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Especial

Street Fighter V: Charlie Nash, nova mecânica e o que mais sabemos sobre o game

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Um novo Street Fighter na praça é sempre motivo para grande excitação. Desde o teaser vazado no último dia 5, muito se especulou sobre o que poderíamos ter de inovações por parte da Capcom, já que Ultra Street Fighter IV ainda parecia ter gás para seguir adiante. Em observações minuciosas do curto vídeo revelado, a comunidade logo pescou os poderes elementais de Chun-Li e Ryu, além da clara mudança na mecânica, com combos visivelmente mais complexos e elaborados.

 

O que vimos

No último final de semana tivemos a Capcom Cup, torneio promovido pela companhia com os melhores jogadores de USFIV. A expectativa era grande, não apenas pelas lutas, mas por alguma nova informação do novo título. Voilá! Yoshinori Ono, o caricato produtor executivo de Street Fighter, dá as caras vestido como Charlie Nash (o amigo que Guile quis vingar em Street Fighter 2) e o revela como personagem do novo game.

ono-nash

Ono, à direita, com um cosplay duvidoso de Charlie Nash

Não fosse o bastante, tivemos duas partidas de SF5 para deixar qualquer fã da franquia com água na boca. Mike Ross e Combofiend, renomados jogadores da série, foram ao palco e mostraram um pouco da mecânica do jogo. O vídeo pode ser conferido logo abaixo.

[youtube id=”GIdnJQZ_lkg” width=”633″ height=”356″]

De cara, a surpresa com a diferença entre as barras de especial de Ryu e Chun-Li. Ryu tem a barra um nível menor, que pode representar alguma vantagem na hora de carregar seu Super. Ono havia prometido que cada personagem receberia tratamento individual, tornando-o único e diferente de tudo o que já foi visto na série. Seria essa uma forma de refletir os atributos físicos de cada lutador? Zangief, se estiver presente, terá apenas uma barra de especial?

Outro elemento que se destacou foi a presença da barra “Revenge”, logo abaixo da barra de HP de cada personagem. Ela substitui o Ultra de USFIV, enchendo conforme seu personagem recebe dano. Nas duas lutas entre Ross e Combofiend vimos a barra em uso, principalmente na segunda luta (reparem em Chun-Li).

Os poderes elementais funcionam como power-ups, mas seu uso ainda não ficou claro. Em que momentos, o que muda em cada golpe e se há algum prejuízo para o usuário, nada disso foi revelado. É um adicional que revoluciona a mecânica da série, além de abrir espaço para a mente voar longe: o fogo de Ken e o Psycho Power de Bison são óbvios, mas quais serão os poderes de E. Honda, Cammy, Guile e tantos outros, se é que eles estarão presentes?

 

Nash?

charlie-sfa-playreplay

Charlie (Nash para os japoneses) deu as caras na série Street Fighter Alpha, tendo aparecido pela última vez em 1998, com SFA3. Seus ataques são similares aos de Guile, só que com uma mão só!

No vídeo revelado durante a Capcom Cup, Nash aparece com uma espécie de artefato verde na testa. Vimos algo semelhante no anime Street Fighter Victory, quando Chun-Li foi controlada por Bison. Será esse o destino reservado para o soldado?

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Em Marvel vs Capcom (primeiro game da série, lançado ainda para a placa CPS-2), tivemos a participação de alguns personagens secretos, mas dois em especial nos chamam a atenção: Shadow Lady e Shadow. Tratam-se de versões sombrias de Chun-Li e Charlie. A primeira estava viva e era personagem jogável, podia estar sendo apenas controlada pelo Psycho Power de Bison. Mas e quanto a Charlie? Acreditávamos que ele estava morto, então o que fazia ali? Confira logo abaixo o final de Shadow Lady, com participação especial de Shadow.

 

[youtube id=”f7jKWSSAkqY” width=”633″ height=”356″]

 

Os gráficos não mudaram?

Uma queixa de parte da comunidade se deu quanto aos gráficos de Street Fighter V, que não pareciam muito diferentes da geração atual. Em uma rápida comparação, podemos dizer que isso não é verdade e que houve sim uma grande transformação. Claro, nada tão brusco quanto a revolução causada entre o terceiro e quarto título da franquia, quando deixamos de lado os sprites e partimos de vez para a porradaria poligonal.

Street Fighter V é um game da nova geração (PC e PS4, inicialmente), o que por si só já garante uma bela repaginada no visual. Cenários interativos e maiores, expressões faciais mais complexas e animações mais convincentes. Se isso não for mudar o bastante, o que queremos de fato? Vale lembrar que The King of Fighters seguiu por longos 8 anos com os mesmos sprites, salvo pequenos ajustes aqui e ali, além da inclusão de novos personagens.

