Conecte-se conosco.

Cinema e TV

Uma aventura No Coração do Mar

Publicado

em

Moby Dick é uma das histórias mais influentes da literatura. A trama de obsessão e vingança concebida por Herman Melville inspirou milhares de obras, desde episódios de desenhos animados e quadrinhos, até videogames de sucesso, como o Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.

O que nem todos sabem é que o próprio Melville tirou inspiração de uma narrativa real para conceber o mundo de Ahab e sua tripulação.

Trata-se do naufrágio do baleeiro Essex em 1820, uma trágica história sobre homens do mar levados até o limite da sobrevivência após serem atacados pelo animal que caçavam. Liderados pelo primeiro imeadiato Owen e pelo capitão Pollard, a tripulação parte em busca do valioso óleo de baleia, mas é implacavelmente destroçada por uma cachalote.

Em um trabalho de pesquisa primoroso, o autor e historiador Nathaniel Philbrick apura todos os detalhes da tragédia em uma riqueza de detalhes sem precedentes. O livro No Coração do Mar (publicado em 2000 pela editora Companhia das Letras) pinta, a partir dos relatos dos sobreviventes, um retrato extremamente convincente da vida em Nantucket e em alto mar.

É este material que serve de base para que o oscarizado diretor Ron Howard no filme homônimo. Na versão para a telona (já disponível em DVD e Blu-Ray pela WB), a história é sintetizada em uma conversa entre Herman Melville e Thomas Nickerson, o mais jovem tripulante do Essex, que vive acompanhado por sua mulher e seus demônios do passado.

Da conversa entre escritor e sobrevivente somos levados ao passado para testemunhar a rivalidade entre Owen e Pollard, e como seu choque de ideias colocava em risco a tripulação.

Enquanto os livros de Nathaniel e Melville dão bastante atenção às mecânicas do navio, fundamentos da navegação e descrição de cada mínimo detalhe, o filme, apesar de jamais negligenciar estes elementos, ganha um ritmo mais ágil, valorizando ao máximo a aventura.

Dirigido magistralmente e com dezenas de tomadas capazes de tirar o fôlego (ou mesmo revirar o estômago, como quando Thomas é obrigado a entrar no cadáver de uma baleia para coletar seu óleo), o filme tem aquele delicioso ar de aventura saída diretamente dos anos 1990 e 2000, como Mar em Fúria e Mestre dos Mares.

O olhar de quem saiu para navegar e sabe que deixou a tia May sozinha em casa com Tony Stark

Para nossos leitores mais nerds, há ainda um atrativo e tanto no excelente casting: ora, onde mais você encontra Thor (Chris Hemsworth, como Owen Chase), Homem-Aranha (Tom Holland, o jovem Thomas Nickerson) Espantalho (Cillian Murphy, Matthew Joy) e o Tio Benjen (Joseph Mawle, Benjamin Lawrence ) dividindo a mesma embarcação? Até a Catelyn Stark (Michelle Fairley, sra. Nickerson) dá as caras!

Brincadeiras à parte, este é apenas mais um entre dezenas de motivos que tornam No Coração do Mar uma aventura edificante e inesquecível.

Seja você um fã da obra de Herman Melville, um curioso disposto a conhecer mais sobre uma interessante história real de sobrevivência, ou mesmo um entusiasta do cinema de aventura, No Coração do Mar é uma obra que merece ser desbravada.

Compartilhe

Formado na arte de reclamar, odeia a internet. Ainda assim, sua hipocrisia sem limites o permite administrar a página no Facebook, plataforma de divulgação do seu primeiro livro. Você também pode seguí-lo em @thomshoes no Twitter, mas provavelmente é uma má ideia...

Séries

Grey’s Anatomy | Série é renovada para sua temporada 15

ABC confirma mais episódios para o drama hospitalar favorito dos EUA

Publicado

em

Uma das séries mais tradicionais da televisão, o drama médico Grey’s Anatomy foi oficialmente renovado para sua temporada de número 15!

Por aqui, a série é transmitida pela Sony, toda segunda, às 21h, mas nos EUA a transmissão é da ABC, que renovou Grey’s Anatomy.

Isso não chegou a ser uma surpresa, já que a própria atriz Ellen Pompeo já tinha confirmado ter assinado contrato para pelo menos mais duas temporadas mas, ainda assim, é legal ter a confirmação.

Segundo Channing Dungey, o chefe da ABC Entertainment“Grey’s Anatomy tem lugar especial no meu coração, e milhões de espectadores se sentem assim também. Obrigado aos fãs leais que estiveram nessa jornada desde o início, e às novas gerações que continuam a descobrir a alegria e o drama do Grey Sloan Memorial.  O seriado está mais forte do que nunca!”

via Omelete

Compartilhe

Continue lendo

Séries

Os Simpsons | Morre Waldyr Sant’Anna, o primeiro dublador do Homer

Dublador tinha 81 anos

Publicado

em

É um dia triste para a dublagem nacional: foi confirmada a morte do dublador Waldyr Sant’Anna, aos 81 anos de idade.

