Conecte-se conosco.

Anime

Terceiro ano de My Hero Academia consagra a melhor história de heróis desta geração

I KEEP MY IDEALS!

Publicados

on

Desde pequeno eu gosto muito de super-heróis. Como eu era o CDF gordinho da turma na escola, é óbvio que eu não era exatamente a pessoa mais popular, extrovertida ou livre de provocações ocasionais. Assim, era em personagens como Homem-Aranha e os X-Men que eu encontrava inspiração e motivação para encarar os desafios da vida e vislumbrar um futuro melhor e mais justo.


Veja também:


Existe algo de vital importância nos símbolos e mitos que nos dão coragem e forças; nas histórias que nos fazem idealizar um mundo onde até os pequenos atos de heroísmo são o bastante para criar uma realidade melhor para todos. Ainda mais hoje em dia, quando vivemos em uma sociedade extremamente violenta, problemática e polarizada, diria que chega a ser necessário ter histórias repletas de otimismo, superação e lições claras, puras e diretas!

O valor do otimismo

Por muito tempo a Marvel e a DC, tanto em seus quadrinhos como em seus filmes, parecem sofrer com crises de identidade e falta de foco, indecisos sobre o tom e mensagem que deveriam passar para seus fãs. Como o mestre Alan Moore bem disse, a HQ de Watchmen jamais deveria ter servido como base narrativa para outras histórias de heróis, já que a desconstrução que ele escreveu era muito mais uma crítica do que um ideal a ser seguido e exaustivamente copiado.

Confira também o nosso review em vídeo postado no canal parceiro Aquele Cara

Ainda assim, passamos as décadas seguintes vendo histórias metidas a “sombrias e realistas” usando o tom mais adulto como paradigma, como se esse fosse o único caminho possível para trazer os heróis aos tempos modernos sem cair no ridículo e datado. Uniformes coloridos, valores simples e diretos em histórias do bem contra o mal já pareciam sem espaço em um mundo tão denso e complexo.

Em paralelo, aos poucos as políticas de identidade também foram ganhando espaço e tentando trazer um necessário sopro de diversidade e modernidade à obras que sempre apelaram para um público majoritariamente masculino e branco. Só que, infelizmente, as saídas encontradas pareciam muito mais decisões artificiais de executivos engravatados do que fruto de uma genuína vontade de contar boas histórias para um novo público.

Frustrado com essas coisas, eu não me sentia particularmente interessado ou investido em nenhum herói ou obra lançada nos últimos anos… ao menos até começar a assistir ao anime Boku no Hero Academia.

Um pé no passado, outro no futuro

Já na primeira temporada estava claro que havia algo de especial na obra de Kohei Horikoshi. Extremamente reverente aos heróis de outrora, especialmente às eras de ouro e prata dos quadrinhos norte-americanos, o mangaká conseguiu criar uma história que ao mesmo tempo celebrava o passado e conseguia apontar caminhos interessantes para o futuro do gênero.

Embora seja vendido como o seu típico anime shounen, My Hero Academia é muito mais do que se imagina em um primeiro contato. Para cada convenção do gênero abraçada (como o protagonista com seu arco particular de crescimento, a rivalidade com um nêmesis da infância, histórias de treinamento e superação, etc.), há uma subversão, releitura ou abordagem totalmente nova para as situações.

A trama da série é meticulosamente construída e amarrada em uma estrutura que alguns poderiam considerar quase como um “clímax interrompido”: os riscos e coisas em jogo são, via de regra, pequenos. Não há mortes ou culminações óbvias na narrativa. A grandeza está, paradoxalmente, nos pequenos momentos. Cada breve demonstração de heroísmo pode ser — e, nesse caso, é mesmo —um fim em si mesmo.

Nunca existe um raio apocalíptico prestes a destruir a cidade, um confronto colossal que salva o mundo em uma única grande batalha definitiva. Em My Hero Academia, o planeta é salvo um dia de cada vez. A redenção vem das relações entre os personagens. Dos treinamentos. Em fazer a menor das diferenças. De grão em grão, de episódio em episódio, aprendemos junto aos estudantes da UA o que nos torna heróis.

