Conecte-se conosco.

Games

Story of Seasons vs Harvest Moon: Qual a diferença?

Publicado

em

Desde 2014, uma certa confusão se iniciou em torno da amada franquia Harvest Moon. Diversos artigos falavam sobre como a Marvelous havia parado de trabalhar com a Natsume, mas que a Natsume continuaria fazendo títulos sob o nome de Harvest Moon e que Marvelous faria algo chamado Story of Seasons.

A situação não foi tão bem explicada no começo e até hoje há fãs da franquia que não sabem que jogo comprar ou qual a diferenças entre essas duas séries. Harvest Moon ainda é Harvest Moon ou Story of Seasons é Harvest Moon?

Para acabar com qualquer dúvida que você ainda pode ter, nós preparamos este artigo bem explicativo e que deve esclarecer a atual situação em que a franquia da vida de fazenda se encontra.

Para isso, vamos começar logo do início de tudo, então se quiser entrar no clima, é só apertar play no vídeo abaixo e ouvir uma linda trilha sonora de acompanhamento.

Bokujō Monogatari

Em 1996, um jogo com foco na vida de um fazendeiro com aspectos de RPG chamado Bokujō Monogatari foi lançado no Japão no Super Famicom depois de inúmeros problemas financeiros durante seu desenvolvimento.

O game havia sido inspirado pelo tempo que Yasuhiro Wada (criador do jogo) passou no interior do Japão, além de emprestar elementos de The Legend of Zelda e SimCity.

harvest moon snes

Apesar de ter saído após o lançamento do Nintendo 64 e de ter um conceito tão diferente, o título conseguiu fazer um sucesso considerável e ainda agradou os críticos de forma bem positiva.

Esses fatores fizeram com que ele ganhasse a aprovação para ports para o Game Boy e Game Boy Color algum tempo depois, além de uma sequência para o Nintendo 64. É claro que com essa atenção toda, não dava para perder a oportunidade de levar o novo game a outros países.


Veja também:


Harvest Moon

A desenvolvedora e produtora Victor Interactive Software começou a trabalhar em parceria com a Natsume, que localizaria a versão americana de Bokujō Monogatari  no Super Nintendo em 1997. Literalmente, Bokujō Monogatari podia ser traduzido como “História de Fazenda” ou “História de Rancho”, mas Hiro Maekawa (presidente da sede americana da Natsume) achou melhor criar um título mais cativante para a série.

O escolhido foi Harvest Moon, que pode ser traduzido como Lua da Colheita. O nome foi inspirado por um evento que ocorre quando uma lua cheia acontece durante o Equinócio, durante os meses de março e setembro todos os anos.

Ela é chamada assim, porque neste momento a lua fica num ângulo de 180° em relação ao sol e possui uma luz muito mais brilhante que o normal e por mais tempo, o que permitia que os fazendeiros pudessem trabalhar na colheita até mais tarde na noite.

harvest moon

Todos os games da série foram nomeados assim, com apenas subtítulos para diferenciá-los, como é o caso de Back to Nature, A Wonderful Life ou Friends of Mineral Town, por exemplo. Em 2003, a Victor Interactive foi adquirida pela Marvelous Entertainment, mas a parceria com a Natsume permaneceu a mesma por mais 10 anos.

Story of Seasons

Em 2014, a Marvelous anunciou que os próximos títulos da série Bokujō Monogatari seriam localizados pela XSEED Games, sua subsidiária norte-americana, e que a parceria com a Natsume havia se encerrado.

O maior problema desta decisão era que a Natsume tinha criado o nome ocidental Harvest Moon para a franquia e obviamente tinha todos os direitos sobre ele, então a Marvelous nunca poderia usá-lo em seus futuros jogos.

story of seasons

A Marvelous decidiu seguir em frente com uma decisão um tanto arriscada: mudar o nome ocidental da franquia para Story of Seasons.

O problema é que a empresa não fez o melhor trabalho do mundo em divulgar a alteração na América ou na Europa, com apenas um comunicado de imprensa que foi repassado em alguns sites voltados para jogos, como IGN, Polygon, Kotaku, entre outros. Ainda assim, a maioria dos fãs que não chegou a ver a notícia durante este período limitado não ficou sabendo de nada.

