Conecte-se conosco.

Games

Story of Seasons vs Harvest Moon: Qual a diferença?

Publicado

em

Desde 2014, uma certa confusão se iniciou em torno da amada franquia Harvest Moon. Diversos artigos falavam sobre como a Marvelous havia parado de trabalhar com a Natsume, mas que a Natsume continuaria fazendo títulos sob o nome de Harvest Moon e que Marvelous faria algo chamado Story of Seasons.

A situação não foi tão bem explicada no começo e até hoje há fãs da franquia que não sabem que jogo comprar ou qual a diferenças entre essas duas séries. Harvest Moon ainda é Harvest Moon ou Story of Seasons é Harvest Moon?

Para acabar com qualquer dúvida que você ainda pode ter, nós preparamos este artigo bem explicativo e que deve esclarecer a atual situação em que a franquia da vida de fazenda se encontra.

Para isso, vamos começar logo do início de tudo, então se quiser entrar no clima, é só apertar play no vídeo abaixo e ouvir uma linda trilha sonora de acompanhamento.

Bokujō Monogatari

Em 1996, um jogo com foco na vida de um fazendeiro com aspectos de RPG chamado Bokujō Monogatari foi lançado no Japão no Super Famicom depois de inúmeros problemas financeiros durante seu desenvolvimento.

O game havia sido inspirado pelo tempo que Yasuhiro Wada (criador do jogo) passou no interior do Japão, além de emprestar elementos de The Legend of Zelda e SimCity.

harvest moon snes

Apesar de ter saído após o lançamento do Nintendo 64 e de ter um conceito tão diferente, o título conseguiu fazer um sucesso considerável e ainda agradou os críticos de forma bem positiva.

Esses fatores fizeram com que ele ganhasse a aprovação para ports para o Game Boy e Game Boy Color algum tempo depois, além de uma sequência para o Nintendo 64. É claro que com essa atenção toda, não dava para perder a oportunidade de levar o novo game a outros países.


Veja também:


Harvest Moon

A desenvolvedora e produtora Victor Interactive Software começou a trabalhar em parceria com a Natsume, que localizaria a versão americana de Bokujō Monogatari  no Super Nintendo em 1997. Literalmente, Bokujō Monogatari podia ser traduzido como “História de Fazenda” ou “História de Rancho”, mas Hiro Maekawa (presidente da sede americana da Natsume) achou melhor criar um título mais cativante para a série.

O escolhido foi Harvest Moon, que pode ser traduzido como Lua da Colheita. O nome foi inspirado por um evento que ocorre quando uma lua cheia acontece durante o Equinócio, durante os meses de março e setembro todos os anos.

Ela é chamada assim, porque neste momento a lua fica num ângulo de 180° em relação ao sol e possui uma luz muito mais brilhante que o normal e por mais tempo, o que permitia que os fazendeiros pudessem trabalhar na colheita até mais tarde na noite.

harvest moon

Todos os games da série foram nomeados assim, com apenas subtítulos para diferenciá-los, como é o caso de Back to Nature, A Wonderful Life ou Friends of Mineral Town, por exemplo. Em 2003, a Victor Interactive foi adquirida pela Marvelous Entertainment, mas a parceria com a Natsume permaneceu a mesma por mais 10 anos.

Story of Seasons

Em 2014, a Marvelous anunciou que os próximos títulos da série Bokujō Monogatari seriam localizados pela XSEED Games, sua subsidiária norte-americana, e que a parceria com a Natsume havia se encerrado.

O maior problema desta decisão era que a Natsume tinha criado o nome ocidental Harvest Moon para a franquia e obviamente tinha todos os direitos sobre ele, então a Marvelous nunca poderia usá-lo em seus futuros jogos.

story of seasons

A Marvelous decidiu seguir em frente com uma decisão um tanto arriscada: mudar o nome ocidental da franquia para Story of Seasons.

O problema é que a empresa não fez o melhor trabalho do mundo em divulgar a alteração na América ou na Europa, com apenas um comunicado de imprensa que foi repassado em alguns sites voltados para jogos, como IGN, Polygon, Kotaku, entre outros. Ainda assim, a maioria dos fãs que não chegou a ver a notícia durante este período limitado não ficou sabendo de nada.

O “falso” Harvest Moon

Infelizmente, a Natsume decidiu se aproveitar disso para ganhar algum lucro. O plano da empresa foi o de simplesmente desenvolver por si própria alguns jogos com as mesmas mecânicas de Bokujō Monogatari e nomeá-los de Harvest Moon. É claro que os mais desavisados só ficariam sabendo que um novo Harvest Moon estaria sendo lançado e o comprariam sem fazer tanta pesquisa sobre o assunto.

