Conecte-se conosco.

Games

Story of Seasons vs Harvest Moon: Qual a diferença?

Publicados

on

Desde 2014, uma certa confusão se iniciou em torno da amada franquia Harvest Moon. Diversos artigos falavam sobre como a Marvelous havia parado de trabalhar com a Natsume, mas que a Natsume continuaria fazendo títulos sob o nome de Harvest Moon e que Marvelous faria algo chamado Story of Seasons.

A situação não foi tão bem explicada no começo e até hoje há fãs da franquia que não sabem que jogo comprar ou qual a diferenças entre essas duas séries. Harvest Moon ainda é Harvest Moon ou Story of Seasons é Harvest Moon?

Para acabar com qualquer dúvida que você ainda pode ter, nós preparamos este artigo bem explicativo e que deve esclarecer a atual situação em que a franquia da vida de fazenda se encontra.

Para isso, vamos começar logo do início de tudo, então se quiser entrar no clima, é só apertar play no vídeo abaixo e ouvir uma linda trilha sonora de acompanhamento.

Bokujō Monogatari

Em 1996, um jogo com foco na vida de um fazendeiro com aspectos de RPG chamado Bokujō Monogatari foi lançado no Japão no Super Famicom depois de inúmeros problemas financeiros durante seu desenvolvimento.

O game havia sido inspirado pelo tempo que Yasuhiro Wada (criador do jogo) passou no interior do Japão, além de emprestar elementos de The Legend of Zelda e SimCity.

harvest moon snes

Apesar de ter saído após o lançamento do Nintendo 64 e de ter um conceito tão diferente, o título conseguiu fazer um sucesso considerável e ainda agradou os críticos de forma bem positiva.

Esses fatores fizeram com que ele ganhasse a aprovação para ports para o Game Boy e Game Boy Color algum tempo depois, além de uma sequência para o Nintendo 64. É claro que com essa atenção toda, não dava para perder a oportunidade de levar o novo game a outros países.


Veja também:


Harvest Moon

A desenvolvedora e produtora Victor Interactive Software começou a trabalhar em parceria com a Natsume, que localizaria a versão americana de Bokujō Monogatari  no Super Nintendo em 1997. Literalmente, Bokujō Monogatari podia ser traduzido como “História de Fazenda” ou “História de Rancho”, mas Hiro Maekawa (presidente da sede americana da Natsume) achou melhor criar um título mais cativante para a série.

O escolhido foi Harvest Moon, que pode ser traduzido como Lua da Colheita. O nome foi inspirado por um evento que ocorre quando uma lua cheia acontece durante o Equinócio, durante os meses de março e setembro todos os anos.

Ela é chamada assim, porque neste momento a lua fica num ângulo de 180° em relação ao sol e possui uma luz muito mais brilhante que o normal e por mais tempo, o que permitia que os fazendeiros pudessem trabalhar na colheita até mais tarde na noite.

harvest moon

Todos os games da série foram nomeados assim, com apenas subtítulos para diferenciá-los, como é o caso de Back to Nature, A Wonderful Life ou Friends of Mineral Town, por exemplo. Em 2003, a Victor Interactive foi adquirida pela Marvelous Entertainment, mas a parceria com a Natsume permaneceu a mesma por mais 10 anos.

Story of Seasons

Em 2014, a Marvelous anunciou que os próximos títulos da série Bokujō Monogatari seriam localizados pela XSEED Games, sua subsidiária norte-americana, e que a parceria com a Natsume havia se encerrado.

O maior problema desta decisão era que a Natsume tinha criado o nome ocidental Harvest Moon para a franquia e obviamente tinha todos os direitos sobre ele, então a Marvelous nunca poderia usá-lo em seus futuros jogos.

story of seasons

A Marvelous decidiu seguir em frente com uma decisão um tanto arriscada: mudar o nome ocidental da franquia para Story of Seasons.

O problema é que a empresa não fez o melhor trabalho do mundo em divulgar a alteração na América ou na Europa, com apenas um comunicado de imprensa que foi repassado em alguns sites voltados para jogos, como IGN, Polygon, Kotaku, entre outros. Ainda assim, a maioria dos fãs que não chegou a ver a notícia durante este período limitado não ficou sabendo de nada.

