Conecte-se conosco.

Anime

Darling in the Fraxx | Quanto mais alto o voo, maior o tombo…

O que a Zero Two teve de legal, a mitologia teve de pateta

Publicado

em

Quando a gente fala sobre um grupo de jovens adolescentes à bordo de mechas, os pilotando em lutas contra seres misteriosos, é fácil pensar em Evangelion, o anime da Gainax que redefiniu o gênero em 1995 e, até hoje, é referência no assunto, sendo aclamado por muitos como um dos melhores animes de todos os tempos (ou até O melhor, se você me perguntar). Só que essa a premissa também vale para Darling in the FranXX, o mais recente sucesso da Trigger e Cloverworks, disponível para streaming na Crunchyroll por aqui.


Veja também:


Clique no vídeo acima para conferir a versão em vídeo do nosso review, postada no canal parceiro Aquele Cara!

Desde a sua estreia, na temporada de janeiro de 2018, o sucesso do anime só cresceu, na mesma medida em que crescia o amor da galera pela Zero Two, certamente uma das maiores candidatas a waifu suprema da geração. Sem medo de abordar temas mais pesados como sexo e discussões de gênero, Darling in the Franxx acertou em cheio quando tentou construir identidade própria, com debates, piadas e tom únicos. Mas também capotou feio sempre que tentou ser algo maior que isso e tentar pegar um pouco da essência de Eva.

Entra no robô… e como entra!

Até o clímax de meio de temporada, que acontece exatamente no episódio 15, você pode ignorar quase que completamente essa gigantesca ressalva. Afinal, em sua primeira metade, Darling in the Franxx é muito engraçado e espertinho. Apesar de ter uma mitologia potencialmente interessante, e de que ela vai sendo revelada aos poucos e com sutileza, o anime nunca parecia levar suas batalhas tão a sério. Ironicamente, isso facilitava bastante o investimento em seus personagens e universo.

Na trama seguimos um grupo de jovens pilotos de Franxx liderados por Hiro, que até quer entrar no robô, mas encontra dificuldades para sincronizar com suas parceiras. Acontece que todo Franxx precisa de uma dupla de pilotos formada por um garoto e uma garota, e ambos precisam ter uma boa química para que a parada toda funcione. Como já deve ter imaginado, a analogia sexual não é exatamente sutil, especialmente quando a parceira precisa ficar deitada de quatro enquanto o garoto assume o “manche” preso em seu quadril.

Por mais que queira, Hiro não consegue fazer “a máquina” funcionar, ao menos até ter a oportunidade de pilotar com a Zero Two, uma garota conhecida como “matadora de parceiros”, já que nenhum homem sobrevive a “pilotar” com ela mais de três vezes (caramba, eu já estou quase ficando cansado de tanto usar aspas aqui. Já deu pra entender que estamos falando de sexo, né?). Mais ativa, esperta e viva que a maioria das outras meninas, Zero Two logo de cara mostra que está mesmo no comando, não só dos Franxx mas também da ação em todo o seriado. Vendo potencial em Hiro, ela o declara seu Darling e não tem vergonha de abusar do garoto e colocá-lo a prova fisicamente em “sessões de pilotagem” bem intensas (tá, agora parei mesmo com as aspas).

Asas quebradas

Enquanto a química dos dois se desenvolve, organicamente a série nos apresenta seu universo: os pilotos entram em Franxx desenvolvidos pelo Papai, um cientista que também monitora a criação dos jovens, sempre supervisionados em cada aspecto do seu dia a dia. Eles são controlados porque são a principal linha de defesa da humanidade contra os Urrossauros, que estão sempre tentando destruir os latifúndios, local onde os sobreviventes da humanidade se escondem.

As batalhas em si nunca foram nada demais, e o design dos Franxx e urrossauros é meia boca toda vida, mas todos os personagens conseguiam orbitar a Zero Two de forma interessante, de forma que os episódios divertiam e, às vezes, traziam até um ótimo argumento e desenvolvimento dos heróis ao mesmo tempo.

Até a climática — e, agora sim, bastante empolgante — batalha do episódio 15, é um deleite aprender mais sobre o passado e presente dos casais de pilotos, e o drama funciona magistralmente. Ver o Franxx Strelizia pilotado pela Zero Two e Hiro tomando os céus gloriosamente foi um desfecho excelente! Mas, infelizmente, não foi o fim da história…

Depois disso, como o trama de Hiro e Zero Two estava praticamente resolvida, restou ao anime dedicar atenção aos outros casais, especialmente a Mitsuru e Kokoro, que desenvolvem um relacionamento mais sério, com direito até a um longo arco sobre oficializar sua relação. No processo, os outros pilotos também discutem suas relações, mas a verdade é que, fora do eixo Hiro-Zero Two, nenhuma DR é particularmente interessante.

