Conecte-se conosco.

Cinema

A importância da representatividade nos filmes e como podemos aprender com ela

O psicólogo Augusto Jimenez lista cinco filmes em inglês que têm representatividade de minorias e indica como podemos aprender com eles

Publicado

em

O Oscar, máxima cerimônia do cinema, mostrou nesse último domingo, dia 04 de Março, a importância da representatividade nos filmes. Seja nos discursos das estrelas que foram premiadas ou nas películas que concorriam, o certo é que as pessoas querem se enxergar nas histórias que assistem.


Veja também:


Diferente do que aconteceu após a Segunda Guerra em que o cinema retratava o “american way of life”, ou seja, o padrão da família “perfeita” em termos de beleza, gênero, e regras que deveríamos seguir, a indústria do cinema percebe que tem que acompanhar a realidade das pessoas e que cada realidade é diferente quando falamos de indivíduos. Principalmente a minoria: negros, mulheres, estrangeiros, deficientes físicos e/ou mentais e LGBTs.

Quando levamos essa discussão para o aprendizado de um novo idioma, o assunto fica ainda mais intrincado. Aprender tem a ver com a sinergia entre experiências e estudo. Logo, a vivência das pessoas e o contato que têm com filmes, quadrinhos, e todo o tipo de entretenimento interfere no processo de formação como indivíduo e aluno(a).

O número de mulheres, negros e asiáticos ainda são minoria na direção dos filmes. Para ter uma ideia, no período de 2007 a 2017, apenas 52 filmes foram dirigidos por mulheres. Dá uma média de menos de 6 filmes por ano. Outro número preocupante é que neste período apenas 63 longas foram dirigidos por negros. Logo, a questão da representatividade tem a ver desde a concepção desses filmes.

“A questão dos filmes apresentarem estereótipos deve ser algo debatido nas salas de aula . Acredito que essa seja uma responsabilidade de toda e qualquer instituição de ensino. Na Minds Idiomas, em que temos mais de 10.000 alunos aprendendo inglês, e que o contato com filmes é algo constante já que são na língua inglesa, sempre usamos animações e curtas que representem as pessoas. Fugindo dos estereótipos,” explica Augusto Jimenez, psicólogo da Minds Idiomas.

Veja os 5 filmes em inglês listados pelo psicólogo da Minds Idiomas, Augusto Jimenez, que têm representatividade:

1) Mulher Maravilha

O primeiro filme que traz uma heroína como protagonista mostra que heróis e heroínas têm a mesma importância. Ou seja, por meio da película está sendo abordada a igualdade de gênero. Que deve ser algo natural tanto na escola quanto mais tarde no mercado de trabalho. Por meio do filme, as pessoas enxergam que as oportunidades devem ser iguais para todos. Independente de ser mulher ou homem. O importante é esse indivíduo enxergar que pode ser quem quiser.

2) Pantera Negra

O primeiro filme de herói com protagonistas negros conquistou a marca de 5 ª maior bilheteria de estreia da história dos EUA. Um país com diversos casos de racismo registrados assim como o Brasil. É um grande avanço já que nos quadrinhos, o Pantera Negra, já existe a mais de 50 anos. Crianças e jovens negros que quase nunca se veem representados nas telas têm acesso a uma super produção, com efeitos de ponta, e finalização invejável.

3) Star Wars: O Despertar da Força

O trio protagonista desse episódio da saga é composto por um latino, uma mulher, e um negro. Apesar do produtor do filme, Bryan Burk, ter afirmado que a questão da representatividade nem deveria ser discutida e sim ser algo natural, já enraizado, o filme ajudou a milhares de pessoas a se enxergarem na história. Principalmente quando falamos dos estrangeiros e os milhares problemas que imigrantes enfrentam no dia a dia. A saga já se passa em uma galáxia multicultural e inclusiva. Vale a pena conferir os demais filmes.

4) Extraordinário

O filme que tem como pano de fundo o livro, de mesmo nome, da escritora R.J.Palacio, mostra a vida de um menino portador da Síndrome de Treacher Collins. A deformidade que o personagem tem no rosto é significativa e a narrativa mostra a relação dele com os colegas de escola e as demais ações do seu dia a dia. Apesar de o filme ter recebido algumas críticas como a escolha do ator que fez o papel principal, muitos acreditam que deveria ter sido alguém portador da síndrome a ser escolhido, o filme ensina alguns valores para crianças e adultos, como superação, respeito pelas diferenças, e empatia.

5) A Bela e a Fera

O novo filme da Bela e a Fera retrata a diversidade e um tipo de protagonismo diferente dos grupos historicamente representados. Tendo como personagens principais uma mulher e um personagem caracterizado como fera, o filme além dos protagonistas fora dos estereótipos traz também o primeiro personagem homossexual da Disney nas telas. E ainda retrata a descoberta da sexualidade pelo personagem.

Compartilhe

Gosta de cachorros, pizza e pipoca. Já foi fanboy da Nintendo e da Sony, mas hoje joga qualquer coisa. Já colaborou em sites e revistas como GameBlast, Nintendo World, Herói e Portal Pop, mas hoje se dedica exclusivamente ao PlayReplay.

Comentários

Cinema

Bumblebee | Spin-off de Transformers tem nova data de estreia anunciada

Filme se passará na década de 1980

Publicado

em

O primeiro spin-off da franquia Transformers, Bumblebee teve uma nova data de estreia anunciada.