Uma temporada ideal

Uma vez estabelecida o tom e fórmula nas duas primeiras temporadas, o terceiro ano soube magistralmente explorar a estrutura da série e colocar, sem receio, 100% do seu poder PLUS ULTRA nos pontos mais cruciais e impactantes. Antes quase cego em sua idolatria ao herói número um, Midoriya agora beira a iconoclastia, começando a definir sua própria identidade e abordagem como herói.

É por isso que sua batalha solo contra o Muscular funciona tão bem, mesmo envolvendo o resgate de apenas uma pessoa. E é por isso que, quando o All Might lhe aponta o dedo e define que “você é o próximo”, entendemos o quão literal foi a passagem de responsabilidade que veio junto ao seu poder.

Outro ponto muito positivo da terceira temporada é que os personagens secundários continuaram recebendo ótimas tramas e desenvolvimento. O elenco feminino, claro, continua liderando pelo exemplo: todas as garotas são best girls e têm suas devidas oportunidades para brilhar usando seus poderes, intelectos e sensibilidade para desarmar situações tensas.

Falando em tensão, apesar da segunda metade da temporada ser um merecido respiro depois da adrenalina dos primeiros 12 episódios, foi nela que tivemos o aguardado desenvolvimento e aprofundamento de Bakugou, talvez o herói que mais se beneficiou dos eventos deste ano. Conheço muita gente que não suportava o Bakugou e, ao fim da temporada, já dizia estar revendo sua visão sobre o herói. É sinal de um trabalho bem feito e de um desenvolvimento coerente e gratificante de acompanhar.

Por sinal, esse é um elogio que vale para a série inteira até agora: tanto os personagens heróicos como seu contraponto, o time dos vilões, estão lenta e cuidadosamente se desenvolvendo em tempo real, escrevendo suas próprias histórias dia após dia, e eu mal posso esperar pra ver o que o futuro reserva para essa galera!

My Hero Academia Temporada 3
10 Nota
0 Leitores (0 Notas)
Prós
  • Animação incrível
  • Trilha empolgante
  • Narrativa impecável
Contras
  • Segunda metade
    um pouco lenta
Avaliação
My Hero Academia segue ladeira acima em suas temporadas: é uma melhor do que a outra! O terceiro ano foi, de longe, o mais empolgante e emocionante até agora, contando com ótimo desenvolvimento de personagens e batalhas, sem perder o foco no que interessa: a gradual construção do heroísmo. Um verdadeiro tratado sobre super-heróis. Essencial para fãs do gênero!
O que as pessoas acharam... Deixe a sua avaliação!
Sort by:

Be the first to leave a review.

User Avatar
Verified
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixe a sua avaliação!

Compartilhe

Formado na arte de reclamar, odeia a internet. Ainda assim, sua hipocrisia sem limites o permite administrar a página no Facebook, plataforma de divulgação do seu primeiro livro. Você também pode seguí-lo em @thomshoes no Twitter, mas provavelmente é uma má ideia...

Comentários

Anime

Crunchyroll | Plataforma divulga dados de audiência do mês de maio de 2019

Saiba quais fora os animes mais populares entre os fãs ao redor do mundo em maio deste ano

Publicados

on

A Crunchyroll, plataforma de streaming especializada em animes, começou este ano a divulgar dados exclusivos de audiência que mostram os títulos mais populares entre os fãs de animações japonesas que utilizam o serviço de assinatura.

“A equipe da Crunchyroll se esmera para entender o que a comunidade quer, e trabalha dia e noite para oferecer aos nossos usuários uma experiência de vídeo que não se encontra em nenhum outro lugar,” explica Yuri Petnys, Market Manager para os territórios do Brasil e Portugual na Crunchyroll. “Parte dessa missão inclui estudar dados do mundo todo para entendermos como podemos oferecer uma plataforma impecável.”