O pessoal da IGN fez uma comparação entre SFIV e SFV, que deixa ainda mais clara a diferença entre as versões.

street-fighter-V-vs-Street-Figter-IV-comparison-screenshot

Doa a quem doer, Street Fighter vem aí. É verdade que a série nunca se deu bem com números ímpares, sendo melhor sucedida em sua segunda e quarta edições. Por outro lado, SFV pode representar transformações, amadurecimento e uma nova caminhada a passos largos para o título definitivo de melhor série de luta. A receita é manjada: nada simples demais que possa desagradar os fãs, nada complexo demais que distancie o jogador casual. Os outros ingredientes, Ryu e companhia já sabem de cor e salteado. O que fazer contra a concorrência?

Hadouken!

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Formado em Publicidade e Propaganda e retrô gamer apaixonado, tem predileção pelos 8 bits. Lê e relê suas revistas de video game antigas todas as noites na hora de dormir. Antes de vir para o PlayReplay, coordenou a área de diagramação do GameBlast.

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Especial

Panini | Álbum da Copa 2018 será lançado em 20 de março

Cada pacotinho com cinco cromos cada custará R$ 2,00

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Tenha você 7 ou 70 anos, já sabe: chegou a hora de comprar seus pacotinhos, chamar os amigos e partir para as trocas (ou partidas de bafo), a fim de completar o tradicionalíssimo Álbum da Copa do Mundo!


Veja também:


A editora Panini fez uma live em seu facebook, que você pode ver logo abaixo, e, nela, anunciou oficialmente o lançamento do álbum de figurinhas da Copa do Mundo Russia 2018. Confira:

Além de revelar a data de lançamento para o próximo dia 20 de março, a editora também confirmou o preço dos pacotinhos, que custarão R$ 2,00 e virão com cinco cromos cada.

O álbum será vendido nas melhores bancas do país, mas também em lojas de brinquedo, livrarias e até postos de gasolina, tanto em versão normal como em capa dura, que é um pouco mais bonita e resistente que a normal.

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Especial

PlayReplayers | Veja quem foi o vencedor de fevereiro e saiba como participar

Saiba quem levou o prêmio da promoção em fevereiro e descubra como participar e concorrer a prêmios todo mês

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Você sabia que leitores do PlayReplay podem concorrer a prêmios mensalmente participando do nosso grupo no Facebook? Não? Pois é, agora você já sabe e também pode participar dessa brincadeira!


Veja também:


O vencedor do prêmio do mês de fevereiro foi Elias Bernardo, que acumulou incríveis 29 pontos! Em segundo lugar ficou Bárbara Cerqueira, com 15 pontos. E em seguida, na terceira posição, ficou o Alexander Martins somando 12 pontos.

A galera se desdobrou para completar os desafios publicados no grupo, tendo de provar ter o conhecimento necessário para vencer a gincana temática sobre filmes. O prêmio de fevereiro foi um maneirísimo Funk Pop do Iron Man, e você confere o vencedor e seu troféu na foto logo abaixo!

O Elias somou 29 pontos em fevereiro e levou pra casa o Funko do Iron Man!

A gincana de março tem como temática as séries de TV, então corre lá no grupo para participar pois logo começaremos a publicar os desafios! E não esqueça que no final do ano tem um grande prêmio!

Abaixo você confere os cinco primeiros colocados no placar geral da nossa gincana de 2018.

Placar geral 2018 – Os 5 primeiros colocados (até agora)

  • Elias Bernardo – 47 pontos
  • Ramon Oliveira de Souza – 27 pontos
  • Carolline Chaves – 25 pontos
  • Alexander Martins – 18 pontos
  • Bárbara Cerqueira – 15 pontos

Vencedores (até o momento)

  • Janeiro – Carolline Chaves
  • Fevereiro – Elias Bernardo
  • MarçoEm breve

Como participar

Para participar da nossa gincana e concorrer aos prêmios basta fazer parte do PlayeReplayers, nosso grupo no Facebook, preencher o formulário de participação e começar a testar seus conhecimentos no grupo!

Mais informações podem ser encontradas neste post no nosso grupo.

Boa sorte!

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Top 10 jogos indies na eShop do Nintendo Switch

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Hoje em dia, lançar um jogo como desenvolvedor indie se resume em ouvir repetidamente a frase “vou esperar pra ver se sai no Switch”. E entre ports de jogos antigos, novos indies multiplataformas ou títulos exclusivos, a portabilidade do console da Nintendo fez dele uma excelente casa para os indies.


