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Top 5½

Top 5½: Enfrente conosco os chefes mais apelões dos jogos de luta

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Nossas melhores estratégias e apelações nem sempre são o bastante. A ficha em jogo, a sensação de perigo e o desejo de vencer nos motivam, mas em alguns casos só isso não resolve o nosso problema. Com magias e golpes especiais beirando o absurdo, alguns chefes parecem ter sido criados apenas com o intuito de arruinar a nossa diversão, indo além do desafio sadio.

No segundo Top 5½ dessa semana, preparamos uma lista com os chefes mais apelões dos jogos de luta. Pelo menos, os que mais me fizeram sofrer, em todos esses anos nessa indústria vital. Se você lembrar de outros e quiser compartilhar com a gente, não se acanhe e deixe o seu comentário, ok?

Como são poucas vagas, decidi não listar mais de um chefe de uma mesma franquia. Mas se o safado for apelão mesmo, farei uma menção honrosa. Pode seguir lendo, sem medo, já que aqui os continues são infinitos!

 

5. Akuma – Super Street Fighter II Turbo

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Em sua primeira aparição, Akuma justificou a alcunha de demônio logo de cara, ao varrer o chão com a cara do todo poderoso M. Bison. Teleportando-se pra lá e pra cá, usando magias aéreas e contra-atacando qualquer movimento seu com um poderoso Shoryuken. Foi um cartão de visitas bem pesado.

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Em Capcom vs SNK 2, Shin Akuma também deu muito trabalho, valendo-se das mesmas estratégias apelonas de sempre, aliadas a golpes devastadores de HP. Já em Marvel Super Heroes vs Street Fighter, foi a vez de Cyber Akuma dar as cartas, com direito a par de asas e tudo mais. Sinistro!

 

Menções honrosas:

 

Gill – Street Fighter III – Third Impact

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Enquanto seus ataques regulares são apenas apelados, seus três golpes especiais beiram o infernal. Pra quem não conhece, basta mencionar que em um deles, Gill resuscita. Sim, se você quer ter chance contra o loirão aí, precisa derrotá-lo quando ele não tem nenhum level na barra de especial, ou ele acaba ressuscitando com a barra cheia! É ou não é safadeza?

 

Bison – Street Fighter Alpha 3

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Bison até que não era dos chefes mais difíceis, desde que não decidisse apelar para a sequência de Psycho Crushers. Contudo, em Street Fighter Alpha 3 as coisas eram completamente diferentes, já que além de apelão, seu ataque especial levava embora quase metade do seu sangue em um rastro de luz, dor e medo. Barrinha encheu? Vai pra defesa e segura as pontas, meu rapaz!

 

4. Geese Howard – Fatal Fury

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Atemi Nage e Reppuken, duas das técnicas mais apelonas de todos os tempos. Por quê? Se você ficar no chão, leva a magia rasteira. Se pular para atacar, leva o agarrão. Se não fizer nada, Geese resolve a treta se aproximando e baixando o cacete de todo jeito.

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Qualquer jogo que tenha Geese Howard como chefe, pode crer que vai ser sofrido de vencer. Se acontecer, grandes chances de ter sido por pena.

 

Menções honrosas:

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Wolfgang Krauser – Fatal Fury 2

O meio-irmão de Geese deu as caras na segunda versão de Fatal Fury e mostrou que manja dos paranauês da apelação, ainda que sem a mesma voracidade do chefão anterior. Kaiser Wave, pernas compridas e magias com altura alternada. É ou não é a receita perfeita para uma surra?

 

Rugal, Goenitz, Orochi, Krizalid, Zero, Igniz, Mukai, Magaki, Evil Ash

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Não fiquem tristes por vê-los todos agrupados. A verdade é que são todos uns malditos apelões, cada um com seu rol peculiar de safadezas. Os chefes dos jogos da SNK, em geral, seguem um padrão no que diz respeito ao grau de dificuldade, qualidade do vestuário e excentrismo das suas técnicas. O jeito que sobra é apelar, mesmo que nem sempre dê certo.