Dados de audiência – Maio/19

Desta forma, a Crunchyroll libera agora dados bastante curiosos sobre a audiência da plataforma, mostrando quais são os animes mais populares na América do Sul e no mundo.

Confira, a seguir, os dados de audiência da Crunchyroll liberados pela plataforma, e saiba quais foram os títulos mais populares em maio de 2019.

Top 20 séries

“Em média, os usuários da comunidade da Crunchyroll passam aproximadamente 85 minutos por dia assistindo seus títulos favoritos. Abaixo, divulgamos a lista dos 20 títulos mais assistidos (em ordem alfabética), baseada no número de views do mês de maio:”

TOP 10 países

“A equipe da Crunchyroll tem o orgulho de servir fãs de anime em mais de 200 países e territórios pelo mundo todo. Confira o ranking de países com o maior número de views por assinante, para o mês de maio:”

TOP 10 títulos – América do Sul

“Confira também os 10 títulos mais assistidos na América do Sul (em ordem alfabética), contabilizando views do mês de maio:”

  • Attack on Titan
  • Black Clover
  • BORUTO: NARUTO NEXT GENERATIONS
  • Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba
  • Hunter x Hunter
  • JoJo’s Bizarre Adventure
  • My Hero Academia
  • Naruto Shippuden
  • One Piece
  • The Rising of the Shield Hero

 

Continue lendo

Anime

Dr. Stone | Anime chega à Crunchyroll em julho

Baseado no premiado mangá escrito por Riichiro Inagaki, Dr. Stone chega ao Brasil pela Crunchyroll em julho

Publicados

on

Crunchyroll anunciou que o anime de Dr. Stone estará disponível com exclusividade na plataforma, estreando na temporada de julho.

A série terá transmissão simultânea para usuários do Brasil e Portugal, com legenda em português e áudio em japonês.

Dr. Stone é baseado no premiado mangá escrito por Riichiro Inagaki (Eyeshield 21) e ilustrado por Boichi (Sun-Ken Rock, Origin), e publicado semanalmente na revista Shonen Jump. Ele foi o vencedor do 64º Prêmio Mangá da Shogakukan na categoria Shonen, tradicional prêmio da indústria japonesa de mangás.

O mangá de Dr. Stone é publicado no Brasil desde 2018 pela Editora Panini. A adaptação para anime ficará a cargo do estúdio TMS Entertainment (Megalo Box, Lupin the 3rd).

Sinopse: Dr. Stone

Milhares de anos após um misterioso fenômeno transformar a humanidade inteira em pedra, o extraordinariamente inteligente Senki Ishigami acorda.

Neste novo mundo de pedra, Senku decide usar sua ciência para reerguer uma civilização à beira do colapso. Ao lado de seu super-musculoso amigo de infância Taiju Oki, que acordou junto com ele, os dois começam a reconstruir o mundo do zero.

Percorrendo dois milhões de anos de história científica, da Idade da Pedra até os dias de hoje, esta aventura experimental sem precedentes está prestes a começar!

Continue lendo

Anime

Crunchyroll | FLCL: Progressive e FLCL: Alternative chegam à plataforma

As séries FLCL: Progressive e FLCL: Alternative já estão disponíveis na Crunchyroll para usuários do Brasil e Portugal

Publicados

on

Crunchyroll anunciou que já estão disponíveis na plataforma as séries FLCL: Progressive FLCL: Alternative, para usuários do Brasil e Portugal, com legenda em português e áudio em japonês.

As séries são a continuação da série de OVAs FLCL, dos anos 2000, criada pelos estúdios Gainax e Production I.G. Os 12 episódios das duas séries foram lançados em 2018 no canal Cartoon Network, com dublagem em inglês, e tiveram lançamento limitado nos cinemas japoneses em setembro de 2018.

Novos FLCL na Crunchyroll

O lançamento de FLCL: ProgressiveFLCL: Alternative na Crunchyroll marca a primeira vez que a dublagem japonesa estará disponível oficialmente no Ocidente. A continuação conta com direção de Katsuyuki Motohiro (Psycho-Pass, Atom: the Beginning), animação do estúdio Production I.G. e músicas do The Pillows.