Desde então, tivemos dois jogos sob o novo nome no ocidente: Story of Seasons (2015)  e Story of Seasons: Trio of Towns (2017). Já a Natsume também lançou dois games neste período: Harvest Moon: The Lost Valley (2015) e Harvest Moon: Skytree Village (2016), sendo que nenhum deles foi lançado no Japão.

story-seasons-capa

O mais interessante é que enquanto os dois Story of Seasons mais recentes tiveram uma ótima recepção dos fãs e críticos, especialmente por acatar o feedback do que não estava dando certo em seus antecessores, os jogos da Natsume são de óbvia má qualidade e foram recebidos de forma extremamente negativa.

Outro fator importante a se mencionar é que remakes de títulos anteriores estão sendo renomeados oficialmente de Story of Seasons, como é o caso no futuro lançamento de Story of Seasons: Tale of Two Towns no 3DS.

Desde então, mais fãs têm feito o possível  para avisar as pessoas sobre o “verdadeiro Harvest Moon” e seu novo nome, seja através de postagens no Reddit, no Twitter ou até mesmo em vídeos do YouTube.

Isso parece estar dando resultado, mas não impediu a Natsume de anunciar um novo Harvest Moon falso, desta vez chamado de Harvest Moon: Light of Hope, que será lançado no PC, PlayStation 4 e Switch em “comemoração dos 20 anos de Harvest Moon”. Parece que a Natsume realmente não tem vergonha na cara, não é?!

A boa notícia é que a Marvelous anunciou durante a E3 que já está desenvolvendo um novo Story of Seasons para o Switch, então pelo menos já temos a certeza de teremos o verdadeiro Bokujō Monogatari no novo console da Nintendo, onde a série sempre fez mais sucesso.

Compartilhe

Seus irmãos a viciaram em video games antes que ela aprendesse a falar, e agora ela passa os dias escrevendo sobre isso para sites misteriosos.

Comentários

Games

Fortnite Battle Royale | Onde dançar na frente de câmeras diferentes

Há nove câmeras espalhadas pelo mapa, mas você só precisa encontrar sete delas para cumprir o desafio.

Publicado

em

A nova temporada de Fortnite Battle Royale já chegou e trouxe desafios ainda mais divertidos para os seus jogadores no PC, PS4 e Xbox One.


Veja também:


Um desses desafios consiste em dançar na frente de sete câmeras diferentes ao redor do mapa do jogo, algo parecido com uma das missões da temporada passada.

É claro que encontrar essas câmeras por si próprio pode ser um pouco complicado, especialmente quando você está enfrentando outros 99 jogadores.

Para resolver isso, você pode simplesmente conferir o mapa acima (criado pelo pessoal do FortniteIntel), no qual a localização de todas as câmeras estão devidamente marcadas.

Como você pode ver, elas não estão muito perto umas das outras, mas não é necessário dançar nas sete câmeras em uma única partida, o que já facilita bastante esse desafio.

Aliás, vale mencionar que qualquer emote de dança é válido para cumprir a missão, então não precisa se preocupar se só tiver a dança padrão.

Compartilhe

Continue lendo

Games

Fortnite Battle Royale | Saiba onde encontrar o tesouro das Fontes Salgadas

Confira o mapa com a localização exata do desejado tesouro das Fontes Salgadas em Fortnite.

Publicado

em

Nesta semana, ainda mais desafios foram revelados para os jogadores de Fortnite Battle Royale que possuem o Passe de Batalha da 4° temporada.


Veja também:


Entre eles está a missão de seguir um mapa de tesouro encontrado em um pequeno abrigo na área conhecida como Fontes Salgadas.

É claro que você se preferir, você pode ir até lá, encontrar o mapa e tentar desvendar sua pista sozinho, mas nada disso é necessário.

Para encontrar o tal tesouro (que se trata apenas de uma estrela de batalha enorme) nem é preciso olhar o mapa, só basta seguir para a sua localização final.

No caso, este local fica na área que parece uma pista de corrida à esquerda da Via do Varejo, mais precisamente marcada como J7 na grade do mapa geral do game.

Você pode conferir isso na imagem logo acima (fornecida pelo Gaming Soldiers) caso ainda tenha alguma dúvida.

Só recomendamos que tenha cuidado porque diversos jogadores estarão nessa área tentando pegar o tesouro durante os próximos dias.

Compartilhe

Continue lendo

Games

Pokémon | Teorias e rumores sobre Let’s Go Pikachu e Let’s Go Eevee no Switch

Confira o vídeo do Coelho no Japão sobre o tema!

