Conecte-se conosco.

Cinema e TV

Alien Covenant é, surpreendentemente, um grande filme sobre robôs!

Publicado

em

Quando o diretor Ridley Scott decidiu reviver a franquia Alien através de Prometheus, sua base de fãs ficou dividida. Ok, na verdade isso é eufemismo: parece que uma maioria considerável odiou o filme, seja por suas convenções datadas (cientistas burros demais), falta de foco nos xenomorfos, ou conexão sutil demais com os outros filmes. Se você faz parte desse grupo, provavelmente não vai encontrar muito para se alegrar em Covenant, a sequência direta de Prometheus. Mas nem por isso deve se afastar automaticamente, já que trata-se de um filme mais redondo e, francamente, mais interessante que boa parte da série.

Para quem se importa com isso, Covenant faz um trabalho competente ao tapar parte das lacunas existentes entre Alien 1 e Prometheus, dando mais coesão ao lore da franquia. Se Prometheus era um filme sobre perguntas, Covenant é sobre respostas. Quer saber como era o lar dos engenheiros, como surgiram os aliens e o que aconteceu com a Dra. Shawn e David após os eventos do filme anterior? Não se preocupe, pois tudo é mastigadinho, e nenhuma das pontas abertas deixadas para o inevitável desfecho da nova trilogia fica tão aberta quanto as do filme anterior.

Dito isso, a grande verdade é que Covenant pode ser muito melhor apreciado quando alienado da parcela Alien do filme. Na verdade, todos os seus problemas derivam diretamente da obrigação de ter xenomorfos matando ainda mais cientistas idiotas. Se os exploradores de Prometheus eram bem burros, os de Covenant não parecem sequer capazes de passar no mais básico exame psicotécnico. É um festival de burradas e decisões equivocadas sem precedentes, que aproximam algumas cenas da pura comédia não intencional. Nessa brincadeira, aqui e ali Scott ainda nos lembra do quão bem ele sabe filmar mortes brutais e repletas de sangue, mas o custo dessas cenas é muito alto para quem se importa com uma história de qualidade.

Ironicamente, é quando Covenant se afasta da nova tripulação sem carisma e de suas inevitáveis mortes horrendas que ele realmente brilha a prova seu valor. Pois é, apesar de todos os problemas sérios apontados acima, há uma virtude gigantesca no filme, que quase redime todos os seus vacilos. Essa virtude atende por dois nomes: John Logan e Michael Fassbander.

Começando pelo ator, mais uma vez ele rouba a cena e prova ser um dos nomes mais talentosos do cinema moderno. Seu novo papel como androide é extremamente desafiador, mas Michael consegue dar a ele uma profundidade e complexidade única. E aqui caímos no segundo nome, John Logan: o cara é fera nos roteiros, e já tinha provado na série Penny Dreadful e no filme 007 Skyfall que entende muito bem como escrever diálogos fodas.

Quando Michael lê o seu texto, algo mágico acontece e, da forma mais improvável, Covenant subitamente larga suas origens em Alien e, com todo o peso das palavras devidamente medido, se aproxima de uma legítima sequência de Blade Runner. Há debates extremamente interessantes sobre a moral e vida dos andróides aqui, e qualquer um que tenha um mínimo de apreço pela tema vai se deliciar com Covenant, até porque o arco de David consome mais da metade do filme. Esse núcleo funciona tão, mas tão bem, que apenas ele consegue ser unido de forma legal com a explicação desnecessária sobre a origem dos xenomorfos.

Ao terminar de ver Covenant, não fica exatamente um sentimento de potencial desperdiçado, já que o resultado final ficou excelente, mas sim um certo pesar: se pelo menos o filme tivesse ainda mais robôs e menos alienígenas, poderíamos estar diante de um clássico moderno da ficção científica. Mas como os cientistas burros continuam dando as caras, o veredito é “apenas” um respeitável: “Porra, que filme legal!”

Compartilhe

Formado na arte de reclamar, odeia a internet. Ainda assim, sua hipocrisia sem limites o permite administrar a página no Facebook, plataforma de divulgação do seu primeiro livro. Você também pode seguí-lo em @thomshoes no Twitter, mas provavelmente é uma má ideia...

Comentários

Séries

Maniac | Netflix revela trailer da série com Emma Stone e Jonah Hill

Seriado estreia em 21 de setembro

Publicado

em

Emma Stone e Jonah Hill serão os protagonistas de Maniac, a nova série da Netflix comandada por Cary Fukunaga. Confira o trailer:

Além dos dois atores premiados, o elenco de Maniac ainda terá Justin Theroux (The Leftovers), Sally Field (Forrest Gump), Julia Garner (Ozark), Sonoya Mizuno (Ex Machina) e Jemima Kirke (Girls).