Agora o longa tem previsão de chegar aos cinemas norte-americanos no dia 25 de dezembro de 2018.

O filme se passará na Califórnia nos anos 80, antes dos Autobots e do próprio Optimus chegarem a terra, na época que Bumblebee era apenas um fusca.

O filme é dirigido por Travis Knight, e tem Michael Bay como produtor.

 

Compartilhe

Continue lendo

Cinema

Guillermo Del Toro | Diretor assina com a DreamWorks Animation

Diretor fecha de vez a parceria com o estúdio

Publicado

em

O premiado diretor mexicano Guillermo Del Toro, acaba de assinar com a DreamWorks Animation, a informação é do The Wrap.

Em nota o diretor disse:

“Animação é um tipo de arte que influencia meu trabalho desde pequeno. Para mim, é a mídia perfeita para dar vida a todo tipo de ideias, não importa o quão estranhas e bizarras elas sejam. Estou ansioso para trabalhar com Chris e os artistas da DreamWorks — alguns dos mais talentosos do mercado atualmente — para tornar essas imagens realidade. Trabalho com a DreamWorks há quase uma década e o horizonte continua se ampliando.”

Até então del Toro havia participado de projetos da empresa, como O Caçador de Trolls e Kung Fu Panda, agora ele irá desempenhar o papel de diretor e produtor em projetos futuros do estúdio.

 

Compartilhe

Continue lendo

Cinema

Venom | Visual do simbionte é revelado no primeiro trailer; assista

Primeiro trailer de Venom mostra o visual de Eddie Brock (Tom Hardy) transformado no anti-herói da Marvel

Publicado

em

Famoso por ser um dos mais assustadores e perigosos vilões do Homem-Aranha, com o passar dos anos, devido à sua popularidade, Venom acabou por se tornar um anti-herói nas histórias em quadrinhos da Marvel.

O personagem fez sua estreia nas telonas no fraquíssimo Homem-Aranha 3, dirigido por Sam Raimi, com Tobey Maguire no papel principal e Topher Grace como Eddie Brock/Venom.

Agora, Venom vai estrelar seu próprio filme — e depois de um teaser que não mostrava o personagem principal transformado, finalmente podemos ver o visual de Eddie Brock transformado graças ao simbionte.

Assista agora ao primeiro trailer de Venom:

Nós somos Venom. Um dos personagens mais enigmáticos, complexos e maneiros da Marvel chegará às telonas estrelando Tom Hardy, ator indicado ao Academy Award, como o mortal Venom.

Venom chega aos cinemas norte-americanos em outubro, mas ainda não tem data de lançamento definida para o mercado brasileiro.

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Games30 minutos atrás

Minecraft | Skins de Final Fantasy XV já estão disponíveis

Agora já é possível fazer suas aventuras em Minecraft com Noctis e seus amigos.

Games2 horas atrás

Death Road to Canada | Jogo é adiado no Switch após tragédia em Toronto

Os desenvolvedores do game acharam melhor adiar o lançamento do game depois de um incidente em Toronto.

Games2 horas atrás

Nintendo Labo | Jogadores usam piano para tocar músicas conhecidas

Não demorou para os jogadores do Nintendo Labo começarem a tocar músicas famosas no pianinho.

Games3 horas atrás

Harry Potter: Hogwarts Mystery | Jogo mobile já está disponível

O jogo mobile baseado na franquia de Harry Potter já pode ser baixado no Android e iOS.

Games16 horas atrás

Wolfenstein II | Data de lançamento no Switch é anunciada

A Bethesda anunciou oficialmente a nova data de lançamento do game no console da Nintendo.

Música17 horas atrás

Shawn Mendes | Confira o clipe oficial de In My Blood

Cantor fará show no Brasil ainda este ano

Games17 horas atrás

Twitch Prime | Jogos gratuitos de maio são anunciados

Neste mês, o Twitch Prime oferecerá nada menos do que seis jogos para o seus assinantes.

Séries18 horas atrás

Jack Ryan | Amazon renova série antes mesmo de sua estreia

Primeira temporada estreia em 31 de agosto

dark souls dark souls
Games19 horas atrás

Dark Souls Remastered | Donos da versão original terão desconto no PC

A Bandai Namco dará uma boa oportunidade para quem já possui a versão antiga do jogo no Steam.

Anime20 horas atrás

Fate | Fate/stay Night: Heaven’s Feel I. Presage Flower estreia em junho nos EUA

É o primeiro capítulo de uma trilogia cinematográfica

Séries21 horas atrás

Sense8 | Desfecho da série vai ao ar em 8 de junho

Final terá duas horas de duração

Games21 horas atrás

Fortnite Battle Royale | Saiba quando a 4° temporada começa

A 3° temporada de Fortnite Battle Royale está prestes a acabar, mas uma nova começará logo em seguida.

Quadrinhos23 horas atrás

CCXP | Jill Thompson e John Romita Jr. são confirmados na CCXP 2018

Ingressos já estão à venda no site oficial da Comic Con Experience

Cinema23 horas atrás

Bumblebee | Spin-off de Transformers tem nova data de estreia anunciada

Filme se passará na década de 1980

Cinema24 horas atrás

Guillermo Del Toro | Diretor assina com a DreamWorks Animation

Diretor fecha de vez a parceria com o estúdio

Em alta