Pior ainda é quando a série sai de se caminho para fazer uma longa e extenuante exposição dos eventos que precederam o que vimos no anime até então. Lembra que eu falei de Evangelion mais cedo? Até então, tínhamos referências pontuais e algumas sequências chupadas homenageadas aqui e ali, mas, do episódio 19 em diante, a inspiração fica mais séria. Por exemplo,  em Eva, o episódio 19, Introjection, relembra o passado do cientista Gendo, enquanto Darling também dedica seu episódio 19, Inhumanity, ao Papai Franxx.

O problema é que a trama de fundo de Darling é absolutamente pateta e, ao entregar respostas literais a muitos dos temas, problemas e metáforas levantados, tudo caiu no risível e virou piada. Aos 45 minutos do segundo tempo a gente ainda precisa aceitar e engolir que uma espécie alienígena chamada VIRM estava em uma guerra milenar com urrossauros e… olha, na real, nem digo isso só para evitar spoilers, mas quanto menos você souber sobre essa baboseira toda, melhor para você!

Mas até que dá para divertir

Isso tudo é realmente uma pena, porque dá para ver que Darling in the Franxx está realmente tentando, com todas as suas forças, ser mais inteligente, e que acredita mesmo no que diz; que quer defender os assuntos que traz para a telinha. Mas, no fim do dia, por mais cruel que isso soe, a impressão é de que estamos apenas vendo algúem sem metade da capacidade de Hideaki Anno (o autor de Eva) tentando escrever algo tão bom quanto o clássico da Gainax. Isso é bem triste, porque quando Darling in the Franxx estava tentando ter identidade e temas próprios, longe da megalomania de questões existenciais profundas e intrigas de escala apocalíptica, ele era um bom anime!

Como a trilha sonora, traços e (principalmente) a Zero Two são muito legais, vale a pena conferir os primeiros 15 episódios do anime, porque eles são uma viagem bem divertida e ocasionalmente sagaz. Mas faça um favor a você mesmo e finja que aquele ótimo clímax foi, também, o final da série. Porque depois disso o tombo é bem, beeeem feio.

Darling in the FranXX - Temporada 1
6.5 Nota
0 Leitores (0 Notas)
Prós
  • Opening empolgante
  • Bom traço e animação
  • Discute papéis de gênero
  • Primeiro clímax bem divertido
Contras
  • Segunda metade patética
  • Perde o foco
Avaliação
Darling in the FranXX se apresenta como um anime com ótimo traço, animação e músicas. Zero Two é uma excelente heroína e best girl, e isso ajuda bastante ao longo de toda a série. No entanto, o que começa como um anime esperto e cheio de boas metáforas sobre sexo e papéis de gênero vê todo o trabalho cair por terra em sua segunda metade, quando vira uma cópia descerebrada de Evangelion.
O que as pessoas acharam... Deixe a sua avaliação!
Sort by:

Seja o primeiro a deixar uma avaliação.

User Avatar
Verified
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixe a sua avaliação!

Compartilhe

Formado na arte de reclamar, odeia a internet. Ainda assim, sua hipocrisia sem limites o permite administrar a página no Facebook, plataforma de divulgação do seu primeiro livro. Você também pode seguí-lo em @thomshoes no Twitter, mas provavelmente é uma má ideia...

Comentários

Anime

Crunchyroll | Serviço disponibiliza novas formas de pagamento

Brasileiros agora podem pagar assinatura via boleto ou cartão de crédito em Reais

Publicado

em

A Crunchyroll anunciou que acaba de disponibilizar uma série de novas formas de pagamento para seus fãs da América Latina, permitindo que eles paguem pelo serviço de streaming em moeda local.

Estas novas formas de pagamento permitirão que usuários do Brasil e da América Latina assinem a Crunchyroll com cartão de crédito ou dinheiro, disponibilizando a mais usuários o acesso de todo o catálogo da Crunchyroll.

Usuários agora podem efetuar o pagamento da assinatura do serviço de streaming através de transferência bancária em alguns países. Segundo a assessoria de imprensa da Crunchy, estas novas formas de pagamento marcam a maior expansão em formas de pagamento da história da Crunchyroll na região.

A assinatura da Crunchyroll financia diretamente os criadores japoneses de anime, na forma de royalties. Na última década, assinantes da Crunchyroll (que possuem significativa presença fora dos Estados Unidos, especialmente na América Latina) contribuíram com mais de 100 milhões de dólares para a indústria de anime, ajudando a financiar centenas de séries excelentes na plataforma.

O dLocal, um processador de pagamento líder de mercado em países emergentes, tornou-se o fornecedor oficial de soluções de pagamento da Crunchyroll em toda a região latinoamericana.