O “falso” Harvest Moon

Infelizmente, a Natsume decidiu se aproveitar disso para ganhar algum lucro. O plano da empresa foi o de simplesmente desenvolver por si própria alguns jogos com as mesmas mecânicas de Bokujō Monogatari e nomeá-los de Harvest Moon. É claro que os mais desavisados só ficariam sabendo que um novo Harvest Moon estaria sendo lançado e o comprariam sem fazer tanta pesquisa sobre o assunto.

Desde então, tivemos dois jogos sob o novo nome no ocidente: Story of Seasons (2015)  e Story of Seasons: Trio of Towns (2017). Já a Natsume também lançou dois games neste período: Harvest Moon: The Lost Valley (2015) e Harvest Moon: Skytree Village (2016), sendo que nenhum deles foi lançado no Japão.

story-seasons-capa

O mais interessante é que enquanto os dois Story of Seasons mais recentes tiveram uma ótima recepção dos fãs e críticos, especialmente por acatar o feedback do que não estava dando certo em seus antecessores, os jogos da Natsume são de óbvia má qualidade e foram recebidos de forma extremamente negativa.

Outro fator importante a se mencionar é que remakes de títulos anteriores estão sendo renomeados oficialmente de Story of Seasons, como é o caso no futuro lançamento de Story of Seasons: Tale of Two Towns no 3DS.

Desde então, mais fãs têm feito o possível  para avisar as pessoas sobre o “verdadeiro Harvest Moon” e seu novo nome, seja através de postagens no Reddit, no Twitter ou até mesmo em vídeos do YouTube.

Isso parece estar dando resultado, mas não impediu a Natsume de anunciar um novo Harvest Moon falso, desta vez chamado de Harvest Moon: Light of Hope, que será lançado no PC, PlayStation 4 e Switch em “comemoração dos 20 anos de Harvest Moon”. Parece que a Natsume realmente não tem vergonha na cara, não é?!

A boa notícia é que a Marvelous anunciou durante a E3 que já está desenvolvendo um novo Story of Seasons para o Switch, então pelo menos já temos a certeza de teremos o verdadeiro Bokujō Monogatari no novo console da Nintendo, onde a série sempre fez mais sucesso.

Compartilhe

Seus irmãos a viciaram em video games antes que ela aprendesse a falar, e agora ela passa os dias escrevendo sobre isso para sites misteriosos.

Comentários

Games

Red Dead Redemption 2 | Assista agora ao nosso gameplay ao vivo no Twitch, YouTube e Facebook

Publicado

em

O velho-oeste sempre foi uma das épocas mais perigosas dos Estados Unidos, com a falta de tecnologia e monitoramento, os bandidos conseguiam praticar seus crimes sem pagar por isso. A história de Red Dead Redemption tráz John Marston que, trabalhando para o governo, entrega todo seu bando para salvar a vida de sua querida esposa, Abigail e seu filho, Jack Marston. Porém, não estamos aqui para falar dessa história e sim o que veio antes dela.

Red Dead Redemption 2 é conta a história antes dos acontecimentos do primeiro jogo da série, trazendo o bando de Dutch, que foi eliminado durante o primeiro game, após os acontecimentos de BlackWater. Você controla Arthur Morgan, um dos bandidos do bando e ve como era a relação entre eles, inclusive John Marston faz parte dessa época. Vargolino vai se aventurar nessa jornada e conhecer o bando de Dutch antes da traição do cowboy.

Confira nossa live aqui, no nosso canal do Twitch, no nosso canal do Youtube ou na página do Facebook.

Watch live video from PlayReplayBR on www.twitch.tv

Compartilhe

Continue lendo

Games

Red Dead Redemption 2 | Como recuperar seu chapéu perdido

Veja como recuperar seu chapéu perdido em Red Dead Redemption 2

Publicado

em

Um bom pistoleiro pode ser reconhecido pelo modo de se vestir, e uma parte muito importante para completar o visual é, com certeza, o chapéu. E Red Dead Redemption 2 não poderia ter feito diferente quanto a esse acessório para a cabeça.

Existem inúmeros estilos de chapéus que podem ser encontrados ou comprados em RDR2 e definitivamente você não vai querer perdê-los durante uma briga no bar ou um tiroteio, não é?