O “falso” Harvest Moon

Infelizmente, a Natsume decidiu se aproveitar disso para ganhar algum lucro. O plano da empresa foi o de simplesmente desenvolver por si própria alguns jogos com as mesmas mecânicas de Bokujō Monogatari e nomeá-los de Harvest Moon. É claro que os mais desavisados só ficariam sabendo que um novo Harvest Moon estaria sendo lançado e o comprariam sem fazer tanta pesquisa sobre o assunto.

Desde então, tivemos dois jogos sob o novo nome no ocidente: Story of Seasons (2015)  e Story of Seasons: Trio of Towns (2017). Já a Natsume também lançou dois games neste período: Harvest Moon: The Lost Valley (2015) e Harvest Moon: Skytree Village (2016), sendo que nenhum deles foi lançado no Japão.

story-seasons-capa

O mais interessante é que enquanto os dois Story of Seasons mais recentes tiveram uma ótima recepção dos fãs e críticos, especialmente por acatar o feedback do que não estava dando certo em seus antecessores, os jogos da Natsume são de óbvia má qualidade e foram recebidos de forma extremamente negativa.

Outro fator importante a se mencionar é que remakes de títulos anteriores estão sendo renomeados oficialmente de Story of Seasons, como é o caso no futuro lançamento de Story of Seasons: Tale of Two Towns no 3DS.

Desde então, mais fãs têm feito o possível  para avisar as pessoas sobre o “verdadeiro Harvest Moon” e seu novo nome, seja através de postagens no Reddit, no Twitter ou até mesmo em vídeos do YouTube.

Isso parece estar dando resultado, mas não impediu a Natsume de anunciar um novo Harvest Moon falso, desta vez chamado de Harvest Moon: Light of Hope, que será lançado no PC, PlayStation 4 e Switch em “comemoração dos 20 anos de Harvest Moon”. Parece que a Natsume realmente não tem vergonha na cara, não é?!

A boa notícia é que a Marvelous anunciou durante a E3 que já está desenvolvendo um novo Story of Seasons para o Switch, então pelo menos já temos a certeza de teremos o verdadeiro Bokujō Monogatari no novo console da Nintendo, onde a série sempre fez mais sucesso.

Compartilhe

Seus irmãos a viciaram em video games antes que ela aprendesse a falar, e agora ela passa os dias escrevendo sobre isso para sites misteriosos.

Comentários

Games

Fortnite Battle Royale | Todos os desafios da Temporada 9 e como completá-los

Veja quais são e como completar todos os desafios gratuitos e do Passe de Batalha

Publicados

on

A nova temporada de Fortnite Battle Royale começou, e com ela vieram várias novidades. Depois de um salto no tempo, agora temos novas versões reconstruídas das Torres Tortas e da Via do Varejo — agora chamadas de Torres Neo e Super Shopping, respectivamente —, novas áreas de interesse, uma nova forma de locomoção pelo mapa usando vento, novas skins e um novo Passe de Batalha.




Como sempre, a cada semana são liberados alguns novos desafios, tanto gratuitos quanto parte do Passe de Batalha pago, e completar estes desafios pode te render diversos pontos de experiência e estrelas de categoria do Passe de Batalha.

Para ajudar você a completar logo os desafios, o PlayReplay sempre dá algumas dicas de como e onde completar vários dos principais desafios das semanas de Fortnite Battle Royale, e com esta Temporada 9 não será diferente.

Se conseguir completar todos os desafios de uma semana, você libera um estágio do Desafio Utopia e ganha uma nova Tela de Carregamento. A cada semana uma nova loading screen poderá ser liberada desta maneira. Ao coletar sessenta (60) Fortbytes, você libera uma skin nova (ainda não divulgada).

Atalhos:

Use as setas para ver todos os desafios de todas as semanas.

Use os botões ← → para navegar

Fortnite – Desafios da Semana 1 da Temporada 9

Abaixo você confere cada um dos desafios da Semana 1 da Temporada 9 de Fortnite Battle Royale.

Desafios Gratuitos

Abaixo listamos os desafios gratuitos, liberados para todos os jogadores (mesmo sem o Passe de Batalha).

– Estágio 1 de 2: Use o Turbilhão ao redor das Torres Neo, Estágio 2 de 2: Use o Turbilhão ao redor do Super Shopping

  • Para completar este desafio em duas etapas, basta seguir primeiro para as Torres Neo (antigas Torres Tortas) e utilizar o Turbilhão (aqueles tubos de ar que carregam o jogador) para finalizar o primeiro estágio. Depois disso, em uma nova partida, repita o procedimento no Turbilhão ao redor do Super Shopping (antiga Via do Varejo). Vale até 5 estrelas de batalha, se finalizado.