As novas formas de pagamento na região latinoamericana são uma extensão dos esforços de ampliação de formas de pagamento internacionais, incluindo a adição de pagamento em moeda local na Nova Zelândia, Suiça e Rússia em 2018.

Abaixo você confere as formas de pagamento disponíveis por país latinoamericano:

  • Argentina: Visa, Mastercard, Naranja, American Express, Cabal, Rapipago, Pago Facil, PayPal
  • Brasil: Visa, Mastercard, Elo, Hipercard, American Express, Boleto
  • Chile: Visa, Mastercard, CMR, American Express, WebPay, Servipag, PayPal
  • Colômbia: Mastercard, Visa, American Express, PSE, Efecty, PayPal
  • México: Visa, Mastercard, American Express, OXXO, PayPal
  • Peru: Visa, Mastercard, American Express, Pago Efectivo, PayPal
  • Uruguai: Mastercard, Visa, Oca, Redpagos, PayPal

Também é possível assistir aos animes do catálogo da Crunchyroll de maneira gratuita com anúncios.

Compartilhe

Continue lendo

Anime

Pokémon | Aplicativo TV Pokémon recebe atualização com temporadas completas do anime

Agora é possível baixar episódios e filmes ilimitados para assistir quando quiser

Publicado

em

A The Pokémon Company International lançou um aplicativo da TV Pokémon completamente reprojetado, com uma nova interface de usuário e várias funções que tornam ainda mais fácil aproveitar o conteúdo animado da Pokémon.

A TV Pokémon é uma plataforma de transmissão digital cujo objetivo é oferecer uma biblioteca de episódios da animação de sucesso global Pokémon, a série, além de disponibilizar ocasionalmente longas animados da Pokémon.

A versão atualizada deste aplicativo gratuito está disponível em aparelhos celulares e tablets iOS e Android, permitindo que os fãs possam acessar facilmente o conteúdo de qualquer lugar nos seus dispositivos preferidos. A versão atualizada também chegará em breve ao site Pokemon.net.br e aos sistemas de Apple TV, Amazon Fire TV e determinadas smart TVs.

“Estamos animados em oferecer uma experiência completamente repaginada da TV Pokémon, que permite que os fãs descubram e se divirtam facilmente com as aventuras de Ash e Pikachu”, disse J.C. Smith, diretor sênior de Marketing de Consumo da The Pokémon Company International. “Estamos empenhados em transformar a TV Pokémon em um importante destino para animações Pokémon e estamos ansiosos para incluir mais conteúdo, fornecendo uma experiência cativante de entretenimento para nossos fãs.”

Além das atualizações abrangentes da interface de usuário, uma grande quantidade de conteúdo e funções foi adicionada à experiência da TV Pokémon, incluindo:

  • Temporadas completas oferecem a chance de assistir de maneira ininterrupta: os fãs poderão assistir cada episódio de Pokémon, a série: Liga Índigo, Pokémon, a série: Sol e Lua, Pokémon, a série: Sol e Lua – Ultra-aventuras! e Pokémon Gerações na TV Pokémon. Futuramente, certas temporadas arquivadas e todas as próximas temporadas de Pokémon, a série também serão lançadas integralmente no aplicativo.
  • Capacidade de baixar uma quantidade ilimitada de episódios e filmes: os fãs agora poderão baixar e armazenar uma quantidade ilimitada de episódios e filmes para um dispositivo e assisti-los offline. Depois de baixado, o conteúdo ficará disponível por até sete dias.
  • Assista de maneira integrada em dispositivos diferentes: ao entrarem na TV Pokémon com a sua conta do Clube de Treinadores de Pokémon, os fãs poderão voltar a assistir um episódio de onde pararam em outro dispositivo compatível.

A versão mais recente da TV Pokémon pode ser baixada gratuitamente na Apple Store ou no Google Play.

Compartilhe

Continue lendo

Anime

The Promised Neverland estreia de forma empolgante

Muito mistério e suspense de qualidade na telinha!

Publicado

em

2019 começou com tudo para quem gosta de animes e é assinante da Crunchyroll. Afinal, entre as dezenas de novidades de janeiro tivemos nada menos que The Promised Neverland, uma das estreias mais aguardadas do ano, especialmente para quem está ligado no mercado de mangás, onde a série já faz um sucesso danado há tempos.


Veja também:


Publicado por aqui pela Editora Panini desde 2018, Yakusoku no Neverland (約束のネバーランド) é uma história de mistério e suspense escrita por Kaiu Shirai, com desenhos de Posuka Demizu. Originalmente lançada em 2016 no Japão, a narrativa integra a tradicionalíssima coletânea da Weekly Shonen Jump, e desde então figura entre as obras mais populares por lá.

Assista sem spoilers!

