

Desde a sua estreia, na temporada de janeiro de 2018, o sucesso do anime só cresceu, na mesma medida em que crescia o amor da galera pela Zero Two, certamente uma das maiores candidatas a waifu suprema da geração. Sem medo de abordar temas mais pesados como sexo e discussões de gênero, Darling in the Franxx acertou em cheio quando tentou construir identidade própria, com debates, piadas e tom únicos. Mas também capotou feio sempre que tentou ser algo maior que isso e tentar pegar um pouco da essência de Eva.

Entra no robô… e como entra!

Até o clímax de meio de temporada, que acontece exatamente no episódio 15, você pode ignorar quase que completamente essa gigantesca ressalva. Afinal, em sua primeira metade, Darling in the Franxx é muito engraçado e espertinho. Apesar de ter uma mitologia potencialmente interessante, e de que ela vai sendo revelada aos poucos e com sutileza, o anime nunca parecia levar suas batalhas tão a sério. Ironicamente, isso facilitava bastante o investimento em seus personagens e universo.

Na trama seguimos um grupo de jovens pilotos de Franxx liderados por Hiro, que até quer entrar no robô, mas encontra dificuldades para sincronizar com suas parceiras. Acontece que todo Franxx precisa de uma dupla de pilotos formada por um garoto e uma garota, e ambos precisam ter uma boa química para que a parada toda funcione. Como já deve ter imaginado, a analogia sexual não é exatamente sutil, especialmente quando a parceira precisa ficar deitada de quatro enquanto o garoto assume o “manche” preso em seu quadril.

Por mais que queira, Hiro não consegue fazer “a máquina” funcionar, ao menos até ter a oportunidade de pilotar com a Zero Two, uma garota conhecida como “matadora de parceiros”, já que nenhum homem sobrevive a “pilotar” com ela mais de três vezes (caramba, eu já estou quase ficando cansado de tanto usar aspas aqui. Já deu pra entender que estamos falando de sexo, né?). Mais ativa, esperta e viva que a maioria das outras meninas, Zero Two logo de cara mostra que está mesmo no comando, não só dos Franxx mas também da ação em todo o seriado. Vendo potencial em Hiro, ela o declara seu Darling e não tem vergonha de abusar do garoto e colocá-lo a prova fisicamente em “sessões de pilotagem” bem intensas (tá, agora parei mesmo com as aspas).

Asas quebradas

Enquanto a química dos dois se desenvolve, organicamente a série nos apresenta seu universo: os pilotos entram em Franxx desenvolvidos pelo Papai, um cientista que também monitora a criação dos jovens, sempre supervisionados em cada aspecto do seu dia a dia. Eles são controlados porque são a principal linha de defesa da humanidade contra os Urrossauros, que estão sempre tentando destruir os latifúndios, local onde os sobreviventes da humanidade se escondem.

As batalhas em si nunca foram nada demais, e o design dos Franxx e urrossauros é meia boca toda vida, mas todos os personagens conseguiam orbitar a Zero Two de forma interessante, de forma que os episódios divertiam e, às vezes, traziam até um ótimo argumento e desenvolvimento dos heróis ao mesmo tempo.

Até a climática — e, agora sim, bastante empolgante — batalha do episódio 15, é um deleite aprender mais sobre o passado e presente dos casais de pilotos, e o drama funciona magistralmente. Ver o Franxx Strelizia pilotado pela Zero Two e Hiro tomando os céus gloriosamente foi um desfecho excelente! Mas, infelizmente, não foi o fim da história…

Depois disso, como o trama de Hiro e Zero Two estava praticamente resolvida, restou ao anime dedicar atenção aos outros casais, especialmente a Mitsuru e Kokoro, que desenvolvem um relacionamento mais sério, com direito até a um longo arco sobre oficializar sua relação. No processo, os outros pilotos também discutem suas relações, mas a verdade é que, fora do eixo Hiro-Zero Two, nenhuma DR é particularmente interessante.

Pior ainda é quando a série sai de se caminho para fazer uma longa e extenuante exposição dos eventos que precederam o que vimos no anime até então. Lembra que eu falei de Evangelion mais cedo? Até então, tínhamos referências pontuais e algumas sequências chupadas homenageadas aqui e ali, mas, do episódio 19 em diante, a inspiração fica mais séria. Por exemplo,  em Eva, o episódio 19, Introjection, relembra o passado do cientista Gendo, enquanto Darling também dedica seu episódio 19, Inhumanity, ao Papai Franxx.