PS: Orochi é fraquinho, mas tem lá seus méritos para fazer parte dessa lista, vai. Nós não somos tão malvados assim! ;)

 

3. I-No – Guilty Gear XX

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Apesar da aparência agradável, I-No soube dar continuidade ao legado destrutivo de Testament, Dizzy e Justice, com louvores. Com a guitarra afinadíssima, a bruxinha destruidora de corações é especialista em varrer a barra de defesa de seus adversários. Se por acaso você vir avisos de Warning e Danger pipocando em vermelho na tela, é melhor seguir a ordem e tratar de se livrar o mais rápido possível da ameaça.

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I-No como personagem jogável é sofrível, já que é preciso muita destreza para controlar seus movimentos ariscos. Tenho a leve desconfiança de que isso seja intencional, justamente para que apenas a poderosa máquina possa usá-la de forma correta. Se você joga bem de I-No, por favor, nos envie seus vídeos! ;)

 

Menção honrosa:

 

Dizzy – Guilty Gear X

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Metade Gear, metade humana, Dizzy é uma personagem extremamente cativante e peculiar. Suas asas chamam-se Necro (a morte) e Undine (o anjo), e ela tem apenas 3 anos de idade! Seu corpo se desenvolveu de forma acelerada por conta de sua porção gear. Além de ser bastante charmosa e poderosa, Dizzy tem uma das melhores músicas já compostas para um jogo de luta, tudo proveniente da mente miraculosa de Daisuke Ishiwatari. Com vocês, “Awe of she”.

 

2. Shao Kahn – Mortal Kombat II

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Uma caveira no rosto e uma tanguinha na cintura, quem será? Não adivinhou, leva martelada na face. Shao Kahn foi o último chefe de alguns games da série, mas sua melhor atuação foi, sem dúvidas, em Mortal Kombat II. Com um repertório mais simples, além de algumas pausas breves para bravatas, Shao Kahn era mestre na arte de sapatear nas nossas caras.

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Se você é um dos bravos guerreiros que terminou Mortal Kombat II no arcade com um só crédito, meus parabéns: você é um verdadeiro jogador!

“Don’t make me laugh!”

 

Menção honrosa:

 

Shang Tsung – Mortal Kombat

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O “velhinho” metamorfo acabou caindo no conceito da galera conforme rejuvenescia com o passar dos anos, mas era temido e respeitado na primeira edição do torneio. Lançando crânios em chamas pra todos os lados, Shang Tsung parecia ler sua mente e descobrir, no cantinho mais profundo do seu coração, o pior personagem possível para se transformar, em todas as situações. Dava medo!

 

 

1. General – Kaiser Knuckle

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Conheci Kaiser Knuckle há pouco tempo, mesmo o jogo já tendo mais de 20 anos desde o seu lançamento. Como o conheci? Em pesquisas sobre chefes apelões, em um momento de iluminação divina em que decidi que iria ganhar de todos eles.

Como palavras não bastam aqui, achei esse vídeo do youtuber Roman FiveFive. Só vendo pra entender o tamanho da sacanagem.

General, último chefe do game (os outros são Gonzales e Azteca), é parte da escolinha ditatorial de vilões, com quepe, traje e postura rigorosamente copiados de M. Bison (assim como Brocken, de World Heroes), mas em uma escala maior. Além de teleportar-se pelo cenário com alguma liberdade, General tem uma rasteira chatíssima de 2 hits, um golpe especial multidirecional, um agarrão que leva metade da barra de HP e nenhuma vergonha de ser apelão. Merece o primeiro lugar da nossa lista!

 

 

1/2. Johann – Rage of the Dragons

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Rage of the Dragons é uma sequência espiritual de Double Dragon, sem nenhuma ligação oficial com a série original por questões de licenciamento. Lançado em 2002 pela SNK Playmore, RotD conta com um sistema interessante de tag battle, recheado de ataques encadeados e sequências fulminantes. Chega a ser gostosa a sensação de completar um combo com seus dois personagens. Quem já jogou, sabe do que estou falando.

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Tudo muito bonito, tudo muito bacana, pelo menos até chegar ao último chefe, Johann. Aí, é se preparar pra ser surrado, não importa de que forma. Ora com magias e especiais poderosos (a barra do amigão enche bem depressa), ora com agarrões destruidores de HP. Chatíssimo!

