Conecte-se conosco.

Tecnologia

Tecnologia: As mulheres fazem melhor

Equipes de tecnologia predominantemente masculinas têm perdido grandes oportunidades de atender a uma parcela extremamente importante da população: as mulheres

Publicado

em

Imagem: Shutterstock

*Por Sindhu B

Se você está no seu ambiente de trabalho lendo esse artigo, olhe ao redor. O que você vê? Mais homens ou mulheres? As chances de notar mais homens são grandes. No entanto, se você conseguir contabilizar quatro mulheres para cada dez funcionários, saiba que esse é um reflexo quase perfeito da força de trabalho global. De acordo com o Banco Mundial (WB), em 2015, 39,39% dessa força era composta por mulheres. O que esses números representam para uma empresa de tecnologia, e por que são importantes? Nas principais empresas e startups dos EUA, as mulheres estão entre 25% e 45% da força de trabalho. E vale lembrar que existem ainda outras companhias líderes do setor de tecnologia que ficam atrás dessas estatísticas.


Veja também:


Relatórios publicados pela Comissão de Igualdade de Oportunidades de Emprego dos EUA (EEOC) em 2015 fornecem uma visão adicional sobre essas empresas: as mulheres compõem apenas 25% da força de trabalho em organizações de informática/engenharia, e apenas 11% dos cargos executivos nas empresas do Vale do Silício são ocupados por elas. E a razão pela qual é importante ter esse equilíbrio entre o feminino e o masculino em uma empresa de tecnologia é simples. A tecnologia serve as pessoas. E 50% da população mundial é feminina. Dessa forma, é preciso entender que as mulheres compreendem os pontos de dor e os desafios de outras mulheres, e com isso, são capazes de criar soluções mais rapidamente. Em outras palavras, as mulheres fazem com que a tecnologia funcione melhor, quase que instantaneamente melhor!

Com um ritmo de desenvolvimento surpreendente, as novas tecnologias, como IA, Human Interaction 2.0 e IoT, estão produzindo coisas incríveis. Desde assistentes virtuais até automóveis autodirigidos e cidades inteligentes. O Google estima que os robôs serão mais inteligentes que os humanos até 2045. Então, teremos computadores com inteligência quase humana, e os colocaremos dentro dos nossos cérebros, conectando-os à nuvem, e expandindo quem somos! E a ação da mulher pode trazer resultados fascinantes.

Por exemplo, uma variedade de processos em torno de caronas e serviços de alugueis de carros e compartilhamento de espaços de trabalho colaborativo, podem ser projetados para tornar as mulheres mais confortáveis e seguras. No final, o atendimento e a experiência do cliente são fundamentais para o sucesso. Pense nos inúmeros assistentes virtuais que invadiram o mundo dos negócios, indo do varejo para o setor bancário, e da área de viagens para os cuidados com a saúde. Se esses assistentes virtuais vão ganhar um mercado que compreende 50% das mulheres, eles sabem melhor como as mulheres pensam. Agora entenda, esses assistentes virtuais estão sendo construídos predominantemente por homens. Isso pode prejudicar os algoritmos e outros sistemas de interação humana em termos de comportamento, atitudes e respostas para as mulheres.

Espera-se que os assistentes virtuais suportem de 40 a 50% das transações, vendas e solicitações de atendimento ao cliente nos próximos anos. Imagine, então, um Especialista em Assuntos Virtuais (vSME) ajudando mulheres a corrigir equipamentos ou móveis quebrados, ou ainda fornecendo conselhos financeiros ou mesmo vendendo um produto. Os resultados poderiam ser melhores caso os assistentes virtuais também possuíssem “mulheres” em seu DNA.

Um exemplo da saúde amplia a hipótese de que precisamos de mais mulheres na tecnologia. Um número cada vez maior de ‘médicos’ virtuais está trabalhando em centros de saúde que fornecem o primeiro nível de diagnóstico, além de tratamento com base em dados dependentes de tecnologia e sistemas analíticos. Esses sistemas aprendem com os dados. E se os dados e os algoritmos são tendenciosos, uma vez que a equipe que os criou é quase que unanimamente masculina, o impacto pode ser catastrófico!