– Visite todas as Plataformas Celestes (7)

  • Visite cada uma das sete Plataformas Celestes (aquelas plataformas voadoras acessíveis por meio de turbilhões verticais). Vale 5 estrelas de batalha.

– Cause dano a um oponente em 10 segundos após usar uma Bomba Sombria (200)

  • Quando encontrar uma Bomba Sombria, espere até avistar um adversário, aproxime-se dele e utilize a bomba. Assim que o efeito sombrio passar, rapidamente selecione uma arma e cause dano ao oponente. É preciso causar 200 pontos de dano seguindo este procedimento para completar o desafio. Vale 10 estrelas de batalha.

Desafios do Passe de Batalha

Abaixo listamos os desafios disponíveis para jogadores que adquiriram o Passe de Batalha.

– Pegue um item Lendário em diferentes partidas (5)

  • Desafio simples que só requer que você encontre e colete ao menos um item Lendário em cinco (5) diferentes partidas. Vale 5 estrelas de batalha.

– Vasculhe Baús na Cidade da Sorte ou no Lago do Saque (7)

  • Desafio simples e que pode ser completado sem você mal perceber. Tudo o que você precisa fazer é abrir um total de sete (7) baús na Cidade da Sorte ou no Lago do Saque. Tanto faz o local onde você vai abrir os baús, desde que seja em uma das duas áreas especificadas, e você não precisa pegar todos os baús na mesma partida . Vale 5 estrelas de batalha.

– Eliminações com Arma com Mira (3)

  • Utilize Armas com Mira para eliminar (3) três oponentes. Você pude usar rifles de assalto com mira, rifles de precisão pesados ou qualquer outra arma com mira para finalizar o desafio. Vale 10 estrelas de batalha.

– Estágio 1 de 3: Cause dano de cima a oponentes a 2 andares ou mais de distância (300), Estágio 2 de 3: Cause dano de cima a oponentes a 4 andares ou mais de distância (200), Estágio 3 de 3: Cause dano de cima a oponentes a 6 andares ou mais de distância (100)

  • Tudo o que você precisa fazer aqui é subir em locais bem altos e causar dano a adversários. Primeiro cause 300 pontos de dano a inimigos a uma altura equivalente a dois andares (ou duas rampas/paredes). Em seguida, em outra partida, cause 200 pontos de dano a uma altura equivalente a quatro andares (ou quatro rampas/paredes). Por fim, em outra partida, cause 100 de dano a uma altura equivalente a seis andares (ou seis rampas/paredes). Você pode construir rampas e paredes para atirar do alto e também usar construções já existentes, como prédios e casas; ou elevações naturais, como montanhas e colinas. Vale até 10 estrelas de batalha, se finalizado.

Ao completar ao menos 4 dos desafios da Semana 1 (sejam eles pagos ou gratuitos) você ganha um total de 5 mil pontos de experiência. Completar todos os desafios da semana liberam um novo estágio do desafio Utopia.

Use os botões ← → para navegar

Continue lendo

Games

Fortnite Battle Royale | Veja os desafios da Semana 6 da Temporada 9

Veja quais são os desafios do Passe de Batalha da Semana 6 da Temporada 9 de Fortnite Battle Royale

Publicados

on

Vários desafios semanais novos foram adicionados a Fortnite Battle Royale na quinta-feira (13) pela manhã. Ao completar desafios, jogadores avançam categorias no Passe de Batalha e podem desbloquear desde itens cosméticos, como trajes e itens para as costas, a V-Bucks, a moeda virtual do game. Toda semana, na quinta-feira, diversos novos desafios são adicionados a Fortnite. Esses desafios podem pedir que jogadores completem determinadas ações, como derrotar um certo número de adversários, causar dano com armas específicas ou visitar certos locais do mapa, por exemplo. Nesta Semana 6 da Temporada 9 de Fortnite Battla Royale, sete novos desafios foram adicionados ao jogo e rendem um total de até 50 estrelas de batalhas (o equivalente a cinco categorias completas para o Passe de Batalha, sendo duas delas para o Passe gratuito e três para o Passe premium). Veja agora os novos desafios semanais que chegaram Fortnite Battle Royale.