O único ponto negativo de Johann é ser um chefe pouco tradicional, já que a excelente franquia acabou não tendo continuação.

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Formado em Publicidade e Propaganda e retrô gamer apaixonado, tem predileção pelos 8 bits. Lê e relê suas revistas de video game antigas todas as noites na hora de dormir. Antes de vir para o PlayReplay, coordenou a área de diagramação do GameBlast.

Séries

Top 5½ Séries sobre viagem no tempo

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Viajar no tempo é um dos desejos mais antigos, procurados, utópicos e… versáteis (?) da humanidade. Corrigir erros da sua vida? Desfazer guerras e injustiças históricas? Mudar a sua própria vida para ganhar benefícios? Tornar-se adulto para salvar o mundo? Ficar rico com um almanaque de resultados de jogos esportivos? Ir em um restaurante exótico? É, tem muita coisa para fazer!

Mas já que não temos tanto tempo disponível assim, separamos as cinco melhores séries de TV sobre viagens temporais para você assistir e acompanhar — e uma que não consegue ir muito bem nesse quesito. Está pronto para essa viagem pela ficção? Não temos mais um minuto para enrolar nesse Top 5 ½!

5. DC’s Legends of Tomorrow

Quando o futuro do planeta está em perigo, um viajante do tempo volta até 2016 e reúne um time de super-heróis e vilões, cada um com uma especialidade… ou quase isso! Rip Hunter, um Mestre do Tempo desertor, quer evitar que o maléfico e imortal Vandal Savage domine o mundo no futuro.

Após ver sua esposa e filho serem assassinados por Savage, Rip decide viajar até 2016 e reunir uma equipe de heróis e vilões habilidosos e viajar através do tempo para tentar impedir os planos do tirano antes de sua ascensão ao poder. Segundo Rip, mais do que mocinhos ou bandidos, no futuro os membros de seu grupo serão conhecidos como verdadeiras lendas.

Agora, ao lado de Átomo, Canário Branco, Nuclear, Mulher-Gavião, Gavião Negro, Capitão Frio e Onda Térmica, Rip segue os rastros de Savage no passado, presente e futuro da humanidade em aventuras que vão desde lidar com humanos-pássaros-mutantes dos anos 50 até combater robôs gigantes no século 22.

E o melhor de tudo: a série se passa no mesmo universo que The Flash e Arrow, então não é muito raro que personagens dessas séries façam participações especiais. Se você curte histórias de super-heróis e viagens no tempo, dê uma chance para DC’s Legends of Tomorrow!

4. 12 Monkeys

No futuro, a maior parte da humanidade morreu. O motivo: um vírus poderosíssimo foi liberado pelo terrível “Exército dos 12 Macacos” e dizimou mais de 90% da população mundial.

No ano de 2043, uma brilhante cientista chamada Katarina Jones e sua equipe descobrem uma forma de enviar pessoas através do tempo e resolvem tentar a sorte ao mandar James Cole para o passado visando ajudar a doutora Cassandra Railly, uma brilhante virologista, a encontrar uma forma de impedir a liberação do vírus e salvar o futuro dos humanos na Terra dos planos do Exército dos 12 Macacos.

Cheia de reviravoltas, personagens interessantes e com uma trama muito bem construída, 12 Monkeys é baseada no filme homônimo estrelado por Bruce Willis em 1995, mas segue uma linha um pouco diferente. Vale a pena conferir!

3. Quantum Leap

A Organização Mundial de Manipulações no Tempo sempre adverte que toda viagem temporal deve poder responder duas perguntas: “para onde estamos indo?” e “como vamos voltar?”. Felizmente, pra nós, o cientista Sam Beckett não prestou atenção nas recomendações. Ele é o protagonista de Quantum Leap, série americana lançada pela NBC nos anos 90 e que durou interessantes cinco temporadas.