As mulheres têm uma combinação única de qualidades que os sistemas tecnológicos precisam refletir: as mulheres têm empatia, habilidade auditiva, simplicidade, criatividade e um alto quociente emocional. E para que a tecnologia sirva verdadeiramente a ambos os sexos, precisamos de mulheres que possam trabalhar com pequenas comunidades, criem uma UI (user interface) melhor, e que atenda às necessidades de um conjunto mais amplo de usuários, além de criar sistemas mais intuitivos. A tecnologia que é infundida com o conhecimento feminino pode transformar um help desk, aumentar a satisfação do cliente e melhorar o número de vendas.

Fei-Fei Li, Professor de Ciência da Computação, Universidade de Stanford e cientista-chefe da AI / ML, Google Cloud, coloca a urgência desta necessidade quando diz: “Se não houver diversidade à mesa, tecnólogos reais fazendo o trabalho real – nós apenas compartilharemos sistemas. Tentando reverter isso, uma década ou duas a partir de agora será muito mais difícil, se não quase impossível. Este é o momento de conseguir mulheres e vozes diversas para que possamos construí-la corretamente.”

Concordo com Fei-Fei Li. Como Diretor de Prática que gastou anos desenvolvendo soluções na próxima geração de Intercâmbio de Máquinas Humanas (HMI), eu testemunhei em primeira mão os benefícios de uma força de trabalho diversificada. Toda vez que trouxemos uma equipe diversificada de designers, diretores criativos, artistas, programadores, especialistas em domínio para trabalhar juntos na conceituação e construção de uma solução, houve um enorme salto na inovação dentro do grupo. Inicialmente, costumávamos nos esforçar para obter as ideias, mas hoje vemos tudo isso nascendo na equipe – do IP pioneiro na próxima geração de áreas de tecnologia como HMI, AR, VR para Gamificação.

Temos várias patentes registradas na área de tecnologias da próxima geração por esta equipe. Como uma equipe, percebemos que nossa jornada começa com o usuário e termina com o usuário. E se 50% dos usuários vão ser mulheres, é melhor que elas trabalhem nas soluções.

Um estudo publicado pela Innovation: Organization & Management reforça isso. Os pesquisadores analisaram níveis de diversidade de gênero em equipes de pesquisa e desenvolvimento de 4.277 empresas em Espanha. Usando modelos estatísticos, eles descobriram que as empresas com mais mulheres eram mais propensas a introduzir inovações radicais no mercado durante um período de dois anos. Esse, então, deve ser o objetivo de cada laboratório de tecnologia: colocar mais poder das mulheres no desenvolvimento e aplicação de tecnologia.

*Sindhu B é Practice Director – Chief Technology Office Wipro Limited

Fonte: Comunicado para a Imprensa

Compartilhe

Gosta de cachorros, pizza e pipoca. Já foi fanboy da Nintendo e da Sony, mas hoje joga qualquer coisa. Já colaborou em sites e revistas como GameBlast, Nintendo World, Herói e Portal Pop, mas hoje se dedica exclusivamente ao PlayReplay.

Tecnologia

Ballistix Sport AT | Memória para games já está disponível no mercado

Para o seu PC gamer brilhar ainda mais!

Publicado

em

A Ballistix, uma das líderes mundiais em memórias para games, anunciou hoje a chegada da memória Ballistix Sport AT, em apoio à TUF Gaming Alliance da ASUS. Desenvolvido numa colaboração entre ASUS, Ballistix e outros parceiros confiáveis do setor, o TUF Gaming Alliance garante uma construção mais fácil, melhor compatibilidade e estética padrão, desde os componentes até os gabinetes.

“O relacionamento da TUF Gaming Alliance com a Ballistix, marca de memória preferida por muitos jogadores, traz aos clientes e parceiros um produto novo e atrativo para os construtores de PCs”, disse Sharon Pan, diretora da divisão de canais do departamento de placas-mãe da ASUS. “Seguindo os feedbacks positivos recebidos na Computex 2018, nós estamos ansiosos por uma parceria bem-sucedida com a Ballistix, à medida que continuamos a criar produtos que se destacam no desempenho e no design”.

Os módulos Ballistix Sport AT estão disponíveis em densidades de até 16 GB e velocidades de até 3000 MT/s, e são garantidamente compatíveis com as placas-mãe ASUS TUF GAMING, para um desempenho rápido e regular. Os novos dissipadores de calor da Sport AT são projetados para complementar visualmente os produtos de outros membros da TUF Gaming Alliance, como a ASUS, a Cooler Master e a InWin. Além disso, os perfis XMP 2.0 permitem uma instalação mais fácil, independente do nível de habilidade do usuário.