Com estreia marcada para 21 de setembro de 2018, a série é focada em dois pacientes mentalmente instáveis em uma clínica de recuperação, que contam apenas com sua imaginação para dar sentido à sua existência.

O que você achou do trailer de Maniac? Comente no fórum do PlayReplay!

Compartilhe

Continue lendo

Séries

Star Trek | Patrick Stewart estrelará nova série da CBS sobre o Capitão Picard

Audaciosamente indo onde nenhum capitão jamais esteve

Publicado

em

Patrick Stewart, o lendário capitão Jean-Luc Picard de Star Trek The Next Generation, está oficialmente de volta à franquia!

O mais legal é que a nova série não se limitará a ser um reboot de A Nova Geração, e se focará em algo totalmente novo, que vai explorar uma nova fase na vida do personagem.

O próprio Patrick Stewart será o produtor executivo do novo programa, que terá como showrunner Alex Kurtzman (de Star Trek Discovery).

Ainda não foi revelada a data de estreia nem quantos episódios o seriado terá, mas ele será disponibilizado no CBS All Acess.

Compartilhe

Continue lendo

Cinema

O Gordo e o Magro | Primeira imagem oficial do longa Stan & Ollie é revelada

Estreia acontecerá no Festival de Cinema de Londres

Publicado

em

O filme Stan & Ollie (O Gordo e o Magro) ganhou hoje sua primeira imagem oficial, que você confere logo acima, na capa desta postagem.

Steve Coogan (Philomena) e John C. Reilly (Guardiões da Galáxia) dão vida aos protagonistas no longa dirigido por Jon D. Baird (Vinyl).

O filme vai estrear no Festival de Cinema de Londres, e será o último filme da mostra. Em sua grama, veremos os bastidores da turnê que Stan Laurel e Oliver Hardy, realizaram em 1953.

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Games2 dias atrás

PlayerUnknown’s Battlegrounds | Versão mobile já teve mais de 100 milhões de downloads

Jogo atinge sucesso mundial apenas quatro meses após lançamento

Anime2 dias atrás

Crunchyroll | Plataforma fará maratona de animes dublados no Twitch

Será possível assistir aos animes online de graça em transmissão que terá Free! Iwatobi Swim Club e Youjo Senki dublados...

Games2 dias atrás

Ao vivo | Assista à equipe do PlayReplay jogando Fortnite

Vargolino, Luciana, Rodrigo e Thomas estarão ao vivo no canal do PlayReplay no Twitch

Games3 dias atrás

Diablo | Nintendo Switch recebe a Eternal Collection ainda em 2018

Game terá conteúdo exclusivo de The Legend of Zelda

Anime1 semana atrás

One Punch Man | 2ª Temporada do anime ganha teaser trailer

Novos episódios estreiam em abril de 2019 pela JC Staff

Quadrinhos1 semana atrás

CCXP 2018 | Carlos Ruas é confirmado na feira

Autor de Um Sábado Qualquer e Cães e Gatos estará nos quatro dias da feira

Música1 semana atrás

Evanescence | Álbum, Blu-ray e DVD Synthesis Live chega em outubro

Um verdadeiro presente para os fãs da banda

Games1 semana atrás

Red Dead Redemption 2 | Rockstar revela o primeiro trailer de gameplay

Segura, peão!

Especial2 semanas atrás

Participe agora mesmo do Forum PlayReplay!

Vem trocar uma ideia com a gente!

Últimas Notícias2 semanas atrás

Fortnite Battle Royale | Confira os desafios da 5ª semana da 5ª temporada

Os novos desafios acabaram vazando antes da hora.

Música2 semanas atrás

Drake | Veja o clipe de In My Feelings, single do disco Scorpion

Faixa faz parte do disco Scorpion

Games2 semanas atrás

A Dark Room | Jogo é anunciado para o Switch

O game de aventura em texto deve chegar ainda este ano no console.

Games2 semanas atrás

Detroit: Become Human | Título conta com 1,5 milhão de jogadores

O game também já foi jogado por cerca de 20 milhões de horas no PS4.

Games2 semanas atrás

Doom Eternal | Gameplay do jogo será revelado esta semana

Doom Eternal recebeu apenas um teaser bem curto durante a conferência da Bethesda na E3 deste ano, mas logo deve...

Anime2 semanas atrás

Cells at Work! | Japoneses elegem os melhores animes da temporada verão 2018

Conheça os 35 animes mais populares, segundo a NTT Docomo

Em alta