FLCL: Progressive

FLCL: Progressive conta a história de Hidomi, de 14 anos, sua colega de classe Ide e dois seres de outro mundo – “Jinyu” e “Haruha Raharu,” – que estão dispostos a tudo para destravar seu potencial oculto. Em meio a isso tudo há também o todo-poderoso “ATOMSK,” um belíssimo Chrysler Bel Aire… e uma certa scooter Vespa.

FLCL: Alternative

FLCL: Alternative conta as desventuras de Kana, 17 anos, uma estudante que passa a maior parte do tempo curtindo com seus amigos Mossan, Hijiri, e Pets. Eles levavam vidas banais até o dia eme que um mecha caiu do céu, pilotado por uma mulher chamada “Haruko.” Haruko tem planos para essa garotada, envolvendo a poderosa força ATOMSK, e Kana terá que arriscar sua vida e decidir se vai ajudá-la ou não… Não que ela tivesse muita escolha!

Continue lendo

Newsletter

Últimas notícias

Games2 dias atrás

Hollow Knight | Assista agora ao nosso gameplay ao vivo

Indie games ganham cada vez mais espaço entre os jogos AAA no mundo dos games. Onde as principais franquias não...

Games2 dias atrás

Fortnite | Veja o que mudou com o Patch v.9.21

Veja todas as novidades que a atualização v.9.21 traz para os modos Battle Royale, Salve o Mundo e Criativo de...

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Veja lista de cosméticos com problemas

Saiba quais itens cosméticos estão com problemas na versão v.9.20 de Fortnite Battle Royale

Games1 semana atrás

Google Stadia | Plataforma tem requisitos, preços e jogos revelados

Saiba como vai funcionar o Google Stadia, a plataforma de games do Google

Games1 semana atrás

Star Wars Jedi: The Fallen Order | Veja as artes da caixa do novo jogo

Artes das caixas em versões Standard e Deluxe de Star Wars Jedi: The Fallen Order são reveladas

Games1 semana atrás

Samurai Shodown | Jogo chega ao Xbox One e PS4 com legendas em português

Reboot da clássica série de jogos de luta baseada em armas traz novos personagens e recursos inovadores para várias plataformas

Anime1 semana atrás

Crunchyroll | Plataforma divulga dados de audiência do mês de maio de 2019

Saiba quais fora os animes mais populares entre os fãs ao redor do mundo em maio deste ano

Games1 semana atrás

Fortnite | Veja o que mudou com o Patch v.9.20

Veja todas as novidades que a atualização v.9.20 traz para os modos Battle Royale, Salve o Mundo e Criativo de...

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Veja os desafios da Semana 5 da Temporada 9

Veja quais são os desafios do Passe de Batalha da Semana 5 da Temporada 9 de Fortnite Battle Royale

Games1 semana atrás

Pokémon GO | Prepare-se para as Horas de Reides Lendárias em junho

Reides com Pokémon lendários e de cinco estrelas vão rolar toda quarta-feira pela noite no mês de junho de 2019

Games1 semana atrás

Pokémon Sword & Shield | Jogos chegam em novembro

Muita coisa vai mudar com a chegada de Pokémon Sword e Pokémon Shield, os novos títulos da série exclusivos para...

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Pacote Selvageria já está disponível

Acesse o seu lado selvagem com o Pacote Selvageria em Fortnite Battle Royale

Séries2 semanas atrás

La Casa De Papel | Netflix libera trailer da Parte 3 da série

Desta vez não se trata de dinheiro, mas de família

Games2 semanas atrás

Fortnite | Jogador acusado de trapaça se qualifica para finais da World Cup

Acusado de trapacear e banido na segunda semana da competição, jogador volta a se classificar para as finais do evento...

Literatura2 semanas atrás

Retrogaming | Livro Definitivo Master System & Game Gear é anunciado

Homenagem aos 30 anos do Master no Brasil traz a história de todas as versões do Master System, do Game...

Em alta