Conecte-se conosco.

Cinema e TV

Peaks Temporada Twin 3 Crítica

Publicado

em

Eu não me sinto a pessoa mais qualificada do mundo para analisar Twin Peaks, mas, até aí, imagino que pouca gente se sinta realmente preparada para uma tarefa dessas. Até porque quem se sente assim tem mais chances de ser um arrogante não justificado do que um gênio como David Lynch. Gênio como David Lynch.

Do mesmo jeito que não é preciso ser um estudioso de arte para poder admirar um belo quadro, até um tolo como eu é capaz de assistir maravilhado as lindas tomadas que o diretor e seu showrunner parceiro Mark Frost, trouxeram para a telinha. Posso não conhecer os quadros surrealistas de Magritte que tanto inspiram Lynch, muito menos o fino jazz tocado na Roadhouse, mas diabos, se Twin Peaks mesmo assim não foi hipnotizante! Hipnotizante.

Mais de duas décadas após o “fim” precoce de uma das séries mais importantes de todos os tempos, Lynch e Frost ousaram trazer para o canal pago Showtime algo totalmente diferente do que estamos acostumados a ver na televisão dos anos 2000, um produto desafiador e repleto de possibilidades. Mesmo com alguns novos rostos, temas e ambientes, ao menos neste sentido Twin Peaks segue como sempre foi: estranha e instigante. Sempre foi.

Futuro ou passado? Futuro ou passado? Passado

A maior parte do elenco da série clássica aceitou repetir seus papéis na nova temporada. Fora algumas poucas ausências notáveis, como Harry Truman e Donna, velhos amigos como Hank, a Log Lady, Doutor Jacoby, Andy, James, Bobby e Cooper estão de volta, ou quase isso. Quase isso.

Enquanto a maioria dos programas se contenta em fazer fan service barato, entregando à sua audiência exatamente o que ela quer sem maiores desafios, Twin Peaks não seria Twin Peaks se não ousasse tentar algo totalmente diferente. Isso fica claro desde seu episódio inicial, que tem um ritmo inusitado, devagar, cheio de locais novos e gente estranha. Gente estranha.

Enquanto a velha cidade de Twin Peaks segue filmada do mesmo jeito que lembramos, com as mesmas tomadas e palheta de cores, agora também temos arcos de histórias em Nova York e Las Vegas, que aparecem filmadas de forma bem contrastante, todas modernas. Apenas um entre as dezenas de choques temporais, um dos temas centrais nesta temporada. Nesta temporada.

Ninguém encapsula essa ideia melhor do que o ator Kyle MacLachlan. Quem mal podia esperar para ver 18 horas do agente Cooper degustando cafés e tortas deliciosas teve uma surpresa e tanto ao ver o astro interpretar, bom, algumas versões novas do personagem, para usar um eufemismo livre de spoilers. Eufemismo livre.

Considerando o tempo de tela nos 18 episódios de The Return, é Dougie Jones quem leva adiante a nova trama de Twin Peaks. Uma alma inocente praticamente perdida em uma sociedade hipócrita de valores falidos. Um homem puro que se vê obrigado a mergulhar em um mundo de mafiosos, golpes em seguradoras, luxúria e conspirações. Aparentemente perdido, mas, também, um dos poucos que realmente sabe o que faz.  Sabe o que faz.

Albert.
Albert.
Albert.

Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro

Mesmo com novas direções e possibilidades narrativas, Twin Peaks é, sempre foi e sempre será a história de Laura Palmer. Ainda que em muitos episódios o seu rosto só seja mostrado na linda abertura, embalada pelo marcante tema do mestre Angelo Badalamenti (que segue comandando a trilha da série com novas e lindas canções), Laura segue onipresente no imaginário da série. No imaginário.

É quase como se o novo Twin Peaks fosse uma ampliação natural do escopo das duas primeiras temporadas. Se os anos iniciais mostravam uma cidade disposta a varrer a morte da namoradinha da América para baixo do tapete, a última temporada parece um espelho ainda mais pessimista de nosso mundo. Pessimista.

Escrutinar (para então avacalhar com) o sonho americano é um mote onipresente na carreira de Lynch, e ainda que os Estados Unidos pós-Trump sejam um alvo fácil para o cineasta, a impressão é que a história escrita foi muito além, analisando a própria natureza do bem e do mal na sociedade. Bem e mal.