Confira as especificações técnicas:

  • Densidades dos módulos de até 16 GB
  • Velocidade de até 3000 MT/s
  • Design e desempenho testados em ação
  • Novo dissipador de calor, ideal para desenvolvedores da TUF Gaming Alliance
  • Fácil instalação plug-and-play
  • Garantia vitalícia limitada

“Estamos entusiasmados em colaborar com uma marca de primeira classe como a ASUS para desenvolver produtos para a TUF Gaming Alliance”, disse Jim Jardine, diretor de marketing de produto da Ballistix. “A TUF Gaming Alliance oferece aos entusiastas uma mistura de compatibilidade, durabilidade e estética sofisticada – as mesmas qualidades pelas quais a Ballistix é reconhecida desde que foi lançada, há mais de uma década”.

Marca de confiança de jogadores de PC e equipes profissionais de eSports em todo o mundo, a Ballistix Memory combina velocidade e estilo para fornecer um desempenho além dos limites. Os módulos Ballistix Sport AT estão disponíveis agora no Crucial.com e também por meio de parceiros globais selecionados. Todas as memórias da Ballistix possuem garantia vitalícia limitada.

Compartilhe

Continue lendo

Tecnologia

Ciberativismo | Preocupação cresce em ano de Copa do Mundo e Eleições

Texto de Bruno Padro esmiuça a questão

Publicado

em

O ano de 2018 é movimentado por dois eventos de ampla magnitude, a Copa do Mundo, entre junho e julho, e eleições presidenciais, em outubro. Com isso, surge a preocupação em relação aos ataques virtuais por parte de ciberativistas, que atacam sites e serviços digitais de empresas ou celebridades como forma de se manifestarem de maneira contrária aos acontecimentos – sejam eles apoiados ou não por essas organizações.


Veja também:


Um exemplo é o que ocorreu em 2016, quando a Nissan teve seu site inutilizado em um movimento de protesto do grupo Anonymous contra a caça às baleias no Japão – mesmo sem ter nenhuma ligação com o caso. Em ano de Copa, patrocinadores e marcas relacionadas ao evento esportivo se tornam alvos para os ativistas, que reivindicam pelos mais diversos motivos, seja por causa dos escândalos de corrupção da FIFA e de seus representantes brasileiros que estão presos, ou por causa do impacto do futebol na sociedade.

Nas eleições a situação é similar. Com denúncias de corrupção contra políticos e empresas estampando os noticiários diariamente, a web se torna um campo fértil para o protesto contra partidos e candidatos. Além disso, existe o uso do DDoS como uma ferramenta anticompetitiva, visando a e tirar do ar toda a campanha on-line de determinados candidatos, que perdem alcance e, por consequência, diminuem suas chances.

O fato é que, sem eficientes formas de mitigação de ataques de negação de serviço (DDoS), as empresas envolvidas direta ou indiretamente se colocam em uma posição delicada em que a interrupção de seus serviços se torna uma ameaça real. Para evitar esse tipo de situação, as organizações precisam estar alertas a esses tipos de atitude, que ganham notoriedade. Essa modalidade de ativismo permite que os praticantes não se locomovam e não causem tumultos públicos, podendo se manifestar de dentro de suas casas.

Para evitar a indisponibilidade e a anticompetitividade promovida por esse tipo de violação, as empresas e campanhas precisam se conscientizar sobre a importância do uso de ferramentas de monitoramento e mitigação de ataques de negação de serviço e terem o conhecimento que a implantação não é feita do dia para a noite. Da mesma forma que não se espera um incêndio para se ter um extintor, não adianta esperar o começo de um problema para investir em uma solução para mitigar riscos e evitar prejuízos.

  • Texto de Bruno Prado, CEO da UPX Technologies, empresa especialista em performance e segurança digital.

Compartilhe

Continue lendo

Tecnologia

Copa do Mundo | Seleção brasileira tem o maior alcance digital entre todas as seleções

CBF ultrapassa a ederação Mexicana de Futebol (FMF)

Publicado

em

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a seleção de futebol com a maior base digital do planeta e a primeira a ultrapassar os 19 milhões de seguidores, somando os inscritos das plataformas analisadas (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube).


Veja também:


A CBF ampliou a vantagem sobre a Federação Mexicana de Futebol (FMF), que segue na segunda posição com 18,7 milhões de seguidores. Em outubro de 2017 apenas 10 mil seguidores separavam as seleções, hoje a diferença chega a 300 mil inscritos, consolidando a seleção brasileira na liderança do ranking digital.

