Conecte-se conosco.

Free to Play

Little Things Forever: paciência, calmaria e fofura

Encontrar objetos escondidos em fofos níveis é a premissa desse jogo mobile, feito especialmente para você que quer relaxar e descansar um pouco a cabeça.

Publicado

em

Se você abrir agora a página inicial da Twitch, a maior plataforma de streaming de jogos do mundo, vai encontrar jogos cheios de dinâmica e velocidade, com vários jogadores ao mesmo tempo em uma maluca pancadaria em busca da vitória. Tiros, flechas, pontos, construções aparecendo em cada ponto da tela, em uma frenesi de ação típica de um videogame. 

Mas, ao fim de uma tempestade dessas, é bom ter uma calmaria e Little Things Forever está ali te esperando no meio do furacão. O jogo tem uma premissa bem simples: encontrar certos objetos escondidos em diagramas cheios de objetos que, olhados de longe, formam um único desenho. Porém, diferente dos games genéricos do gênero, encontrados aos montes nas lojas de aplicativo, as cenas realistas dão lugar a simples e fofos desenhos de animais, comidas e outras “pequenas coisinhas”, como o próprio nome do jogo já diz.

Little Things Forever

Little Things Forever

Por mais que o jogo não apresente muita diversidade nas mecânicas – além de algumas fases contra o tempo e alguns quebra-cabeças simples -, ele é relaxante e deixa você ir ao seu tempo prestando atenção em cada pedacinho dos grandes diagramas presentes nos níveis. Não só para um momento mais calmo, Little Things também é uma ótima pedida para jogar com crianças, incluindo mais novas, por ser muito intuitivo, convidativo e divertido. 

Então, não deixe de jogar os games mais famosos do momento, gritar de felicidade quando vencer uma partida com seus amigos (e de raiva, quando um deles não mandar bem e levá-los à derrota iminente)… Mas, quando a loucura da vida precisar de uma pausa, sente-se em um lugar confortável, pegue seu celular e use um tempinho para respirar fundo e encontrar essas pequenas coisinhas.


Little Things Forever foi criado pela desenvolvedora KlickTock, do australiano Matthew Hall, responsável por outros games como Crossy Road e PAC-MAN 256, e está disponível gratuitamente para dispositivos e celulares Android. Há uma versão para iOS (iPhones e iPads) do jogo, mas ela é paga. 

Quer conhecer outros jogos gratuitos e inovadores para jogar e aproveitar muito? Dê uma olhada na nossa coluna Free to Play!

Compartilhe

Cientista da computação em formação pela USP São Carlos, sempre encontra tempo para falar sobre jogos, tecnologia, viagens no tempo e outras loucuras. Desenvolve jogos, aprecia chocotones, escreve sobre ciência no Deviante e fala sobre pérolas desconhecidas dos games na coluna Free to Play, aqui no PlayReplay.

Comentários

Free to Play

There Is No Game: mas você devia jogá-lo mesmo assim

Não tem jogo aqui, e também não tem um texto. Mas, se você clicar mesmo assim, vai acabar achando uma divertida e peculiar experiência gratuita.

Publicado

em

“Ei, olá. Eu sei que devia ter um texto aqui. Uma recomendação de um jogo grátis, pelo que parece? Mas não tem nada aqui. É, pode ir embora. Tem muitos outros textos legais aqui do lado, ou aqui embaixo. Você não precisa ficar aqui. …Você ainda está aqui? Não tem texto, não tem jogo! Tanta coisa pra fazer na internet e você ainda continua me lendo? Não adianta você continuar lendo. Sério. Por favor…”

Isso pode ter parecido bem estranho, mas é nessa ideia que se pauta There Is No Game — um jogo point and click (ou “apontar e clicar”) cuja ideia toda é não ter um jogo. Você tem um narrador que dá voz à entidade do “jogo” em si e a sua missão é tentar descobrir o que tem por trás dessa coisa toda.

Esse é aquele tipo de jogo que a descoberta talvez seja uma das coisas mais legais do jogo. Todo novo elemento na tela é uma nova oportunidade de encontrar uma relação improvável e continuar uma história que, se em um primeiro momento, parece não existir, começa a ficar cada vez mais interessante. Infelizmente, é bom saber um pouco de inglês para entender todos os desafios e a própria trama.