Depois de participar de uma experiência arriscada no projeto científico que pesquisava, Sam incorpora o papel de uma outra pessoa na história a cada salto no tempo e deve cumprir uma “missão”, mudando o curso dos fatos, para continuar viajando. Suas únicas companhias são o super computador Ziggy e Al Calavicci, seu melhor amigo, que aparecem em suas viagens para ajudá-lo a conhecer o seu propósito naquela linha temporal.

Uma ótima pedida para aqueles que não gostam de extraterrestres e/ou coisas fantásticas no meio da história, Quantum Leap revisita muitos momentos e personalidades históricas — de Michael Jackson e Marliyn Monroe a Donald Trump e o assassino de John Kennedy — com muita emoção e personalidade. Com aquele toque clássico dos anos 90 e uma trama interessante, a série tem tudo para conquistar os amantes mais novos de viagem no tempo.

2. Life on Mars

Convenhamos que, para nenhum ser humano normal que viajar no tempo, vai ser fácil aceitar essa condição. Já que, por enquanto, consideramos viagens temporais algo inalcançável pela ciência, não seria incomum pensar que morremos, entramos em um estado de coma ou algo do tipo (não é mesmo, Ash?). Essa dúvida é o ponto-chave da trama de Life on Mars, uma ótima série feita pela BBC entre 2006 e 2007, com apenas duas temporadas.

Tudo gira em torno da figura de Sam Tyler, um detetive que trabalhava na Greater Manchester Police até ser atingido por um carro e, bom, acordar no ano de 1973 para trabalhar, também como detetive, mas agora nos primórdios de seu emprego antigo. Além de ter que enfrentar uma realidade completamente diferente que os anos 70 tinham, Sam tinha a grande missão de entender se ele realmente viajou no tempo ou está em coma, em algum lugar, apenas sonhando tudo.

Mesmo que não tenha chegado forte ao Brasil, Life on Mars fez um grande sucesso mundo afora, chegando a ser regravado nos Estados Unidos, Espanha e Rússia, com personagens e ambientes locais de cada país. Além de uma trilha sonora invejável (o nome da série é uma música de David Bowie, por exemplo), a trama vai te conquistar e, provavelmente, te deixar um pouco mais confuso que o próprio Sam.

1. Doctor Who

Viagens temporais, alienígenas, paradoxos, regenerações, grandes aventuras e uma máquina do tempo que é maior por dentro: essa é a fórmula da “série de ficção científica mais bem sucedida da história”, segundo o Guinness Book. Doctor Who surgiu ainda no longínquo ano de 1963, com a premissa de ser uma série educativa feita pela BBC, mas tornou-se rapidamente um ícone da cultura britânica e um dos maiores clássicos das aventuras pelo espaço-tempo.

Toda a série conta a vida d’O Doutor, um ser da raça dos Senhores do Tempo, que gosta de viajar por aí usando a sua máquina do tempo, a TARDIS, que tem o lado de dentro maior que o de fora e, por uma falha nos seus sistemas, ela tem uma camuflagem de “cabine policial azul dos anos 60”. Além disso, ele assume, de tempos em tempos, novas personalidades (e novos atores), fato chamado de “regeneração”, que revigora a série a cada novo Doutor que aparece.

Ele sempre anda com as suas “companhias”, amigos (quase sempre) humanos, que o acompanha em suas aventuras para salvar momentos históricos, visitar planetas alienígenas e conhecer as raças mais estranhas e perigosas do universo. Estranhas mesmo, eu diria… Afinal, quem diria que os Daleks, os arqui-inimigos dos Senhores do Tempo, pareceriam saleiros gigantes com um desentupidor na cara?

Em mais de 50 anos de série, Doctor Who acumulou cerca de 35 temporadas, um filme e um número enorme de livros, histórias em quadrinhos e audiodramas, mostrando a importância do universo expandido da série, fato que a fez sobreviver por um hiato de 16 anos (de 1989 a 2005, quando voltou a ser produzida). Por isso, seja por onde vai começar, você sempre vai ter uma nova aventura do Doutor para se maravilhar e se emocionar.

½. The Flash

Ainda que não seja exatamente uma série sobre viagens no tempo, este é um tema recorrente em The Flash, e por isso a série do velocista escarlate merece a posição ½ da nossa listinha.