Completam o TOP 5 as confederações Inglesa (F.A.), com 12,9 milhões de inscrições, Francesa (F.F.F.), com 12,5 milhões de inscritos, e Alemã (D.F.B.), com 11,5 milhões. Entre as seleções do TOP 5, a federação francesa de futebol se destaca por obter a maior variação de crescimento (+9%) e a que mais somou novos seguidores no período: foram mais de 1 milhão de novos inscritos em suas redes desde outubro de 2017.

Em comparação com o levantamento anterior, houve um movimento de entusiasmo das seleções sul-americanas classificadas para a Copa do Mundo, sobretudo no Facebook. Entre as seleções que somaram mais curtidas na rede social no período estão: Peru (1º), Colômbia (2º), Uruguai (3º) e Argentina (5º). A Federação Portuguesa registrou o 4º maior crescimento no Facebook.

A seleção peruana, inclusive, foi a que registrou a maior variação de crescimento no período entre todas as seleções monitoradas. Com a classificação para o mundial após 36 anos, a FPF registrou uma variação de crescimento de 34% em sua base digital. Com isso, os peruanos ultrapassaram Bélgica e Japão, alcançando a 12ª posição do ranking.

Por outro lado, a seleção norte-americana de futebol (U.S. Soccer) manteve a 8ª posição no ranking, mas como possível efeito da não classificação para o mundial, as contas de mídia social dos norte-americanos, combinadas, ficaram praticamente estagnadas e evoluíram apenas 1% no período, menor variação entre as seleções do TOP 10.

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Games2 dias atrás

Fortnite Battle Royale | Primeiro torneio começa hoje à noite no Brasil

Saiba mais sobre o Torneio no Jogo que chega hoje a Fortnite Battle Royale

Games2 dias atrás

Fortnite Battle Royale | Veja o que mudou com o Patch 6.10

Com o novo patch chegam a Fortnite Battle Royale um novo veículo e torneios diários, além de várias correções e...

Games3 dias atrás

Fortnite Battle Royale | Epic Games anuncia Torneios no Jogo

Prepare-se para competir de frente com os profissionais para ganhar prêmios e glória

Anime3 dias atrás

The Seven Deadly Sins | Segunda temporada está disponível na Netflix

Os Sete Pecados vão encarar Os Dez Mandamentos

Cinema6 dias atrás

Homem-Aranha: Longe de Casa | Vazou o novo traje do herói, veja!

Até que ficou bacaninha, hein!

Games7 dias atrás

Fortnite Battle Royale | Jogo está disponível para todos os aparelhos Android compatíveis

Veja se o seu telefone pode rodar a versão para Android de Fortnite Battle Royale

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Jogador recria jogo Temple Run no modo Parquinho

E não é que ficou maneiríssimo?

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Veja o que mudou com o Patch 6.02

Tem novo lançador de foguetes quádruplo, novo Modo por Tempo Limitado e várias mudanças e melhorias

Games1 semana atrás

Fortnite Battle Royale | Dominação da Discoteca, novo MTL, já está disponível

Novo modo de jogo separa jogadores em dois times que devem capturar e manter pistas de dança em busca da...

Séries1 semana atrás

The Witcher | Veja atrizes que serão Ciri e Yennefer na série da Netflix

O Geralt de Rívia de Henry Cavill acaba de encontrar suas Ciri e Yennefer para a série da Netflix

Games1 semana atrás

PUBG | Jogo terá arena free-to-play de 500m² na Brasil Game Show

Título que popularizou o gênero battle royale nos games poderá ser jogado pelo público em estande temático com influenciadores

Games2 semanas atrás

Point Blank | Finais brasileiras do Mundial acontecem este mês em São Paulo

Time brasileiro vencedor disputará as finais mundiais na Coréia em novembro

Games2 semanas atrás

Fortnite Battle Royale | Usuários encontram novas skins e emote em arquivos do jogo [Atualizado]

Usuários do Reddit exploraram arquivos de jogo do novo patch 6.01 de Fortnite Battle Royale e encontraram novas skins e...

Games2 semanas atrás

Fortnite Battle Royale | Veja o que mudou com o Patch 6.01

Tem armadilha nova, mudanças no parquinho e muito mais

Séries2 semanas atrás

O Mundo Sombrio de Sabrina | Netflix lança trailer oficial e pôster

Algo sinistro vem por aí...

Em alta