Desafios – Fortnite Battle Royale: Temporada 9, Semana 6

Veja abaixo todos os sete (7) novos desafios semanais adicionados a Fortnite Battle Royale. Desafios Gratuitos do Passe de Batalha:
  • Estágio 1 de 5: Pouse na Cidade da Sorte
    • Estágio 2 de 5: Pouse no Lago do Saque
    • Estágio 3 de 5: Pouse nas Minas Matreiras
    • Estágio 4 de 5: Pouse nos Galpões Gelados
    • Estágio 5 de 5: Pouse nas Colinas Assombradas
  • Cause dano com SMGs a oponentes (500)
  • Estágio 1 de 3: Vasculhe baús em um Foco de Calor (3)
    • Estágio 2 de 3: Vasculhe caixas de munição em um Foco de Calor (3)
    • Estágio 3 de 3: Elimine um oponente em um Foco de Calor (1)
Desafios premium do Passe de Batalha:
  • Cause dano a um veículo dirigido por um oponente (200)
  • Use um Inversor de Tempestade em diferentes partidas (3)
  • Use diferentes veículos em uma única partida (2)
  • Elimine oponentes no Bairro ou nos Campos Fatais (3)
Saiba como completar todos os desafios da Temporada 9 de Fortnite Battle Royale com o nosso Guia de Desafios de Fortnite!

Continue lendo

Games

Fãs de vampiros estão sedentos por um novo grande jogo do mito – e Bloodlines 2 pode ser a chave

Saiba como Bloodlines 2 pode ser ajudar a modernizar o mito dos vampiros e entregar uma aventura de peso nos videogames

Publicados

on

Vampiros sempre permearam nossas vidas… midiáticas. Antes do clássico filme Nosferatu em 1922, diversos livros já haviam sido lançados sobre o mito que regularmente ganha nossa atenção em formato cinematográfico, musical ou até mesmo em jogos.

Entretanto, para muitos a imagem mais recente dos vampiros não é a do Drácula de Entrevista Com O Vampiro, ou o sanguinário Blade da série homônima. Ao invés disso, pensar em vampiro no pós-2008 é ter um flashback do fenômeno Crepúsculo, cuja série de livros e de adaptações de cinema gerou rios de dinheiro, atenção e críticas pesadas quanto à qualidade da obra.

Não precisamos entrar nos méritos da qualidade da obra criada por Stephenie Meyer, que nem tinha a intenção de lançar a série ao público quando ela foi criada em meados de 2003. Porém, a imagem dos vampiros reluzentes de Crepúsculo está longe do que temos como referência em um passado nem tão distante.

Fonte: “Vampire” por Kevin Dooley (CC BY 2.0)

Fonte: “Vampire” por Kevin Dooley (CC BY 2.0)

Além do cinema e dos seriados, como True Blood da HBO, os jogos também moldaram nossa percepção do mito. Desde o Dracula/Alucard da série Castlevania, até os vampiros que estampam alguns dos jogos de cassino online da Redbet, a imagem que os jogadores de videogame tem dos vampiros é bem diferente daquilo que se tornou a visão prevalente em tempos recentes – o que explica em parte também a grande rejeição que Crepúsculo teve, e tem até hoje.

Entre esses jogos, temos Legacy of Kain em uma série que durou entre 1996 e 2004 com jogos de grande qualidade para a época que até hoje não tiveram qualquer tipo de sinal de atualização ou renovação. Mesmo o apelo dos fãs não moveu projetos de desenvolvimento de um novo jogo da franquia na geração atual, com a mesma basicamente colecionando projetos lançados e cancelados.

Outra série clássica destes tempos é Vampire: The Masquerade. O primeiro e até então único jogo da série, Bloodlines, é baseado em um RPG de vampiros já bem famoso entre jogadores de tabuleiro por tratar não só da temática mítica, mas também por enveredar em temas bem mais sérios como política, ética, morte e afins.

Bloodlines foi lançado de forma incompleta em 2004, e ainda assim conquistou uma legião de fãs graças à sua trama totalmente envolvente. Os aspectos técnicos como gráficos, áudio e jogabilidade pecam bastante até mesmo em comparação à jogos da época, onde a competição vinha da Valve com a esperada continuação de Half-Life, e da Konami com o terceiro jogo da série Metal Gear Solid.

Fonte: “vampire-masquerade-redemption” por Gordon Cameron (CC BY 2.0)

Fonte: “vampire-masquerade-redemption” por Gordon Cameron (CC BY 2.0)

Os fãs cult de Bloodlines ajudaram muito a manter o jogo vivo consertando bugs e outros problemas que apareciam com mods e patches independentes. Sua grandeza é lembrada até hoje muito graças a essa dedicação, que faz com que o jogo outrora quebrado de 2004 possa ser jogado até hoje e apreciado.

