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Especial

Hands-On: Adventurezator é um point-and-click inteligente, inspirado e meio louco

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O que você faria se estivesse caminhando por aí e, de repente, fosse amaldiçoado e se transformasse em um homem-porco?

Em Adventurezator: When Pigs Fly você encarna Edmund, um humano vendedor de poções (que, diga-se de passagem, não funcionam exatamente como deveriam). Por infelicidade do destino, ele acaba cruzando o caminho de um de seus insatisfeitos consumidores e, para o azar do rapaz, o tal cliente era um feiticeiro e lançou-lhe um feitiço, transformando-o em um homem-porco. Um pouco mais adiante na estrada, Edmund encontra uma casa e descobre no local que pode existir uma cura para sua condição, e é aí que começa a aventura.

Adventurezator-PlayReplay-001

O game oferece duas formas de se jogar: o modo Quickie, no qual o jogador segue uma trama pré-estabelecida pelo próprio título; e o modo Sandbox, que permite que aventuras personalizadas sejam criadas. Um terceiro modo, o Campaign, ainda não está disponível.

Por ainda estar em versão alpha, o modo Quickie de Adventurezator ainda não tinha muitos estágios. Pudemos testar as três primeiras fases disponíveis, nas quais Edmund deve usar a cabeça para desvendar os puzzles e completar as missões dadas no início do estágio. O jogo utiliza, de forma bem inteligente, contos clássicos e personagens históricos em uma só trama, dando um ar de fantasia, nostalgia e non-sense bastante inesperado.

Adventurezator-PlayReplay-002

Por exemplo, no segundo capítulo Edmund precisa visitar uma casa onde mora uma família de ursos para conseguir algumas de suas garras, que são elementos essenciais para a produção da poção que pode transformá-lo em humano novamente. A referência à história da Cachinhos Dourados e os Três Ursos logo se torna óbvia, mas o mais interessante mesmo é que o jogo permite que você tome rumos, digamos, diferentes do habitual.

Um bom exemplo disso é a possibilidade de utilizar armas e atacar os NPCs para conseguir o que você precisa. No caso das garras de ursos, é possível descer o machado nos bichos e torcer para que, caso você vença a luta, o item possa ser encontrado no cadáver. É claro que é possível encontrar os itens ao explorar os cenários, mas a possibilidade de tirar a vida dos outros personagens para alcançar seu objetivo foi totalmente em direção oposta ao que esperava encontrar no título. E isso não foi uma coisa ruim. Mas é bom ficar atento pois algumas missões só podem ser concluídas se determinados personagens continuarem vivos.

Adventurezator-PlayReplay-003

Outro elemento que torna a experiência de jogo de Adventurezator ainda mais surreal são as transições de tela. Enquanto o jogo entra em loading, são exibidas artes que vão do engraçado ao bizarro, sempre com alguma referência à cultura pop. Dentre uma imagem e outra somos apresentados a versões de quadros famosos repintados utilizando porcos como protagonistas, orcs em roupas sensuais e até mesmo a referências a filmes como Matrix e séries de TV como Doctor Who.

Já no modo Sandbox, Adventurezator permite que você crie sua própria história. E sim, dá pra fazer isso de forma rica em detalhes. Por exemplo, você pode construir os cenários, criando e mobiliando casas e castelos. Também é possível montar o elenco da sua aventura, podendo escolher a raça, cor de pele e cabelos, formato do resto e o vesturário de cada um dos seus personagens. Você pode até mesmo criar máscaras utilizando suas próprias imagens, o que abre um leque imenso de possibilidades. No trailer de divulgação do jogo, por exemplo, essa ferramenta é exemplificada utilizando uma foto de Gabe Newell, o criador do Steam.

Adventurezator-PlayReplay-004

Talvez a ferramenta mais interessante do modo Sandbox de Adventurezator seja a de criação de cenas de corte. Imagine o que é possível fazer usando suas criações. Dá pra brincar de interagir com famosos, com personagens de outros jogos e até mesmo com seus amigos. A ferramenta de criação de cutscenes é tão boa que, para se ter uma ideia, ela foi usada para criar o próprio vídeo de introdução do game, que você pode assistir logo abaixo. E ele ficou incrível!

[youtube id=”YqO3chd2LAU” width=”633″ height=”356″]

Como ainda está em versão alpha com Early Access no Steam, a versão que testamos de Adventurezator ainda não estava com todas as opções de jogo liberadas. Não pudemos, por exemplo, jogar o modo aventura completo e nem mesmo criar a nossa própria, ficando restritos a brincar de construir os demais elementos componentes da trama. Outro ponto que deixa a desejar é a câmera, que é um tanto confusa e complicada de controlar. Mesmo permitindo o uso do teclado ou do mouse (ou dos dois em conjunto), a câmera mais dificulta do que ajuda.