Por isso, vamos ensinar alguns truques para que você não perca seu chapéu e, se perder, saiba como recuperar sem perder a pinta de pistoleiro das lendas do Velho Oeste.

Como recuperar o seu chapéu de cowboy

Existem três formas diferentes de recuperar seu chapéu em Red Dead Redemption 2. A primeira delas é a mais óbvia, procure onde derrubou. Muitas vezes você pode entrar numa briga de bar e, ao tomar uma porrada, o chapéu sai voando. Basta procurar no chão após a briga para encontrá-lo. O problema é quando você está numa fuga e o bendito do inimigo atira bem no chapéu, fazendo-o voar de sua cabeça. Procurar depois pode fazer com que você perca muito tempo, para isso existem os outros dois métodos a seguir.

O segundo método consiste em ir a um armário onde você pode trocar suas roupas para readquirir seu chapéu no seu visual. Normalmente tais armários são encontrados nas hospedagens localizadas nas cidades ou no campo da gangue. Basta acessa-lo para entrar no menu de troca e equipar seu companheiro de volta.

Caso você não queira ter que voltar para algum lugar para ter seu acessório de volta, sempre é possível levar outros modelos de chapéus no seu cavalo. No armário, antes de se aventurar, basta selecionar quais chapéus você quer levar em sua viagem, armazenando-os em sua montaria. Não esqueça de que existe um limite de quantos você pode carregar consigo. Com isso, ao perder o seu chapéu, basta entrar no menu de carga do cavalo para equipar um outro chapéu.

Vale a pena lembrar que os chapéus comprados ou adquiridos de forma única nunca serão perdidos para sempre, sendo possível voltar para seu armário para reequipa-los.

Então não se preocupe, seu visual de pistoleiro em Red Dead Redemption 2 nunca vai ficar realmente incompleto.

O guia foi adaptado da prima games.

Compartilhe

Continue lendo

Games

Red Dead Redemption 2 | Como usar a viagem rápida

Aprenda a utilizar a viagem rápida para percorrer o mapa com mais velocidade

Publicado

em

Red Dead Redemption 2 possui um imenso mapa que você precisa viajar, gastando muitas horas da sua jogatina só indo a cavalo para lá e para cá.

Mesmo com o melhor cavalo do jogo, ainda demora um bocado para ir de um ponto para o outro. Mas não se preocupe, porque hoje vamos ensinar algumas maneiras para você ganhar tempo entre as missões e acelerar a evolução de sua jornada em RDR2.

Vale a pena lembrar que, para que todas as viagens para as cidades fiquem disponíveis, é necessário tê-las visitado pelo menos uma vez. Logo, um passeio a cavalo vai ser necessário por todos os campos do game para desbloquear as viagens rápidas em Red Dead Redemption 2.

Viaje com o trem

Uma das maneiras mais fáceis de atravessar todo o gigante mapa de Red Dead Redemption 2 é utilizando o trem. Para conseguir viajar, é necessário ir a uma das cidades que possuem uma estação de trem e seguir em direção ao símbolo da carta no mapa.

Além de você poder enviar e receber cartas, você também pode comprar passagens para as cidades que também possuem estações de trem. Nada mais rápido e fácil do que ir de um ponto a outro no conforto de uma locomotiva.

Vale a pena lembrar que cada destino possui um valor diferente, então prepare-se para pagar preços de até mesmo 10 dólares para chegar onde precisa, ou até míseros dois dólares. Lembre-se, dinheiro, para começo de jogo, é muito raro, então trate de economizar bastante.

Viaje com uma Carruagem

A carruagem é outra possibilidade de viagem rápida nas cidades de Red Dead Redemption 2. Assim como no caso do trem, basta você encontrar o símbolo de uma placa de direção no mapa que o cocheiro da carruagem, nosso companheiro de viagem, vai estar disponível para levá-lo ao seu destino. A carruagem custa mais que o trem, mas a função que exerce é a mesma.

A única diferença entre o trem e a carruagem é que ela não aceita viagens de pessoas procuradas pela lei. Ou seja, caso você tenha algum valor pela sua cabeça pelos crimes cometidos, será necessário pagá-los antes de embarcar numa viagem com carruagem.