Devido à sua capacidade de correr a altíssimas velocidades, Barry Allen, um cientista forense que recebeu super-poderes após ser atingido por um raio durante a explosão de um acelerador de partículas, utiliza suas habilidades para salvar pessoas e fazer o bem. O lance é que, às vezes, Barry corre tão rápido que quebra a barreira do espaço-tempo e vai parar não apenas no passado ou futuro, mas até mesmo em outras dimensões.

Quando viajando no tempo, Barry precisa evitar ao máximo modificar toda e qualquer coisa sob o risco de mudar o futuro como o conhecia, mas isso não é exatamente uma tarefa fácil para alguém cuja vida muitas vezes é extremamente dramática: além do trauma de, quando criança, ter presenciado o assassinato de sua mãe pelas mãos de um velocista maléfico, por vezes Barry é testemunha da morte de seus amigos ou da vitória de seus inimigos — e aí “não voltar no tempo e mudar tudo” deixar de ser uma opção.

São justamente os episódios de viagem no tempo que muitas vezes se destacam durante a série, que recentemente chegou ao final de sua segunda temporada.

Colaborou: Rodrigo Estevam

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Cinema

Top 5½ filmes de terror para ver nesta noite de sexta-feira 13

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Sexta-feira 13. Dia de terror, sustos e tudo o que de ruim (mas que no final é muito bom). Dia de não cruzar o caminho de gato preto e nem passar debaixo de escada. Já a noite, ahhh, a noite. A noite é de assistir aquele filme de terror de arrepiar cada pelo do corpo.

Por isso, listamos cinco sugestões de filmes pra você assistir nesta noite de sexta-feira 13.

 

5- Eraserhead (1977)

Lançado nos cinemas norte-americanos em 1977, Eraserhead é um dos grandes títulos no currículo de David Lynch, o icônico diretor responsável por Twin Peaks, série de TV de sucesso nos Estados Unidos e no mundo. Trata-se de um filme de terror surreal, no melhor estilo do famoso diretor.

Eraserhead conta a história de Henry Spencer, um cara normal que precisa lidar com a pressão do trabalho, com a namorada irritadiça, com o choro incessante de seu recém-nascido filho mutante… sim, mutante. No final das contas, para Henry, aguentar a própria rotina se torna uma questão de sobrevivência. Tá esperando o que pra assistir?

 

4- Uma Noite Alucinante (The Evil Dead, 1981)

Se o seu lance é uma pegada um pouco mais leve e fantasiosa, talvez essa seja a melhor opção. The Evil Dead, um dos maiores clássicos do gênero, conta a história de cinco amigos que vão passar um final de semana em uma cabana na floresta.

O problema é que ali, com eles, se encontra o Livro dos Mortos, encadernado em pele humana e tudo. E graças ao livro, uma entidade maligna começa a assombrar o grupo, que logo se vê no maior perigo de suas vidas.

Além da trama simples, mas potencialmente assustadora, se você quer mais um motivo para assistir a The Evil Dead essa noite, aqui vai: Bruce Campbell interpreta Ash, o protagonista da série. Groovy!

 

3- Invocação do Mal (The Conjuring, 2013)

Pra quem curte filmes de terror baseados em fatos reais, que tal ficar com Invocação do Mal? O filme conta a história de Ed e Lorraine Warren, uma dupla de médiuns conhecidos mundialmente, que são convocados para ajudar uma família assombrada por forças sobrenaturais.

O filme é genuinamente assustador, com cenas com potencial pra te deixar sentando na pontinha da poltrona de tanta ansiedade angústia. E o conjunto da obra deu tão certo que sua continuação, Invocação do Mal 2, chega aos cinemas em junho deste ano com a promessa de mais cenas assustadoras.

 

2- O Exorcista (The Exorcist, 1973)

Baseado no livro homônimo, O Exorcista conta a história de Regan MacNeil, uma menininha de 12 anos que começou a sofrer convulsões e teve uma repentina mudança de comportamento. Mas seus pais começam a ficar preocupados de verdade quando a menina começa a exibir poderes sobrenaturais. E sua voz muda, ficando muito grave. E ela começa a praguejar e blasfemar.

