Conecte-se conosco.

Especial

Por que os dragões estão tão presentes na indústria do entretenimento?

Influência da mitologia e dualidade do mundo são alguns dos possíveis motivos

Publicado

em

Dragões na indústria do entretenimento (imagem: warhammerfantasy.wikia.com)
Dragões na indústria do entretenimento (imagem: warhammerfantasy.wikia.com)

Os dragões são criaturas que vem da mitologia grega e que ao longo da história receberam inúmeras adaptações na indústria do entretenimento. A palavra dragão vem do grego e significa “ver claramente”, por isso eles soltam fogo pela boca para iluminar os caminhos.


Veja também:


Na Grécia antiga, a lenda dizia que os dragões eram seres nobres e gananciosos que guardavam grandes tesouros do mundo antigo, além de dinheiro, e que também guardam grandes conhecimentos.

Em diversas produções os dragões são abordados, e neste artigo vamos falar sobre três campos que usam os dragões como inspiração: os desenhos animados, os jogos, e a cinematografia.

Pokémon dragões (imagem: boomo.com.br)

Pokémon dragões

Desenhos Animados

Em Pokémon, há diversos tipos de dragões, entre eles Dragonair, Dragonite, e Dratini. Cada um desses dragões tem aspectos diferentes como cores e poderes específicos. Alguns são do bem, outros do mal; alguns vem do fogo e outros, da água. Ou seja, são bastante variados como todos os Pokémon já criados.

Já em Dragon Ball Z, há o grande dragão Shenlong. Esse é um dos desenhos mais famosos do mundo e que tem como plano central a história o dragão. Nesse desenho, a história segue as aventuras de Son Goku, desde sua infância até ele se tornar um lutador de artes marciais e ir atrás das sete Esferas do Dragão, as Dragon Balls que dão nome ao desenho. Quando reunidas, essas esferas são usadas para invocar o dragão Shenlong que é capaz de realizar desejos e é um dos dragões mais poderosos, considerado um Deus no universo dos desenhos animados.

Em Blue Dragon, uma série de jogos com adaptação para anime, segue as aventuras das pessoas em um mundo no qual as sombras ganham forma de criaturas. Nem todas as pessoas que vivem nesse mundo acreditam na magia.

Por fim tem o Tiamat da Caverna do Dragão. Esse é um dragão do sexo feminino que apresenta cinco cabeças coloridas e cada uma tem um poder diferente, a citar: fogo, gelo, ácido, gás e raios. Esse é um outro dragão bastante poderoso, sendo feroz, mas extremamente sábia.

Dragon's Dogma (imagem: cdns.kinguin.net)

Dragon’s Dogma (imagem: cdns.kinguin.net)

Jogos

Existem vários jogos sobre dragões. Há algum tempo falamos no nosso canal no YouTube sobre o jogo Dragon Quest. Em cada jogo, essa série conta uma saga de herói que precisa salvar uma terra que está na posse de um terrível inimigo. A série Dragon Quest apresenta versões para praticamente todos os consoles.

Pronto para ser lançado no verão de 2018, tem também o jogo Little Dragons Café, sobre o qual também já falamos por aqui. Esse jogo é bem diferente já que mistura ação de dragões em um ambiente de gerenciamento de restaurante.

Na área de jogos casuais, há vários slots baseados em histórias com dragões, entre eles DragonZ, Dragon Dance, Dragon’s Myth e Gold Dragon disponíveis no site da Betway Casino entre outros. Esses são muitas vezes inspirados da mitologia chinesa, com por exemplo o Dragon Dance, em que o jogador desfruta de uma festa de rua chinesa na qual pode ganhar prêmios por assistir a dança dos dragões.

Em termos de jogos onde cada jogador desempenha o papel de um personagem em um cenário fictício, o Dragon’s Dogma, lançado em 2012, é considerado um dos melhores jogos de RPG de todos os tempos, sendo considerado por muitos como muito mais do que um jogo, mas também um lugar para ser habitado. A remasterização do jogo original é tão popular que só nos Estados Unidos o jogo vendeu 92 mil unidades em apenas cinco dias.

Game of Thrones (imagem: sapo.io)

Game of Thrones (imagem: sapo.io)

Cinematografia

Hoje um dos exemplos maiores de dragão na cinematografia é a da série de maior sucesso chamada Game of Thrones. Nela, há os dragões de uma das personagens principais, Daenerys Targaryen, chamados Drogon, Viserion e Rhaegal. Dentro da série, os dragões são elementos de armas poderosas de destruição nas guerras do trono e já estavam extintos quando a série começa, ou seja, são tratados com todo o cuidado.

