Conecte-se conosco.

Anime

Darling in the Fraxx | Quanto mais alto o voo, maior o tombo…

O que a Zero Two teve de legal, a mitologia teve de pateta

Publicado

em

Quando a gente fala sobre um grupo de jovens adolescentes à bordo de mechas, os pilotando em lutas contra seres misteriosos, é fácil pensar em Evangelion, o anime da Gainax que redefiniu o gênero em 1995 e, até hoje, é referência no assunto, sendo aclamado por muitos como um dos melhores animes de todos os tempos (ou até O melhor, se você me perguntar). Só que essa a premissa também vale para Darling in the FranXX, o mais recente sucesso da Trigger e Cloverworks, disponível para streaming na Crunchyroll por aqui.


Veja também:


Clique no vídeo acima para conferir a versão em vídeo do nosso review, postada no canal parceiro Aquele Cara!

Desde a sua estreia, na temporada de janeiro de 2018, o sucesso do anime só cresceu, na mesma medida em que crescia o amor da galera pela Zero Two, certamente uma das maiores candidatas a waifu suprema da geração. Sem medo de abordar temas mais pesados como sexo e discussões de gênero, Darling in the Franxx acertou em cheio quando tentou construir identidade própria, com debates, piadas e tom únicos. Mas também capotou feio sempre que tentou ser algo maior que isso e tentar pegar um pouco da essência de Eva.

Entra no robô… e como entra!

Até o clímax de meio de temporada, que acontece exatamente no episódio 15, você pode ignorar quase que completamente essa gigantesca ressalva. Afinal, em sua primeira metade, Darling in the Franxx é muito engraçado e espertinho. Apesar de ter uma mitologia potencialmente interessante, e de que ela vai sendo revelada aos poucos e com sutileza, o anime nunca parecia levar suas batalhas tão a sério. Ironicamente, isso facilitava bastante o investimento em seus personagens e universo.

Na trama seguimos um grupo de jovens pilotos de Franxx liderados por Hiro, que até quer entrar no robô, mas encontra dificuldades para sincronizar com suas parceiras. Acontece que todo Franxx precisa de uma dupla de pilotos formada por um garoto e uma garota, e ambos precisam ter uma boa química para que a parada toda funcione. Como já deve ter imaginado, a analogia sexual não é exatamente sutil, especialmente quando a parceira precisa ficar deitada de quatro enquanto o garoto assume o “manche” preso em seu quadril.

Por mais que queira, Hiro não consegue fazer “a máquina” funcionar, ao menos até ter a oportunidade de pilotar com a Zero Two, uma garota conhecida como “matadora de parceiros”, já que nenhum homem sobrevive a “pilotar” com ela mais de três vezes (caramba, eu já estou quase ficando cansado de tanto usar aspas aqui. Já deu pra entender que estamos falando de sexo, né?). Mais ativa, esperta e viva que a maioria das outras meninas, Zero Two logo de cara mostra que está mesmo no comando, não só dos Franxx mas também da ação em todo o seriado. Vendo potencial em Hiro, ela o declara seu Darling e não tem vergonha de abusar do garoto e colocá-lo a prova fisicamente em “sessões de pilotagem” bem intensas (tá, agora parei mesmo com as aspas).

Asas quebradas

Enquanto a química dos dois se desenvolve, organicamente a série nos apresenta seu universo: os pilotos entram em Franxx desenvolvidos pelo Papai, um cientista que também monitora a criação dos jovens, sempre supervisionados em cada aspecto do seu dia a dia. Eles são controlados porque são a principal linha de defesa da humanidade contra os Urrossauros, que estão sempre tentando destruir os latifúndios, local onde os sobreviventes da humanidade se escondem.

As batalhas em si nunca foram nada demais, e o design dos Franxx e urrossauros é meia boca toda vida, mas todos os personagens conseguiam orbitar a Zero Two de forma interessante, de forma que os episódios divertiam e, às vezes, traziam até um ótimo argumento e desenvolvimento dos heróis ao mesmo tempo.

Até a climática — e, agora sim, bastante empolgante — batalha do episódio 15, é um deleite aprender mais sobre o passado e presente dos casais de pilotos, e o drama funciona magistralmente. Ver o Franxx Strelizia pilotado pela Zero Two e Hiro tomando os céus gloriosamente foi um desfecho excelente! Mas, infelizmente, não foi o fim da história…

Depois disso, como o trama de Hiro e Zero Two estava praticamente resolvida, restou ao anime dedicar atenção aos outros casais, especialmente a Mitsuru e Kokoro, que desenvolvem um relacionamento mais sério, com direito até a um longo arco sobre oficializar sua relação. No processo, os outros pilotos também discutem suas relações, mas a verdade é que, fora do eixo Hiro-Zero Two, nenhuma DR é particularmente interessante.