O problema é que a trama de fundo de Darling é absolutamente pateta e, ao entregar respostas literais a muitos dos temas, problemas e metáforas levantados, tudo caiu no risível e virou piada. Aos 45 minutos do segundo tempo a gente ainda precisa aceitar e engolir que uma espécie alienígena chamada VIRM estava em uma guerra milenar com urrossauros e… olha, na real, nem digo isso só para evitar spoilers, mas quanto menos você souber sobre essa baboseira toda, melhor para você!

Mas até que dá para divertir

Isso tudo é realmente uma pena, porque dá para ver que Darling in the Franxx está realmente tentando, com todas as suas forças, ser mais inteligente, e que acredita mesmo no que diz; que quer defender os assuntos que traz para a telinha. Mas, no fim do dia, por mais cruel que isso soe, a impressão é de que estamos apenas vendo algúem sem metade da capacidade de Hideaki Anno (o autor de Eva) tentando escrever algo tão bom quanto o clássico da Gainax. Isso é bem triste, porque quando Darling in the Franxx estava tentando ter identidade e temas próprios, longe da megalomania de questões existenciais profundas e intrigas de escala apocalíptica, ele era um bom anime!

Como a trilha sonora, traços e (principalmente) a Zero Two são muito legais, vale a pena conferir os primeiros 15 episódios do anime, porque eles são uma viagem bem divertida e ocasionalmente sagaz. Mas faça um favor a você mesmo e finja que aquele ótimo clímax foi, também, o final da série. Porque depois disso o tombo é bem, beeeem feio.

Darling in the FranXX - Temporada 1
6.5 Nota
0 Leitores (0 Notas)
Prós
  • Opening empolgante
  • Bom traço e animação
  • Discute papéis de gênero
  • Primeiro clímax bem divertido
Contras
  • Segunda metade patética
  • Perde o foco
Avaliação
Darling in the FranXX se apresenta como um anime com ótimo traço, animação e músicas. Zero Two é uma excelente heroína e best girl, e isso ajuda bastante ao longo de toda a série. No entanto, o que começa como um anime esperto e cheio de boas metáforas sobre sexo e papéis de gênero vê todo o trabalho cair por terra em sua segunda metade, quando vira uma cópia descerebrada de Evangelion.
O que as pessoas acharam... Deixe a sua avaliação!
Sort by:

Seja o primeiro a deixar uma avaliação.

User Avatar
Verified
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixe a sua avaliação!

Compartilhe

Formado na arte de reclamar, odeia a internet. Ainda assim, sua hipocrisia sem limites o permite administrar a página no Facebook, plataforma de divulgação do seu primeiro livro. Você também pode seguí-lo em @thomshoes no Twitter, mas provavelmente é uma má ideia...

Comentários

Anime

Evangelion | Rebuild 3.0 + 1.0 será lançado em 2020

Linha Rebuild finalmente será concluída

Publicado

em

Foi uma longa, longa, LONGA espera, mas finalmente foi revelado o ano de lançamento do filme Evangelion 3.0+1.0. Ele chegará aos cinemas em 2020 no Japão, bem a tempo dos Jogos Olímpicos! Ainda não há mês ou dia confirmados.


Veja também:


No tweet acima, podemos ver o estúdio Khara divulgando algumas artes do anime, que fechará a linha de filmes Rebuild, que não recebia um novo capítulo desde 2012, com Evangelion 3.0: You Can (Not) Redo.

O desfecho da série acabou atrasando porque Hideaki Anno, o criador e principal mente criativa de Eva, ficou com a agenda enrolada após trabalhar no filme Shin Gojira, em 2016.

Compartilhe

Continue lendo

Anime

Crunchyroll | Mob Psycho 100, Kobayashi-san Chi no Maid Dragon E MAIS serão dublados!

Depois de Black Clover e Re:ZERO, vem mais novidades por aí!

Publicado

em

Na semana passada a gente já tinha avisado sobre animes dublados na Crunchyroll, como Black Clover e Re:ZERO, e hoje recebemos notícias ainda mais legais, com uma segunda leva de animes totalmente localizados para o português brasileiro no serviço de streaming! Anote aí, porque a lista é extensa:


Veja também:


Serão dublados os animes Mob Psycho 100, Kobayashi-san Chi no Maid Dragon, Youjo Senki, Free! Iwatobi Swim Club, além dos já anunciados Bungou Stray Dogs, Re:Zero Kara Hajimaru Isekai Seikatsu e Black Clover. Ufa!