O lore da série é expandindo, com toneladas de respostas (e ainda mais perguntas!) sobre Bob, o Gigante, Judy e as investigação do FBI, ao mesmo tempo em que seguimos os dramas mais mundanos e pesados, desde brigas no trânsito e uma mãe drogada que larga seu filho. até tiroteios em bairros teoricamente pacatos. Há explosões nucleares e criaturas nascidas do ódio, mas também esperança. Esperança.

Se a nova Twin Peaks é a mais sangrenta, perturbadora, assustadora (e indispensável!) temporada até então, também é a que traz mais momentos de alegria pura e inconteste. Por baixo de toda a escuridão e acidez, Lynch e Frost não têm medo de ser piegas, e apontam soluções e desfechos felizes para quem está disposto a vê-los. Disposto a vê-los.

Sempre com a certeza de que o caminho para a luz passa necessariamente pela escuridão. Que a dor não é algo que deve ser esquecido e ignorado. Que a morte da Laura deve doer para sempre. Mas que nem por isso se deve negar um café ou um sonho com a Monica Bellucci quando a oportunidade surge. Somos sonhadores, mas a realidade cabe a todos nós. Todos nós.

Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Ou

Compartilhe

Formado na arte de reclamar, odeia a internet. Ainda assim, sua hipocrisia sem limites o permite administrar a página no Facebook, plataforma de divulgação do seu primeiro livro. Você também pode seguí-lo em @thomshoes no Twitter, mas provavelmente é uma má ideia...

Comentários

Séries

Vai Anitta | Série documental da Netflix ganha trailer e pôster

A produção estreia globalmente em 16 de novembro

Publicado

em

Produção da Shots Studios, a série documental Vai Anitta acompanha os bastidores da estrela do pop brasileiro, sua rotina, intimidade e avanços na carreira internacional.

Na docu-série de seis episódios, que estreia dia 16 de novembro, as câmeras terão acesso irrestrito e sem censura aos bastidores da agitada rotina da artista: dos shows no Brasil às viagens pelo mundo, passando pela interação com os fãs nas redes sociais e sua vida pessoal.

Assista agora ao trailer de Vai Anitta, da Netflix:

Abaixo você confere o pôster da docu-série, que estreia no meio deste mês.

Vai Anitta chega mundialmente ao catálogo da Netflix no dia 16 de novembro.

Compartilhe

Continue lendo

Séries

CCXP 2018 | Amazon Prime Video confirma Ricky Whittle, astro de American Gods

Estreando a presença na CCXP, Amazon Prime Video trará ator de American Gods para painel sobre a segunda temporada da série

Publicado

em

O Amazon Prime Video acaba de confirmar pela primeira vez presença na CCXP 2018, apresentando um painel com Ricky Whittle, o Shadow Moon da série American Gods, antes da chegada da segunda temporada da série Prime Original. Durante um painel de 45 minutos na Comic Con em São Paulo, os fãs terão acesso a mais informações sobre o futuro da série e as tramas da próxima temporada.

O painel com Ricky Whittle, da série American Gods na CCXP 2018 será realizado na quinta-feira, dia 06 de dezembro, às 13:30, no Auditório Thunder – Cinemark XD.

Além do painel, a Amazon estreia sua participação no evento com um estande exclusivo na CCXP 2018, que promete levar a experiência do Prime Video aos fãs da plataforma durante todos os dias da Comic Con.

A série baseada na obra e best-seller de Neil Gaiman’s, American Gods, traz no elenco Ricky Whittle (The 100, Austenland) no papel de protagonista e ex-presidiário Shadow Moon, Ian McShane (Deadwood, Pirates of the Caribbean) interpretando Mr. Wednesday e Emily Browning (Sucker Punch, Legend) como Laura Moon, esposa de Shadow. A segunda temporada da série contará novamente com a presença de Pablo Schreiber (13 Hours, Orange Is the New Black) interpretando Mad Sweeney, Yetide Badaki (Aquarius, Masters of Sex) no papel da deusa Bilquis e Bruce Langley como Tech Boy, além de novos deuses e personagens que serão apresentados com o restante do elenco.

A primeira temporada de American Gods está disponível no Brasil com exclusividade para assinantes do Amazon Prime Video.

Compartilhe

Continue lendo

Cinema

Turma da Mônica – Laços | Paris Filmes divulga quatro cartazes do filme

Longa conta a aventura de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali para encontrar o cão Floquinho

Publicado

em

Imagem: Serendipity Inc

A distribuidora Paris Filmes divulga os quatro cartazes teaser do live-action Turma da Mônica – Laços, dirigido por Daniel Rezende (Bingo, o Rei das Manhãs), que chegará aos cinemas de todo país no dia 27 de junho de 2019.

