Conecte-se conosco.

Anime

Rebuild of Evangelion 1.0 You Are (Not) Alone: um interessante (re)começo

O recomeço da saga (não) é o que se espera

Publicado

em

Em 2007, Hideki Anno fez a alegria dos fãs de Evangelion ao lançar o primeiro de uma tetralogia (ainda inacabada) de filmes: Evangerion Shin Gekijōban: Jo (ヱヴァンゲリヲン新劇場版:序, ou Rebuild of Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone), e é claro que todo mundo ficou curioso para saber o que viria dessa nova empreitada.


Veja também:


Afinal, depois dos finais tanto da série normal de anime como do filme The End of Evangelion, o que não faltavam eram caminhos possíveis para ou seguir com a história, ou reinventá-la totalmente. À primeira vista, o contato inicial com o Rebuild e com seu material promocional dá a entender que o que estamos vendo é uma mera regravação dos primeiros 6 episódios da série.

Não faltam dicas sobre isso, afinal, a maioria das cenas do primeiro Rebuild of Evangelion são praticamente réplicas exatas dos eventos vistos no começo do anime. Seguimos o jovem Shinji Ikari desde seu encontro com a major Misato Katsuragi e seu pai Gendo Ikari, passando por seus primeiros combates contra anjos ao lado da misteriosa piloto de EVA Rei Ayanami, até a climática batalha contra o anjo Ramiel (ラミエル ).

Durante a jornada, saltam aos olhos um drástico aprimoramento das técnicas de animação e da qualidade do traço, além do uso de elementos em CG com parcimônia, sem falar na nova e incrível trilha sonora de Shiro Sagisu, que não tem medo de mexer em temas clássicos do anime e lhes conferir nova identidade. É um trabalho sonoro magistral que, sozinho, já vale o anime!

Embora a história seja bastante similar à original, fãs mais atentos vão notar pequenas diferenças em relação ao arco inicial, como uma mudança na numeração dos anjos, a reorganização da ordem de certos eventos, e até a inclusão de pequenas cenas inéditas, como Misato levando Shinji para conhecer Lilith, e uma cena final que vira o cânone de pernas para o ar.

O tema principal do filme também é muito legal e bonito, mas tome cuidado, porque o vídeo acima tem alguns spoilers leves dos filmes seguintes

São inclusões bem interessantes, mas não o bastante para impedir um certo tédio enquanto se revisita um material bem conhecido pelos fãs. Quer dizer, nostalgia é legal, mas não basta para segurar os quase 100 minutos de filme. Especialmente porque nem toda evolução no estilo artístico foi uma troca para a melhor: a animação mais fluída, traço mais limpo e amigável são objetivamente melhores, mas algo do charme do original se perdeu na transição. O próprio tom do anime ficou bem menos perturbador, e muito do suspense e terror psicológico foi sacrificado em prol da ação.

O que ajuda nos momentos mais tediosos é, justamente, conhecer o trabalho de Anno e saber que, em Evangelion, normalmente as coisas não são o que parecem. Se tudo parece familiar demais no primeiro momento; e as poucas mudanças estão estranhas… provavelmente é porque ele realmente está querendo dizer algo com isso! Nem que o prêmio só venha um ou dois filmes depois, quando nosso tapete for puxado com força e nossas expectativas implacavelmente jogadas pela janela.

Antes de começar a ver os filmes Rebuild, cheguei a ler alguém comentando na internet que, embora muitos argumentem que eles seriam uma realidade alternativa (ou até uma “Terra-2”, no idioma dos DCnautas), era mais lógico ver os novos filmes como uma espécie de “segunda temporada” da série, algo para ver imediatamente na sequência da série normal. Realmente acho essa a melhor mentalidade para começar a ver os Rebuilds.

Rebuild of Evangelion 1.0 até funciona como um filme feito para matar as saudades da série e seus personagens cativantes, mas é muito melhor quando você o assiste com uma pulga atrás da orelha, tentando detectar e teorizar o que Anno e sua equipe vão querer mudar no futuro da série, esmiuçando cada uma das pequenas mudanças que ele apresenta. É um (re)começo interessante e competente para uma nova série de aventuras.

Rebuild of Evangelion 1.0 You Are (Not) Alone
8.5 Nota
0 Leitores (0 Notas)
Prós
  • Linda animação
  • Trilha sonora soberba
  • Matar as saudades
    dos personagens
Contras
  • Sem terror psicológico
  • Sonolento para quem sabe
    a série de cor
  • Asuka ficou para o próximo filme :(
Avaliação
Rebuild of Evangelion 1.0 é um filme muito legal para quem está morrendo de saudades de EVA e quer ver seus personagens com uma nova roupagem, ostentando as melhores técnicas de animação disponíveis em 2007. Ser fiel demais ao material original é, ao mesmo tempo, um pró e contra. Puristas ficarão felizes, mas dá para sentir um pouco de sono se você sabe a série original de cor.
O que as pessoas acharam... Deixe a sua avaliação!
Sort by:

Seja o primeiro a deixar uma avaliação.

User Avatar
Verified
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixe a sua avaliação!

Compartilhe

Formado na arte de reclamar, odeia a internet. Ainda assim, sua hipocrisia sem limites o permite administrar a página no Facebook, plataforma de divulgação do seu primeiro livro. Você também pode seguí-lo em @thomshoes no Twitter, mas provavelmente é uma má ideia...