Mapa de viagem rápida

Esse método é o mais caro em curto prazo, mas o mais barato depois de avançar bastante no jogo. Para habilitar o mapa de viagem, é necessário fazer um grande investimento no campo. Para fazer as melhorias, basta acessar o caderno de anotações que fica ao lado da caixa de doações no campo do bando.

O primeiro investimento é realizar a melhoria na acomodação do líder Dutch, e esse upgrade custa 220 dólares. Feito isso, você libera o segundo nível de melhoria dessa seção, que é a acomodação de Arthur, custando 325 dólares. Evoluir o cafofo do protagonista, a terceira melhoria, libera um mapa que permite a viagem rápida entre os lugares já visitados.

Essa viagem rápida, após os devidos investimentos, não custa nada para ser realizada. O lado ruim dela é que é uma viagem sem volta. Ao escolher o destino, você não consegue fazer uma viagem rápida de volta para o campo ou para outra cidade do jogo, sendo necessário ir para esses lugares ou com os dois métodos citados anteriormente (trem ou cocheiro) ou cavalgando seu caminho de volta.

De qualquer forma, se nenhum desses métodos é do seu interesse, sempre há a possibilidade de marcar o ponto de chegada no mapa, colocar para cavalgar e ativar o modo cinematográfico, assim, o cavalo cavalgará automaticamente na velocidade que você deixou, sem a necessidade de controlá-lo durante a viagem.

Guia adaptado da Prima Games

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Quadrinhos3 horas atrás

Stan Lee | Criador de heróis da Marvel morre aos 95 anos

Stan Lee ajudou a moldar a Marvel como a conhecemos hoje, co-criando diversos personagens importantes

Games3 dias atrás

MTG Arena | Wizards of the Coast anuncia recurso Direct Challenge

Atualização permitirá jogar contra amigos de maneira simples e com apenas alguns cliques

Games6 dias atrás

Fortnite Battle Royale | Novo veículo voador pode estar a caminho do jogo

Arquivos encontrados no novo patch sugerem a chegada do veículo "Bumble"

Games6 dias atrás

Fortnite Battle Royale | Veja as novas mudanças no mapa do jogo

Com o lançamento do patch 6.22, vários lugares do mapa de Fortnite Battle Royale estão de cara nova

Games6 dias atrás

Fortnite Battle Royale | Veja o que mudou com o Patch 6.22

Além de várias correções, mudanças e melhorias, novo patch adiciona novos modo de jogo, trajes e arma

Séries1 semana atrás

Vai Anitta | Série documental da Netflix ganha trailer e pôster

A produção estreia globalmente em 16 de novembro

Séries1 semana atrás

CCXP 2018 | Amazon Prime Video confirma Ricky Whittle, astro de American Gods

Estreando a presença na CCXP, Amazon Prime Video trará ator de American Gods para painel sobre a segunda temporada da...

Games1 semana atrás

Ingress Prime | Criadora de Pokémon GO lança novo jogo para smartphones

Game mobile para iOS e Android transforma cidades e bairros em um vasto universo de ficção científica

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Jogo terá Trajes temáticos da NFL

Epic Games anunciou parceria com a NFL para trazer Trajes temáticos da liga de futebol americano para Fortnite Battle Royale

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Está terminando o prazo para receber os Desafios Zoinho

É melhor correr se não quiser perder os desafios

Games1 semana atrás

Warcraft III: Reign of Chaos | Blizzard anuncia remake de Warcraft III

Remake Warcraft III: Reforged terá melhorias gráficas, mais de quatro horas de cinemáticas atualizadas e implementação total no Blizzard Battle.net

Games1 semana atrás

Fallout 76 | Jogo terá primeiro livestream animado do mundo com Rick & Morty

Rick & Morty, do desenho animado do Adult Swim, o streamer Ninja e o rapper Logic vão apresentar o livestream...

Games1 semana atrás

Diablo Immortal | Blizzard anuncia jogo para Android e iOS

Novo game que se passa no aclamado universo de Diablo, da Blizzard, estará disponível para dispositivos móveis

Cinema1 semana atrás

Turma da Mônica – Laços | Paris Filmes divulga quatro cartazes do filme

Longa conta a aventura de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali para encontrar o cão Floquinho

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Evento Fortnite: Pesadelos chega ao fim

Partidas solo, duplas e esquadrões voltam ao normal com o término do evento de Halloween

Em alta