A causa da morte ainda não foi confirmada, mas ele morreu na manhã deste sábado, dia 21 de abril, após passar mal em uma sessão de dublagem.

Sua voz pode ser facilmente reconhecida como o primeiro Homer do desenho Os Simpsons, além de ser a voz do ator Eddie Murphy em Um Tira da Pesada II e Um Príncipe em Nova York.

Seu amigo, o também dublador Guilherme Briggs, prestou uma bela homenagem em seu Instagram particular:

Faleceu esta manhã o ator e dublador Waldyr Sant´Anna, nossa eterna primeira voz do Homer Simpson e de tantos outros personagens. Fica aqui minha homenagem simples ao meu primeiro diretor de dublagem, na VTI Rio, que me deu meu primeiro papel em seriado, o Worf (Star Trek: A Nova Geração) e sempre foi super fã dos meus desenhos, de minha arte e extremamente paciente comigo em meu início de carreira como dublador. Ele sempre era calmo, tranquilo e bem humorado, o que fazia toda a diferença. Sant´Anna sempre me incentivava e gostava de ter longas conversas comigo, o que eu apreciava demais. Inteligente, espirituoso, criativo, divertido e dono de um delicioso humor, Sant´Anna era muito querido por todos nós na dublagem. Descanse em paz, fique com Deus e muito obrigado por tanto apoio e confiança em meu trabalho como artista, Sant´Anna, isso foi muito importante pra mim.

Uma publicação compartilhada por Guilherme Briggs (@guilhermebriggs) em

aaa

Compartilhe

Continue lendo

Cinema

He-Man | Aaron e Adam Nee vão dirigir novo filme do personagem

He-Man e os Mestres do Universo sai em dezembro de 2019

Publicado

em

He-Man e os Mestres do Universo vai virar filme e, segundo a Variety, já encontrou seus diretores:

A dupla Aaron e Adam Nee, de Band of Robbers, vão comandar a adaptação, que terá produção de Todd Black, Jason Blumenthal e Steve Tisch.

David Goyer será o roteirista e produtor executivo, e a estreia do longa está prevista para 18 de dezembro de 2019.

O desenho do He-Man fez muito sucesso no Brasil, onde passou na Globo, Rede Família, Record e RBTV ao longo das décadas de 1980 e 1990.

Compartilhe

Continue lendo

Últimas notícias

Séries19 horas atrás

Grey’s Anatomy | Série é renovada para sua temporada 15

ABC confirma mais episódios para o drama hospitalar favorito dos EUA

Séries22 horas atrás

Os Simpsons | Morre Waldyr Sant’Anna, o primeiro dublador do Homer

Dublador tinha 81 anos

Música2 dias atrás

Taylor Swift | Cantora participa de Babe com Sugarland

Música foi disponibilizada oficialmente em vídeo no YouTube

Games2 dias atrás

Pokémon | Game Freak registra marca “Ultra Shiny”

Ainda não se sabe o que significado o novo termo terá na famosa franquia dos monstrinhos.

Games2 dias atrás

Puzzle Fighter | Capcom decide acabar com jogo mobile

Infelizmente, o jogo será retirado da Google Play Store e da App Store em julho.

Anime2 dias atrás

Aggretusko | Anime já está disponível na Netflix brasileira

Confira todos os episódios online para streaming

Música2 dias atrás

Avicii | DJ morre aos 28 anos

Causa da morte não foi revelada

Games2 dias atrás

Ao vivo | Assista à equipe do PlayReplay jogando Fortnite

Vargolino, Luciana, Rodrigo e Thomas estarão ao vivo no canal do PlayReplay no Twitch

Games2 dias atrás

Pokémon | Parada anual de Pikachus em Yokohama está marcada para agosto

Fumiko Hayashi veta nova colaboração com o jogo Pokémon Go

Cinema2 dias atrás

He-Man | Aaron e Adam Nee vão dirigir novo filme do personagem

He-Man e os Mestres do Universo sai em dezembro de 2019

Games2 dias atrás

Graveyard Keeper | Confira o novo trailer do jogo

Infelizmente, ainda não há previsão de lançamento para o jogo no PC e Xbox One.

Cinema2 dias atrás

Bleach | Saiu o primeiro trailer completo do live-action

Filme estreia em julho no Japão

Cinema2 dias atrás

Rocky | Sylvester Stallone reinaugura estátua do Rocky

Warner divulga o feito para promover Creed II

Música2 dias atrás

Scarlett Johansson | Atriz lança a música Bad Dreams com Pete Yorn

Música já está disponível no Spotify

Games2 dias atrás

Fortnite | Jogo será lançado na China

Apesar de não ter feito um anúncio oficial, a Epic Games deixou bem óbvio que o game está prestes a...

Em alta