Porém, é perceptível que a equipe de desenvolvimento está empenhada em trazer uma experiência diferente e personalizada. Se o jogo já está legal agora, imagina quando estiver pronto…

 

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Adventurezator: When Pigs Fly

Desenvolvimento: Pigasus Games
Plataformas: PC, Mac e Linux (Steam)[/infobox]

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Gosta de cachorros, pizza e pipoca. Já foi fanboy da Nintendo e da Sony, mas hoje joga qualquer coisa. Já colaborou em sites e revistas como GameBlast, Nintendo World, Herói e Portal Pop, mas hoje se dedica exclusivamente ao PlayReplay.

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Especial

Panini | Álbum da Copa 2018 será lançado em 20 de março

Cada pacotinho com cinco cromos cada custará R$ 2,00

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Tenha você 7 ou 70 anos, já sabe: chegou a hora de comprar seus pacotinhos, chamar os amigos e partir para as trocas (ou partidas de bafo), a fim de completar o tradicionalíssimo Álbum da Copa do Mundo!


Veja também:


A editora Panini fez uma live em seu facebook, que você pode ver logo abaixo, e, nela, anunciou oficialmente o lançamento do álbum de figurinhas da Copa do Mundo Russia 2018. Confira:

Além de revelar a data de lançamento para o próximo dia 20 de março, a editora também confirmou o preço dos pacotinhos, que custarão R$ 2,00 e virão com cinco cromos cada.

O álbum será vendido nas melhores bancas do país, mas também em lojas de brinquedo, livrarias e até postos de gasolina, tanto em versão normal como em capa dura, que é um pouco mais bonita e resistente que a normal.

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Especial

PlayReplayers | Veja quem foi o vencedor de fevereiro e saiba como participar

Saiba quem levou o prêmio da promoção em fevereiro e descubra como participar e concorrer a prêmios todo mês

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Você sabia que leitores do PlayReplay podem concorrer a prêmios mensalmente participando do nosso grupo no Facebook? Não? Pois é, agora você já sabe e também pode participar dessa brincadeira!


Veja também:


O vencedor do prêmio do mês de fevereiro foi Elias Bernardo, que acumulou incríveis 29 pontos! Em segundo lugar ficou Bárbara Cerqueira, com 15 pontos. E em seguida, na terceira posição, ficou o Alexander Martins somando 12 pontos.

A galera se desdobrou para completar os desafios publicados no grupo, tendo de provar ter o conhecimento necessário para vencer a gincana temática sobre filmes. O prêmio de fevereiro foi um maneirísimo Funk Pop do Iron Man, e você confere o vencedor e seu troféu na foto logo abaixo!

O Elias somou 29 pontos em fevereiro e levou pra casa o Funko do Iron Man!

A gincana de março tem como temática as séries de TV, então corre lá no grupo para participar pois logo começaremos a publicar os desafios! E não esqueça que no final do ano tem um grande prêmio!

Abaixo você confere os cinco primeiros colocados no placar geral da nossa gincana de 2018.

Placar geral 2018 – Os 5 primeiros colocados (até agora)

  • Elias Bernardo – 47 pontos
  • Ramon Oliveira de Souza – 27 pontos
  • Carolline Chaves – 25 pontos
  • Alexander Martins – 18 pontos
  • Bárbara Cerqueira – 15 pontos

Vencedores (até o momento)

  • Janeiro – Carolline Chaves
  • Fevereiro – Elias Bernardo
  • MarçoEm breve

Como participar

Para participar da nossa gincana e concorrer aos prêmios basta fazer parte do PlayeReplayers, nosso grupo no Facebook, preencher o formulário de participação e começar a testar seus conhecimentos no grupo!

Mais informações podem ser encontradas neste post no nosso grupo.

Boa sorte!

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Especial

Top 10 jogos indies na eShop do Nintendo Switch

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Hoje em dia, lançar um jogo como desenvolvedor indie se resume em ouvir repetidamente a frase “vou esperar pra ver se sai no Switch”. E entre ports de jogos antigos, novos indies multiplataformas ou títulos exclusivos, a portabilidade do console da Nintendo fez dele uma excelente casa para os indies.