Veja também:


A cada semana dez ou mais jogos de desenvolvedores independentes chegam à eShop do sistema. Amém pela diversidade, mas o layout simplista da loja torna difícil encontrar as pérolas escondidas entre os mais de 300 jogos que lá estão. Então caso esteja procurando algo para jogar nas férias de fim de ano ou um presente de natal de última hora para um fã da nintendo, eis aqui as melhores opções.


10 – Yooka Laylee

O retorno da Rare de antigamente chegou a pouco tempo no Switch, mas logo se provou a versão definitiva do game, ao se mostrar livre de diversos bugs que permeavam o lançamento original, e receber vários updates de melhorias da qualide de vida. Para fãs de platformers 3D e Colectathons, não pode deixar de ser recomendado.

9 – Slime San

Slime San é um jogo simples e caricato, estilo retrô e pixel-art de poucas cores que, por trás de todo o seu charme infantil, esconde um 2D-platformer incrívelmente difícil e orientado para Speed Run, repleto de itens para colecionar e coisas para desbloquear.

8 – Snake Pass

Outro excelente 3D platformer e colectathon com um compositor clássico (no caso, David Wise), o interessante aqui é que você não só comanda uma cobra, como também deve pensar como uma cobra, ao se esgueirar e contorcer para chegar nos seus objetivos. Divertido e inovador!

7 – Axiom Verge: Multiverse Edition

Enquanto Setembro trouxe Samus de volta ao 2D no 3DS, o Switch recebeu um excelente port de Axiom Verge, um metroidvania inspirado na era do NES, que conta com excelentes chefões e armas super divertidas (Glitch Gun sendo um destaque).

6 – Shovel Knight: Treasure Trove

Como você pode conferir em nosso review , Treasure Trove traz todo o conteúdo já lançado para Shovel Knight (quiçá o melhor jogo a ter saido de um Kickstarter) em adição à tudo o que está por vir no começo do ano que vem com a campanha grátis King of Cards, focada no King Knight e com a adição de um modo vs de multiplayer!

5 – Crawl

Com uma pegada de fliperama, Crawl é um dungeon crawler com multiplayer assimétrico, no qual um jogador controla o herói e os demais controlam os monstros. Quem der o golpe final no herói assume a forma humana e os papéis invertem. Divertidíssimo pra jogar com amigos ou até mesmo sozinho.

4 – Overcooked: Special Edition

Desde que o Nintendo Switch foi anunciado, havia um clamor para que Overcooked fosse portado para o sistema. Rápido de entender e com um multiplayer local frenético, esse simulador caótico de uma cozinha de restaurante é perfeito para a proposta do console híbrido da Nintendo.

3 – Golf Story

Pegando a todos de surpresa, esse jogo exclusivo do switch mistura elementos de progressão de RPG com o estilo de golf clássico de jogos portáteis (como os Mario Golf de GBC e GBA). Com histórias e personagens cativantes – e muito mais o que fazer além de só jogar golfe – Golf Story é um grande exemplo dos Nindies exclusivos.

2 – Stardew Valley

O simulador de fazenda que nós queriamos mas não merecemos. Feito por uma só pessoa, finalmente conseguimos um jogo pra suprir aquela necessidade que Harvest Moon e Story of Seasons não têm saceado. A possibilidade de jogar rápidamente numa pausa pro almoço ou logo antes de dormir faz com que os anos nessa comunidade rural virtual passem rapidamente e fazem da versão do Switch um dos jogos que você mais rapidamente chegará às centenas de horas.

Menções honrosas: 

Jackbox Party Pack 1-4, Mighty Gunvolt Burst, The Sexy Brutale, Graceful Explosion Machine, Gonner, Kingdom Two Lands, Has Been Heroes e SteamWorld Dig 2.

1 – Snipperclips

Não é a toa que a Nintendo resolveu colocar Snipperclips na line-up de lançamento do Switch. Ao contrário de 1,2,Switch e seus diversos problemas e limitações, esse indie é um exemplo perfeito do potencial do sistema. Como mencionei ao seu desenvolvedor: é difícil criar um jogo de quebra-cabeça com uma mecânica inovadora. Mais difícil ainda é criar um que permita multiplayer de forma organica. Acima de tudo, é incrívelmente complicado criar um jogo de quebra-cabeça com alto fator replay. Conseguir realizar tudo isso na primeira versão de um jogo de uma franquia nova, é algo de se aplaudir de pé.

Curiosidade: 5 dos top 10 jogos começam com a letra “S” de switch. Coincidência? Fica ai a dica pra você desenvolvedor…

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