Assim que seus pais percebem não se tratar de um efeito da puberdade, entra em ação o padre Karras, que também é psicólogo. E aí, meus amigos e amigas, o filme fica cada vez mais assustador, tenso e todos os adjetivos semelhantes que você conseguir imaginar.

Por que você deve assistir? Bom, o filme saiu em 1973 mas eu tinha tanto medo que só finalmente topei assisti-lo completo em 2004. E quase me borrei de medo enquanto assistia. É motivo o suficiente?

 

1- A Bruxa (The Witch, 2015)

No século XVII, nos EUA, uma família de colonos ingleses se estabelece em Nova Inglaterra. Banidos do lugar de onde moravam, o casal e seus filhos pequenos se vê obrigado a ir viver isoladamente no interior.

Até aí, tudo bem. O problema real começa mesmo quando o bebê da família desaparece, e vários outros acontecimentos dão indícios de algo muito errado está rolando por ali. Ao que tudo indica, uma presença maligna está rondando a família.

Quer sentir aquele gostinho de medo, de pavor, de claustrofobia? Quer sentir a aflição de não saber o que está acontecendo, de temer pela segurança daquela família? Então assista A Bruxa.

 

0,5- Sexta-Feira 13 (Friday the 13th, 1980)

O que seria deste dia sem o clássico Sexta-Feira 13? Se o que procura é mesmo uma legítima experiência de sexta-feira 13, então assista logo ao filme original ou escolha logo um dos outros 11 filmes da série e curta a noite com o famoso maníaco, vilão e assassino Jason Voorhees!

Colaborou: Luciana Anselmo

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Top 5½

Top 5 ½ : Os maiores clichês dos jogos de luta

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Essa semana a Capcom resolveu dar uma forcinha para a nossa série sobre clichês dos jogos, o que é muito bom! Vocês já viram o traje alternativo da Laura, de Street Fighter V? Pois é, deu o que falar por toda a internet e dividiu opiniões: há quem ache inovador e corajoso, enquanto outros vociferam se tratar da banalização da mulher.

Sem entrar no mérito da questão, a verdade é que a fama dos jogos de luta se deve, em partes, aos estereotipos e arquétipos de personagens. O carateca protagonista, o melhor amigo e rival, a musa… Nada aqui é mera coincidência, tudo é criado de forma bastante estratégica para tirar vantagem do sucesso de outras mídias, ou até mesmo para tentar cativar o público de uma região específica.

Dando continuidade a nossa série de clichês do universo dos jogos, essa semana vamos falar dos jogos de luta. Ready? GO!

 

5. Sem a musa não tem graça

O que seria de Street Fighter sem a Chun-Li, ou de Fatal Fury sem a Mai Shiranui? E Tekken sem a Nina Williams?

Não importa o que você faça, se você quer ter uma franquia de jogo de luta de sucesso, melhor arranjar um espacinho para uma musa no seu elenco. Ou muitas musas, como é o caso de The King of Fighters.

Veja também:
Retrô: The King of Fighters 94 trouxe inovações ao gênero dos jogos de luta

 

Se no começo da história do gênero elas estavam lá para agradar a molecada, hoje a conversa é diferente e as mulheres são vitais também para cativar o público feminino, responsável por quase 50% das vendas de jogos eletrônicos nos principais mercados mundiais. Aqui no PlayReplay, por exemplo, já estamos quase empatados! É o Girl Power!

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4. Saindo um personagem brasileiro no capricho!

Quando foi anunciado que haveria um personagem brasileiro no elenco de Street Fighter V, logo pensamos que seria o retorno de Blanka. Expoente máximo do HUE-BR em jogos de luta, nosso camarada esverdeado foi o precursor de uma leva de personagens brasileiros.

Hoje em dia é praticamente uma convenção ter um personagem brasileiro. E se no passado a máxima era ser monstruoso, vide o próprio Blanka ou o tritão Rikuo de Darkstalkers, com o tempo a situação foi melhorando, até chegar ao ponto em que somos representados por Laura Matsuda e Katarina Alves (Tekken 7). Que salto, hein?