Pior ainda é quando a série sai de se caminho para fazer uma longa e extenuante exposição dos eventos que precederam o que vimos no anime até então. Lembra que eu falei de Evangelion mais cedo? Até então, tínhamos referências pontuais e algumas sequências chupadas homenageadas aqui e ali, mas, do episódio 19 em diante, a inspiração fica mais séria. Por exemplo,  em Eva, o episódio 19, Introjection, relembra o passado do cientista Gendo, enquanto Darling também dedica seu episódio 19, Inhumanity, ao Papai Franxx.

O problema é que a trama de fundo de Darling é absolutamente pateta e, ao entregar respostas literais a muitos dos temas, problemas e metáforas levantados, tudo caiu no risível e virou piada. Aos 45 minutos do segundo tempo a gente ainda precisa aceitar e engolir que uma espécie alienígena chamada VIRM estava em uma guerra milenar com urrossauros e… olha, na real, nem digo isso só para evitar spoilers, mas quanto menos você souber sobre essa baboseira toda, melhor para você!

Mas até que dá para divertir

Isso tudo é realmente uma pena, porque dá para ver que Darling in the Franxx está realmente tentando, com todas as suas forças, ser mais inteligente, e que acredita mesmo no que diz; que quer defender os assuntos que traz para a telinha. Mas, no fim do dia, por mais cruel que isso soe, a impressão é de que estamos apenas vendo algúem sem metade da capacidade de Hideaki Anno (o autor de Eva) tentando escrever algo tão bom quanto o clássico da Gainax. Isso é bem triste, porque quando Darling in the Franxx estava tentando ter identidade e temas próprios, longe da megalomania de questões existenciais profundas e intrigas de escala apocalíptica, ele era um bom anime!

Como a trilha sonora, traços e (principalmente) a Zero Two são muito legais, vale a pena conferir os primeiros 15 episódios do anime, porque eles são uma viagem bem divertida e ocasionalmente sagaz. Mas faça um favor a você mesmo e finja que aquele ótimo clímax foi, também, o final da série. Porque depois disso o tombo é bem, beeeem feio.

Darling in the FranXX - Temporada 1
6.5 Nota
0 Leitores (0 Notas)
Prós
  • Opening empolgante
  • Bom traço e animação
  • Discute papéis de gênero
  • Primeiro clímax bem divertido
Contras
  • Segunda metade patética
  • Perde o foco
Avaliação
Darling in the FranXX se apresenta como um anime com ótimo traço, animação e músicas. Zero Two é uma excelente heroína e best girl, e isso ajuda bastante ao longo de toda a série. No entanto, o que começa como um anime esperto e cheio de boas metáforas sobre sexo e papéis de gênero vê todo o trabalho cair por terra em sua segunda metade, quando vira uma cópia descerebrada de Evangelion.
O que as pessoas acharam... Deixe a sua avaliação!
Sort by:

Seja o primeiro a deixar uma avaliação.

User Avatar
Verified
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixe a sua avaliação!

Compartilhe

Formado na arte de reclamar, odeia a internet. Ainda assim, sua hipocrisia sem limites o permite administrar a página no Facebook, plataforma de divulgação do seu primeiro livro. Você também pode seguí-lo em @thomshoes no Twitter, mas provavelmente é uma má ideia...

Comentários

Anime

Crunchyroll | Plataforma fará maratona de animes dublados no Twitch

Será possível assistir aos animes online de graça em transmissão que terá Free! Iwatobi Swim Club e Youjo Senki dublados em português brasileiro

Publicado

em

A Crunchyroll acaba de anunciar que, em uma parceria com o Twitch, fará uma maratona de streaming de animes dublados. A informação foi divulgada por meio de comunicado à imprensa.

Durante a maratona, que vai rolar no canal da Crunchyroll no Twitch (twitch.tv/crunchyroll_pt) num domingo, no dia 26 de agosto, “serão exibidos na íntegra os animes Free! Iwatobi Swim Club e Youjo Senki (Saga of Tanya the Evil), com dublagens em português brasileiro.”

Segundo o comunicado, a maratona “é a chance de conferir de graça estas séries dubladas, visto que ambas as dublagens estão disponíveís apenas para assinantes Premium da plataforma. Também é a chance de conhecer a série Free!, cuja terceira temporada está sendo exibida em simulcast na Crunchyroll.”