There Is No Game

There Is No Game

A parte ruim disso é não poder falar muito sobre o jogo em si para não estragar as surpresas, mas There Is No Game é uma experiência curta e que vai tirar alguns sorrisos do rosto. Bom, é bastante coisa para um lugar que não tem jogo nenhum…


There Is No Game foi criado pelo francês KaMiZoTo e está disponível gratuitamente para jogar no navegador no site Newgrounds ou em dispositivos Android, no Google Play.

Quer conhecer outros jogos gratuitos e inovadores para jogar e aproveitar muito? Dê uma olhada na nossa coluna Free to Play!

Compartilhe

Continue lendo

Free to Play

Gerrymander: colocando a “democracia” ao seu favor

Nessa crítica à forma como certos países organizam suas eleições, surge um jogo de puzzle divertido, interessante e carismático para você ter em seu celular.

Publicado

em

Não é sempre que você abre uma recomendação de jogo grátis e pode aprender um termo de política internacional, então vamos começar esse texto com uma definição: gerrymandering é um termo norte-americano usado para falar sobre um método controverso de divisão de distritos para se beneficiar em uma eleição. Isso talvez não faça sentido nenhum pra gente (pois nosso sistema eleitoral é bem diferente do dos Estados Unidos), mas para os desenvolvedores de Gerrymander, não foi só um conceito entendível, como inspirador.

No Brasil, cada pessoa tem direito a um voto, independente de onde ela more ou quem ela seja, e a contagem feita é a absoluta desses votos. Já nos Estados Unidos, o que acontece é diferente: (de forma bem resumida,) cada pessoa vota para um partido e a legenda com mais votos dentro de um distrito ganha os votos equivalentes a ele. No final, o candidato que tem mais distritos (ou os mais importantes), vence. Sua missão em Gerrymander, o jogo de puzzle inspirado por essa “técnica”, é manipular os distritos e fazer com que o seu partido sempre ganhe.

Gerrymander

Gerrymander

Além da divertida crítica que o jogo faz à prática, eles conseguem tornar o gameplay bem simples e divertido. No final, é um puzzle de dividir as pessoas formando conjuntos: o partido que tiver mais pessoas naquele conjunto ganha o voto daquele “distrito” e a solução ideal é conseguir que o seu partido tenha mais votos. Tudo isso é feito arrastando o dedo pela tela para fazer as fronteiras dos conjuntos, de forma bem intuitiva.

No final, ele é um ótimo passatempo, pra deixar no celular pra alguma fila grande demais ou alguma passada no banheiro. O humor é bem leve e engraçadinho e o visual é bem simples, mas bem bonito (por mais que repetitivo depois de algum tempo); não é difícil ir pegando o jeito conforme joga. Se, na vida real, manipular distritos é uma coisa fora da lei, no universo de Gerrymander, é a sua função na máquina política e, bom, pelo menos, você vai se divertir bastante.


Gerrymander foi criado pelo trio de desenvolvedores da Good Egg Games e está disponível gratuitamente para dispositivos Android e dispositivos iOS (iPhone e iPad)

Quer conhecer outros jogos gratuitos e inovadores para jogar e aproveitar muito? Dê uma olhada na nossa coluna Free to Play!

Compartilhe

Continue lendo

Free to Play

GeoGuessr: o Google Maps nunca foi tão divertido

Entender o ambiente a sua volta é a chave para conseguir pontuações nesse pitoresco jogo sobre mapas e culturas que roda direto no navegador.

Publicado

em

Eu lembro bem de, no começo da década, quando o Google Earth foi lançado, me divertir muito andando pelo mundo, vendo os mapas em 3D e tudo mais, sensação que continuou quando lançaram o Street View – o serviço da Google que deixa você andar pelas ruas do mundo todo e ver como elas são. De vez em quando, eu me pego abrindo o Maps pra mostrar onde eu moro ou onde eu visitei. Não é a mesma coisa que viajar, mas tem seu charme.

GeoGuessr pega exatamente esse charme e transforma em um divertido (e muitas vezes difícil) jogo multiplayer. A premissa é bem simples: em cada rodada, o game te joga em um lugar diferente do mundo dentro do Street View e você tem poucos minutos para apontar, em um mapa comum, a sua localização. Sim, a sua única informação é o próprio Street View.