Veja também:


A cada semana dez ou mais jogos de desenvolvedores independentes chegam à eShop do sistema. Amém pela diversidade, mas o layout simplista da loja torna difícil encontrar as pérolas escondidas entre os mais de 300 jogos que lá estão. Então caso esteja procurando algo para jogar nas férias de fim de ano ou um presente de natal de última hora para um fã da nintendo, eis aqui as melhores opções.


10 – Yooka Laylee

O retorno da Rare de antigamente chegou a pouco tempo no Switch, mas logo se provou a versão definitiva do game, ao se mostrar livre de diversos bugs que permeavam o lançamento original, e receber vários updates de melhorias da qualide de vida. Para fãs de platformers 3D e Colectathons, não pode deixar de ser recomendado.

9 – Slime San

Slime San é um jogo simples e caricato, estilo retrô e pixel-art de poucas cores que, por trás de todo o seu charme infantil, esconde um 2D-platformer incrívelmente difícil e orientado para Speed Run, repleto de itens para colecionar e coisas para desbloquear.

8 – Snake Pass

Outro excelente 3D platformer e colectathon com um compositor clássico (no caso, David Wise), o interessante aqui é que você não só comanda uma cobra, como também deve pensar como uma cobra, ao se esgueirar e contorcer para chegar nos seus objetivos. Divertido e inovador!

7 – Axiom Verge: Multiverse Edition

Enquanto Setembro trouxe Samus de volta ao 2D no 3DS, o Switch recebeu um excelente port de Axiom Verge, um metroidvania inspirado na era do NES, que conta com excelentes chefões e armas super divertidas (Glitch Gun sendo um destaque).

6 – Shovel Knight: Treasure Trove

Como você pode conferir em nosso review , Treasure Trove traz todo o conteúdo já lançado para Shovel Knight (quiçá o melhor jogo a ter saido de um Kickstarter) em adição à tudo o que está por vir no começo do ano que vem com a campanha grátis King of Cards, focada no King Knight e com a adição de um modo vs de multiplayer!

5 – Crawl

Com uma pegada de fliperama, Crawl é um dungeon crawler com multiplayer assimétrico, no qual um jogador controla o herói e os demais controlam os monstros. Quem der o golpe final no herói assume a forma humana e os papéis invertem. Divertidíssimo pra jogar com amigos ou até mesmo sozinho.

4 – Overcooked: Special Edition

Desde que o Nintendo Switch foi anunciado, havia um clamor para que Overcooked fosse portado para o sistema. Rápido de entender e com um multiplayer local frenético, esse simulador caótico de uma cozinha de restaurante é perfeito para a proposta do console híbrido da Nintendo.

3 – Golf Story

Pegando a todos de surpresa, esse jogo exclusivo do switch mistura elementos de progressão de RPG com o estilo de golf clássico de jogos portáteis (como os Mario Golf de GBC e GBA). Com histórias e personagens cativantes – e muito mais o que fazer além de só jogar golfe – Golf Story é um grande exemplo dos Nindies exclusivos.

2 – Stardew Valley

O simulador de fazenda que nós queriamos mas não merecemos. Feito por uma só pessoa, finalmente conseguimos um jogo pra suprir aquela necessidade que Harvest Moon e Story of Seasons não têm saceado. A possibilidade de jogar rápidamente numa pausa pro almoço ou logo antes de dormir faz com que os anos nessa comunidade rural virtual passem rapidamente e fazem da versão do Switch um dos jogos que você mais rapidamente chegará às centenas de horas.

Menções honrosas: 

Jackbox Party Pack 1-4, Mighty Gunvolt Burst, The Sexy Brutale, Graceful Explosion Machine, Gonner, Kingdom Two Lands, Has Been Heroes e SteamWorld Dig 2.

1 – Snipperclips

Não é a toa que a Nintendo resolveu colocar Snipperclips na line-up de lançamento do Switch. Ao contrário de 1,2,Switch e seus diversos problemas e limitações, esse indie é um exemplo perfeito do potencial do sistema. Como mencionei ao seu desenvolvedor: é difícil criar um jogo de quebra-cabeça com uma mecânica inovadora. Mais difícil ainda é criar um que permita multiplayer de forma organica. Acima de tudo, é incrívelmente complicado criar um jogo de quebra-cabeça com alto fator replay. Conseguir realizar tudo isso na primeira versão de um jogo de uma franquia nova, é algo de se aplaudir de pé.

Curiosidade: 5 dos top 10 jogos começam com a letra “S” de switch. Coincidência? Fica ai a dica pra você desenvolvedor…

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