Ainda segundo o informe, a exibição da maratona começará às 12h com um pré-show apresentado por Bia Purin e Malu Arantes, as meninas da Crunchyroll TV. A partir das 13h será possível assistir aos animes online de graça, quando começará a exibição de Free! com dublagem em português, com duração total de cinco horas. Em seguida, às 18h, será iniciada a transmissão dos episódios dublados de Youjo Senki.

A Crunchyroll informa ainda que, “por motivos de licenciamento, esta maratona poderá ser assistida apenas por usuários do Brasil, Portugal, Angola e Moçambique.”

Free! Iwatobi Swim Club

Haruka Nanase é apaixonado pela água e fanático por natação. No fundamental, ele venceu uma prova de revezamento com seus três amigos Rin Matsuoka, Nagisa Hazuki, e Makoto Tachibana. Após esta vitória, cada um dos quatro amigos seguiu seu próprio caminho, mas se reencontraram ao virar colegas de colegial. Contudo, Rin não quer saber de fazer as coisas voltarem a ser o que eram – seu único objetivo de vida é provar que é um nadador melhor que Haruka. Após esse amargo reencontro Haruka, Nagisa, e Makoto foram o Clube de Natação do Colégio Iwatobi, mas precisam de um quarto membro para participar do próximo torneio. Eis que Nagisa recruta Rei Ryuugazaki, ex-membro da equipe de atletismo. À medida que a competição se aproxima, os quatro forjam laços firmes e treinam intensamente para vencer e resolver a rixa entre Haruka e Rin de uma vez por todas.

Free! é um anime original produzido pelo estúdio Kyoto Animation (Lucky Star, K-On!, Violet Evergarden). A série original de 2013 recebeu uma segunda temporada em 2014, além de um OVA especial e três filmes. A terceira temporada de Free! está em exibição na TV japonesa e conta com transmissão simultânea exclusiva da Crunchyroll.

Youjo Senki

Junho de 1923. Uma jovem garota loira de olhos azuis, Tanya Degurechaff, estuda no último nível na Academia Militar Imperial e treina na terceira linha de patrulha do distrito militar do norte, o Norden Theater, como parte de seu serviço para as forças armadas. Na transição, Tanya é apontada para tarefas de observação, mas um ataque surpresa força Tanya a entrar em combate com as tropas de magos da Federação. Tanya está em menor número e não resistirá até a chegada de reforços, mas não pode fugir, sob pena de ser condenada ao crime de deserção.

Youjo Senki é baseado numa série de light novels escrita por Carlo Zen e publicada no Japão pela Enterbrain. A adaptação em anime, produzida pelo estúdio NUT (FLCL Alternative) e exibida em 2017, está disponível na íntegra exclusivamente na Crunchyroll.

Compartilhe

Continue lendo

Anime

One Punch Man | 2ª Temporada do anime ganha teaser trailer

Novos episódios estreiam em abril de 2019 pela JC Staff

Publicado

em

One Punch Man voltará para sua segunda temporada já na temporada de animes de abril de 2019, e o fato foi comemorado com o primeiro teaser trailer dos novos episódios. Confira:

O segundo ano ficará a cargo do estúdio JC Staff, o mesmo de Shokugeki no Soma, cuja crítica da terceira temporada você pode ler clicando aqui.

Para quem estiver a fim de ler o material original, a editora Panini continua lançando o mangá nas bancas brasileiras. Em agosto de 2018 foi publicado o volume 15 da coleção.

Compartilhe

Continue lendo

Anime

Cells at Work! | Japoneses elegem os melhores animes da temporada verão 2018

Conheça os 35 animes mais populares, segundo a NTT Docomo

Publicado

em

A NTT Docomo, uma operadora mobile do Japão, revelou nesta semana o resultado de sua enquete sobre os melhores animes da temporada de verão 2018.

A votação foi feita online entre 27 de julho e 3 de agosto, e incluiu os 35 animes da grade do Anime Store . Foram nada menos que 41.064 votos, e o resultado completo você confere logo abaixo:

1. “Cells at Work!” – 5.097 votos

2. “How Not to Summon a Demon Lord” – 2.983

3. “Overlord III” – 2.801

4. “Attack on Titan Season 3” – 2.690

5. “My Hero Academia 3” – 2.055

6. “Asobi Asobase” – 1.884

7. “HANEBADO!” – 1.782

8. “Harukana Receive” – 1.727

9. “Yuuna and the Haunted Hot Springs” – 1.724

10. “Miss caretaker of Sunohara-sou” – 1.637

11. “The Master of Ragnarok & Blesser of Einherjar” – 1.577

12. “Free! – Dive to The Future-” – 1.535

13. “Chio’s School Road” – 1.455

14. “ISLAND” – 1.429

15. “Holmes of Kyoto” – 1.364

16. “Encouragement of Climb Third Season” – 1.144

17. “Mr. TONEGAWA Middle Management Blues” – 685

18. “100 Sleeping Princes and the Kingdom of Dreams” – 660

19. “Shoujo Kageki☆Revue Starlight” – 630

20. “One Room SECOND SEAON” – 607

21. “Phantom in the Twilight” – 600

22. “Senjuushi” – 583

23. “Planet With” – 565

24. “Music Girls” – 512

25. “Lord of Vermilion: The Crimson King” – 484

26. “The [email protected] Cinderella Girls Theater 3rd Season” – 427

27. “Onmyouji: Heian Monogatari” – 408

27. “Late night! The Genius Bakabon” – 408

29. “Ani ni Tsukeru Kusuri wa Nai! 2” – 355

30. “Yakiniku-ten Sengoku” – 353

31. “Gurazeni: Money Pitch” – 304

32. “Aguu: Tensai Ningyou” – 248

33. “WORKING BUDDIES! 2” – 169

34. “Zoids Wild” – 154

35. “Space Bug” – 28

Qual o seu anime favorito do verão 2018? Vote no fórum do PlayReplay!

via Crunchyroll

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Games18 minutos atrás

Super Bomberman R | Jogo ganha fases de Castlevania e novos personagens

Mais recente atualização de Super Bomberman R também apresenta a regra Civil no modo Grand Prix para uma jogabilidade mais...

Games2 horas atrás

Heavy Metal Machines | Jogo chegou à Steam e ganhou novo personagem

Gratuito, MOBA de batalha de carros da brasileira Hoplon já está disponível para PC com visual aprimorado, novo piloto e...

Séries1 dia atrás

Avatar: A Lenda de Aang | Animação da Nickelodeon vai virar série na Netflix

Michael DiMartino e Bryan Konietzko, os criadores da série original, estão juntos novamente como showrunners da série live action da...

Cinema1 dia atrás

Capitã Marvel | Assista agora ao primeiro trailer do filme

Corre que saiu o primeiro trailer de Capitã Marvel, vem ver!!

Games7 dias atrás

Tales of Vesperia | Edição definitiva será lançada nas Américas

A Bandai Namco vai trazer a edição definitiva de Tales of Vesperia para as américas em 2019

Cinema7 dias atrás

Shazam! | Superman não fará participação especial no filme

Após problemas nas negociações com a Warner Bros., o Superman de Henry Cavill não deve mais ter uma participação especial...

Cinema1 semana atrás

Superman | Warner Bros. fala sobre possível saída de Henry Cavill

WB liberou um pronunciamento sobre a possibilidade de Henry Cavill deixar de ser o Superman

Games1 semana atrás

God Eater 3 | Jogo será lançado no início do ano que vem nas Américas

Bandai Namco liberou novo trailer de God Eater 3 e anunciou que o jogo chega no ano início do ano...

Cinema1 semana atrás

Superman | Site diz que Henry Cavill não é mais o personagem nos cinemas

Fontes afirmam que problemas nas negociações com a Warner Bros. resultaram na saída do ator do papel

Games1 semana atrás

Triggerun | Jogo entra em fase open beta no Steam

MMO de tiro em primeira pessoa já pode ser jogado gratuitamente no PC e ocupa apenas 100MB de memória

Games1 semana atrás

Heavy Metal Machines | Jogo ganha data de lançamento oficial e novo trailer

Jogo brasileiro multiplayer online de batalha de carros é gratuito e poderá ser jogado em sua versão completa no PC...

Séries1 semana atrás

Maradona | Amazon Prime Video divulga primeira imagem do elenco

Atores de serão Historia de un Clan, Magnifica 70 e Supermax serão Diego Armando Maradona em nova série original da...

Games2 semanas atrás

Arena of Valor | Segunda temporada da Série Valor começa neste final de semana

Seis das melhores equipes da América Latina estão prontas para competir por um prêmio de mais de 200 mil dólares

Cinema2 semanas atrás

Festival Remaster | Evento traz clássicos do cinema brasileiro de volta às telonas

Evento exibe, em sua primeira edição, ícones do cinema nacional remasterizados, em diversas cidades do país

Games2 semanas atrás

The Witcher | Veja Geralt em demo “perdida” de jogo cancelado em 1997

Produzido pela Metropolish Software nos anos 90, jogo cancelado de The Witcher teve demo técnica criada com visual bem diferente...

Em alta