Publicado

em

Não é de hoje que a chegada de Pokémon ao Nintendo Switch dá o que falar. Nada mais natural, já que a série da The Pokémon Company é uma das maiores e mais rentáveis do mercado, com milhões de jogos vendidos a cada geração. Nos últimos meses, diversos rumores e teorias sobre Pokémon Let’s Go Pikachu e Pokémon Let’s Go Eevee tomaram a internet, e nosso canal parceiro Coelho no Japão resolveu investigar o tema.


Veja também:


Clique no vídeo acima para conferir todas as teorias, fatos e boatos sobre os novos jogos de Pokémon no Nintendo Switch

Os fãs da Nintendo já têm a confirmação de que um novo jogo principal da série está em desenvolvimento desde a E3 2017, quando um brevíssimo vídeo, sem qualquer imagem, arte conceitual ou mesmo ideias de gameplay foi mostrado. Existia apenas a promessa de que os jogos estavam em desenvolvimento, sem qualquer menção a data de lançamento.

Com a proximidade da E3 2018, muita gente começou a se perguntar a quantas andava esse projeto. Os rumores se intensificaram ainda mais depois que foram descobertos os registros dos domínios pokemonletsgoeevee.com e pokemonletsgopikachu.com, como você pode conferir na imagem abaixo:

Registros do que pode ser o Pokémon de Nintendo Switch

Registros do que pode ser o Pokémon de Nintendo Switch

O mais interessante, e que dá credibilidade aos registros, é que eles foram feitos pela mesma pessoa jurídica que registrou os jogos anteriores da série, como Pokémon Sun e Moon! Ou seja, as chances desses serem mesmo os nomes dos jogos são bem grandes, ainda que a Nintendo provavelmente só vá se pronunciar sobre isso na próxima E3, que rola em Junho nos EUA, com cobertura in loco do PlayReplay!

Enquanto a feira e novidades concretas não chegam, conte pra gente aqui nos comentários o que você espera dos novos jogos de Pokémon! Você gostaria de ver a possível mistura de mecânicas com Pokémon Go que o Coelho citou em seu vídeo, ou acha que isso vai dar errado? Comente!

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Anime15 horas atrás

Mahou Shoujo Site | Japão denuncia o anime por seu conteúdo violento

Violência sexual e bullying são as maiores preocupações

Séries2 dias atrás

Thundercats: O Horror | Ou melhor, Thundercats ROAR — Conheça o novo desenho

Leia e contemple a destruição da sua infância

Música2 dias atrás

Fifth Harmony | Confira o clipe Don’t Say You Love Me

É o novo single do disco homônimo

Games2 dias atrás

No Man’s Sky | Update do multiplayer e versão para Xbox One chegam em julho

Depois de tanto tempo, o modo multiplayer finalmente chegará em No Man's Sky.

Música2 dias atrás

BTS | Ouça aqui o novo disco Love Yourself: Tear

Confira também o novo clipe de Fake Love!

Mangá2 dias atrás

NewPop | Mangás de Citrus e Made in Abyss chegam ao Brasil

Dois animes de sucesso chegam às bancas

Playerunknown's Battlegrounds Playerunknown's Battlegrounds
Games2 dias atrás

PUBG | Versão mobile já conta com 10 milhões de usuários

A PUBG revelou que este é o número de jogadores ativos todos os dias.

Games2 dias atrás

Kingdom Hearts 3 | Confira 10 minutos de gameplay

Depois de 5 anos de seu anúncio original, a Square Enix finalmente liberou imagens do jogo.

Games2 dias atrás

The Division 2 | Jogo será lançado no início de 2019

A empresa não liberou muitos detalhes sobre o game em si, mas pelo menos sabemos que ele deve chegar até...

Games3 dias atrás

Fortnite Battle Royale | Epic Games anuncia modo competitivo

Depois de alguns rumores e vazamentos ao longo da semana, a Epic Games confirmou a chegada de um modo competitivo...

Games3 dias atrás

Call of Duty: Black Ops 4 | Jogo terá um modo Battle Royale

O modo ser chamará Blackout e terá vários recursos e itens especiais de outros jogos da linha Black Ops.

steam capa steam capa
Games3 dias atrás

Steam Link | Aplicativo já está disponível no Android

Os usuários de dispositivos iOS ainda terão que esperar a aprovação da Apple para ver o aplicativo na App Store.

Games3 dias atrás

ONRUSH | Jogo recebe novo trailer com gameplay

O jogo está cada vez mais perto de ser lançado e agora você pode conferir ainda mais detalhes de seu...

Séries3 dias atrás

Sense8 | Netflix libera trailer do episódio final

Desfecho da série vai ao ar em 8 de junho

Games3 dias atrás

Fallout 4 | Jogo estará de graça no Xbox One

O game poderá ser aproveitado durante todo o fim de semana, mas só pelos usuários do Xbox One.

Em alta