No filme bem específico, Como treinar o seu dragão (2010), somos apresentados a várias vertentes de dragões, com alguns mais ou menos perigosos. Além disso, tem o filme Reino de fogo (2002), no qual um dragão acorda no subsolo do mundo e decide destruir o planeta Terra sem piedade cuspindo fogo até que um grupo de sobreviventes precisa derrotá-lo e salvar o mundo.

Um outro filme que se tornou um clássico bem popular é o DragonHeart – Coração de Dragão (1996) no qual um dragão e um ex-caçador de dragões aposentado se unem para lutar contra o mal, você pode ver o trailer abaixo. Esse filme se tornou uma série de filmes já com mais três títulos, sendo que o último foi lançado o ano passado diretamente em DVD, BluRay e Netflix chamado DragonHeart: Battle for the Heartfire.

E por fim, o filme D-War tem uma quantidade de dragões imensa e de vários tipos realizando uma guerra de dragões com o máximo de destruição possível da terra.

Essas são algumas das produções que apresentam os dragões como os seus personagens principais, sempre com muitos poderes, usados tanto para o bem como para o mal, que refletem a dualidade do mundo.

Em adição, esses dragões são sempre criaturas místicas que refletem a humanidade mesmo que extremamente poderosas. Eles são largamente utilizados nessas produções de desenhos animados, jogos e cinematografia justamente por esse passado mitológico, trazendo o misticismo para o mundo atual.

Compartilhe

Gosta de cachorros, pizza e pipoca. Já foi fanboy da Nintendo e da Sony, mas hoje joga qualquer coisa. Já colaborou em sites e revistas como GameBlast, Nintendo World, Herói e Portal Pop, mas hoje se dedica exclusivamente ao PlayReplay.

Comentários

Especial

Participe agora mesmo do Forum PlayReplay!

Vem trocar uma ideia com a gente!

Publicado

em

Já está disponível o Fórum PlayReplay, um cantinho especial para conhecer gente nova e conversar sobre suas séries de TV, filmes, animes, mangás e HQs favoritas.

Após efetuar seu registro, você poderá acessar o nosso fórum e trocar uma ideia com os outros usuários a qualquer momento. No Forum PlayReplay você poderá tirar dúvidas, opinar sobre seus temas favoritos, publicar suas fanfics, debater os mais variados assuntos e interagir com a nossa equipe e com a comunidade do PlayReplay.

Quer indicar uma série legal da Netflix ou pedir sugestões de animes para assistir na Crunchyroll? Tá com dificuldades para passar de uma fase complicada em algum jogo? Você pode fazer tudo isso e muito mais no nosso novo Forum!

É muito fácil acessar o nosso fórum e se registrar, bastando visitar este link e efetuar o seu cadastro.

Vem bater um papo e interagir com a gente você também!

Aproveite para participar da nossa promoção e concorrer a um vale-compras no valor de R$ 300,00 na loja El Cabriton!



Compartilhe

Continue lendo

Especial

Esquizofrenóias | Podcast sobre saúde mental já está disponível

Produzido pela Half Deaf e apresentado por Amanda Ramalho, podcast sobre transtornos psicológicos terá primeira temporada com 12 episódios

Publicado

em

Produzido pela Half Deaf e comandado pela radialista Amanda Ramalho, o podcast Esquizofrenóias foi lançado ontem, 30/7. A primeira temporada da série de podcasts terá 12 episódios.

A cada segunda-feira, Amanda Ramalho receberá convidados para conversar sobre problemas comuns a inúmeras pessoas como ansiedade, síndrome do pânico, insônia e depressão, temas que muita gente ainda não se sente à vontade para debater abertamente.

“Nunca entendi porque esse tema, cada vez mais presente, ainda não é abertamente falado. A cada morte ou crise de uma celebridade, como a de Demi Lovato, nos chocamos, mas o assunto novamente cai no esquecimento. Não precisamos de casos tão extremos para que a nossa saúde mental seja considerada relevante e discutida,” disse Amanda.

A radialista afirma ainda que convive com “ansiedade e depressão desde a infância e há quinze anos trabalho com comunicação. O ‘Esquizofrenóias’ surgiu como uma forma de unir um assunto que é de meu interesse com o formato podcast, que é similar ao que eu faço na rádio há tanto tempo.”

Segundo a assessoria de imprensa da Gomídia, “Ansiedade“, o primeiro episódio — que já está disponível para ouvir online ou baixar —, conta com a presença de Alexandre Nickel (do podcast Meia Hora Sozinho) em uma discussão sobre sobre “sintomas, espectros e soluções para lidar com o problema que afetou a ambos nos últimos anos.”

O primeiro episódio do Esquizofrenóias já está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Deezer e no site da Half Deaf, produtora de podcasts da Gomídia.

Compartilhe

Continue lendo

Especial

PlayReplayers | Participe da gincana no Facebook e concorra a prêmios!