Pelo que pudemos ver na estreia da primeira temporada, o estúdio CloverWorks fez um trabalho muito de adaptação e trouxe para a telinha as mesmas reviravoltas, personagens interessantes e ambiente instigante presentes nas páginas dos quadrinhos. Até mais do que isso, já que, em muitos sentidos, a adaptação parece ser capaz de superar a obra original!

Com algumas alterações pontuais e espertas, o primeiro capítulo conseguiu ser mais assustador do que qualquer momento do mangá. A excelente direção e animação adicionaram um peso extra maravilhoso aos momentos mais perturbadores de Promised Neverland (e não, a gente não vai contar aqui o que acontece, porque é o tipo de coisa maravilhosa que você precisa ver com seus próprios olhos) e isso foi uma grata surpresa!

Outra ótima novidade foi a opening, certamente forte candidata a uma das aberturas mais legais do ano, já que conta com trilha sonora da banda UVERworld, aquela mesma da maravilhosa I KEEP MY IDEALS SOREZORE, a Odd Future do terceiro ano de My Hero Academia. Sonzeira da melhor qualidade, e eu já estou ouvindo a opening Touch Off em loop.

Se você está em busca de uma grande história de mistério, suspense e um bocado de terror psicológico, com personagens bem desenvolvidos e dinâmicas instigantes, vale muito a pena dar uma chance para The Promised Neverland e descobrir os motivos que o tornaram um dos maiores fenômenos dos últimos tempos! Só lembre de resistir à tentação e evitar spoilers a todo custo: a descoberta e criar teorias são as partes mais legais da jornada!

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Games4 horas atrás

Fortnite | Modo Salve o Mundo vai receber melhorias no Conjunto de Heróis

Patch de atualização v.8.00 vai trazer diversas novidades ao modo campanha de Fortnite

Games5 horas atrás

Fortnite Battle Royale | Epic Games anuncia sorteio de V-Bucks no carnaval

Sorteio #Fortfolia vai sortear um total de 17.500 V-Bucks para os gamers foliões neste carnaval

Games6 horas atrás

Perguntados | Jogo e sua sequência ganham atualização inspirada no Carnaval do Brasil

Até a segunda semana de março, jogadores de Perguntados e Perguntados 2 poderão curtir atualizações inspiradas no evento brasileiro

Games6 horas atrás

Fortnite Battle Royale | Epic Games libera terceiro teaser da Temporada 8

Nova imagem de teaser da Temporada 8 de Fortnite foi publicada hoje

Anime6 horas atrás

Crunchyroll | Serviço disponibiliza novas formas de pagamento

Brasileiros agora podem pagar assinatura via boleto ou cartão de crédito em Reais

Games1 dia atrás

Fortnite Battle Royale | Epic Games libera teasers da Temporada 8

Nova temporada de Fortnite Battle Royale começa na próxima quinta-feira

Anime1 dia atrás

Pokémon | Aplicativo TV Pokémon recebe atualização com temporadas completas do anime

Agora é possível baixar episódios e filmes ilimitados para assistir quando quiser

Games1 semana atrás

Apex Legends | Respawn já baniu mais de 16 mil usuários por trapaças

Empresa pede que jogadores reportem atividades suspeitas

Games2 semanas atrás

Fortnite Battle Royale | Ganhe gratuitamente um Passe de Batalha para a Temporada 8

Epic Games entra no clima de amor e vai dar um Passe de Batalha gratuito na Temporada 8 de Fortnite,...

Games2 semanas atrás

Apex Legends | Battle Royale da Respawn está ajudando a popularizar Titanfall 2

Titanfall 2 recebeu mais atenção do público com a chegada do battle royale Apex Legends

Games2 semanas atrás

Fortnite Battle Royale | Atualização vai nerfar canhão de mão, aviões e lançadores de foguetes

Patch v7.40 terá diversas modificações de enfraquecimento (nerf) de armas poderosas

Últimas Notícias4 semanas atrás

Resident Evil 2 | Assista agora ao nosso gameplay ao vivo

  Live de Resident Evil 2 no Twitch Watch live video from PlayReplayBR on www.twitch.tv Compartilhe0sharesFacebookTwitterGoogle+Pinterest

Games4 semanas atrás

Fortnite Battle Royale | Vaza traje prêmio do desafio Queda de Neve

Veja agora a skin que jogadores receberão por avançar no desafio Queda de Neve da Temporada 7 de Fortnite

Games4 semanas atrás

Fortnite Battle Royale | Veja as novas skins e emotes encontrados no patch V7.30

Usuários exploraram arquivos de jogo do novo patch v7.30 de Fortnite e encontraram novas skins, picaretas, itens para as costas...

Games4 semanas atrás

Fortnite | Veja o que mudou com o Patch v7.30

Nova granada é adicionada e várias armas são removidas na nova atualização de Fortnite

Em alta