Agora vamos às datas: Free! Iwatobi Swim Club e Youjo Senki serão disponibilizados em versão dublada a partir de 1 de agosto na Crunchyroll brasileira. Black Clover, Re:ZERO e Bungou Stray Dogs terão seus episódios liberados logo depois de serem transmitidos na Rede Brasil, no bloco Crunchyroll TV. Por fim, Kobayashi-san Chi no Maid Dragon e Mob Psycho 100 ainda não tem data, mas chegam em breve.

Se você ainda não conhece a Crunchyroll, aproveite: com o começo da temporada de verão 2018, o serviço de streaming está liberando acesso à contas premium grátis por 30 dias!

Conte pra gente aqui nos comentários qual anime você está mais ansioso para ver dublado!

Compartilhe

Continue lendo

Anime

Darling in the Franxx | Zero Two ganha Nendoroid

“Daaaaaaa-rin!”

Publicado

em

Darling in the Franxx já chegou ao fim, mas isso não significa que sua principal heroína tenha encerrado suas aventuras. Afinal, a Good Smile Company vai lançar uma figura Nendoroid da Zero Two!


Veja também:


Nendoroid da Zero Two, de Darling in the Franxx

Nendoroid da Zero Two, de Darling in the Franxx

O colecionável vai custar exatos 5.000 yen (o que dá 45 dólares, ou um pouco mais de 180 reais).

Nendoroid da Zero Two, de Darling in the Franxx

Nendoroid da Zero Two, de Darling in the Franxx

Como era de se esperar, é possível customizar a figura com diferentes rostos, poses e itens, como o tradicional pirulito, ou uma fatia de bacon com mel.

Nendoroid da Zero Two, de Darling in the Franxx

Nendoroid da Zero Two, de Darling in the Franxx

O lançamento acontece em dezembro no Japão. Até lá, a primeira temporada completa de Darling in the Franxx está disponível para streaming na Crunchyroll nacional.

Clique no vídeo acima para assistir o nosso review da série Darling in the Franxx!

via Animenewsnetwork

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Cinema12 horas atrás

Shazam! | Primeiro trailer é liberado na San Diego Comic-Con 2018

E não é que ficou bem legal?

stardew valley stardew valley
Games1 dia atrás

Stardew Valley | Modo multiplayer chega em agosto

O update com a novidade deve chegar primeiro no PC e só depois nos consoles.

Séries1 dia atrás

Punho de Ferro | Segunda temporada ganha trailer e data de estreia

Novos episódios chegam em 7 de setembro

Séries1 dia atrás

Star Wars | Animação The Clone Wars vai voltar para uma temporada final!

Disney trará o desenho ao seu serviço de streaming

Séries2 dias atrás

Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles | Novo trailer é revelado na SDCC 2018

Episódios chegam em 17 de setembro

Games2 dias atrás

Ao vivo | Assista à equipe do PlayReplay jogando Fortnite

Vargolino, Luciana, Rodrigo e Thomas estarão ao vivo no canal do PlayReplay no Twitch

Games2 dias atrás

Fortnite | Epic Games celebra o 1° aniversário do game com presentes para os jogadores

O game está perto de completar seu primeiro ano de existência e o jogadores podem receber itens especiais.

Games2 dias atrás

Arena of Valor | Swag Sunday terá skins gratuitas, XP dobrada e mais

Jogadores poderão escolher skins de personagens da DC Comics gratuitamente

Anime2 dias atrás

Evangelion | Rebuild 3.0 + 1.0 será lançado em 2020

Linha Rebuild finalmente será concluída

Games2 dias atrás

Unexplored: Unlocked Edition | Jogo chega ao Switch em agosto

O game ainda deve ser lançado no PlayStation 4 e Xbox One em breve.

Quadrinhos2 dias atrás

Tartarugas Ninjas | Shredder in Hell é a nova saga em quadrinhos

IDW lançará a HQ em 2019

Games2 dias atrás

Mario Kart 8 Deluxe | Update traz Link e sua moto de Breath of the Wild

A atualização é totalmente gratuita e já está disponível no Switch.

Música2 dias atrás

Anitta | Confira Medicina, o novo clipe da cantora

Sobe o som!

Games2 dias atrás

Overwatch | Jogo estará de graça na próxima semana

Infelizmente, só os jogadores de PC poderão aproveitar a oportunidade.

Tecnologia3 dias atrás

Ballistix Sport AT | Memória para games já está disponível no mercado

Para o seu PC gamer brilhar ainda mais!

Em alta