Cebolinha estampa a última peça da série que foi divulgada às sextas-feiras nas redes oficiais do filme, apresentando os personagens da turminha. Cebolinha, vivido por Kevin Vechiatto, continua cheio de planos infalíveis para capturar Sansão.

Antes foi a vez de Cascão (Gabriel Moreira) aparecer por ali, munido de um guarda chuva para não correr o risco de se molhar. O segundo cartaz foi de Magali, interpretada por Laura Rauseo, se deliciando com uma fatia de melancia, sua fruta preferida.

O primeiro cartaz foi da Mônica, que será interpretada por Giulia Benite e apareceu com seu inseparável coelho de pelúcia Sansão a tira colo.

Baseado na obra homônima lançada em 2013 pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, o longa conta a aventura da Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali para encontrar o cão Floquinho. Turma da Mônica – Laços, é uma produção da Biônica Filmes, Quintal Digital, Latina Estudio e Mauricio de Sousa Produções, em coprodução com Paris Entretenimento e Paramount Pictures.

O elenco principal é formado por Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira. Entre os adultos estão: Monica Iozzi como a Dona Luísa, Paulo Vilhena como seu Cebola, Ravel Cabral como Homem do Saco e Rodrigo Santoro que fará uma participação especial.

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Games2 horas atrás

PUBG | Jogo é confirmado para PS4 com skin exclusiva [ATUALIZADO]

Jogo chega ao PS4 em dezembro com itens de pré-venda exclusivos

Games2 horas atrás

Pokémon Let’s Go Pikachu & Eeeve | Veja as primeiras notas do jogo

Veículos internacionais já começaram a liberar as notas do jogo em seus reviews

Games2 horas atrás

Marvel’s Spider-Man | DLC Guerras Territoriais chega este mês com novos trajes

Além de novas missões de histórias, bases, crimes, desafios e troféus, a nova DLC traz ainda novos trajes

Games2 horas atrás

Shadow of the Tomb Raider | DLC The Forge já está disponível

The Forge, primeira DLC de Shadow of the Tomb Raider já está disponível e aventura de Lara continua com os...

Games6 horas atrás

League of Legends | Primeira Liga Escolar do Brasil chega à etapa final

Apoiado pela Riot Games e Lunes, campeonato reúne as quatro escolas vencedoras das seletivas regionais

Games6 horas atrás

Athenas Girls | Seletiva para time feminino profissional de e-Sports vai começar

Atletas receberão estrutura profissional incluindo equipe técnica e psicológica, computadores de alto desempenho e um kit de periféricos de ponta

Games7 horas atrás

Battle Princess Madelyn | Jogo ganha data de lançamento

Indie que homenageia jogos antigos de ação terá versões para Xbox One, PS4, Switch e Steam

Entretenimento8 horas atrás

Jogo de Damas | Podcast só com mulheres reúne grandes nomes da comunicação

Podcast original do Spotify reúne mulheres que estão mudando a cara da publicidade e da comunicação no Brasil

Games10 horas atrás

X018 | Microsoft anuncia aquisição de mais dois estúdios

Obsidian Entertainment e inXile Entertainment entram para a família do Microsoft Studios

Games10 horas atrás

X018 | Veja os 16 jogos anunciados para o Xbox Game Pass

Xbox One vai receber 16 novos jogos para download gratuito no Xbox Game Pass

Quadrinhos1 dia atrás

Stan Lee | Criador de heróis da Marvel morre aos 95 anos

Stan Lee ajudou a moldar a Marvel como a conhecemos hoje, co-criando diversos personagens importantes

Games4 dias atrás

MTG Arena | Wizards of the Coast anuncia recurso Direct Challenge

Atualização permitirá jogar contra amigos de maneira simples e com apenas alguns cliques

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Novo veículo voador pode estar a caminho do jogo

Arquivos encontrados no novo patch sugerem a chegada do veículo "Bumble"

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Veja as novas mudanças no mapa do jogo

Com o lançamento do patch 6.22, vários lugares do mapa de Fortnite Battle Royale estão de cara nova

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Veja o que mudou com o Patch 6.22

Além de várias correções, mudanças e melhorias, novo patch adiciona novos modo de jogo, trajes e arma

Em alta