GeoGuessr

A partir daí, vale de tudo para tentar descobrir sua localização: placas de estradas e ruas, estabelecimentos em cidade, clima e vegetação, a língua onde as coisas estão escritas… Se você estiver jogando só dentro do Brasil (há mapas menores e mais específicos, nos quais recomendo você começar), até ver qual DDD aparece nas placas para tentar chutar a região certa está valendo.

Quando você está jogando com os amigos, a experiência é ainda mais divertida, pois você pode comparar o quão longe todos vocês conseguiram chegar do ponto certo – e, muitas vezes, aquela certeza que você tinha se torna uma distância de 3000km para o destino. Diferente, inusitado e até educativo, jogar GeoGuessr não vai fazer você perder só seu senso de localização, como também o de tempo!


GeoGuessr é um jogo criado pelo sueco Anton Wallén e está disponível gratuitamente para jogar diretamente no navegador no site oficial. Você ainda pode assinar por um serviço Pro e ter recursos extras, como fazer seus próprios mapas.

Quer conhecer outros jogos gratuitos e inovadores para jogar e aproveitar muito? Dê uma olhada na nossa coluna Free to Play!

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Séries4 dias atrás

Spectros | Netflix anuncia nova série original brasileira

O showrunner Douglas Petrie une-se à Moonshot Pictures para dar vida ao thriller sobrenatural ambientado no bairro da Liberdade, em...

Games4 dias atrás

Jump Force | Bandai Namco anuncia edição de colecionador e passe de temporada

Nove personagens serão adicionados ao jogo com passe de temporada

Games4 dias atrás

Resident Evil 2 | Capcom liberou novo trailer do remake

Capcom liberou novo trailer de Resident Evil 2, que mostra um pouco mais da trama e personagens secundários, durante a...

Games5 dias atrás

Fortnite Battle Royale | Cubo misterioso chegou ao seu destino final, veja o que aconteceu

O que será que vai acontecer agora que o Cubo roxo de Fortnite aparentemente chegou ao destino final?

Games5 dias atrás

Super Bomberman R | Jogo ganha fases de Castlevania e novos personagens

Mais recente atualização de Super Bomberman R também apresenta a regra Civil no modo Grand Prix para uma jogabilidade mais...

Games5 dias atrás

Heavy Metal Machines | Jogo chegou à Steam e ganhou novo personagem

Gratuito, MOBA de batalha de carros da brasileira Hoplon já está disponível para PC com visual aprimorado, novo piloto e...

Séries6 dias atrás

Avatar: A Lenda de Aang | Animação da Nickelodeon vai virar série na Netflix

Michael DiMartino e Bryan Konietzko, os criadores da série original, estão juntos novamente como showrunners da série live action da...

Cinema6 dias atrás

Capitã Marvel | Assista agora ao primeiro trailer do filme

Corre que saiu o primeiro trailer de Capitã Marvel, vem ver!!

Games2 semanas atrás

Tales of Vesperia | Edição definitiva será lançada nas Américas

A Bandai Namco vai trazer a edição definitiva de Tales of Vesperia para as américas em 2019

Cinema2 semanas atrás

Shazam! | Superman não fará participação especial no filme

Após problemas nas negociações com a Warner Bros., o Superman de Henry Cavill não deve mais ter uma participação especial...

Cinema2 semanas atrás

Superman | Warner Bros. fala sobre possível saída de Henry Cavill

WB liberou um pronunciamento sobre a possibilidade de Henry Cavill deixar de ser o Superman

Games2 semanas atrás

God Eater 3 | Jogo será lançado no início do ano que vem nas Américas

Bandai Namco liberou novo trailer de God Eater 3 e anunciou que o jogo chega no ano início do ano...

Cinema2 semanas atrás

Superman | Site diz que Henry Cavill não é mais o personagem nos cinemas

Fontes afirmam que problemas nas negociações com a Warner Bros. resultaram na saída do ator do papel

Games2 semanas atrás

Triggerun | Jogo entra em fase open beta no Steam

MMO de tiro em primeira pessoa já pode ser jogado gratuitamente no PC e ocupa apenas 100MB de memória

Games2 semanas atrás

Heavy Metal Machines | Jogo ganha data de lançamento oficial e novo trailer

Jogo brasileiro multiplayer online de batalha de carros é gratuito e poderá ser jogado em sua versão completa no PC...

Em alta