E essa dedicação foi premiada no começo desse ano. A Paradox Interactive, publicadora e criadora de jogos como Crusader Kings II e Cities: Skylines, lançará em 2020 uma sequência ao primeiro Bloodlines.

O impacto da notícia pode ter sido limitado comparado a outros anúncios. Mas para a tão dedicada base de fãs de Bloodlines, essa talvez tenha sido a melhor notícia do ano. Ainda assim, o impacto de um novo Bloodlines, desta vez carregando o selo Paradox de qualidade, não deve se limitar a esses fãs. Já faz tempo que bons jogos de vampiros não são lançados, e tentativas de modernização de séries antigas como a supracitada Castlevania tem sido esforços sem sucesso.

Bloodlines 2 pode ser a chave para mudar o recorde. A história será escrita pelo mesmo roteirista da primeira obra; e a desenvolvedora, Hardsuit Labs, tem experiência prévia em jogos de ação – justamente aquilo em que o primeiro Bloodlines mais pecava. É uma união que tem muito para dar certo, e colocar vampiros de volta em voga. Adicione tudo isso à falta de um estúdio triplo-A pressionando pela maximização de lucros nessa obra, e é difícil não ficar animado!




Continue lendo

Newsletter

Últimas notícias

Games23 horas atrás

Fortnite Battle Royale | Veja os desafios da Semana 6 da Temporada 9

Veja quais são os desafios do Passe de Batalha da Semana 6 da Temporada 9 de Fortnite Battle Royale

Games3 dias atrás

Hollow Knight | Assista agora ao nosso gameplay ao vivo

Indie games ganham cada vez mais espaço entre os jogos AAA no mundo dos games. Onde as principais franquias não...

Games3 dias atrás

Fortnite | Veja o que mudou com o Patch v.9.21

Veja todas as novidades que a atualização v.9.21 traz para os modos Battle Royale, Salve o Mundo e Criativo de...

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Veja lista de cosméticos com problemas

Saiba quais itens cosméticos estão com problemas na versão v.9.20 de Fortnite Battle Royale

Games1 semana atrás

Google Stadia | Plataforma tem requisitos, preços e jogos revelados

Saiba como vai funcionar o Google Stadia, a plataforma de games do Google

Games1 semana atrás

Star Wars Jedi: The Fallen Order | Veja as artes da caixa do novo jogo

Artes das caixas em versões Standard e Deluxe de Star Wars Jedi: The Fallen Order são reveladas

Games1 semana atrás

Samurai Shodown | Jogo chega ao Xbox One e PS4 com legendas em português

Reboot da clássica série de jogos de luta baseada em armas traz novos personagens e recursos inovadores para várias plataformas

Anime1 semana atrás

Crunchyroll | Plataforma divulga dados de audiência do mês de maio de 2019

Saiba quais fora os animes mais populares entre os fãs ao redor do mundo em maio deste ano

Games1 semana atrás

Fortnite | Veja o que mudou com o Patch v.9.20

Veja todas as novidades que a atualização v.9.20 traz para os modos Battle Royale, Salve o Mundo e Criativo de...

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Veja os desafios da Semana 5 da Temporada 9

Veja quais são os desafios do Passe de Batalha da Semana 5 da Temporada 9 de Fortnite Battle Royale

Games1 semana atrás

Pokémon GO | Prepare-se para as Horas de Reides Lendárias em junho

Reides com Pokémon lendários e de cinco estrelas vão rolar toda quarta-feira pela noite no mês de junho de 2019

Games1 semana atrás

Pokémon Sword & Shield | Jogos chegam em novembro

Muita coisa vai mudar com a chegada de Pokémon Sword e Pokémon Shield, os novos títulos da série exclusivos para...

Games2 semanas atrás

Fortnite Battle Royale | Pacote Selvageria já está disponível

Acesse o seu lado selvagem com o Pacote Selvageria em Fortnite Battle Royale

Séries2 semanas atrás

La Casa De Papel | Netflix libera trailer da Parte 3 da série

Desta vez não se trata de dinheiro, mas de família

Games2 semanas atrás

Fortnite | Jogador acusado de trapaça se qualifica para finais da World Cup

Acusado de trapacear e banido na segunda semana da competição, jogador volta a se classificar para as finais do evento...

Em alta