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3. Dando a volta ao mundo

Um globo terrestre no meio da tela, cheio de bandeirinhas de diversas nacionalidades. A maioria se divide entre Estados Unidos e Japão, mas sempre dedicando algum espaço a países menores no circuito como o México, China, Rússia e o próprio Brasil.

O mais engraçado é que esses campeonatos não se concentram em um único lugar, mas sim entre vários países. É mais ou menos como imaginar a Copa do Mundo de futebol sem uma sede fixa, com os times viajando feito doidos pra lá e pra cá.

De onde será que o Ryu, que é um andarilho convicto, tira tanta grana pra dar várias voltas ao mundo? Será que o Ken banca o amigo?

 

2. História pra boi dormir

Até o surgimento do modo história de Mortal Kombat (o reboot, não o original), era regra dos jogos de luta ter uma trama frágil e inconsistente. Afinal de contas, quem precisa de um bom motivo pra sair descendo o braço em estranhos ao redor do planeta?

geese-aof2-playreplayA série Marvel Vs., por exemplo, é conhecida por ter finais medíocres, geralmente formados por uma ou duas telas estáticas sem pé e nem cabeça. Já The King of Fighters até tentou inovar e criar arcos de história, mas fez uso de uma grande licença poética para unir personagens de diferentes linhas do tempo em um mesmo jogo. Ryo e Robert, por exemplo, deveriam estar no mínimo grisalhos para participar do KOF, já que a trama de Art of Fighting acontece alguns anos antes dos eventos de Fatal Fury. Lembram do Geese jovem em Art of Fighting 2? Pois é!

 

1. Nada se cria, tudo se copia

Uma outra característica marcante dos jogos de luta está na evolução constante das séries, sempre incorporando os elementos criados pelas empresas adversárias. O sistema de combos, por exemplo, surgiu como um acidente em Street Fighter 2 e acabou sendo incorporado a todos os outros jogos do gênero. O sistema de tag, os especiais, as esquivas e rolamentos, os personagens secretos… Se tudo isso é padronizado hoje em dia, saiba que cada um desses elementos foi o diferencial de um jogo no passado, quando a guerra era muito mais acirrada.

Em alguns casos a cópia excede todos os limites, beirando a cara de pau. Com Fighter’s History (SNES), a Data East chegou a receber um processo por parte da Capcom, sob alegação de plágio de vários personagens de Street Fighter.

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Mortal Kombat também não escapou incólume, já que a sua tecnologia de digitalização e os banhos de sangue eram novidades no mercado. Tattoo Assassins e Way of the Warrior, por exemplo, bem que tentaram reproduzir esse ‘Elemento X’ em seus jogos, mas falharam miseravelmente.

Anos mais tarde foi a vez do próprio time de Mortal Kombat tentar emular um sucesso através dos crossovers. Se Marvel vs Capcom havia sido um grande sucesso, por que não juntar Mortal Kombat e os super heróis da DC em um só título?

 

½. Mas se é pra falar de cópias…

Ainda que haja alguma apropriação de conteúdo por parte das franquias rivais, nada se compara ao que as empresas menores faziam na época do NES e seus clones. Street Fighter IV, que é de 2008, foi lançado quinze anos antes para NES. Como isso é possível?

Street Fighter 4 (sem o algarismo romano) foi lançado em 1993 e contava com apenas meia dúzia de personagens, mas que se transformavam em dez lutadores “distintos”, alterando apenas a paleta de cores. Sem nenhum envolvimento da Capcom, sem nenhuma relação com a série original… apenas apropriação indevida do nome da série.

Veja também:
Carbono-14: 10 games “alternativos” que encheriam Jack Sparrow de orgulho

 

Street Fighter 3 (também para NES) seguia o mesmo esquema, mas com uma cópia mais atrevida, reproduzindo todos os personagens e golpes sem alterar seus nomes originais. Esse aqui até tem o mérito de ter saciado a vontade de jogar da galera que não podia adquirir um console novo, mas de maneira ilegal.

Encerramos por aqui mais um capítulo da nossa série de clichês dos jogos. Não deixe de acompanhar os próximos textos!

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