Neste mês o tema são Animes e Animações

Publicado

em

Se você está aqui, com certeza é um fã de games, animes, desenhosfilmes (ou qualquer outro tema geek), não é mesmo? Nesse vasto universo nerd é comum acumularmos grande conhecimento sobre as nossas mídias e franquias favoritas, e tais conhecimento sempre são colocados em xeque — o que, convenhamos, é bem chato… a menos que seja divertido e renda prêmios maneiríssimos todo mês!


Veja também:


Essa é a proposta do grupo PlayReplayers, no Facebook. O grupo existe desde janeiro, e lá realizamos gincanas com temas diversos para testar seu conhecimento e, de quebra, concorrer a diversos prêmios! E neste mês não será diferente!

O tema atual das gincanas é Animes e Animações. Ou seja, vale animações japonesas, americanas, europeias, nacionais etc. Qualquer desenho animado pode ser a resposta certa para o seu desafio!

Aliás, hoje foi o dia de sair a primeira imagem desse desafio! E aí, acha que dá conta de acertar?

Para participar, é bem simples: basta você entrar no grupo dos PlayReplayers, preencher sua inscrição neste link e começar a responder os desafios conforme as regras, tanto no desafio, como no grupo.

O prêmio desse mês foi cedido pela El Cabriton, loja parceira do PlayReplay especializada em vestuário geek e localizada em São Paulo, na Rua Augusta, 2008. O participante que ficar em primeiro lugar na gincana deste mês receberá um cupom no valor de R$ 200,00, enquanto o segundo lugar leva um cupom de R$ 50,00. Fala aí se não vale a pena participar?!

Então não perca mais tempo e venha com a gente jogar!

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Séries4 dias atrás

Spectros | Netflix anuncia nova série original brasileira

O showrunner Douglas Petrie une-se à Moonshot Pictures para dar vida ao thriller sobrenatural ambientado no bairro da Liberdade, em...

Games4 dias atrás

Jump Force | Bandai Namco anuncia edição de colecionador e passe de temporada

Nove personagens serão adicionados ao jogo com passe de temporada

Games4 dias atrás

Resident Evil 2 | Capcom liberou novo trailer do remake

Capcom liberou novo trailer de Resident Evil 2, que mostra um pouco mais da trama e personagens secundários, durante a...

Games5 dias atrás

Fortnite Battle Royale | Cubo misterioso chegou ao seu destino final, veja o que aconteceu

O que será que vai acontecer agora que o Cubo roxo de Fortnite aparentemente chegou ao destino final?

Games5 dias atrás

Super Bomberman R | Jogo ganha fases de Castlevania e novos personagens

Mais recente atualização de Super Bomberman R também apresenta a regra Civil no modo Grand Prix para uma jogabilidade mais...

Games5 dias atrás

Heavy Metal Machines | Jogo chegou à Steam e ganhou novo personagem

Gratuito, MOBA de batalha de carros da brasileira Hoplon já está disponível para PC com visual aprimorado, novo piloto e...

Séries6 dias atrás

Avatar: A Lenda de Aang | Animação da Nickelodeon vai virar série na Netflix

Michael DiMartino e Bryan Konietzko, os criadores da série original, estão juntos novamente como showrunners da série live action da...

Cinema6 dias atrás

Capitã Marvel | Assista agora ao primeiro trailer do filme

Corre que saiu o primeiro trailer de Capitã Marvel, vem ver!!

Games2 semanas atrás

Tales of Vesperia | Edição definitiva será lançada nas Américas

A Bandai Namco vai trazer a edição definitiva de Tales of Vesperia para as américas em 2019

Cinema2 semanas atrás

Shazam! | Superman não fará participação especial no filme

Após problemas nas negociações com a Warner Bros., o Superman de Henry Cavill não deve mais ter uma participação especial...

Cinema2 semanas atrás

Superman | Warner Bros. fala sobre possível saída de Henry Cavill

WB liberou um pronunciamento sobre a possibilidade de Henry Cavill deixar de ser o Superman

Games2 semanas atrás

God Eater 3 | Jogo será lançado no início do ano que vem nas Américas

Bandai Namco liberou novo trailer de God Eater 3 e anunciou que o jogo chega no ano início do ano...

Cinema2 semanas atrás

Superman | Site diz que Henry Cavill não é mais o personagem nos cinemas

Fontes afirmam que problemas nas negociações com a Warner Bros. resultaram na saída do ator do papel

Games2 semanas atrás

Triggerun | Jogo entra em fase open beta no Steam

MMO de tiro em primeira pessoa já pode ser jogado gratuitamente no PC e ocupa apenas 100MB de memória

Games2 semanas atrás

Heavy Metal Machines | Jogo ganha data de lançamento oficial e novo trailer

Jogo brasileiro multiplayer online de batalha de carros é gratuito e poderá ser jogado em sua versão completa no PC...

Em alta