Conecte-se conosco.

Cinema e TV

Peaks Temporada Twin 3 Crítica

Publicado

em

Eu não me sinto a pessoa mais qualificada do mundo para analisar Twin Peaks, mas, até aí, imagino que pouca gente se sinta realmente preparada para uma tarefa dessas. Até porque quem se sente assim tem mais chances de ser um arrogante não justificado do que um gênio como David Lynch. Gênio como David Lynch.

Do mesmo jeito que não é preciso ser um estudioso de arte para poder admirar um belo quadro, até um tolo como eu é capaz de assistir maravilhado as lindas tomadas que o diretor e seu showrunner parceiro Mark Frost, trouxeram para a telinha. Posso não conhecer os quadros surrealistas de Magritte que tanto inspiram Lynch, muito menos o fino jazz tocado na Roadhouse, mas diabos, se Twin Peaks mesmo assim não foi hipnotizante! Hipnotizante.

Mais de duas décadas após o “fim” precoce de uma das séries mais importantes de todos os tempos, Lynch e Frost ousaram trazer para o canal pago Showtime algo totalmente diferente do que estamos acostumados a ver na televisão dos anos 2000, um produto desafiador e repleto de possibilidades. Mesmo com alguns novos rostos, temas e ambientes, ao menos neste sentido Twin Peaks segue como sempre foi: estranha e instigante. Sempre foi.

Futuro ou passado? Futuro ou passado? Passado

A maior parte do elenco da série clássica aceitou repetir seus papéis na nova temporada. Fora algumas poucas ausências notáveis, como Harry Truman e Donna, velhos amigos como Hank, a Log Lady, Doutor Jacoby, Andy, James, Bobby e Cooper estão de volta, ou quase isso. Quase isso.

Enquanto a maioria dos programas se contenta em fazer fan service barato, entregando à sua audiência exatamente o que ela quer sem maiores desafios, Twin Peaks não seria Twin Peaks se não ousasse tentar algo totalmente diferente. Isso fica claro desde seu episódio inicial, que tem um ritmo inusitado, devagar, cheio de locais novos e gente estranha. Gente estranha.

Enquanto a velha cidade de Twin Peaks segue filmada do mesmo jeito que lembramos, com as mesmas tomadas e palheta de cores, agora também temos arcos de histórias em Nova York e Las Vegas, que aparecem filmadas de forma bem contrastante, todas modernas. Apenas um entre as dezenas de choques temporais, um dos temas centrais nesta temporada. Nesta temporada.

Ninguém encapsula essa ideia melhor do que o ator Kyle MacLachlan. Quem mal podia esperar para ver 18 horas do agente Cooper degustando cafés e tortas deliciosas teve uma surpresa e tanto ao ver o astro interpretar, bom, algumas versões novas do personagem, para usar um eufemismo livre de spoilers. Eufemismo livre.

Considerando o tempo de tela nos 18 episódios de The Return, é Dougie Jones quem leva adiante a nova trama de Twin Peaks. Uma alma inocente praticamente perdida em uma sociedade hipócrita de valores falidos. Um homem puro que se vê obrigado a mergulhar em um mundo de mafiosos, golpes em seguradoras, luxúria e conspirações. Aparentemente perdido, mas, também, um dos poucos que realmente sabe o que faz.  Sabe o que faz.

Albert.
Albert.
Albert.

Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro

Mesmo com novas direções e possibilidades narrativas, Twin Peaks é, sempre foi e sempre será a história de Laura Palmer. Ainda que em muitos episódios o seu rosto só seja mostrado na linda abertura, embalada pelo marcante tema do mestre Angelo Badalamenti (que segue comandando a trilha da série com novas e lindas canções), Laura segue onipresente no imaginário da série. No imaginário.

É quase como se o novo Twin Peaks fosse uma ampliação natural do escopo das duas primeiras temporadas. Se os anos iniciais mostravam uma cidade disposta a varrer a morte da namoradinha da América para baixo do tapete, a última temporada parece um espelho ainda mais pessimista de nosso mundo. Pessimista.

Escrutinar (para então avacalhar com) o sonho americano é um mote onipresente na carreira de Lynch, e ainda que os Estados Unidos pós-Trump sejam um alvo fácil para o cineasta, a impressão é que a história escrita foi muito além, analisando a própria natureza do bem e do mal na sociedade. Bem e mal.

O lore da série é expandindo, com toneladas de respostas (e ainda mais perguntas!) sobre Bob, o Gigante, Judy e as investigação do FBI, ao mesmo tempo em que seguimos os dramas mais mundanos e pesados, desde brigas no trânsito e uma mãe drogada que larga seu filho. até tiroteios em bairros teoricamente pacatos. Há explosões nucleares e criaturas nascidas do ódio, mas também esperança. Esperança.

Se a nova Twin Peaks é a mais sangrenta, perturbadora, assustadora (e indispensável!) temporada até então, também é a que traz mais momentos de alegria pura e inconteste. Por baixo de toda a escuridão e acidez, Lynch e Frost não têm medo de ser piegas, e apontam soluções e desfechos felizes para quem está disposto a vê-los. Disposto a vê-los.

Sempre com a certeza de que o caminho para a luz passa necessariamente pela escuridão. Que a dor não é algo que deve ser esquecido e ignorado. Que a morte da Laura deve doer para sempre. Mas que nem por isso se deve negar um café ou um sonho com a Monica Bellucci quando a oportunidade surge. Somos sonhadores, mas a realidade cabe a todos nós. Todos nós.

Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Futuro ou passado? Ou

Compartilhe

Formado na arte de reclamar, odeia a internet. Ainda assim, sua hipocrisia sem limites o permite administrar a página no Facebook, plataforma de divulgação do seu primeiro livro. Você também pode seguí-lo em @thomshoes no Twitter, mas provavelmente é uma má ideia...

Comentários

Séries

Maniac | Netflix revela trailer da série com Emma Stone e Jonah Hill

Seriado estreia em 21 de setembro

Publicado

em

Emma Stone e Jonah Hill serão os protagonistas de Maniac, a nova série da Netflix comandada por Cary Fukunaga. Confira o trailer:

Além dos dois atores premiados, o elenco de Maniac ainda terá Justin Theroux (The Leftovers), Sally Field (Forrest Gump), Julia Garner (Ozark), Sonoya Mizuno (Ex Machina) e Jemima Kirke (Girls).

Com estreia marcada para 21 de setembro de 2018, a série é focada em dois pacientes mentalmente instáveis em uma clínica de recuperação, que contam apenas com sua imaginação para dar sentido à sua existência.

O que você achou do trailer de Maniac? Comente no fórum do PlayReplay!

Compartilhe

Continue lendo

Séries

Star Trek | Patrick Stewart estrelará nova série da CBS sobre o Capitão Picard

Audaciosamente indo onde nenhum capitão jamais esteve

Publicado

em

Patrick Stewart, o lendário capitão Jean-Luc Picard de Star Trek The Next Generation, está oficialmente de volta à franquia!

O mais legal é que a nova série não se limitará a ser um reboot de A Nova Geração, e se focará em algo totalmente novo, que vai explorar uma nova fase na vida do personagem.

O próprio Patrick Stewart será o produtor executivo do novo programa, que terá como showrunner Alex Kurtzman (de Star Trek Discovery).

Ainda não foi revelada a data de estreia nem quantos episódios o seriado terá, mas ele será disponibilizado no CBS All Acess.

Compartilhe

Continue lendo

Cinema

O Gordo e o Magro | Primeira imagem oficial do longa Stan & Ollie é revelada

Estreia acontecerá no Festival de Cinema de Londres

Publicado

em

O filme Stan & Ollie (O Gordo e o Magro) ganhou hoje sua primeira imagem oficial, que você confere logo acima, na capa desta postagem.

Steve Coogan (Philomena) e John C. Reilly (Guardiões da Galáxia) dão vida aos protagonistas no longa dirigido por Jon D. Baird (Vinyl).

O filme vai estrear no Festival de Cinema de Londres, e será o último filme da mostra. Em sua grama, veremos os bastidores da turnê que Stan Laurel e Oliver Hardy, realizaram em 1953.

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Games10 horas atrás

PlayerUnknown’s Battlegrounds | Versão mobile já teve mais de 100 milhões de downloads

Jogo atinge sucesso mundial apenas quatro meses após lançamento

Anime11 horas atrás

Crunchyroll | Plataforma fará maratona de animes dublados no Twitch

Será possível assistir aos animes online de graça em transmissão que terá Free! Iwatobi Swim Club e Youjo Senki dublados...

Games12 horas atrás

Ao vivo | Assista à equipe do PlayReplay jogando Fortnite

Vargolino, Luciana, Rodrigo e Thomas estarão ao vivo no canal do PlayReplay no Twitch

Games2 dias atrás

Diablo | Nintendo Switch recebe a Eternal Collection ainda em 2018

Game terá conteúdo exclusivo de The Legend of Zelda

Anime5 dias atrás

One Punch Man | 2ª Temporada do anime ganha teaser trailer

Novos episódios estreiam em abril de 2019 pela JC Staff

Quadrinhos6 dias atrás

CCXP 2018 | Carlos Ruas é confirmado na feira

Autor de Um Sábado Qualquer e Cães e Gatos estará nos quatro dias da feira

Música1 semana atrás

Evanescence | Álbum, Blu-ray e DVD Synthesis Live chega em outubro

Um verdadeiro presente para os fãs da banda

Games1 semana atrás

Red Dead Redemption 2 | Rockstar revela o primeiro trailer de gameplay

Segura, peão!

Especial1 semana atrás

Participe agora mesmo do Forum PlayReplay!

Vem trocar uma ideia com a gente!

Últimas Notícias2 semanas atrás

Fortnite Battle Royale | Confira os desafios da 5ª semana da 5ª temporada

Os novos desafios acabaram vazando antes da hora.

Música2 semanas atrás

Drake | Veja o clipe de In My Feelings, single do disco Scorpion

Faixa faz parte do disco Scorpion

Games2 semanas atrás

A Dark Room | Jogo é anunciado para o Switch

O game de aventura em texto deve chegar ainda este ano no console.

Games2 semanas atrás

Detroit: Become Human | Título conta com 1,5 milhão de jogadores

O game também já foi jogado por cerca de 20 milhões de horas no PS4.

Games2 semanas atrás

Doom Eternal | Gameplay do jogo será revelado esta semana

Doom Eternal recebeu apenas um teaser bem curto durante a conferência da Bethesda na E3 deste ano, mas logo deve...

Anime2 semanas atrás

Cells at Work! | Japoneses elegem os melhores animes da temporada verão 2018

Conheça os 35 animes mais populares, segundo a NTT Docomo

Em alta