Comentários

Anime

Fate | Fate/stay Night: Heaven’s Feel I. Presage Flower estreia em junho nos EUA

É o primeiro capítulo de uma trilogia cinematográfica

Publicado

em

A Aniplex of America e Fathom Events confirmaram que o filme Fate/night: Heaven’s Feel I. Presage Flower ganhou uma data oficial de estreia nos cinemas dos Estados Unidos: 5 de junho de 2018!


Veja também:


É bom saber que o primeiro filme da trilogia vai receber atenção nos EUA, já que isso aumenta um pouquinho as chances de olharem para o nosso mercado também, né?

O longa vai ser dublado em inglês, o que aumenta as chances dele receber um lançamento por download digital por lá posteriormente, o que também acaba ajudando bastante os brasileiros por causa da pirataria.

No Japão, o longa somou mais de 12.3 milhões de dólares em bilheteria, e o próximo capítulo tem estreia marcada para ainda em 2018.

Compartilhe

Continue lendo

Anime

Darling in the Franxx | Episódio 16 só irá ao ar no dia 5 de maio

Antes disso teremos um episódio de recapitulação

Publicado

em

Darling in the Franxx é um dos animes mais comentados de 2018 e, se você está curtindo seus 24 episódios, precisa saber que vai ter que esperar mais um pouquinho pela próxima leva de aventuras com Zero Two e seu Darling.


Veja também:


Afinal, só no dia 5 de maio veremos o episódio 16. Antes disso, teremos um daqueles infames episódios de recap. A informação foi dada pelo próprio Twitter oficial da série:

Pelo lado positivo, isso nos dá bastante tempo para rever o climático episódio 15, e relembrar as revelações incríveis do episódio 14, né?

No Brasil, você pode conferir todos os episódios de Darling in the Franxx pela Crunchyroll nacional.

Compartilhe

Continue lendo

Anime

Aggretusko | Anime já está disponível na Netflix brasileira

Confira todos os episódios online para streaming

Publicado

em

Aggretsuko, um dos animes mais fofinhos e populares da atualidade, já pode ser visto a qualquer momento pelos fãs brasileiros.

Afinal, ele entrou oficialmente no catálogo da Netflix Brasil, com todos os seus episódios online. Confira o trailer:

A sinopse oficial do anime é a seguinte: “Frustrada com o emprego, Retsuko, a panda vermelha, encara a luta diária cantando heavy metal em um karaokê depois do expediente.”

Em seu elenco temos Kaolip, Komegumi Koiwasaki e Maki Tsuruta. Se você utiliza o Messenger do Facebook, também há figurinhas de Aggretsuko disponíveis para usar em suas conversas!

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Games31 minutos atrás

Minecraft | Skins de Final Fantasy XV já estão disponíveis

Agora já é possível fazer suas aventuras em Minecraft com Noctis e seus amigos.

Games2 horas atrás

Death Road to Canada | Jogo é adiado no Switch após tragédia em Toronto

Os desenvolvedores do game acharam melhor adiar o lançamento do game depois de um incidente em Toronto.

Games2 horas atrás

Nintendo Labo | Jogadores usam piano para tocar músicas conhecidas

Não demorou para os jogadores do Nintendo Labo começarem a tocar músicas famosas no pianinho.

Games4 horas atrás

Harry Potter: Hogwarts Mystery | Jogo mobile já está disponível

O jogo mobile baseado na franquia de Harry Potter já pode ser baixado no Android e iOS.

Games17 horas atrás

Wolfenstein II | Data de lançamento no Switch é anunciada

A Bethesda anunciou oficialmente a nova data de lançamento do game no console da Nintendo.

Música17 horas atrás

Shawn Mendes | Confira o clipe oficial de In My Blood

Cantor fará show no Brasil ainda este ano

Games18 horas atrás

Twitch Prime | Jogos gratuitos de maio são anunciados

Neste mês, o Twitch Prime oferecerá nada menos do que seis jogos para o seus assinantes.

Séries18 horas atrás

Jack Ryan | Amazon renova série antes mesmo de sua estreia

Primeira temporada estreia em 31 de agosto

dark souls dark souls
Games19 horas atrás

Dark Souls Remastered | Donos da versão original terão desconto no PC

A Bandai Namco dará uma boa oportunidade para quem já possui a versão antiga do jogo no Steam.

Anime20 horas atrás

Fate | Fate/stay Night: Heaven’s Feel I. Presage Flower estreia em junho nos EUA

É o primeiro capítulo de uma trilogia cinematográfica

Séries21 horas atrás

Sense8 | Desfecho da série vai ao ar em 8 de junho

Final terá duas horas de duração

Games21 horas atrás

Fortnite Battle Royale | Saiba quando a 4° temporada começa

A 3° temporada de Fortnite Battle Royale está prestes a acabar, mas uma nova começará logo em seguida.

Quadrinhos23 horas atrás

CCXP | Jill Thompson e John Romita Jr. são confirmados na CCXP 2018

Ingressos já estão à venda no site oficial da Comic Con Experience

Cinema23 horas atrás

Bumblebee | Spin-off de Transformers tem nova data de estreia anunciada

Filme se passará na década de 1980

Cinema24 horas atrás

Guillermo Del Toro | Diretor assina com a DreamWorks Animation

Diretor fecha de vez a parceria com o estúdio

Em alta